quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A CÂMARA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA PARTICIPARÁ DO PARLAMENTO JOVEM 2012

O Parlamento Jovem integra as atividades de Programa de Educação para a Cidadania da Assembleia e, de acordo com o pesquisador, é uma experiência que se constitui tanto pela prática do debate e interação entre jovens de diferentes realidades, quanto pela transmissão de informação e valores associados à cidadania, participação política e democracia. Além disso, possibilita aprendizagem de habilidades envolvidas no processo legislativo e uma profunda imersão no mundo da política.

Curso capacita coordenadores para Parlamento Jovem 2012
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu de 28 a 30 de novembro, representantes de Câmaras Municipais de todas as regiões do Estado para o Curso de Capacitação para Coordenadores para o Parlamento Jovem 2012.
A gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, abriu os trabalhos com uma palestra sobre Educação Legislativa. Em sua fala, ela destacou a importância da troca de conhecimento entre os legislativos municipais e estaduais no processo de construção e aprimoramento da educação política. “O Parlamento Jovem é uma atividade de letramento político, uma vez que tem o objetivo de motivar as novas gerações a refletirem sobre o papel das casas legislativas”, salientou.
Educação Cidadã é o tema do Parlamento Jovem Minas 2012
“Educação Cidadã” será o tema da próxima edição do Parlamento Jovem Minas, a ser realizada em 2012. A escolha foi aprovada no dia 29 de novembro durante reunião de trabalho na Escola do Legislativo, com a participação de 41 representantes de 18 das 19 Câmaras Municipais que irão integrar o projeto no próximo ano. Os representantes das Câmaras participaram de atividades na Escola do Legislativo, visando à realização do evento.
Além do tema da nova edição, os participantes aprovaram o calendário das atividades comuns. A etapa estadual será realizada no final do primeiro semestre, na semana de 25 a 29 de junho. No início de fevereiro de 2012, a Escola do Legislativo irá oferecer e coordenar o curso a distância de Formação Política dos Monitores da etapa municipal, abordando conteúdos relacionados com a temática escolhida; com a formação política, como democracia, participação e organização do Estado; e com a educação legislativa, como processo legislativo e elaboração legislativa.
Entre os meses de março e maio, as Câmaras irão promover as atividades da etapa municipal, como os cursos de formação política dos estudantes do ensino médio, as oficinas de estudo e trabalho sobre a temática “Educação Cidadã” e a elaboração e votação das propostas. As Câmaras Municipais que participarão da edição 2012 do Parlamento Jovem Minas são as de Belo Horizonte, Carandaí, Ouro Preto, Carmo do Cajuru, Nova Serrana, Capelinha, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Iturama, Juiz de Fora, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Viçosa, São Pedro dos Ferros, Leopoldina e Espera Feliz.
Wendell Nogueira – Assessoria de Imprensa – 14.11.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.