sexta-feira, 10 de junho de 2011

VII INTERCAMPI DO CEFET FOI UM SUCESSO

         Durante quatro dias a cidade de Leopoldina recebeu cerca de 400 alunos do CEFET MG para a realização do VII Intercampi do CEFET que neste ano teve as seguintes modalidades esportivas: basquete e voleibol. Os alunos atletas chegaram a cidade na tarde do dia 7 de junho, terça feira, e os primeiros jogos aconteceram entre 14 e 19 horas nas quadras do Ginásio Poliesportivo do CEFET Campus III e do SESI. Neste mesmo dia as 19:40 horas ocorreu a abertura oficial que contou com o desfile das delegações participantes: Campus I – Belo Horizonte, Campus III Leopoldina, Campus IV Araxá, Campus V Divinópolis, Campus VII Timóteo, Campus VIII Varginha, Campus IX Nepomuceno e Campus X Curvelo. Na abertura ocorreu o desfile da tocha olímpica carregada por dois jovens alunos do CEFET e logo depois o Coral do Conservatório de Música Lia Salgado interpretou o Hino Nacional, o Hino de Leopoldina, as musicas de Serginho do Rock: Mineira Gostosa e Morro do Cruzeiro. Houve o pronunciamento do Diretor do Campus III, Júlio César Nogueira Gesualdo (Pule) que ressaltou a história dos jogos do Intercampi, lembrando que era acima de tudo um momento de confraternização e de entrosamento dos alunos da unidade e que apesar dos cortes sofridos no orçamento do CEFET para esse ano o atual diretor Geral manteve a programação. Algumas atrações culturais, como:  dança dos anos 60 pelo Grupo Folclórico "Assum Preto" (Projeto de Extensão Social do Campus III), dança "hip hop" dos alunos e a apresentação de três músicas interpretadas pela Lira 1º de Maio. Além dos professores de educação física dos campus e convidados, esteve presente representando do prefeito municipal o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Cultura, Gilberto Tony.
As delegações ficaram hospedadas nos Hotéis Alvorada e Ritzon, suas refeições foram feitas e servidas pela cantina do campus III, tudo sendo patrocinado pelo próprio CEFET. Durante as noites ocorreram shows musicais para os alunos. Os jogos conforme mencionei ocorreram da seguinte forma: vôlei na quadra do CEFET e Basquete e vôlei na quadra do SESI Leopoldina. Somente as partidas finais de basquete foram realizadas na quadra do CEFET no encerramento.
       As dependências do SESI Leopoldina foram utilizadas integralmente pelos atletas e com os jogos sendo realizados na quadra poliesportiva os atletas que não estavam em jogos curtiram o campo society, a quadra de areia e a piscina do clube. O que pude notar foi uma integração muito grande entre todos os participantes e vi o esforço dos professores e alunos para participarem, há alguns campus que nem possuem uma cesta de basquete e utilizavam outras instalações para treinarem, mas nem por isso deixaram a peteca cair. Outro ponto muito observado por mim foi a educação de todos os alunos tanto no trato com as pessoas, como no ambiente que estavam.   
       O grupo de arbitragem foi comandado pelo professor Edson Mateus (BOB) que montou uma estrutura para atender as 53 partidas realizadas com a colaboração de professores, atletas e participantes do esporte de Leopoldina. E mais uma vez ficou provado que Leopoldina tem capacidade de promover grandes eventos com o próprio pessoal da cidade e há de se lamentar sim a falta de estrutura física adequada para tais eventos como: falta de quadra coberta para jogos coletivos que abrange um grande público e a todas as classes sociais. Durante todos os jogos poucos foram os problemas de contusões e aqueles que ocorreram foram imediatamente resolvidos. Outro fato que me chamou a atenção foi o empenho de alguns funcionários do SESI, como do CEFET para que tudo ocorresse dentro do previsto, funcionários anônimos que ficam por trás dos bastidores e que muitas vezes ninguém observa a sua importância.
O encerramento se deu nesta sexta feira com as partidas de 3 e 4 lugares no SESI e as decisões de 1 e 2 lugares no CEFET. Os melhores classificados foram:
  • Vôlei Feminino –Belo Horizonte e Araxá
  • Vôlei Masculino –  Leopoldina e Belo horizonte
  • Basquete Feminino – Divinópolis e Belo Horizonte
  • Basquete Masculino – Belo Horizonte e Leopoldina
        No encerramento o diretor do CEFET Leopoldina, Júlio César (Pule) fez um agradecimento a todos os colaboradores que ajudaram na realização do Intercampi, elogiou a todos os alunos que fizeram brilhar os jogos e a seguir um vídeo produzido por alguns alunos da instituição com fotos de alguns momentos e mensagens foi exibido as delegações e logo após os representantes das 8 unidades receberam um troféu do VII Intercampi e os professores de cada equipe receberam medalhas de participação e repassaram a todos os seus respectivos atletas. No final não importava quem foi o melhor, pois o objetivo maior era a integração, a participação, a vitória conjunta do esporte e da instituição, como disse o representante de Belo Horizonte na cerimônia de abertura, Prof. Maurício, aqui estamos reunidos não o campus tal, mas sim o CEFET MG.  Sinceramente gostaria de parabenizar a todos nós que direta ou indiretamente participamos desse evento e que os visitantes tenham levado uma imagem positiva de Leopoldina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.