quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Senhor Mendonça o técnico que expirou Tele Santana...

E.C. Ribeiro Junqueira faz escola e Barcelona se torna campeão mundial.

A magia do futebol apresentado pelo Barcelona na final do mundial interclubes da FIFA, pode ter surpreendido o mundo inteiro, menos os torcedores mais antigos do E.C. Ribeiro Junqueira, time tradicional da Zona da Mata Mineira.
Após a conquista do mundial o treinador do Barça, Pep Guardiola declarou aos repórteres presentes na coletiva, "O que tentamos fazer é tocar a bola o mais rápido possível. Na verdade, é o que o Brasil sempre fez, segundo me contavam meus pais e meus avós", se referindo ao futebol arte da Seleção Brasileira de 1982, comandada pelo mestre Telê Santana.
Na ocasião a equipe brasileira apresentava as mesmas características de jogo do atual campeão mundial interclubes, tinha a mesma habilidade, mas com potencial mais ofensivo e direto.
Após à conquista do mundial interclubes pelo São Paulo em 1992, o treinador brasileiro Telê Santana, declarou a imprensa que sua inspiração veio do interior de Minas Gerais. De uma equipe que ele viu atuar em sua cidade natal, Itabirito-MG, e esta equipe era o E.C. Ribeiro Junqueira o rubro negro da cidade de Leopoldina-MG, o qual nunca se esqueceu, chegando a citar a escalação completa da equipe comandada pelo Sr. Mendonça:
“Manganga, Maninho e Baptista; Itím, Domício e Quadrado; Vicente, Geraldinho, Daher, Caturé e Alair.”
Foi inspirado neste time que brilhou nos campos do interior de Minas na década de 40, que Telê Santana montou algumas das melhores equipes de futebol que o mundo já conheceu, como a seleção de 1982 que ficou conhecida como “O time que encantou o planeta”, e o time do São Paulo campeão mundial interclubes 10 anos depois, vencendo o próprio Barcelona.

Por Cristiano Fófano
Senhor mendonça é o avó da Lucília Paixão a nota 10 e aparece na foto acima enviada pela sua neta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.