domingo, 1 de julho de 2012

Convenções definem os candidatos a prefeito são 3 no total...

Após as convenções que aconteceram neste sábado os partidos já se aglutinaram e Leopoldina terá três candidatos concorrendo ao cargo de prefeito. Os nomes são conhecidos desde o inicio das pré candidaturas, o que ocorreu é o que se esperava muitos desistiram com a vinda do ex prefeito José Roberto. Mas vamos ver quem são os que estarão disputando as eleições municipais de 2012:
 Dr. José Roberto e Brenio Colli, vem com a coligação que envolve os seguintes partidos: PSC, PSDC, PHS, PTN, PRP, PC do B, PSL, PTC, PT do B e o PMDB.
O Dr. José Roberto já foi prefeito por três mandatos em Leopoldina e começou sua trajetória política quando se lançou candidato a vice na chapa do ex prefeito Marcio Freire, mas durante a campanha houve a sua renuncia e quatro anos depois se lançou pela primeira vez como candidato a prefeito derrotando o então candidato Pachá (candidato apoiado pelo prefeito Marcio Freire na época). O mesmo tem uma marca na sua campanha que é a música do menino pobre que superou as dificuldades e chegou ao cargo máximo na cidade. No seus três mandatos o mesmo é conhecido pelo seu domínino sobre os seus assessores, alguns o chamam de ditador, mas como ele me disse uma vez: "se não tenho pulso forte, acontece o que estamos vendo na cidade atualmente, completo abandono e desmando." José Roberto tenta pela quarta vez chegar a prefeitura, na sua ultima gestão, quando o seu grupo foi derrotado pelo então prefeito Bené Guedes, muitos acreditavam que era o fim da era ZR, pois seu indice de rejeição era considerado alto para a época. Houve uma demandada de ex apoiadores do então prefeito para o atual Bené Guedes, mas o tempo passou e após 4 anos o mesmo volta com força total, seu maior cabo eleitoral foi o atual prefeito que ao assumir paralizou algumas obras do ex como: Centro de Fisioterapia, Centro Cardiológico, Centro de hipertensos, PSF ficaram desestruturados sem médicos e muitas outras coisas que poderiamos citar, a cidade ficou conhecida como a cidade dos buracos. Dr. José Roberto ainda tem a seu favor o corte do passe escolar, que teria que ser modificado realmente, mas causou um transtorno grande perante a população. Hoje é um forte candidato e o povão reconhece que o seu governo era bem melhor que o atual. Ao seu lado vem o vereador e atual presidente da Câmara, Brenio Colli, que na sua gestão junto aos edis moralizou e devolveu uma boa quantia de verbas a prefeitura. Os dois repetem uma chapa que já deu certo no passado e tentarão novamente chegar ao poder. A chapa tem o apoio de lideranças como Marcos Pestana e Custódio Mattos (apesar de serem PSDB sempre ficaram com o adversário do partido na cidade), ao seu lado estão outros que se colocaram como pré candidatos: Zé Newton, Guto da Farmácia, Rogério Godelo e mais ou menos 137 candidatos a vereadores. As suas eleições foram conquistadas com os seguintes votos:
1992 - não consegui os numeros, 2000 - 16.917 votos e 2004 - 13.950 votos
Marcinho Pimentel e Dr. Marco Antonio, vem com a coligação que possuem os seguintes partidos: PP, PB, PSOL, PSD e PDT. Marcinho Pimentel é funcionário de carreira da Prefeitura Municipal de Leopoldina no cargo de arquiteto. Sua carreira política começou na sua candidatura a vice prefeito do então candidato Bené Guedes em 2004, em 2008 foi canditado a prefeitoS tendo como vice o ex vereador Cabo Lúcio e surpreendeu nos votos chegando a terceiro lugar e sendo o maior responsável pela vitória do prefeito Bené Guedes, já que ele que tirou os votos do maior colégio eleitoral, Bela Vista, do então candidato José Newton apoiado por José Roberto. Marcinho Pimentel tem sua família envolvida há anos na política, seu pai Wilson Pimentel foi prefeito de Leopoldina, seu irmão Pachá já foi vereador e candidato a prefeito no passado. Seu trabalho é reconhecido pelos funcionários da prefeitura devido a ter sido presidente do SINSERPU (Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Leopoldina), durante seus pronunciamente o mesmo sempre friza que retornou a cidade por AMOR A LEOPOLDINA. Durante sua pré candidatura sempre foi o nome mais falado e com chances de chegar ao cargo de prefeito. Como ele me disse no inicio desta semana: "a história irá registrar os fatos que hoje estão acontecendo, Leopoldina tem a chance de colocar gente nova no poder e eu sou uma das opções". O mesmo tentou unir os partidos de oposição em uma frente única e se deparou com algumas resistências mas no final se uniu com o então pré candidato Dr. Marco Antonio do PT. Dr. Marco Antonio começou sua trajetória política sendo vice do ex candidato José Newton. O vice é conhecido também por estar a frente da UNIMED e da APAE e fazer um bom trabalho como administrador. A dupla tem o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes, do deputado estadual Renzo Braz (PP) e ainda tem o apoio de alguns políticos locais como: ex vereadora Iolanda Cangussu Andre, Cabo Lúcio e ainda contará com 60 candidatos a vereadores em sua colidação.

Roberto Bretas e Silmara Mattola, vem com a coligação contando com os seguintes partidos: PRTB, PSDB, DEM, PSB, PPS, PMN e PTB. Bretas como é conhecido é funcionário de carreira da copasa, hoje aposentado e se casou com sua Silmara Matolla, que hoje compoe a sua chapa. Bretas é o nome novo na política local, em termos de candidatura e nos últimos meses vem investindo na cidade, adquiriu a Rádio Jornal AM e hoje é sócio majoritário ao lado do atual prefeito Bené Guedes, recentemente adquiriu a tradicional lanchonete e Pizzaria Paladar. Bretas, que atuou durante anos a frente da copasa é muito elogiado por sua atuação e por ser uma pessoa determinada e que não deixa ninguém sem resposta. Bretas desde o inicio das pre candidaturas procurou alguns partidos para uma possivel coligação, mas deixava claro que seria candidato independente de coligações. Hoje é o candidato natural do atual prefeito, por vinculos empresáriais, políticos e de amizade. Trouxe consigo alguns partidos que formaram a ultima coligação que elegeu o atual prefeito, como o DEM e PSDB. Sua vice Silmara Matolla é natural de Leopoldina e sua família é muito conhecida. O casal conta com o apoio irrestrito do deputado federal Diego Andrade e de Crésio Andrade, há ainda a possibilidade do apoio do deputado federal Lael Varela, que hoje está rompido com o atual prefeito, do deputado Estadual Bráulio Braz do PTB e ainda conta com o apoio de algumas lideranças da cidade: ex prefeito Márcio Freire (PPS), Prefeito Bené Guedes (PSDB),  Julio Cesar (PMN) que foi candidato a deputado federal nas últimas eleições e lançará 30 candidatos a vereador.
Portanto esses são os nomes que os eleitores leopoldinenses terão para escolher, o voto é livre e é a única arma democrática que temos para tentar elevar o nome de Leopoldina e fazer com que a cidade cresça e apareça. Lembro que o voto em branco ou nulo não ajuda a melhorar, apenas dá chance daquele que não merece ser eleito. Pense bem antes de votar e vote consciente. E que as campanhas sejam de alto nível e que vença o melhor, e aquele que for eleito pense na cidade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.