sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Comentários diversos do meu pensamento no dia de hoje...

“Tem hora que bate uma tristeza tão grande que eu não sei o que fazer e nem pra onde ir. É tanta coisa que eu queria dizer, mas não tem ninguém pra ouvir. ”  Essas palavras são da música Choro do Fábio Junior mas expressa alguns momentos meu, com uma única diferença eu não choro, me isolo e me fecho dentro de mim mesmo.
É que há momentos que pensamos o que fizemos, representou algo para alguém? Afinal do que vale ser na vida correto, honesto, cumpridor dos deveres se ninguém dá valor? Ter que ouvir piadinhas, mesmo que de brincadeiras, e eu sempre digo que é brincando que as pessoas falam a maioria das coisas que pensam, e ver o deboche sobre a gente com os outros. É aquela coisa você vê que algumas pessoas vendem uma imagem e são totalmente diferentes, as vezes são simpáticas e por traz são totalmente o contrário. Falam bem de alguém na frente e por traz falam o oposto, isso algumas vezes posso fazer também, mas na maioria das vezes tento ser autêntico demais e as vezes não falo diretamente para a pessoa para não a deixas para baixo, mas nas brincadeiras ou através de outras pessoas dou o toque, para ver se melhoram.
O que me mais incomoda é as pessoas se fazerem de santa, serem um exemplo de ser humano, perante a sociedade e no fundo todos nós sabemos que não o são. Infelizmente a vida é como minha vó sempre dizia: “você vale o que tem e se nada tem nada vale”. Esse é o mundo que vivemos atualmente a troca de valores.
Ontem por exemplo ofereceram um serviço a uma pessoa de trabalhar de segunda a sexta de 7 as 22 horas e se necessário ficar mais por algum problema e ainda trabalhar aos sábados, tendo apenas um hora e meia de almoço e não pagariam hora extra e somente um salário mínimo de R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais) isso para mim é um afronto a inteligência das pessoas, não é à toa que eu viro e mexo digo que aqui vivemos a era dos coronéis e o século XVIII, o trabalho escravo, outro o cara ofereceu que a pessoa utilizasse seu próprio veículo e sem ajuda de custo nenhuma ele ganharia uma comissão pelas vendas, ou seja, seria um ambulante para outro explorador. Essa é a cidade, essa é a mentalidade de alguns “empresários”. Há exceções fiquei sabendo que uma dona de loja dá plano médico participativo e cobre as despesas da participação dos funcionários, dá plano odontológico e outros benefícios, ou seja, essa merece os nossos aplausos. Mas a maioria só pensa em si mesmo e no seu próprio lucro e prazer. Como dizem alguns crescem assustadoramente, tem alguns ricos e alguns que comem arroz e feijão o tempo todo e arrotam caviar, vivem de aparência.
Algumas pessoas me dizem que isso é normal em todos os locais, eu não acredito, pode ser normal na nossa região pois somos a segunda pior região do estado em termos de remuneração, qualidade de vida e outros itens, só perdemos para o vale do Jequitinhonha e não demorará muito para que ultrapassemos o mesmo.
Infelizmente aqui como digo é a cidade dos coronéis, um pequeno grupo que cerca o curral chamado Leopoldina e manda na cidade, priorizando que as pessoas nunca melhorem não cresçam intelectualmente para não verem que são exploradas. Há aquelas que passam as funções suas para os outros, numa forma verídica de desvio de função. Ou seja, aparecem com o trabalho dos outros e no final são as boas de serviço, não fazendo nada na realidade.
Infelizmente. A realidade nua e crua é que aqui como eu já disse em outras oportunidades é a única cidade onde tivemos faculdades, chefe e outros órgão superiores que ao invés de mudarem a filosofia da cidade regrediram com a mesma, ou seja, se adaptaram a realidade e deu continuidade ao sistema aqui implantado. Há esperanças de mudança, não vejo como, por isso de vez enquando eu retorno a música do Fábio Junior.
Sei que não sou um exemplo de pessoa, mas sinceramente quando me olho no espelho não sinto vergonha de mim mesmo, se é que tem alguns do que mencionei que tem coragem de sentir vergonha de si mesmo, pois na maioria são sem vergonha, mas procuro fazer a minha parte, pois já passei por todos os níveis do chão de fábrica até a gerência e se estou aonde estou só há uma explicação mereço, estou pagando por algo que fiz no passado e esse é meu destino, pois hoje sinceramente falo, mas nem sempre acredito, que há a lei do retorno. E antes que liguem para amigos e falam que to depressivo, vou suicidar, um aviso, nem coragem para isso eu tenho. Pode até um dia acontecer algo, pois não julgo que o fez pois não sei o que acontece com a pessoa em determinado momento e não tenho a capacidade de julga lá.
Sei que a partir de março estarei na fila dos desempregados e se depender de alguns comentários que ouço nas brincadeiras não será fácil de conseguir um emprego por aqui, pois na maioria por ser sincero sou chamado de linguarudo e por fazer as coisas funcionarem, ou seja, empresa que dava prejuízo se auto sustentarem é sou considerado que quero aparecer e apago o brilho de certas pessoas. E o que vivo hoje já foi previsto nuns anos atrás quando um colega de trabalho em 2010 me disse: ‘Marcus se prepara, você ficou entre as 94 unidades SESI do estado em terceiro lugar em termos de promoção e realizações e logo, logo irão te cortar a cabeça, pois isso incomoda a aqueles que se julgam os donos da cidade ou os maiorais”.
E é bom frisar que quando faço críticas aos vereadores, prefeitos, empresários tenho por objetivo ver se despertam para a realidade, no meu ponto de vista, mas e como pessoas não tenho eles como inimigos e sim parceiros, pois a cidade só irá crescer se mudar a mentalidade. Por exemplo independentemente de quem vier a ser prefeito no futuro hoje eu tenho o lema ruim com Zé Roberto, pior sem ele, é só comparar com os 40 anos de atraso que tivemos em 4 no último prefeito antes dele. Pode até ser que apareça alguém que modifique isso, mas se for pelo caminho dos acordos que vejo nos bastidores acho que o comprometimento, os acordos, engessam o futuro prefeito e por mais capacitado que seja será mais um a passar e deixar a desejar.

Mas além de Fábio Junior acrescento a música de Serginho do Rock, isso é Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.