quinta-feira, 30 de junho de 2011

Modificações e criação de conselhos municipais meus comentários...

Na última segunda feira na sede da secretaria e Assistência social aconteceu a reunião preparatória para a nova escolha do Conselho Municipal de Assistência Social de Leopoldina. Na parte da manhã, eu, Marcus Vinicius recebi um telefonema da assistente social Cintia Iennaco me informando que a reunião seria as 17 horas e que apesar de a ACIL – Associação Comercial de Leopoldina não fazer mais parte da mesma, gostaria que eu me fizesse presente para a nova composição e eleição, já que fui até dezembro de 2010 o vice presidente e que talvez eu pudesse ser eleito como um membro da comunidade. Na reunião passei rapidamente mas pude notar a presença de várias pessoas ligadas a entidades como: movimento espírita, APAC, Asilo Santo Antonio e outras que não conhecia. A assistente social Cintia narrava as mudanças na lei do conselho e era argumentada pelo Dr. Dílson Bastos, que é integrante da APAC e os pontos eram discutidos entre os presentes. Eu aproveitei e falei duas coisas na oportunidade: primeiro quando se sugeriu colocar representantes de associações de bairros no conselho eu disse que era importante lembrar que estamos as vésperas de uma nova eleição municipal e que muitos representantes de bairros querem utilizar não só os conselhos como algumas obras para fazerem campanha política e eu achava isso um absurdo e que as entidades juridicamente constituídas poderiam ser melhores utilizadas no conselho, outro ponto que eu mencionei foi que por experiência de 4 a 5 anos no conselho sugiro que o conselho tenha a duração de dois anos, sendo um ano no final de um governo e o outro no primeiro ano do próximo governo, pois assim não haveria mudança de conselho juntamente com mudança de governo o que coloca em risco todo o trabalho feito. Sugeri ainda que o primeiro presidente seja da parte não governamental e no segundo ano o presidente possa ser o representante governamental. A Cintia mencionou que eu poderia ser indicado como representante da comunidade e o Dr. Dílson citou que a lei é clara que tem que se dar divulgação e o prefeito teria que indicar alguns representantes da comunidade e só depois disso é que se poderia indicar alguém da comunidade para o conselho. Eu me retirei e não fiquei até o final para ver como ficaram as coisas, mas espero que logo logo a comunidade tenha conhecimento de quem são os novos conselheiros do COMAS.
Mas vai aqui alguns comentários meus:
Primeiro a mudança da lei para adaptar as novas regras do SUAS não foram discutidas com os ex conselheiros. Houve uma mudança com retirada de pessoas que há anos faziam parte do conselho posso citar: representantes da creches, representantes de sindicatos e ainda da ACIL e os conselheiros nem sequer foram comunicados oficialmente. No caso da ACIL a ex presidente do COMAS, Valéria Aparecida, fez uma consulta ao Conselho Estadual e foi informado que a ACIL por ser a parceria do SESI poderia ocupar uma vaga pelo SESI por ser um órgão parceiro do governo estadual e federal e ter um trabalho junto as pessoas mais carentes, isso eu já havia mencionado ao setor jurídico da prefeitura mas não obtive posicionamento. Esta semana mesmo encontrei com uma ex conselheira representante de uma creche que me falou que achou falta de consideração com os ex conselheiros de nem sequer serem oficialmente comunicados que deixariam de fazer parte do COMAS. Mas espero que o novo COMAS não seja massa de manobra e que os conselheiros tenham a consciência que eles são partes fundamentais da fiscalização e controle da Assistência Social de Leopoldina.

Por falar em conselho, ontem, dia 29 ocorreu mais uma reunião para criação do Conselho Municipal de Esportes, outro órgão que tem que ser bem planejado. Pelo que sei há os que terão direito a serem conselheiros pela lei proposta, mas não há suplentes e nem paridade de não governamentais e governamentais. Outra coisa há uma vaga para o representante de curso superior que estava dirigida a UNIPAC e que segundo fiquei sabendo será trocada,pois quem deveria ser o representante não está mais na instituição. Vale ressaltar que não foi o ex funcionário da UNIPAC que sugeriu isso. Mas pelo que vejo o que está acontecendo é que a farra de distribuição de dotações orçamentárias para algumas instituições que não tem nem sequer um professor de educação física que os represente continua. É quando era em outras épocas se diziam que o governo anterior manipulava os conselhos e agora o que é isso? Pelo que sinto se você for conselheiro e não fizer parte da panelinha ou não dizer amém aos que querem que beijem sua mão, basta mudar a lei.  Isso é Leopoldina, muda-se os anéis mas continuam os dedos. Ou seja, na oposição o discurso é um, mas quando está na situação o discurso é outro. Ai que saudades dos velhos tempos... ainda bem que o governo está em contagem regressiva em alguns setores...
E por falar em Creche o deputado Eduardo Costa conseguiu uma verba para as creches de Leopoldina e que está depositada desde outubro de 2010 a espera de licitação  e até agora nada. Será que irão esperar o prazo se expirar para devolver a verba. Afinal não tem um setor de licitação tão atuante na cidade e por que da demora? Coisas de Leopoldina.
E quanto a televisão de Leopoldina, acho que todos nós teremos que comprar ou uma parabólica ou fazer assinatura de digital, pois um dia tá no ar, no outro não. E a população que se dane. Mas o problema é um só: cadê os investimentos que foram tanto anunciado no inicio do governo “Leopoldina não terá mais problemas de televisão” se nem sequer um nobrek,um instabilizados, um veículo que leve o funcionário até lá há? E por falar nisso o João Foguete ta de férias... Antigamente ele ganhava até horas extras para cuidar da TV e conforme eu disse em outro comentários pagava do próprio bolso para ir até o cruzeiro (quem sabe utilizando os recursos da hora extra?) e agora será que ele recebe horas extras? Eu sugiro que o João descanse bem durante as férias pois o seu retorno por certo terá que fazer grandes caminhadas até o cruzeiro para solucionar os problemas na torre. Há esqueci de dizer o canal 50 não volta ao ar segundo apurei, a TV Alterosa tirou o transmissor daqui e não há previsão de retorno tão cedo. Sinceramente numa cidade como essa acho que nem deveria ter televisão, pois estamos vivendo o século XXIII dos tempos dos coronéis.

Um comentário:

  1. Julio Cesar Cabral3 de jul. de 2011, 12:41:00

    Prezado Marcus Vinicius. Gostaria de fazer uma crítica construtiva caso assim o sr. entenda, pois eu, além de coordenador da campanha de Júlio Cesar a Deputado Federal e presidente do PTN de Leopoldina além de representar aqui o sr. Geraldo Cevidanes, presidente do PTdoB, gostaria de alertá-lo o quanto ficamos consternados com o "esquecimento" do nome do segundo candidato mais votado a Deputado federal por Leopoldina, e atual 5º suplente pelo PMN, meu pai, Júlio Cesar Martins. Prefiro acreditar no "esquecimento" de sua parte, pra não entender como estratégia de minimizar um trabalho de pessoas com coragem e que ao contrário de muitos na cidade, não se deixaram levar pelos comentários ou tentativas de minimizar ou denigrir um trabalho tão grandioso quanto o que tivemos. Por mais que o sr. não considere ou acredite nisto, deixo aqui meu registro, com a certeza de que nada altera para nós termos o nome em uma enquete sem critérios de votos quanto a deste blog. Mas como nunca me omiti e nunca me omitirei, assino e me coloco a disposição. Pois tenho certeza, muitos entenderam isto como uma grande falha deste blog, visto que tive conhecimento do mesmo, após ligações de amigos que ficaram indignados.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.