sexta-feira, 13 de maio de 2016

2015 e 2016 ano difícil para radialistas e imprensa local

Em fevereiro de 2015 morreu Anderson Fontanella, em março de 2015 morreu Anderson Nogueira e agora em maio de 2016 morre Alex Siqueira, todos em funcionários da Rádio Jornal AM, nesse intervalo faleceu também o jornalista Gama Filho que está prestes a completar um ano de sua passagem. Sem muita renovação no meio radiofônico e da imprensa há um desfalque na área. Mas ainda há baluartes que fazem parte da velha geração e que mantém de pé, a trancos e barrancos, a ideologia de um rádio voltado para o povo, trata-se de Luiz Carlos Montenári, que trabalhou com os demais citados nos últimos anos e hoje tem seu horário na rádio Jornal (pelo menos acredito que tenha, pois não ouço rádio há muito tempo, exceto o Haroldo em notícias raramente) diariamente com o Jornal da Cidade, sendo que extraoficialmente fiquei sabendo que nos finais de semana seus programas teriam sido retirados do ar, e que o Jornal da Cidade é questão de tempo para ter seu fim decretado, de acordo com as novas normas implantadas na Rádio Jornal AM, que não tem a prioridade o jornalismo mais, como foi no auge de sua história.
Esse é o reflexo de uma mudança trágica de donos que levou a situação que a mesma se encontra, lembro-me que em um dos churrascos da emissora eu falei com os funcionários: vocês ainda sentiram saudades do sistema Multisom e não deu outra, apesar de muitos não admitirem por medo de represálias. Mas de quem é a culpa: acredito que de uma pessoa que poderia ter feito mais para a imprensa de Leopoldina, trata-se de Ivan Botelho, pois deixou a Gazeta de Leopoldina e a Rádio Jornal irem para o esgoto na sua história, abriu mão e não quis mante-las como no passado. Não reconheceu que os desmandos e a situação difícil que o seu grupo de comunicação passou foi mal administrado e por isso se deteriorou. Mas enquanto estava em suas mãos apesar dos problemas ainda se ouvia dizer A HISTORIA DE LEOPOLDINA passa pela Rádio Jornal, depois disso realmente a história do rádio em Leopoldina ficou decepcionante.
Há muito tempo não tenho contato com radialistas e nem posso falar como andam as coisas, mas pelo pouco que sei as projeções são as piores e os sonhos de uma imprensa livre, atuante e determinada foram por água baixo com os desmandos, os ditadores e os que não tem a intenção de ajudar a história da cidade. Gostaria de ter uma esperança ou até mesmo de lança-la aqui, mas não os tenho e pelo que sinto ainda poderá ser pior, como diz um radialista há muito tempo para mim: do jeito que as coisas estão era preferível que a JORNAL fechasse as portas, infelizmente.
OBSERVAÇÃO: na última sexta feira há noite estive visitando o Luiz Carlos Montenári que há mais de 4 meses não o visitava ou até mais e o mesmo me falou da mudança na programação da Emissora Rádio Jornal, seu horário agora do Jornal da Cidade é de 11 ao meio dia e nos finais de semana há uma dificuldade para escalar profissionais, devido ao futebol. Luiz Carlos Montenari me confidenciou que não sabe da intenção de retirar do ar o seu programa, conforme alguém me falou em Cataguases há 15 dias e disse estar muito sentido com a passagem do seu amigo Alex Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.