sexta-feira, 15 de março de 2013

UM MUTIRÃO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar um mutirão de cento e quarenta e quatro tomografias computadorizadas de pacientes que já tinham solicitado as há muito tempo. Os pacientes já estão sendo agendados para este mês.


Leopoldina passa por um momento de grandes transformações na saúde pública. A secretaria foi encontrada com três mil setecentos e oitenta consultas de tratamento fora do domicílio (TFD) em espera. “No meio a todo turbilhão de problemas já estamos conseguindo trilhar um novo caminho na saúde”, disse a secretária Lúcia Gama, que já está providenciando o atendimento de muitas especialidades aqui no município, pois além de mais econômico é mais seguro para todos. Por determinação do prefeito a Secretaria de Saúde já retornou com atendimento de ortopedia no PAM, que será ampliado para mais profissionais da especialidade e de psiquiatria, angiologia, oftalmologia, cardiologia, reumatologia e nefrologia.

Muitos pacientes aguardavam há mais de dois anos por exames como: ecocardiograma, teste ergométrico, colonoscopia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Neste aspecto Lúcia foi enfática, “Estamos procurando soluções para os problemas encontrados. É inconcebível não fazer o básico”. Já estão sendo reestruturados os PSFs e já foi negociado com o estado o aumento de exames laboratoriais. Os exames de diagnóstico cardiológico estarão restabelecidos com a reabertura do serviço no prédio em anexo ao hospital, recentemente assumido pela prefeitura. Foram fornecidas pela prefeitura duas mil e quinhentas películas de raio-X para Casa de Caridade Leopoldinense e será oferecido termo de sessão da processadora para realização dos exames. Quanto às tomografias que o hospital, também, deixou de fazer, a prefeitura está empenhada em resgatar este serviço de suma importância para a população. Lúcia lembrou as dificuldades que o prefeito José Roberto na ocasião, enfrentou para conseguir o credenciamento junto ao SUS do tomógrafo, que foi conseguido junto a Secretaria Estadual de Saúde e, que Leopoldina é a única cidade que possui um tomógrafo público além dos hospitais da FHEMIG. Quanto às mamografias já foi providenciado conserto da que fica no CMAIM (Centro da Atenção Integral a Mulher) e sexta feira passada foram concluídas as modificações necessária na sala de mamografia do Centro Viva Vida para a instalação da digitalizadora que operacionalizará o seu funcionamento.

Como se vê as transformações estão acontecendo. “Sei que a população já está muito sacrificada e pedir um pouco mais de paciência chega a ser um insulto inconcebível, mas me desculpo por não estar conseguindo ir mais rápido que gostaríamos. Podem ter certeza que é frustrante, mas estamos dando o máximo de nós”- afirmou Lúcia Gama.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.