sábado, 4 de maio de 2013

Comentários sobre a cidade e o SESI Leopoldina

- Recentemente a cidade de Leopoldina comemorou seus 159 anos e a unidade SESI Leopoldina participou com a Rua de Lazer. Alguns brinquedos como pula, pula, camas elásticas, ping pong e o Touro Mecanico fizeram a festa da garotada, havia a previsão de mais brinquedos mas na última hora houve uma quebra de alguns e não puderam vir a cidade. O empresário Tõe da Sorveteria Sol e Neve colaborou com o transporte colocando o seu motorista da carreta e um ajudante para acompanhar o funcionário do SESI Leopoldina, Silvério Beltrão, até a cidade de Juiz de Fora para buscar os brinquedos e a SOL & NEVE emprestou o seu caminhão baú. O evento ocorreu no período de 9 as 14 horas na Praça João XXIII e não houve custos para a Prefeitura Municipal, exceto o almoço aos seis profissionais do SESI Juiz de Fora que realizaram a rua de Lazer. O evento foi possivel graças a liberação da verba conseguida em Belo Horizonte para o pagamento da mesma. Infelizmente mais uma vez o SESI participa de um evento na cidade e não é citado nas matérias oficiais da prefeitura, mas o importante é que independente do reconhecimento nós nos fazemos presentes há anos na cidade, seja no esportes, seja nas recreações e seja no clube social que atende a vários setores da cidade.
- Neste sábado a equipe de Basquete Adulto do SESI Leopoldina (que incorporou os atletas da ABL - Associação de Basquete de Leopoldina) e elevou seus atletas que completaram ou irão completar 18 anos participa dos Jogos de Minas na cidade de Cataguases. As duas primeiras partidas tiveram os seguintes resultados: 
Além Paraiba 16 X 36 SESI Leopoldina
Viçosa  36 X 35 SESI Leopoldina
Neste momento a equipe esta em quadra definindo quem irá para a próxima etapa, estão jogando Ubá contra SESI Leopoldina.
- No dia 01 de maio a PIF PAF unidade de Leopoldina levou seus funcionários e familiares até a sede do SESI Leopoldina para participarem de uma confraternização aonde foi servido uma feijoada, refrigerantes e picolés aos presentes. O eventos transcorreu em um clima agradável e foi das 9:30 as 15 horas. Vale ressaltar a participação de todos no evento e a educação dos mesmos. Parabéns PIF PAF por promover eventos sociais que aproximam os seus colaboradores e suas famílias.
- Nesta sexta feira recebi o comunicado que está disponivel para vir a Leopoldina o projeto COZINHA BRASIL em setembro, esta semana estarei procurando parceiros para concretizar esta vinda. Será se não me engano a sétima ou oitava vez que a cidade recebe o mesmo.
- Já esta em ampla negociação entre a prefeitura de Leopoldina e alguns empresários a doação de terrenos para ampliação e instalação de empresas na cidade. Extraoficial fiquei sabendo que aonde iria funcionar o Corpo de Bombeiros (as margens da BR 116) deverá ser instalado o Centro de distribuição da SOL E NEVE (uma antiga reivindicação da indústria, um terreno para sua ampliação) e lá deverá gerar de inicio cerca de 40 empregos diretos, no mesmo local dizem que poderemos ter o centro de distribuição de uma fábrica de móveis de ubá e um setor ligado a produtos de piscina (não sei se fabricante ou representante de piscinas de fibra); vale ressaltar que há também uma negociação visando a reabrir o antigo prédio da Magmar com uma empresa de Divinópolis, trata-se da Fited, uma empresa que tem ramificações também no estado de São Paulo. Os proprietários já estiveram por duas vezes na unidade SESI vendo o centro de treinamento de costureiras que funciona numa parceria: prefeitura, Acil e SESI. Na primeira vez os dois citaram que seus clientes são do estado do Rio de Janeiro e a possibilidade de vir para Leopoldina proporcionaria um escoamento melhor da produção. Na primeira visita os mesmo falaram de que tipo de profissionais precisariam e na segunda fizeram uma reunião com cerca de 90 costureiras que estão dispostas a trabalhar na empresa. Vale ressaltar que o prefeito José Roberto esteve por 2 vezes esse ano no SESI, quando a visita dos dois empresários na primeira vez e no dia em que houve o inicio do treinamento de costureiras. Outras informações dão conta que o LOPAS fábrica de móveis, localizada na cidade de Rodeiro, estaria interessada em ampliar suas atividades instalando uma parte em Leopoldina, isso não é confirmado pelas autoridades até o momento, mas familiares do proprietário disseram a mim que o fato é verídico. Já o Bahamas é uma realidade a sua construção já está sendo feita, primeiramente o aterramento do local e há quem diga que com ele teremos uma filial da Ricardo Eletro dentro das suas dependências, ou seja, uma coisa puxa a outra.
- A partir de 2014 a Prefeitura ficará responsável pela manutenção dos postes de iluminação publica da cidade, não somente dos decorativos, mas de todos. É que a taxa de iluminação pública foi considerada inconstitucional e não poderá ser mais cobrada nas contas de luz. O serviço deverá ser tercerizado, já que prefeitura não tem caminhões que possam atender a demanda.
- Apesar do processo lento de recuperação da cidade o prefeito José Roberto tem conseguido conquistas para a cidade e no meu ponto de vista acho até que superou o ex prefeito nos seus 4 anos, nestes 4 meses de governo.
- O vereadores Oldemar Montenári, Paturi e Sávio fizeram, junto com amigos uma manifestação em frente ao antigo forum solicitando que ali seja instalado um centro cultural de Leopoldina no dia 27 de abril. Uma pessoa ligada a ele me avisou e disse: o Oldemar tá fazendo uma manifestação contra a sua vontade, se referindo ao comentário feito por mim que a PM estaria solicitando o prédio para a implantação da sede administrativa da Companhia Independente da PM de Leopoldina. Esclareço que não sou contra a transformação de uma área cultural, a minha preocupação é somente duas: primeiro perdermos a cia independente para a cidade de Cataguases, que já manifestou interesse em doar um espaço para a mesma e o centro cultural se apenas uma forma de desvio de dinheiro, como ocorre em vários setores. Não é dificil de se ver noticias de superfaturamentos, desvios de verbas e outros escandalos envolvendo a cultura. E por falar em cultura os vereadores poderiam tentar resgatar os arquivos da GAZETA DE LEOPOLDINA que infelizmente veio a morrer na circulação e os seus arquivos eu sinceramente não sei aonde estão. Sugiro também que os vereadores lutem para que o espaço do Shopping LAC (sei que é particular) possa ser criado um teatro, já que foi feito com essa intenção e não passou da intenção. Que a cultura precisa de crescer na cidade não há dúvidas e cultura engloba: teatro, bandas de músicas, dança, poesias e muito mais. Acho que o povo precisa de cultura em geral, inclusive mudar a cultura de se querer emprego e não serviço.
- Aconteceu na sede da ACIL uma reunião focalizando o PRONATEC. Na ocasião o representante da UFMG demonstrou que a entidade está apta a dar os cursos. Para quem não sabe o PRONATEC funciona da seguinte forma: o governo federal disponibiliza a verba diretamente a entidade que vai capacitar e ela utiliza para pagar os custos com profissionais, transporte e materiais didáticos. Acho interessante a cidade ter o Pronatec, mas fiquei preocupado com as sugestões dadas para alguns cursos como: pescador, barmam, disck joquei, churrasqueiro, modelista e outros. Será que precisamos dessas profissões imediatamente. Não seria interessante se procurar as indústrias, o comércio e os setores produtivos e verificar qual é a demanda necessária; Bomberáulicos, eletricistas prediais, costureiras para as confecções, pessoas para a área da sol e neve, atendentes melhores para o comércio e outros não são mais úteis. O SENAI pode atender a area industrial e tem o PRONATEC e acho que temos que ver profissoes que façam os atendidos terem uma renda fixa e não aquelas que irão servir de bico, ou seja, não sairão da baixa renda, pois sem registro não deixam o bolsa família. Essa é minha opinião posso estar errado, mas sinceramente o que vejo é um cabide de emprego a ser feito, com indicações para pessoas serem contratadas e nenhum benefício a população. Mas parabéns a quem colaborou com a palestra, pelo menos serviu para mostrar que o PRONATEC existe e é uma ferramenta de desenvolvimento de um povo, só espero que o povo tenha consciência disso, pois no ano passado 8 cursos foram oferecidos ao pessoal do bolsa família no SESI e de 15 alunos, haviam turmas que tiveram 3 a 5 alunos no final, desistiram muitos por medo de perderem o bolsa família e não queriam melhorar de vida.
- Outra informação que fiquei sabendo extra oficial é que a Rádio Jornal agora é 100 % do Roberto Bretas, o ex prefeito teria vendido sua parte. Espero que o mesmo tenha sucesso na empreitada, ele mesmo falou entre amigos no dia da inauguração do Fórum que estava fazendo um teste drive de empresário na rádio, pois agora está dedicando seu maior tempo a emissora. Sucesso Bretas e espero sinceramente que a emissora volte a ser o foco das informações da cidade. Como dizia o Zé Américo no passado: tudo passa pela Jornal. Hoje não vejo mais essa repercursão nas ruas. Não posso comentar mais pois desde que o ex prefeito Bené Guedes me retirou da emissora, não permitindo a renovação de meu contrato para programas aos domingos, não escuto a rádio, ouvi uma ou duas vezes. Mas nós que gostamos de rádio e fazemos por vocação e não por interesse financeiro torcemos que ela cresça e faça sua parte junto a comunidade. Em tempo, neste dia 02, eu fui responsável indireto de um desfalque na equipe o Junior do setor de escritório hoje é funcionário do SESI MINAS e esta trabalhando comigo na Unidade de Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.