quarta-feira, 14 de abril de 2010

Alguns dos assuntos da abertura do programa de domingo dia 11 de abril

No GLN on line há um comentário na matéria TJMG suspende decisão do Fórum de Leopoldina sobre o passe escolar...
João Gonçalves – Leopoldina/MG (02/4/2010 -22h53)

Interessante esta “novela” do “Passe”, será necessário que aquele radialista que ta fazendo “campanha pra Praça de Esportes do Ginásio” (uma obrigação do Governo do estado e q a teve devolução de verba), entre nesta briga e faça uma campanha pelo passe. Lamenta-se que o óbvio não é discutido... – Antes era ilegal, beneficiava os pobres... Se for ilegal porque não houve punição?

Eu tomei conhecimento deste comentário nas ruas e resolvi ler para ver o que dizia tal comentário, o senhor João Gonçalves que vira e mexe faz comentários no meu blog e eu trago a vocês e gostaria de responder ao mesmo: Senhor João eu fiz a campanha em prol da Praça de Esportes porque a mesma fez parte da minha historia, pois desde quando estudava no grupo Botelho Reis na terceira série eu freqüentava a praça de esportes. Eu vivi várias gerações lá e todos nós que convivemos naquela época temos uma vida de valores, de ética e acima de tudo a maioria trilhou uma vida correta. Sei que o esporte não é sozinho o responsável por isso, mas nos ajudou e muito. Nós que freqüentávamos a Praça de Esportes durante as férias trabalhávamos com o funcionamento da piscina com o professor Getulio Subirá a tarde e o Professor Gilberto na parte da manhã, com o dinheiro arrecadado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é que a praça de esportes comprava os produtos para a limpeza da piscina, as bolas e produtos esportivos para tocar o ano seguinte da praça de esportes. Fiz a campanha e tive resposta com a diretoria do Ginásio que colaborou pagando as pessoas que fizeram a poda do capim e grama do local, o SESI forneceu a sua máquina de roçar, a secretaria de esportes mandou cortar algumas árvores e logo, logo deverá mandar retirar o lixo do local, algumas pessoas doaram tintas para pintar a quadra. Fiquei sabendo que a verba que veio para a reforma da praça de esportes reapareceu e estão movimentando para aplicarem no local. Portanto a minha luta em prol da Praça de Esportes é por motivo emocional, e tenho certeza que não foi uma luta em vão, eu gostaria até que houvesse uma campanha que envolvesse os ex alunos a se encontrarem e reviveram os velhos tempos. Quanto ao passe escolar eu já dei minha opinião aqui. Acho que estava tendo uma verdadeira farra do passe em Leopoldina e teria que ter mudança. Hoje falam que a Lei que foi criada pelo governo passado é inconstitucional, mas porque os vereadores da época não observaram isso... Porque ninguém tomou providência no passado? Há o desgaste, mas toda mudança causa polêmica, sei que pode ter e tem algumas injustiças, mas para isso temos o ministério público que esta acompanhando... Ontem vi algumas pessoas do movimento cadê o passe? Colocando na praça mães de alunos reclamando da situação delas com a falta de passe... Eu apenas estou observando que há algumas pessoas usando politicamente o assunto do passe e isso eu não concordo e não participo... O povo deve ficar esperto e não deixar ser utilizado como massa de manobra... A justiça será a responsável pelo parecer final e vamos aguardar e ver com quem tá a razão.
Durante esta semana o senhor João Gonçalves me passou um comentário que não quis me ofender.
Ontem ouvi os professores falando no Faz da rádio Jornal sobre a greve que eles estarão fazendo, eu observei as moderações deles e acho até que eles têm a sua razão. Mas quando eu ouvi uma das entrevistadas dizendo para que os pais colaborassem não enviando os alunos as escolas me espantei. Pois se os alunos não forem à aula passa a ser um movimento dos alunos e não dos professores... Acho que a greve só prejudica aos alunos, pois eles é que perderam as suas férias, terão prejuízo no deficitário ensino, pois o ensino está péssimo em vários setores: alunos desinteressados, professores desinteressados enfim um caos. Portanto eu como pai de aluno não sou favorável a greve e nunca fui nem quando era aluno. E fica a pergunta no ar, porque greve no período pré-eleitoral, coincidência não... Quem tem interesse na realidade nesta greve... Mas aqui não sou juiz e acho que todos devem avaliar quem está com a razão.

Esta semana eu estive na Prefeitura para conversar com alguns secretários para acertar detalhes da festa do aniversário da Cidade. Quando vi a solenidade de assinatura da Minha Casa, minha vida. Entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal. Pelo o que pude observar serão cerca de 240 casas e as pessoas que ganham até 3 salários mínimos e pagaram a mensalidade em torno de 50 reais mensais. Ouvi o comentário que há um déficit habitacional bem grande na cidade. Vamos aguardar para ver o que vai acontecer...

E por falar em SESI e Prefeitura nesta semana estive visitando o Curumim para conhecer o trabalho lá executado no curso de costura e nesta semana estarei visitando o Centro Social Urbano. Há uma negociação em curso entre a Secretária de Desenvolvimento econômico Carlos Heleno e Associação Comercial através do SESI para a reativação do curso de corte costuram industrial na unidade SESI Leopoldina, o acordo está sendo feito visando à prefeitura dar as profissionais do curso, algumas máquinas que serão incorporadas no SESI e o SESI irá dar a estrutura física, os gastos de energia e material e toda a coordenação do curso. Não há data ainda para o inicio do curso mas tudo esta sendo agilizado para que efetivamente se torne realidade.

Por outro lado, nesta semana a prefeitura pediu a colaboração do SESI nos festejos dos cento e cinqüenta e oito anos de Leopoldina e eu em contato com a Gerência do SESI Regional consegui a Rua de Lazer que virá a Leopoldina no dia 27 de 09 às 13 horas, com cama elástica, piscina de bolinha, ping pong, Toto e outros brinquedos, teremos também a participação do Curso de Educação Física da UNIPAC com recreações e outras atividades. Convidamos também a Professora Rimênia que estará com o projeto Ginástico em Circuito. Estaremos mantendo novos contatos para tentarmos ampliar esse evento. Se você faz algo interessante pode procurar o SESI ou a Prefeitura para demonstrar o seu trabalho aos leopoldinenses. Gostaria também de saber dos organizadores se este ano teremos a entrega da Medalha Carlos Luz, uma parceria que teve inicio no ano passado entre o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal?

Ontem fui abordado por uma pessoa de Viçosa que estava fazendo uma pesquisa eleitoral. Entre outras perguntas foram feitas as seguintes:
Em quem você votaria em presidente e as opções eram: Dilma, José Serra, Ciro Gomes, Marina Silva.
Em quem você votaria pra Governador?
Em quem Você votaria pra Senador?
Em quem você votaria em deputado federal e estadual e dá algumas opções?
Você votaria em presidente se fosse indicado pelo LULA.
Você votaria em governador em alguém indicado pelo Aécio
Você votaria no candidato a deputado federal e estadual indicado pelo Prefeito?
Qual a avaliação que você faz do governo municipal?
Qual o maior problema da cidade atualmente?
Aquela cidade que tem um deputado federal ou estadual se desenvolve mais, um exemplo é o hospital de muriaé que foi criado pelo deputado Lael Varela. Leopoldina a mais de 50 anos não elege um deputado federal da cidade, o que você acha dos políticos locais que apóiam deputados de outras cidades?
Eu como sempre dei minha opinião e citei os nomes que eu votaria hoje, avaliei o governo atual e não vou dizer aqui qual foi a minha opinião nestes itens. Mas quanto a qual o maior problema da cidade, citei a saúde. Pois se a pessoa não tem saúde isso afeta a todos os demais setores. Alguns no certo votariam no desemprego, mas hoje o que vemos na cidade há empregos, mas o pessoal está interessado em ter um salário e não serviço. Há uma indústria do seguro desemprego, pessoas que trabalham seis meses e provocam a sua demissão para ficar recebendo o seguro desemprego. Há exceções, mas o Leopoldinense culturalmente esta precisando modificar seu pensamento. Muitos reclamam do patrão, mas quem demite o funcionário é o próprio funcionário, através de suas atitudes.

Ontem no CEFET aconteceu o Forum Regional de Autogestão, autodefensoria e família com oito horas de duração. Segundo informações o deputado Marco Antonio do PSDB falou sobre o que é APAE? Tivemos trabalhos em grupo com os seguintes temas: Grupo de pessoas com deficiência intelectual, Grupo de Familiares, Grupos de Profissionais.

Hoje estará acontecendo com o tema “A força do esporte transforma a realidade”, em Leopoldina no cefet a III Conferência Regional do Esporte, numa realização da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. A Abertura e credenciamento se deram às 7 horas e adentrara a parte da tarde. O SESI estará sendo representado nesta etapa pela professora Gissely Norberto e Edson Mateus (BOB).

Ontem eu recebi das mãos do Luiz Otavio Meneghite o Jornal 100 anos da colônia Constancia que faz parte da comemoração do aniversario da colônia e os 130 anos da imigração italiana em Leopoldina. À noite atendendo um pedido do setor da Cultura da Prefeitura fui até a capela de Santo Antonio de Pádua no Bairro da Onça onde apresentei o evento comemorativo. Queria de público parabenizar os lutadores da causa Nilza Cantoni e José Luiz Machado, os moradores da área e descendentes italianos, as pessoas que direta ou indiretamente ajudaram nesta realização e que essa festa se torne parte das comemorações da cidade. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Bené Guedes, a secretária de Educação e Cultura Lucia Horta, o Secretário de Lazer e Esportes, Gilberto Tony, a vereadora Lurdes Beatriz (Tizinha) e o vereador Daniel Wereck, os secretários do Desenvolvimento Econômico Carlos Heleno, da Habitação, Darcy Resende, da Assistência Social, Valéria Bennati, de Governo, Sérgio Lupatini, a chefe de incentivo a cultura, Rosangela Moreira, a chefe de Ação Cultural, Zazaia Rezende Pacheco, o presidente da Unimed e APAE, Marco Antonio Lacerda, o presidente do Asilo, Oswaldo Vilas, o presidente da ALA, Ronald Alvim e várias outras pessoas ligadas à comunidade e a cidade. O evento teve inicio com a interpretação do Hino da Itália feita por Rayana Talarico da Silva Lingordo, descendente de italianos, logo a seguir o hino nacional e de Leopoldina sendo executado pela Banda Princesa Leopoldina e a palavra dos historiadores José Luiz Machado e Nilza Cantoni que falaram como começou o trabalho de pesquisa, Nilza chegou a se emocionar ao contar como se deu o inicio, depois a palavra das autoridades. A Banda Princesa Leopoldina fez execuções de vários números musicais e a seguir o grupo Assum Preto se apresentou dançando a Tarantela sozinhos e depois com várias pessoas presentes e encerrando a noite de ontem o Coral Encanto apresentou vários números com músicas italianas. Durante a movimentação havia um livro de registro de presenças na barraca do GLN que está com uma edição especial sobre os 100 anos da Colônia Constância e que inclusive esta a venda nas bancas de Leopoldina e na escola da comunidade alguns nomes de descendentes, cerca de 430 nomes, que foram pesquisados por alunos de escolas públicas de Leopoldina. Hoje a festa terá inicio daqui a pouco com o desfile de carros antigos até a comunidade, depois a apresentação da Lira Primeiro de maio, a missa às 11 horas na Capela de Santo Antonio de Pádua, a seguir um leilão e ainda um almoço típico italiano por adesão. O Tileoni que tem um programa na Rede Bandeirantes Minas estará hoje gravando alguns flashes da festa e entrevistando pessoas, inclusive do paraglaider e estará passando no próximo sábado ás 9.30 da manhã;

Gostaria de mandar um abraço a ouvintes que me conheceram ontem: Marília da Praça da Bandeira, Tereza Tigre da colônia Constança, a esposa de um integrante do coral encanto que me fugiu o nome agora e os familiares da família Fofáno.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo, eu estava ansiosa para saber sua opinião sobre o evento na Colônia Constança. Nossa conversa foi muito rápida no sábado e no domingo estávamos lá novamente, não sendo possível acompanhar seu programa. Muito obrigada pela sua gentileza e pela bela atuação como Mestre de Cerimônias. Estou capturando parte de seu texto acima e replicando no nosso blog.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.