No GLN on line há um comentário na matéria TJMG suspende decisão do Fórum de Leopoldina sobre o passe escolar...
João Gonçalves – Leopoldina/MG (02/4/2010 -22h53)
Interessante esta “novela” do “Passe”, será necessário que aquele radialista que ta fazendo “campanha pra Praça de Esportes do Ginásio” (uma obrigação do Governo do estado e q a teve devolução de verba), entre nesta briga e faça uma campanha pelo passe. Lamenta-se que o óbvio não é discutido... – Antes era ilegal, beneficiava os pobres... Se for ilegal porque não houve punição?
Eu tomei conhecimento deste comentário nas ruas e resolvi ler para ver o que dizia tal comentário, o senhor João Gonçalves que vira e mexe faz comentários no meu blog e eu trago a vocês e gostaria de responder ao mesmo: Senhor João eu fiz a campanha em prol da Praça de Esportes porque a mesma fez parte da minha historia, pois desde quando estudava no grupo Botelho Reis na terceira série eu freqüentava a praça de esportes. Eu vivi várias gerações lá e todos nós que convivemos naquela época temos uma vida de valores, de ética e acima de tudo a maioria trilhou uma vida correta. Sei que o esporte não é sozinho o responsável por isso, mas nos ajudou e muito. Nós que freqüentávamos a Praça de Esportes durante as férias trabalhávamos com o funcionamento da piscina com o professor Getulio Subirá a tarde e o Professor Gilberto na parte da manhã, com o dinheiro arrecadado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é que a praça de esportes comprava os produtos para a limpeza da piscina, as bolas e produtos esportivos para tocar o ano seguinte da praça de esportes. Fiz a campanha e tive resposta com a diretoria do Ginásio que colaborou pagando as pessoas que fizeram a poda do capim e grama do local, o SESI forneceu a sua máquina de roçar, a secretaria de esportes mandou cortar algumas árvores e logo, logo deverá mandar retirar o lixo do local, algumas pessoas doaram tintas para pintar a quadra. Fiquei sabendo que a verba que veio para a reforma da praça de esportes reapareceu e estão movimentando para aplicarem no local. Portanto a minha luta em prol da Praça de Esportes é por motivo emocional, e tenho certeza que não foi uma luta em vão, eu gostaria até que houvesse uma campanha que envolvesse os ex alunos a se encontrarem e reviveram os velhos tempos. Quanto ao passe escolar eu já dei minha opinião aqui. Acho que estava tendo uma verdadeira farra do passe em Leopoldina e teria que ter mudança. Hoje falam que a Lei que foi criada pelo governo passado é inconstitucional, mas porque os vereadores da época não observaram isso... Porque ninguém tomou providência no passado? Há o desgaste, mas toda mudança causa polêmica, sei que pode ter e tem algumas injustiças, mas para isso temos o ministério público que esta acompanhando... Ontem vi algumas pessoas do movimento cadê o passe? Colocando na praça mães de alunos reclamando da situação delas com a falta de passe... Eu apenas estou observando que há algumas pessoas usando politicamente o assunto do passe e isso eu não concordo e não participo... O povo deve ficar esperto e não deixar ser utilizado como massa de manobra... A justiça será a responsável pelo parecer final e vamos aguardar e ver com quem tá a razão.
Durante esta semana o senhor João Gonçalves me passou um comentário que não quis me ofender.
Ontem ouvi os professores falando no Faz da rádio Jornal sobre a greve que eles estarão fazendo, eu observei as moderações deles e acho até que eles têm a sua razão. Mas quando eu ouvi uma das entrevistadas dizendo para que os pais colaborassem não enviando os alunos as escolas me espantei. Pois se os alunos não forem à aula passa a ser um movimento dos alunos e não dos professores... Acho que a greve só prejudica aos alunos, pois eles é que perderam as suas férias, terão prejuízo no deficitário ensino, pois o ensino está péssimo em vários setores: alunos desinteressados, professores desinteressados enfim um caos. Portanto eu como pai de aluno não sou favorável a greve e nunca fui nem quando era aluno. E fica a pergunta no ar, porque greve no período pré-eleitoral, coincidência não... Quem tem interesse na realidade nesta greve... Mas aqui não sou juiz e acho que todos devem avaliar quem está com a razão.
Esta semana eu estive na Prefeitura para conversar com alguns secretários para acertar detalhes da festa do aniversário da Cidade. Quando vi a solenidade de assinatura da Minha Casa, minha vida. Entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal. Pelo o que pude observar serão cerca de 240 casas e as pessoas que ganham até 3 salários mínimos e pagaram a mensalidade em torno de 50 reais mensais. Ouvi o comentário que há um déficit habitacional bem grande na cidade. Vamos aguardar para ver o que vai acontecer...
E por falar em SESI e Prefeitura nesta semana estive visitando o Curumim para conhecer o trabalho lá executado no curso de costura e nesta semana estarei visitando o Centro Social Urbano. Há uma negociação em curso entre a Secretária de Desenvolvimento econômico Carlos Heleno e Associação Comercial através do SESI para a reativação do curso de corte costuram industrial na unidade SESI Leopoldina, o acordo está sendo feito visando à prefeitura dar as profissionais do curso, algumas máquinas que serão incorporadas no SESI e o SESI irá dar a estrutura física, os gastos de energia e material e toda a coordenação do curso. Não há data ainda para o inicio do curso mas tudo esta sendo agilizado para que efetivamente se torne realidade.
Por outro lado, nesta semana a prefeitura pediu a colaboração do SESI nos festejos dos cento e cinqüenta e oito anos de Leopoldina e eu em contato com a Gerência do SESI Regional consegui a Rua de Lazer que virá a Leopoldina no dia 27 de 09 às 13 horas, com cama elástica, piscina de bolinha, ping pong, Toto e outros brinquedos, teremos também a participação do Curso de Educação Física da UNIPAC com recreações e outras atividades. Convidamos também a Professora Rimênia que estará com o projeto Ginástico em Circuito. Estaremos mantendo novos contatos para tentarmos ampliar esse evento. Se você faz algo interessante pode procurar o SESI ou a Prefeitura para demonstrar o seu trabalho aos leopoldinenses. Gostaria também de saber dos organizadores se este ano teremos a entrega da Medalha Carlos Luz, uma parceria que teve inicio no ano passado entre o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal?
Ontem fui abordado por uma pessoa de Viçosa que estava fazendo uma pesquisa eleitoral. Entre outras perguntas foram feitas as seguintes:
Em quem você votaria em presidente e as opções eram: Dilma, José Serra, Ciro Gomes, Marina Silva.
Em quem você votaria pra Governador?
Em quem Você votaria pra Senador?
Em quem você votaria em deputado federal e estadual e dá algumas opções?
Você votaria em presidente se fosse indicado pelo LULA.
Você votaria em governador em alguém indicado pelo Aécio
Você votaria no candidato a deputado federal e estadual indicado pelo Prefeito?
Qual a avaliação que você faz do governo municipal?
Qual o maior problema da cidade atualmente?
Aquela cidade que tem um deputado federal ou estadual se desenvolve mais, um exemplo é o hospital de muriaé que foi criado pelo deputado Lael Varela. Leopoldina a mais de 50 anos não elege um deputado federal da cidade, o que você acha dos políticos locais que apóiam deputados de outras cidades?
Eu como sempre dei minha opinião e citei os nomes que eu votaria hoje, avaliei o governo atual e não vou dizer aqui qual foi a minha opinião nestes itens. Mas quanto a qual o maior problema da cidade, citei a saúde. Pois se a pessoa não tem saúde isso afeta a todos os demais setores. Alguns no certo votariam no desemprego, mas hoje o que vemos na cidade há empregos, mas o pessoal está interessado em ter um salário e não serviço. Há uma indústria do seguro desemprego, pessoas que trabalham seis meses e provocam a sua demissão para ficar recebendo o seguro desemprego. Há exceções, mas o Leopoldinense culturalmente esta precisando modificar seu pensamento. Muitos reclamam do patrão, mas quem demite o funcionário é o próprio funcionário, através de suas atitudes.
Ontem no CEFET aconteceu o Forum Regional de Autogestão, autodefensoria e família com oito horas de duração. Segundo informações o deputado Marco Antonio do PSDB falou sobre o que é APAE? Tivemos trabalhos em grupo com os seguintes temas: Grupo de pessoas com deficiência intelectual, Grupo de Familiares, Grupos de Profissionais.
Hoje estará acontecendo com o tema “A força do esporte transforma a realidade”, em Leopoldina no cefet a III Conferência Regional do Esporte, numa realização da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. A Abertura e credenciamento se deram às 7 horas e adentrara a parte da tarde. O SESI estará sendo representado nesta etapa pela professora Gissely Norberto e Edson Mateus (BOB).
Ontem eu recebi das mãos do Luiz Otavio Meneghite o Jornal 100 anos da colônia Constancia que faz parte da comemoração do aniversario da colônia e os 130 anos da imigração italiana em Leopoldina. À noite atendendo um pedido do setor da Cultura da Prefeitura fui até a capela de Santo Antonio de Pádua no Bairro da Onça onde apresentei o evento comemorativo. Queria de público parabenizar os lutadores da causa Nilza Cantoni e José Luiz Machado, os moradores da área e descendentes italianos, as pessoas que direta ou indiretamente ajudaram nesta realização e que essa festa se torne parte das comemorações da cidade. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Bené Guedes, a secretária de Educação e Cultura Lucia Horta, o Secretário de Lazer e Esportes, Gilberto Tony, a vereadora Lurdes Beatriz (Tizinha) e o vereador Daniel Wereck, os secretários do Desenvolvimento Econômico Carlos Heleno, da Habitação, Darcy Resende, da Assistência Social, Valéria Bennati, de Governo, Sérgio Lupatini, a chefe de incentivo a cultura, Rosangela Moreira, a chefe de Ação Cultural, Zazaia Rezende Pacheco, o presidente da Unimed e APAE, Marco Antonio Lacerda, o presidente do Asilo, Oswaldo Vilas, o presidente da ALA, Ronald Alvim e várias outras pessoas ligadas à comunidade e a cidade. O evento teve inicio com a interpretação do Hino da Itália feita por Rayana Talarico da Silva Lingordo, descendente de italianos, logo a seguir o hino nacional e de Leopoldina sendo executado pela Banda Princesa Leopoldina e a palavra dos historiadores José Luiz Machado e Nilza Cantoni que falaram como começou o trabalho de pesquisa, Nilza chegou a se emocionar ao contar como se deu o inicio, depois a palavra das autoridades. A Banda Princesa Leopoldina fez execuções de vários números musicais e a seguir o grupo Assum Preto se apresentou dançando a Tarantela sozinhos e depois com várias pessoas presentes e encerrando a noite de ontem o Coral Encanto apresentou vários números com músicas italianas. Durante a movimentação havia um livro de registro de presenças na barraca do GLN que está com uma edição especial sobre os 100 anos da Colônia Constância e que inclusive esta a venda nas bancas de Leopoldina e na escola da comunidade alguns nomes de descendentes, cerca de 430 nomes, que foram pesquisados por alunos de escolas públicas de Leopoldina. Hoje a festa terá inicio daqui a pouco com o desfile de carros antigos até a comunidade, depois a apresentação da Lira Primeiro de maio, a missa às 11 horas na Capela de Santo Antonio de Pádua, a seguir um leilão e ainda um almoço típico italiano por adesão. O Tileoni que tem um programa na Rede Bandeirantes Minas estará hoje gravando alguns flashes da festa e entrevistando pessoas, inclusive do paraglaider e estará passando no próximo sábado ás 9.30 da manhã;
Gostaria de mandar um abraço a ouvintes que me conheceram ontem: Marília da Praça da Bandeira, Tereza Tigre da colônia Constança, a esposa de um integrante do coral encanto que me fugiu o nome agora e os familiares da família Fofáno.
Meu caro amigo, eu estava ansiosa para saber sua opinião sobre o evento na Colônia Constança. Nossa conversa foi muito rápida no sábado e no domingo estávamos lá novamente, não sendo possível acompanhar seu programa. Muito obrigada pela sua gentileza e pela bela atuação como Mestre de Cerimônias. Estou capturando parte de seu texto acima e replicando no nosso blog.
ResponderExcluir