quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Comentários em geral sobre a cidade.

  • Dia 9 de dezembro um dia triste para mim em especial perco uma referência na minha vida, uma pessoa ao qual eu sempre tive orgulho de ter convivido e aprendido com ele durante minha infância e adolescência, trata-se de GETULIO SUBIRÁ.
  • Mas neste mesmo dia tive o dever de comunicar as empresas que fazem desconto em folha para os associados do SESI LEOPOLDINA que o mesmo será fechado em 01 de janeiro de 2016, pelo menos o SESI não existirá. Após vários boatos, tentativas de reverter a situação por parte da diretoria da ACIL-Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Leopoldina chegou-se a conclusão que fica impossível manter um clube que contava com subsídios do Sistema SESI. Muitos não sabem mas as indústrias brasileiras ao fazerem suas folhas de pagamento recolhem 1,5% para o SESI e 1% para o SENAI e esse dinheiro é repassado para o SESI SENAI para que ele faça seu trabalho atendendo aos trabalhadores da indústria. No caso do SESI o lazer, o lado medico e odontológico e ensino nas suas escolas e o SENAI com os cursos profissionalizantes e capacitação para os industriários. Mas com a crise econômica em vigor, o governo federal (Governo Dilma) resolveu retirar 30% do repasse as entidades do sistema S (SESI SENAI (Indústria), SESC SENAC (Comércio) e outros. Com isso o SESI e SENAI para não perder a qualidade e manter o atendimento de qualidade em suas unidades próprias teve que cortar na própria carne, fechando todas as unidades parceiras e até algumas unidades próprias. No caso de nossa região fecharão Muriaé, Ponte Nova e Leopoldina, Cataguases e Além Paraiba, sendo que essas duas últimas estarão se transformando em um clube comum e só permanecerão porque tem no caso de Cataguases tem uma escola técnica que atende a vários alunos e em sua maioria com alunos pagantes e no caso de Além Paraiba tem um polo da UNOPAR dentro da unidade, sendo com isso o clube um segundo plano. Mas mesmo as duas unidades funcionando não poderão utilizar a marca SESI e não farão parte da rede SESI Clube.  Em Leopoldina o contrato de parceria entre ACIL e SESI se encerra em 31 de dezembro de 2015 e a partir daí o prédio retornará ao SESI e o destino do mesmo ainda não está definido e poderá ocorrer alguma mudança, mas no momento o que foi feito é informar que os associados que estão em dia com a unidade até o dia 15 de novembro terão direito de utilizarem a unidade até do dia 31 de dezembro. Infelizmente eu como gerente da unidade nos últimos 10 anos posso afirmar que manter uma estrutura como a do SESI e sem os subsídios vindos do SESI MINAS isso se torna praticamente impossível pois a folha de pagamento e os gastos com manutenção são grandes e o número de associados não cobre os custos, ainda mais sem o subsídio existente em 2015. Com isso encerra-se uma história de 10 anos do SESI Leopoldina, pois em 2006 quando assumi tinha o compromisso de reerguer e levar a credibilidade ao mesmo, o gerente regional do SESI na época, Miguel Rodão, me alertou isso demorará cerca de 4 a 5 anos e para sua surpresa em um ano já havíamos mudado a visão do leopoldinense e organizado o mesmo, isso veio com as 10 auditorias que sofri no período de 2006 a 2010 para melhorar a classificação do mesmo de muito ruim para muito bom. Apesar de alguns associados não reconhecerem a parceria SESI -ACIL funcionou devido a termos a credibilidade e cumprirmos todos os itens contidos no contrato firmado. Alguns hoje me criticam que deveria ter feito vista grossa em alguns casos, dar um tratamento diferenciado a alguns associados, o que eu sempre disse todos são iguais independente de cor, classe social, empresa ou cultura. Acho que cumpri minha obrigação e infelizmente reconheço que sem apoio financeiro é impossível se tocar o mesmo como um clube comum e a ACIL não tem esse objetivo fim, pois a mesma é criada para dar apoio ao comércio e não tem como manter sozinha a estrutura. Todos os esforços foram feitos pela atual diretoria para se evitar esse fechamento e o fim do SESI em Leopoldina, mas não obtivemos sucesso. O que acontecerá a partir de 01 de janeiro de 2016 não sabemos por enquanto qual a utilização da estrutura física do mesmo e quem sabe surgirá uma opção, mas temos que viver a realidade e apesar de ser lamentável fizemos a nossa parte comunicando à aqueles que acreditaram na unidade, no projeto Escola de Esportes, no Ginástica na Empresa, o SESI Música e muitos outros projetos realizados durante esses 10 anos de minha atuação nos 20 anos de existência da Unidade em Leopoldina. O assunto aqui abordado é uma opinião minha pessoal e não reflete e nem representa a palavra oficial da ACIL ao qual sou um mero funcionário.
  • Na área política parece que as coisas começam a se desenharem há quem aposte que 2016 teremos apenas duas chapas para a prefeitura municipal de Leopoldina, de um lado o atual prefeito José Roberto de Oliveira e do outro o seu atual vice Prefeito Brenio Colli. Com isso estariam unindo forças com o Brênio, segundo informações extra oficiais, José Newton, Marcinho Pimentel, Marco Antonio, Grupo ligado ao deputado Bené Guedes e outros partidos. Há muita coisa para acontecer e a campanha só será deflagada em meados de março de em diante. Muitos me procuram e perguntam qual é a minha posição e o que acho que acontecerá em 2016, eu como não tenho partido político e nunca ocupei cargo de confiança em nenhum dos governos passados seja em nível municipal, estadual ou federal posso me expressar sem vínculo e paixão política, prometi a mim mesmo que não deverei participar diretamente de campanhas como já fiz nas campanhas de José Newton e Bené Guedes, sendo que quanto ao José Newton não posso falar, acho que merecia um chance e já falei isso a ele, só que sempre foi usado como boi de piranha e perdeu por não ter condições e até coragem de sair sozinho contra os seus adversários em respectivas épocas. Quanto ao ex prefeito Bené Guedes eu já disse que acho que foram 40 anos em 4, mas de atraso, pois não disse a que veio e se hoje o atual prefeito José Roberto está no poder e poderá tentar a sua reeleição é devido ao desastroso governo anterior. Na minha opinião pessoal aquele que tiver ao seu lado o grupo do ex prefeito Bené Guedes não terá o meu voto, pois seria tentar novamente o discurso temos que mudar para melhorar, colocar gente nova, mas infelizmente isso foi tentado e não souberam aproveitar a oportunidade. Quanto ao candidato Brenio Colli todos sabem que foi eleito a vice na chapa do atual prefeito José Roberto e que rompeu com o mesmo, mas ele se afastou por desavenças entre as partes, mas na minha opinião o mesmo errou ao sair do governo deveria ter renunciado ao salário de vice, alguns argumento que ele recebia porque é a função do vice é substituir o prefeito em caso de necessidade e de afastamento do mesmo, mas se não é ilegal é imoral no meu ponto de vista. Quanto a sua capacidade de ser ou não um bom prefeito, Brênio já demonstrou que sabe administrar tanto suas empresas como a câmara de vereadores em sua passagem como presidente. Mas não acredito que no próximo ano teremos apenas duas chapas, sei que um suposto candidato, após ter se envolvido em escândalos recentemente não deverá mais ser candidato nas próximas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.