quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cursos para os assistidos pelo Bolsa Família acontecem no SESI LEOPOLDINA

Beneficiários do Bolsa Família e seus dependentes que moram em Leopoldina estão tendo a oportunidade de participarem em cursos gratuitos. O objetivo é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de formação e qualificação profissional. A iniciativa integra o Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Foram oferecidas 120 vagas em 8 cursos para pessoas com idade entre 16 e 70 anos, ensino fundamental incompleto ou completo (dependendo do curso) e que possuam o Número de Inscrição Social (NIS), ou seja, sejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As vagas foram abertas através dos CRAS dos bairros Bela Vista, Quinta Residência e Alto do Cemitério, o Serviço Nacional da Indústria (SESI) foi escolhido para administrar e capacitar às pessoas. Para se inscreverem, bastava comparecer aos CRAS, com cópia do documento de identidade, CPF, NIS, comprovante de residência e de escolaridade.
No SESI Leopoldina, os cursos contemplam as áreas de Costura Industrial, Cabeleireiro, Maquiagem, Manicure, Artesanato em Biscuit, Auxiliar Administrativo, Recepcionista e Organização do Trabalho doméstico e as aulas são administradas à noite, de 18 às 21 horas em dias alternados para se cumprir o cronograma de aulas.
A ação foi articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Valéria Benatti e sua equipe, que busca associar a oferta da qualificação com a demanda do mercado de trabalho, como explica a secretária Valéria Benatti “Precisamos diminuir o fosso existente entre o cidadão que precisa do emprego e a empresa que precisa do cidadão com qualificação. Na área das confecções, sempre há um estoque de vagas não preenchidas, às vezes por falta de qualificação profissional e nas demais áreas há a possibilidade dos profissionais montarem o seu negócio, através do MEI e ainda ingressarem nas áreas administrativas, já no artesanato houve a preocupação de se cumprir uma demanda do plano do governo que era capacitar os artesãos e dar oportunidade de se formar uma cooperativa de vendas.”.
Segundo o secretário, a cidade tem 3.048 famílias no Programa Bolsa Família. A proposta é que essa formação profissional atinja a maioria da população necessitada. Os cursos que tiveram início no dia 31 de julho e se estenderá até o dia 01 de novembro tem a capacidade de 15 alunos por turma e para fazerem os cursos os beneficiários recebem um lanche e vale transporte. A negociação entre as entidades: SESI, SENAI e SENAC foram feitas desde abril de 2012 e o processo teve que ter o aval da Câmara de Vereadores para liberação dos recursos, através de complemento de verbas do orçamento. A Secretária Valéria Benatti optou por fechar o acordo com a ACIL – Associação Comercial de Leopoldina, administradora do SESI Leopoldina, após analisar as propostas e ver que o preço seria o de menor custo para o município e acima de tudo estaríamos valorizando uma entidade que já faz um trabalho na área social, através de sua escola de esportes, atendendo alunos carentes de 03 a 17 anos, além de outras ações como ruas de lazer, dia V (Voluntário) e muito mais.
Apesar das vagas disponibilizadas alguns cursos não tiveram sua totalidade de alunos, alguns desistiram durante o processo por motivos diversos: falta de interesse no assunto, por serem de 2 a 5 dias por semana e outros mais. Hoje os números dos cursos são os seguintes:
• Artesanato em Biscuit 6 alunos,
• Auxiliar Administrativo – 15 alunos
• Cabeleireiro – 15 alunos
• Costura industrial – 10 alunos
• Manicure – 10 alunos
• Recepcionista – 13 alunos
E o curso de Organização do Trabalho doméstico está com apenas 3 alunos inscritos e ainda poderão ser feitas inscrições nos CRAS.

O gerente da Unidade SESI Leopoldina, Marcus Vinicius, ressaltou que foi a primeira vez que um convênio entre a Prefeitura de Leopoldina e ACIL, com esse objetivo foi firmado e que os alunos muitas vezes não participam por falta de estimulo e até mesmo por terem medo de perder o benefício e o SESI já vem ajudando a área social, através da cessão de espaço para o SENAI com os cursos de Costura Industrial, Guarda Mirim e Bombeiro Hidráulico os quais são realizados nas dependências da unidade gratuitamente.


Curso de Costura
 



Curso de Cabeleireiro particpou da semana da APAE LEOPOLDINA


Curso de Cabeleireiro



Curso de Maquiagem
 


Cursos Administrativos
 

Artesanato em Bicuit


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.