sábado, 14 de dezembro de 2013

Faculdade de Carangola está estadualizada

A expressão no rosto dos carangolenses que foram assistir a assinatura da estadualização da Faculdade de Carangola retratava emoção e alegria. Não havia lugar nem espaço para pessimistas e incrédulos de carteirinha. O momento era de festa absoluta. Momento histórico, para bairrista nenhum colocar defeito. Emoções e emoções, histórias e mais histórias, de 23 anos de espera, visíveis e à flor da pele, extrapolando, na sequência da história…  Nem as paredes do auditório da Fafile se calaram diante dessa nova página que a Uemg imprime, estadualizando a Fafile, nesses 131 anos de história do Município de Carangola. Faixas e mais faixas espalhadas por todo o auditório, expressavam o reconhecimento, a satisfação e o orgulho de Carangola em estar, a partir de hoje – 30 de novembro de 2014 – literalmente incorporada à Uemg.


fafile-carangola-300x199O que essa incorporação significa para Carangola ainda não dá para imaginar. Como se diz pelas Minas Gerais afora “é coisa de outro mundo”: uma verdadeira “revolução”, no sentido mais amplo e exato da palavra, já começou a acontecer, desde que o Governador do Estado decidiu e anunciou que o Decreto Lei seria assinado no dia 30 de novembro. O mercado imobiliário carangolense que o diga. E colado nele, “todos”, os demais setores: alimentação, transporte, comércio, saúde, cultura, a própria educação, saneamento básico, infra-estrutura, etc e etc…Para se ter uma pequena idéia da velocidade com que essas transformações, “da água para o vinho”, dominarão Carangola, exigindo, inclusive, redobrada atenção/atuação da Prefeitura, basta ver a declaração de Braz Cosenza, atual presidente da Fundação FAFILE associada à UEMG, de que depois do anúncio da estadualização, na terça-feira, dia 26, as inscrições do vestibular da antiga FAVALE, agora Unidade de Carangola da UEMG, passaram dos humildes 214 inscritos para mais de 800, numa proporção astronômica… – “Nosso site, de quinta para sexta e sexta para sábado, simplesmente, em alguns momentos, não funcionava, de tantas inscrições que estavam sendo processadas. Imaginem depois de sábado… Além dos municípios vizinhos, começam a chegar inscrições de alunos de Manhuaçu, Governador Valadares, Ipatinga, Campos/RJ, Cachoeiro do Itapemirim/ES, Guaçui/ES, Itaperuna/ES. Se mantiver a proporção, até o dia 08, teremos mais de 2000 inscritos… até porque o ensino será gratuito… pois qualidade a Fafile já tem”, – declarou Braz.  
A transmissão da videoconferência, feita através de um link dedicado da Check-up Net, exclusivo para transmissão, aconteceu dentro do previsto e ganhou a atenção dos carangolenses. A interação entre a solenidade que estava sendo realizada em Ibirité e Carangola foi perfeita. O Decreto que estadualizou a Fafile foi o terceiro a ser assinado e foi, entusiasmadamente, aplaudido, em clima de festa e muita emoção pelos carangolenses. Momento solene, traduzido ao pé da letra, como “marco histórico para Carangola”, pela subsecretária estadual de Ensino Superior e carangolense, Liana Portilho, mola mestra que faltava a todo esse processo.  
O prefeito de Carangola, Cézar Ricardo, escolhido para representar os dois outros Municípios que estavam sendo estadualizados também, e Braz Cosenza fizeram uso da palavra e, posteriormente, a Prefeitura ofereceu um coquetel.
Durante toda a solenidade, o que mais se ouviu nas falas e discursos, é que seria impossível citar nomes de todos os carangolenses envolvidos no processo de estadualização da Fafile, porque, certamente, alguma injustiça seria cometida ao deixar de mencionar o nome de alguém. Em seu discurso, o professor Braz, sintetizou seria essa questão numa única frase: “Senhor governador, senhor secretário e todos os “lutadores em prol da estadualização”, termino minha fala com a frase célebre do estadista, Winston Churchill, que mais do que nunca vem a ser a mais correta e mais justa neste momento – “Nunca tantos, deverão tanto, a tão poucos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.