quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA COMBATE A PERNILONGOS

Nos últimos dias, os leopoldinenses vêm sofrendo com os transtornos causados pela infestação de pernilongos praticamente em todos os bairros da cidade. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria junto à Secretaria de Serviços Urbanos para o combate à proliferação do inseto Culex, conhecido tradicionalmente como pernilongo e que não transmite doenças preocupantes como a dengue. Considerada como uma medida de emergência, uma verdadeira operação foi preparada pela Secretaria de Saúde para conter a proliferação do inseto.
A Secretaria de Serviços Urbanos está intensificando a limpeza do córrego Feijão Cru que corta várias partes da cidade. Neste trabalho, além de capina, são retirados pneus, garrafas e outros objetivos que são jogados pela população e que servem de criadouros para o mosquito. Segundo Guilherme Peres Pereira, coordenador desta operação, a proliferação do pernilongo é facilitada em períodos de estiagem, como vem ocorrendo nos últimos meses em nossa região.
Paralelamente à limpeza das encostas, a Equipe de Controle a Endemias vem realizando um trabalho de aplicação de inseticidas biológicos nos córregos para evitar o surgimento de mais pernilongos, alem da aplicação de inseticida com a Bomba Fog, que faz um trabalho eliminando os mosquitos adultos que estejam em repouso nas margens dos córregos.
Na avaliação de Guilherme Peres Pereira, os serviços realizados são eficientes, mas ressaltou que a colaboração da comunidade é de extrema importância. “Peço que a população não jogue lixo nos córregos, porque isso contribui para que focos de larvas dos insetos aumentem, causando desconforto para todos", salientou.
Os trabalhos de combate ao mosquito recebem a orientação de técnicos da Funasa, junto a Gerencia Regional de Saúde e serão levados a todos os bairros da cidade.
Origem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.