sábado, 18 de junho de 2011

Comentários do dia 18 de junho de 2011

- Estive conversando com uma pessoa ligada a Câmara de Vereadores que me informou que na próxima terça feira, dia 21, será feito a leitura do relatório final sobre a investigação da suposta propina na construção de casas na cidade. Segundo meu informante são mais de três mil páginas e grandes revelações foram obtidas e a sugestão do relator será de processo por impropridade administrativa contra a atual administração, encaminhamento dos documentos obtidos para os seguintes orgãos: Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Polícia Federal. A mesma pessoa disse que há fortes indicios de problemas envolvendo o assunto e que o encaminhamento a esses orgãos é para que algo seja feito. Segundo o mesmo houve algumas pressões externas para que o relatório não se aprofundasse e inclusive há pessoas investigando a vida de alguns colaboradores para tentarem difamar esse ou aquele. Sugiro que a população vá a Câmara de vereadores na próxima, terça feira, as 18 horas como forma de tomar conhecimento e acima de tudo precionar para que não termine em Pizza, como já disse que seja da PIF PAF pelo menos que é produzida aqui.
- Rumores dão conta que o atual prefeito esta meio adoentado e poucas vezes vai a prefeitura.
- Um companheiro de imprensa me falou que andou indo aos bairros Bela vista e São Cristovão e que há uma grande quantidade de buracos nestes locais. Ele ainda frisou: antes era a chuva e agora? Eu respondi deve ser o frio, pois congela o asfalto ou o local e depois com o sol ele derrete. Pelo visto Leopoldina continua na mesma e as coisas não mudam muito, ou melhor, mudam em alguns casos para pior.
- Em conversa com um empresário da cidade o mesmo disse que esteve de bate papo com um outro empresário que pretende se candidatar a prefeitura de Leopoldina. Eu e ele trocamos idéias e chegamos a conclusão que o mesmo primeiro deveria verificar seus colaboradores e "amigos", pois há casos que o mesmo queima o filme do mesmo e outro ponto se você que ser candidato a alguma coisa primeira coisa é evitar problemas e atritos com alguns setores e isso não está sendo observado. Pelo visto se esse empresário sair a candidado já começa errado pelo que senti.
- O Curso de bombeiro Hidráulico, promovido pelo SENAI e Prefeitura, com o apoio da ACIL - SESI termina no próximo dia 22 de junho e a formatura será realizada no auditório do CEFET no dia 04 de julho segundo informações preliminares. Não há previsão de outra turma para esse curso e a estrutura montada no SESI Leopoldina será desativada. Quanto ao curso parece que foi benéfico para os que o fizeram há inclusive dois profissionais que já estão atuando junto a uma imobiliária e já estão prestando serviços a comunidade. Serão 22 alunos a concluírem o referido.
- Me perguntaram como anda o Conselho de Assistência Social na cidade e eu que fui vice presidente do mesmo até 31 de dezembro disse que desconheço sobre o mesmo. A última informação é que um projeto de lei de modificação e atualização do mesmo foi enviado a Câmara de Vereadores e aguardava-se a aprovação. Sei que algumas entidades que faziam parte do mesmo foram retiradas e outras incluídas e sinceramente não sei quais são, pois o mesmo não passou pelo conselho conforme havia sido solicitado antes do envio. Só sei que se ele está funcionando não tenho conhecimento.
- Esta semana foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para tratar do assunto de mudança e aprovação de novos membros para o conselho Municipal do Esportes e o projeto de apoio a atletas profissionais.Estiveram presentes além do secretário de Esportes (que ocupa o cargo de presidente do Conselho), Giberto Tony, a funcionária técnica da secretaria Valéria, o presidente da ABL e diretor do CEFET, Julio Cesar Nogueira Gesualdo (Pulê), o vice Presidente da ABL, Carlos Comitri (Cazão), Representando a ABL e SESI, Edson Mateus Inácio e outro integrante da ABL, Maxsiley Moreira. Os assuntos tratados foram a composição do conselho que deveria ter uma pré reunião com os demais convidados para se escolher o representante: exemplo: representante das academias, representante dos Clubes e outros mais. Houve ainda a discusão sobre quem são os atletas profissionais e o que determina que ele seja profissional. O projeto também vinha contentando apenas o esporte individual e pouco se falava em esporte coletivo. Outro pronto que chamou a atenção, há verbas que serão distribuidas para algumas entidades que se dizem esportivas que nem sabemos se estão em atividade e não tem nenhum professor de Educação Física no orgão ou projeto, ou seja, seria um quesito necessário para qualquer projeto esportivo, afinal quem representa o esporte oficialmente seria o profissional da área.
Pelo que entendi, não pude estar presente apesar de ter sido convidado verbalmente, porque no horário estava na faculdade. Sei que ainda havera muita discursão sobre o assunto, mas se querem organizar e fazer a coisa certa que faça direito, demore o tempo que demorar. Em conversa com outros profissionais da área de educação física e alguns conselheiros de outros conselhos teria que ser observado alguns pontos cruciais:
  1. Deveria ter conselheiros titulares e suplentes;
  2. Deveria o conselho que ter paridade entre orgãos governamentais e particulares;
  3. O suplente não poderá ser por exemplo do mesmo orgão que o titular, ou seja, se um clube tem um representante como titular obrigatoriamente o suplente seria de outro clube;
  4. Deveria ter uma cláusula deixando claro que se o projeto analisado for beneficiar um orgão que tenha um conselheiro titular o mesmo deverá deixar o cargo e o suplente assumirá para a votação, evitando que o mesmo seja acusado de se beneficiar ou votar em causa própria.
  5. Só poderiam receber subvenções as entidades que estiverem regularizadas com o Conselho e que tenham dois anos de atividades contínuas e comprovadas, isso para evitar a velha história: sou amigo de fulano e por isso vou receber a verba e há aqueles que só aparecem em determinadas épocas. Outra coisa a observa se a entidade recebeu verba para ajuda de custo e viagens automaticamente não poderão ter ajuda da prefeitura neste quisito.
  6. O que é atleta profissional? Entendo que profissional é aquele que vive somente deste esporte e deveria ter uma pessoa jurídica que o representasse, um clube, uma empresa ou algo similar, onde ele tenha vínculos empregatícios ou de pagamento oficial e o mesmo deverá ter o registro na Federação que ele está vinculado e atualizado. Ou seja, se ele registrou em 2009 e em 2011 não está regularizado não pode ser considerado um atleta profissional, ou seja, tanto no individual ou coletivo seria necessário esse item.
Acho sinceramente que isso deveria ser observado com muito critério pois a cidade está cheiro de espertinhos e aproveitadores e "há a necessidade de se modificar isso, não só na área do esporte, mas em todos os conselhos, mas é necessário acima de tudo coragem e seriedade em quem está a frente do conselho e do orgão público municipal e o desgaste é natural no inicio e necessário."
Não sei se há como fazer, mas fica minha sugestão e sei que não sou nada apenas um individuo que tenta alertar para as coisas e as vezes crio inimigos pela minha franquesa em falar e mostrar minha opinião, mas sei que por isso mesmo não tenho o valor e reconhecimento de muitos e por várias vezes só sou usado quando necessário. Mas durmo com a consciência tranquila e como sempre digo: se errei vou porque tentei acertar e não sou o dono da verdade. E como me eu sei que não faço o perfil dos atuais donos do meio de imprensa (hoje prefeito e vice) eu não me preocupo com as suas opiniões e sim com a minha própria consciência e durmo tranquilo ao anoitecer, se tenho preocupação estas são para que eu cumpra com meus deveres e tente não prejudicar ninguém.
- Na última quarta feira aconteceu uma palestra promovida pela Doctum e a Polícia Militar que recebeu promotores da capital e da região e os temas focalizados foram o Meio Ambiente e a lei que entrará em vigor em 04 de julho de 2011 sobre o código penal. Parabéns o Rodrigo Moraes, promotor de BH, filho do sargento Moraes (na reserva), foi brilhante em sua explanação e mostrou muito conhecimento de sua área. E por falar na mesma os dois promotores que falaram inicialmente ressaltaram a importância dos conselhos municipais na suas áreas, bem como nas demais áreas. Vale a pena ressaltar que em 2012 pelo que sei todas as cidades terão que ter uma rede de tratamento de esgoto é a lei.
Por hoje é só já escrevi (falei) demais até a próxima e que o povo fique esperto pois é na eleição que podemos modificar as coisas e quem sabe fazer as coisas melhorarem.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.