terça-feira, 21 de abril de 2015

Alguns comentários sobre a programação dos festejos dos 161 anos de Leopoldina e da vida em geral

               Nesta segunda feira estive participando como observador dos festejos do aniversário da cidade de Leopoldina que completará 161 anos no próximo dia 27 e pude observar alguns pontos do evento. Um lado que considero amadorismo muito grande nos eventos da cidade é a preparação na hora programada, a tal passagem de som, se bem que ontem a culpa nem foi dos profissionais envolvidos, pois por volta das 20:30 horas é que foi liberada a energia para o palco, mas deve ter ocorrido algum deslize na contratação da empresa fornecedora de energia, pois isso já deveria ter sido programado, já que na noite anterior houve um evento. Mas uma dica que dou para os artista de Leopoldina, se querem melhorar ou se profissionalizarem façam como os grandes artistas, durante o dia vão ao local do evento, passem o som, deixem tudo pronto para a hora do mesmo, pois o povo gosta de chegar e ver o espetáculo e pontualidade demonstra ponto, acho que se o show esta marcado para 21 horas, no mínimo com 15 minutos de antecedência deve se estar lá, é questão de respeito ao público. Durante alguns minutos observei comentários de alguns que passavam pelo local, nossa ainda estão testando o som, não vou ficar aqui, outros reclamando da falta de conhecimento do evento, outro problema, principalmente dos orgãos públicos, a demora em liberação de cartazes com a programação, isso é coisa burocrata, sei que um setor privado é diferente do publico, por causa dos tramites legais, mas se começar a programar mais cedo com certeza isso não será um problema.
Mas vamos aos pontos positivos:
            Esse ano muitos estão surpresos com o evento, pelo tamanho, atrações todos os dias, atendendo a todos os gostos, com um custo não muito alto e valorizando a cultura local e regional. Parabéns a quem teve essa ideia.
             Outro ponto positivo vi a apresentadora Josie Josilane que tem desenvoltura e saiu da mesmice do dia a dia, acho que tem talento para ser uma apresentadora de palco, pois no seu modo simples, educado sabe interagir com o público, não fica aquela coisa massante de impostação de voz, forçamento de simpatia e brincadeiras sem nenhum propósito, foi simples, eficiente e agradável.

                Show da Janaína Gentil, eu nunca havia acompanhado de perto, só de ouvir dizer ou de passagens rápidas em apresentações da época que integrava o Grupo Nó de madeira, mas achei agradável um repertório satisfatório tocando músicas conhecidas e introduzindo algumas nem tanto assim e inclusive cantando uma composição sua. Tem presença de palco, interatividade, desceu do palco e foi junto ao público. É claro que devo salientar é um show mais para a família, já que é em sua maioria sambas e o público jovem nem sequer conhece esse ritmo, esta acostumado com os lixos impostos pela mídia e que fazem sua cabeça atualmente, por isso o nível cultural de hoje, mas isso falo no final. Parabéns aos músicos e a cantora, acho que quem gosta de boa música ficou satisfeito.
O Grupo Exige o tom eu não posso avaliar pois não fiquei para o mesmo, ai vem aquela questão, quando um show acaba é necessário rapidez na substituição, pois ficar esperando é um verdadeiro saco e eu, acho que pela idade, não tenho paciência e fui embora.

                 Mas vamos a outras questões, durante o show da Janaína alguns jovens me procuraram e me falaram que música é essa, que coisa horrível. Ai vem a questão, durante a espera para os shows eu comentava com uma pessoa olha  o nível de hoje, jovens de todas as classes sociais, roupas variadas, algumas comportadas, outras nem tanto, uma pessoa até sobrou no meu ouvido, parece que estou em meio a um bando de trombadinhas, pois a imagem é essa que se passa atualmente. Mas não quero ser moralista e nem saudosista, mas o nível de hoje da juventude é esse, pois as tvs, rádios, clubes e casas de show oferecem aos jovens um padrão cultural muito baixo, nivelando por baixo, sei que alguns irão achar que estou abusando e sendo preconceituoso, mas se te derem pão todos os dias, quando comer algo diferente não irão gostar, ou seja, hoje com raras exceções vemos é o funk ostentação e o funk mais ousado, com letras que não valorizam, em muitas vezes, e depreciam as mulheres, o valor moral, a cultura, acho que todos tem o direito de se expressarem e há espaços para todos os níveis de músicas, mas é necessário oferecer também algo com conteúdo, valorizar nossas raízes, dando aos jovens opções de conhecerem uma orquestra, uma mpb com músicas e letras bem feitas, mesclar o atual com o antigo, criando a cultura. Como já disse em outros textos o por que o carnaval está acabando, os jovens em sua maioria conhecem as marchinhas de carnaval? Ouço algumas rádios via internet e vejo que 80% ou mais é de musicas internacionais, cade a valorização da Musica Popular Brasileira? E outra coisa se queremos mudança temos que começar por nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, estado e assim por diante. 
                Concordo com o RATINHO quando em seu programa enfatiza que hoje precisamos de exemplos morais, a população precisa de ter uma religião, não importando se é espirita, católica, evangélica ou outra qualquer, o fundamento é o mesmo, apesar de algumas diferenças entre elas o fundamental é acreditar em um ser supremo e valorizar o amor e o respeito. Por isso acho que as emissoras das massas, rádio e televisão, deveriam pensar mais nisso. Não é colocando ou forçando a barra com temas polêmicos, mas abordando os mesmo e também dando exemplos positivos. Hoje na mídia vemos a guerra entre GLOBO, RECORD e SBT nas novelas, a primeira com o modernismo, focando temas como homossexualidade, traição, golpes e tudo mais, mas será que é na proporção apresentada, será que não tem exemplos positivos, alguns dirão é o retrato da vida, mas é mesmo ou estão exagerando, a RECORD levando para o lado bíblico, o que não acho errado, mas é necessário mesclar, pois neste caso visa apenas o retorno para seu próprio proprietário, acho que esta exagerando muito, uma lavagem cerebral, e inclusive não concordo com o  rumo que o país está vivendo, a guerra entre as crenças, somos um país laico, ou seja, somos um país que tem várias religiões e é necessário se respeitar uns aos outros, pois cada ser humano tem suas convicções e acho que estamos caminhando para uma “guerra santa”, ou seja, não podemos deixar que aqui se transforme em um Iraque, Líbia, Israel. O SBT focando totalmente suas novelas para as crianças, mas tendo o lado positivo de valorização da família, precisa ampliar e não ficar com o foco somente nessa faixa, mas é uma boa opção, sou suspeito de avaliar o mesmo pois sou fã de carteirinha do Silvio, apesar de não concordar com algumas atitudes do mesmo em termos de televisão como a ditadura no jornalismo e a falta de persistência e valorização do mesmo em sua rede.
                      Acho que, como disse anteriormente, o objetivo maior é o amor e todas as religiões podem ter seu público e se ajudarem, respeitando uns aos outros e quem sabe fazendo trabalhos em conjunto visando o bem comum da população. Finalizando essa parte quero ressaltar que não sou o dono da verdade, sou um homem cheio de defeitos e com poucas qualidades, mas acredito que temos que ter exemplos positivos para que os jovens possam se espelhar. Em tempo, nunca usei por isso não posso afirmar, mas ontem na praça, na cotegipe e em  alguns lugares que passei observei cheiros não comuns, o que me leva a crer que a droga está solta na cidade. Ai vem a religião, a família, a educação e a cultura, pois os jovens hoje entram no mundo das drogas, bebidas e muitos não sabem o que isso trás de consequência para a vida deles, como já disse estão nivelando por baixo e isso é um perigo. Acho que a crise moral que o país passa é reflexo do que oferecemos hoje muita liberdade sem uma responsabilidade efetiva, ai vem os defensores da liberdade os que defendem a criação de cotas, estatutos, que muitas vezes fazem a defesa do lado de fora da suas casas, mas quando o problema é no seu seio familiar a coisa muda de posição. Acho que realmente precisamos nos unir para tentar mudar o rumo que estamos indo, começando com os políticos, com as leis e acima de tudo com nossa própria vida. Não sou um exemplo, tenho meus deslizes, fraquezas mas uma coisa eu posso falar, falem bem ou mal de mim, mas falem de mim, pois aqui o meu objetivo é causar pensamentos, é despertar a consciencia crítica em cada um de vocês e acima de tudo provocar a reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.