sábado, 14 de dezembro de 2013

Globo Repórter fala sobre a saúde no país e a matéria é um raio X de todo Brasil

Ontem assisti o Globo Repórter que fez um raio X da saúde em alguns pontos do país e pelo que vejo esse panorama não é diferente de qualquer lugar do país. É duro você ver que há tanto dinheiro e pouca gestão do mesmo, sem citar os desvios de verbas que estamos cansados de ouvir falar. O pior é que o povo aceita tudo e se cala diante dessa situação, pois na época das campanhas políticas tudo será resolvido, sem contar que na maioria das vezes, quando de se trata de reeleição, a mídia mostra mil maravilhas em todos os setores. Pobre de nós brasileiros que utilizamos o SUS -Serviço Único de Saúde, que é cantado em versos e prosas como uma coisa magnífica, isso se realmente funcionasse.
Vejo que no nordeste os ônibus escolares servem como transportes de doentes, hospitais com equipamentos novos e alas fechadas, filas para se marcar uma consulta e muitas coisas erradas. 
Sinceramente não sei se teria estomago para ser um político, pois acho que se houver seriedade, responsabilidade e acima de tudo respeito ao dinheiro que é nosso, sem desvio e corrupção, a coisa seria bem melhor. E o pior é que não há exceções, em todos os partidos há os bons e os corruptos, o discurso é sempre o mesmo falar um do outro e não cortar na própria carne. Pois quando o escândalo é do partido A, ai ao invés de assumir o erro e excluir aqueles que o cometeram eles falam do partido B e vice versa. Ou seja, todos são santos, ninguém tem defeitos e o povo engole isso goela abaixo e aceita como se fosse normal.
Hoje o que sinto é que ser sério e honesto é defeito, pois os erros, os corruptos, os desonestos tem mais vantagens em tudo e conseguem deitar e dormir com a cabeça tranquila. Sempre preguei que aqui se faz, aqui se paga, mas infelizmente acho que estou enganado e estou quase desistindo dessa frase.
Há cerca cerca de três meses precisei de ir ao médico por causa de um problema de saúde, fui atendido no PSF, mas fiquei pasmo como é o atendimento, o mesmo médico que demora na consulta particular cerca de uma hora, pelo SUS não demora 5 minutos, agora eu pergunto por que? Depois disso sou encaminhado para um especialista em Juiz de Fora, fui no transporte público, um ônibus da prefeitura que leva os pacientes até o local da consulta e retorna no final de todas as consultas, até ai só tenho elogios, a equipe é prestativa, o ônibus é bom, não quero desdenhas o PSF também que sei que no meu caso é um dos que mais funciona, só critico como há diferença entre particular e pelo SUS, pois acredito que os doenças são as mesmas e não deveria se ter pressa no atendimento. Mas lá vem o SUS novamente, o médico atrasa 40 minutos, quanto atende a consulta deve ter demorado um 10 minutos e ai vem o diagnóstico, vai ter que fazer um exame pois você tem um pólipo e pergunta tem parentes que já tiveram câncer? Ai fica sub entendido que há grandes chances de se ter câncer. Ai vem a luta o exame que pode detectar se é ou não a doença citada o SUS de Leopoldina não tem como arrumar, nem cardiologista há para fazer o exame de risco cirúrgico. Ai com a influência de pessoas da família consigo o exame de eletrocardiograma e a consulta do cardiologista em outra cidade. Vale ressaltar que quem faz a programação do ano em curso é o responsável no ano anterior, ou seja, a administração antiga é que projeta os recursos a serem utilizado no ano seguinte, portanto se esse ano a coisa não funcionou bem, pode ser que seja a programação feita anteriormente, mas no ano que vem não se poderá ter mais desculpas. No caso de Leopoldina, falta alguns especialistas no SUS o que é lamentável. Depois de tudo isso para se tentar um exame solicitado há projeções de se ter apenas após o dia 15 de janeiro ou em fevereiro, a tentativa de se conseguir. Ai vamos para o exame particular: preços de 600 a 1200 reais em diversos locais: Cataguases, Muriaé e Juiz de Fora. Mesmo com os valores diferenciados, só há vagas em janeiro ou fevereiro, mesmo particular. Ai vem a luz uma desistência em Muriaé e lá vou eu fazer o exame na Fundação Cristiano Varela, lá pude ver como é o movimento e a atenção da equipe da mesma com todos os pacientes, do SUS e particular, pelo menos no setor de diagnóstico por imagem não há diferenciação por parte da equipe. Faço o exame e ai demora 10 dias para o resultado oficial, mas como sairão de férias somente após dia 06 de janeiro, mas o médico para tranquilizar fala antecipadamente, não é nada grave apenas problemas de veias e o tratamento é com medicamentos, ufa um alívio, e para os inimigos uma decepção, pois terão que me aguentar mais um tempo pelo menos. 
Aqui narro o que aconteceu comigo, mas isso deve acontecer com várias pessoas: paga-se o INSS porque é obrigado e na hora que precisamos não temos como utilizá-lo. 
Não sou contra os bolsas família, o bolsa lazer, o nossa casa, nossa vida e o cartão de compra eletrodomésticos, mas que há uma ditadura democrática neste caso há. Pois se não houver um tempo pré determinado, ou seja, você recebe o bolsa família por dois anos se não melhorar ou não fizer cursos para melhorar ai perderá o direito, pois há casos que ficam a vida toda recebendo e atrás desse benefício vem os outros que citei. Mas é quem trabalha honestamente como fica? Os condenados tem uma ajuda de custo maior que o salário mínimo e o pior na cadeia tem nutricionistas, assistentes sociais e vários outros benefícios que nós trabalhadores não têm e se precisarem de ser atendido no SUS tem prioridade e se o pior se tiverem precisando de um transplante passa na frente de todos. Eles cometeram um crime para estarem atrás das grades e nós que somos corretos é que ficamos presos a burocracia e a esse sistema. É acho que já falei demais, mas infelizmente por participar de várias campanhas políticas nos bastidores cheguei a conclusão que campanha política é apenas uma desculpa para campanhas pessoais, para se pensar no próprio embigo e sinceramente me desiludi demais. Os partidos usam a velha frase: faça o que digo não não faça o que faço. 
Sabe quando o país vai melhorar? Nunca pois nossos governantes e o povo em geral é reflexo de nós mesmos, no caso do povo somos manipulados e acreditamos no papai noel, coelhinho da páscoa e naquele político que vem de 4 em 4 anos fazer falsas promessas e acreditem ou não, eles utilizam o SUS? Se utilizam é tudo mais fácil pois há o QI (quem indica). Pobres mortais, infelizmente minha desilusão com o ser humano a cada dia fica maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.