sábado, 12 de dezembro de 2015

A VERDADE SOBRE O SESI LEOPOLDINA , VERSÃO OFICIAL DA ACIL

Hoje dia 12 de dezembro Cláudio Moura, presidente da Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Leopoldina participarou do programa RODA VIVA do Arnaldo Spindola da Rádio Jornal AM. Durante a entrevista ele narrou que no dia 24 de setembro recebeu uma carta da FIEMG, do Superintendente do SESI Regional MG, José Lúcio Sampaio, comunicando que a partir de 2016 não haveria mais repasse para a unidade SESI Leopoldina. Após essa correspondência a pedido do presidente, eu consegui marcar uma reunião presencial do com o Superintende do SESI e no dia 29 de outubro às 14h30min horas estivemos presentes no SESI MG com as presenças do presidente da ACIL, Cláudio Moura, o diretor de Esportes, Carlos Vinicios, o diretor Jurídico, Jairo Seoldo, o diretor Francisco Eduardo e eu gerente administrativo da acil e nos foi relatado que haveria um corte inicial de 30% nos repasses para o SISTEMA S e isso comprometeria o ano de 2016 e que projetos que nossa unidade SESI possuía Escola de Esportes e Ginástica na Empresa deveria ser encerrada em dezembro. Ficou a expectativa de uma reunião entre todos os dirigentes das Federações das Indústrias nos dias 13 e 14 de novembro em Brasília para tentar reverter tal situação o que não foi possível. Neste meio tempo eu, Marcus Vinicius, estive presente pessoalmente com o prefeito José Roberto no CVT e expliquei o que poderia acontecer e o mesmo me informou que faria de tudo para tentar não deixar o SESI fechar, logo em seguida o presidente da ACIL, Cláudio Moura, o gerente administrativo da ACIL Matriz, Alcebíades e eu estivemos pessoalmente com o prefeito e o mesmo reafirmou que iria a Belo Horizonte tentar alguma solução.
Mediante isso conforme o combinado no dia 15 de novembro o gerente Regional do SESI, Marcelo Leal, me mandou um email informando que não houve acordo e que as verbas realmente seriam cortadas em 2016. Enquanto isso conversei com o vereador Rodrigo Pimentel que caso houvesse o aval a câmara para um possível acordo entre SESI - ACIL - Prefeitura se o mesmo como da oposição não poderia nos ajudar dando seu aval e ele de imediato me disse que o fosse o melhor para a cidade e para não fechar o SESI estaria participando. No dia 16 de novembro recebi o e-mail do meu presidente me esclarecendo que havia recebido a carta da Fiemg no dia 24 e eu ao indaga-lo como faríamos após esse comunicado se trabalharíamos com a possibilidade de fechamento em dezembro, pois teria que comprar materiais, ver o que seria feito até La e a resposta foi no encerramento do mesmo o seguinte item: "Não autorizei e não o posicionamos em momento algum, de que dia a Unidade do SESI de Leopoldina estará fechando suas portas e nem qual será o caminho a ser tomado em relação à unidade, portanto, mais uma vez, solicito que não ultrapasse os limites das suas responsabilidades e aguardemos o posicionamento correto e oficial da FIEMG, para que possamos posteriormente a isso, tomar as devidas resoluções.”, até entendo a sua posição pois eu um simples funcionários, sem a bagagem que ele tem e sem o poder de convencimento que possui poderia atrapalhar as futuras negociações e então após essa data me retirei da unidade cumprindo um recesso que havia programado de 30 dias e enviei ao presidente que apenas queria ajudar e que a partir de então não mais me movimentaria ou estaria me envolvendo no assunto SESI, iria ficar apenas cumprindo minhas obrigações. 
No dia 02 de novembro fiquei sabendo que o Gerente Regional do SESI, Marcelo Leal, estaria em Muriaé e provavelmente dispensar o funcionário do SESI então no dia 03 retornei ao SESI aguardando a visita caso se confirmasse e isso aconteceu às 18 horas do dia 3 o funcionário do SESI, Antonio Gama Junior foi dispensado e voltei as minhas atividades normais cuidado da parte administrativa. No dia 11 de dezembro recebi a orientação do Alcebíades que informasse as empresas que faziam desconto em folha que o mês de dezembro não seria cobrado, portanto a mensalidade paga no dia 15 de novembro e venceria no dia 15 de dezembro, ficaria valendo até 31 de dezembro, ou seja, quem estiver em dia até o mês de novembro irá poder frequentar a unidade SESI Leopoldina até o dia 31 de dezembro de 2015. Hoje no programa Claudio Moura informou que recebeu uma carta no dia 01 de dezembro falando da proibição de utilização de qualquer marca SESI tanto no prédio, como em boletins informativos ou qualquer outro item não poderia ser utilizada após dia 31 de dezembro e que no dia 9 enviou uma correspondência a Gerente Regional, Marcelo Leal, comunicando o interesse do CEFET em utilizar o espaço e que não houve retorno. Comunicou que a ACIL não deixará o prédio abandonado durante um período até que seja decidido o que será feito pelo SESI, a sessão de uso para Prefeitura ou compra pela mesma do espaço ou para o CEFET. 

Como o SESI vendia cotas anuais pagas a vista e em cartão de crédito ou débito fui informado que a partir de janeiro o dinheiro será devolvido a quem pagou os mesmos e que a ACIL em momento algum fugiu a sua responsabilidade perante os associados, funcionários ou clientes e agradeço as palavras do presidente Cláudio por duas vezes sobre a minha atuação perante o SESI durante esse 10 anos a sua frente e esclareço que no dia 11 de dezembro também pedi o apoio ao vereador Diego Sávio caso seja necessário o apoio da Câmara em adquirir ou utilizar o prédio para a prefeitura. Antes de o programa ir ao ar o presidente Cláudio pegou os números atuais do SESI para informar a população e que posteriormente conversaria comigo. Esclareço que nunca pensei em ultrapassar por cima de quem quer que seja e que durante os 10 anos a frente do SESI fui o mais honesto possível para com a ACIL e com o SESI sendo isso reconhecido tanto pelo SESI em suas auditorias, bem como por boa parte dos presidentes que passaram pela ACIL e que em 2010 o SESI Leopoldina ficou entre os três clubes que mais se destacaram no ano, perdendo para Uberlândia e Juiz de Fora, que nestes anos todos por duas vezes fomos agraciados com medalhas oficiais do Campeonato Mineiro de Basquete e que, além disto, tudo ainda tivemos por 11 vezes o Cozinha Brasil em Leopoldina, 4 participações no Festival de Música SESI, sendo um ano melhor interprete e outro melhor música inédita, trouxemos o projeto CINE SESI, Circo SESI, fizemos alguns anos o Dia V, inclusive dando manutenção na Escola Osmar Lacerda França, realizamos 8 cursos de Pronatec no governo do ex-prefeito Bené Guedes e se o impacto do fechamento da unidade e o número pequeno de associados no final é devido aos boatos e a possibilidade de fechamento e os 200 associados são os titulares, os que pagam e não o total geral, pois há os dependentes dos mesmos e o numero de atletas são em 100 gratuitos e 10 pagantes nas modalidades natação, futsal e Basquete. Não tenho o que reclamar da diretoria da ACIL, dos seus ex-presidentes, dos diretores, professores e funcionários e fiz o que pude para que o SESI Leopoldina fosse respeitado, como já disse ao meu diretor atual Carlos Vinicios, quando visto uma camisa às vezes a defendo com unhas e dentes e isso pode até parecer ultrapassar os limites de minha obrigação, pois acho que faço tudo com amor, mas é um ciclo que se encerra, aos associados que durante anos conviveram comigo o meu agradecimento, aqueles que durante 7 anos fizeram movimento para me tirar, meu agradecimento, pois me deram mais garras para lutar e melhorar. Se não fiz mais para o clube é porque financeiramente não havia condições e neste texto alguns poderão levar que estou criticando a ou b, que estou jogando indiretas a alguém, mas como meus ex-presidentes, associados, amigos e pessoas que convivem comigo é minha característica colocar para fora o que sinto e sem medo da repercussão, pois sou sempre o mesmo e ainda brinco falo quando são, imagina se estiver um pouco tonto e sei que meu futuro é incerto, pois pessoas com temperamento como o meu às vezes ofendem por falar a verdade e não ser vaselina e em outra postagem falarei um pouco mais, mas não do SESI e sim de mim mesmo. Segue em anexo a fala do presidente no programa citado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.