domingo, 26 de janeiro de 2014

Por que o CEFET não tem sua mão de obra utilizada na cidade

No último dia 23 esteve em Leopoldina o deputado Federal Marcus Pestana e em seu pronunciamento fez uma analise muito interessante sobre a situação atual do Brasil, sobre nossa região e como economista analisou o pais em um todo. Muitas coisas que ele disse eu realmente penso igual. Vamos a alguns pontos:
O Brasil está melhor sim, desde que Itamar Franco teve a coragem e criou o real as coisas melhoraram e o Fernando Henrique em seu governo criou um programa visando ajudar as classes mais "marginalizadas" criando os bolsas da época (vale gás, bolsa escola e outros), privatizou algumas empresas que na mão do governo não davam lucro e na iniciativa privada são positivas (acho que ai errou, pois o governo deveria é criar regras e tratar a empresa pública como se fosse privada, sem privilégios e sem apadrinhamento), deu um norte o real , Lula assumiu o governo e manteve a mesma visão de Fernando Henrique na área econômica, ampliou os programas sociais mudando o nome e consolidando num só nome BOLSA FAMÌLIA, não privatizou mas começou o processo de "concessão" ou seja "a iniciativa privada explora por um período o serviço" na minha visão uma privatização disfarçada. A Dilma veio e manteve o mesmo projeto do LULA, ampliou ainda mais os projetos sociais. Neste ponto discordo de alguns pontos como já mencionei aqui em outros comentários: fiz parte do conselho municipal de Assistência Social em dois governos do José Roberto e Bené e nas minhas visitas acompanhadas por assistentes sociais observamos alguns erros, pessoas que possuíam casas de aluguel, tvs Lcds na época recebendo bolsa família, o programa é para ajudar a custear despesas com estudos para os filhos menores e haviam pessoas que os filhos nem sequer moravam com as pessoas que recebiam o benefício, acredito que há uma necessidade de melhor controle e um período para melhoria, não pode ser permanente, pois já foi provado pelo menos aqui em Leopoldina que as pessoas que recebem não querem se capacitar para não perderem o mesmo. Visto que a prefeitura já fez nos últimos anos cursos para esses beneficiados como garçom, cabeleireiro, manicure, auxiliar administrativo, recepcionistas, corte e costura e outros e os alunos no final eram mínimos em alguns casos. Acho que estamos criando pessoas dependentes desses projetos, uma ditadura democrática, o povo recebe do governo e se acomoda e com medo de perder o benefício se torna um eleitor sistemático do atual poder. 
Outro ponto discutido na reunião, a manutenção do atual governo em Minas, muitos criticam que o PSDB já está no poder a mais de 12 anos, mas esse é o caso do PT no governo Federal, portanto acredito que os mesmos que criticam minas deveriam ver o Brasil em um todo. Mas pimenta nos olhos dos outros é refresco não é mesmo, façam o que falo e não o que faço diz um ditado popular. Mas analisando o estado queria lembrar que nos governos estaduais de Newton, Itamar e outros o funcionalismo ficava muitas vezes com o salário atrasado, o décimo terceiro era pago parceladamente em muitos meses e o atendimento ao público se não era pior era igual ao atual governo em alguns casos. Hoje o discurso é que o funcionalismo perdeu o seu valor monetário e os salários estão defasados, eu penso o seguinte ganhava se mais mas a inflação comia o salário, com a estabilidade podemos notar que muitos funcionários públicos hoje tem seu carro, sua casa, suas férias na praia, merecidamente, como deveria ser para todos os trabalhadores, noto que muitas cidades tem asfalto, melhoria na qualidade do serviços, lembro que antigamente a PM em alguns municipios utilizava carros ridículos para atender as ocorrências, quando os tinha, hoje a frota na maioria é nova. As ambulâncias inexistiam e outros equipamentos. Há muito o que melhorar mas se olharmos para o passado e compararmos vimos melhorias realmente, mas o que me preocupa é a massa de manobras, os jovens de hoje são manipulados, são joguetes nas mãos de alguns políticos, entram na onda e não conhecem como as coisas eram antigamente. O próprio PT era marginalizado e não tinham voz na mídia, eu inclusive era um dos poucos que tinha coragem de levar os petistas ao rádio em meus programas e inclusive na época era considerado um candidato em potencial para o partido e fui convidado, as denuncias eram constantes contra o poder por parte do PT e hoje muitos petistas criticam as denuncias da imprensa, dizem que são falsas. Me preocupo com a visão que estão fazendo dos ministros do Supremo, pois vira e mexe dizem que Joaquim Barbosa fez isso, gastou com isso e aquilo, mas se esquecem que o salário do mesmo é altíssimo e se formos ver tem alguns filhos de políticos que não tinham nada e hoje tem grandes empresas. Sei que o SUPREMO pode até errar em alguns pontos de vistas, mas eles cumprem a lei que os próprios políticos criaram. São poderes independentes e devem ser respeitados em um todo, seria bom se o executivo fizesse sua parte e não interferisse no legislativo (Câmara e Senado), mas isso é um sonho, pois as emendas e os acordos geralmente são feitos.
Outro ponto citado no encontro o perfil da cidade de Leopoldina, citou se Ubá que foi para o lado dos móveis e se tornou um polo industrial, citou se Astolfo Dutra e Dona Euzébia que foram para o lado das mudas e são referências no pais e Leopoldina focou em que: Agropecuária (inexistente no momento, pelo que se sabe o distritos estão sendo esvaziados) há alguns produtores de leite que se mantem, mas para se ter uma idéia a cooperativa está passando por crises e inclusive a PORTO ALEGRE de Ponte Nova quis até compra-la, mas não houve acordo, extraoficialmente. O comércio e serviços mantém a cidade, as indústrias não vem em peso porque não acham atrativos, vemos ai a APA e a PIF PAF como duas grandes indústrias e algumas confecções ou facções na cidade, mas não somos um polo de confecção. Acredito que Leopoldina já passou da hora de criar um polo utilizando o potencial dos alunos do CEFET, pois são reconhecidamente valorizados pelas empresas do Rio, Espírito Santo e outros estados e nós nem sequer utilizamos esse potencial. Veja a situação de Santa Rita de Sapucai que se tornou o Vale da Eletrônica, por que não podemos criar algo parecido aqui? A eletronica, a Mecatronica estão em alta no pais e no mundo e nós estamos andando na contra mão. Acredito que Leopoldina o grande problema é o conservadorismo, já falei e falo mais uma vez no calendário estamos vivendo 2014, mas na prática estamos vivendo o século XXIII, onde os "coronéis" mandam. Basta ver como foi a resistência de se implantar um supermercado como o Bahamas? Ai fica a pergunta: alguém perdeu com a vinda do mesmo? Alguém ganhou com a vinda do mesmo? Coloquem o peso na balança e pense na resposta, sem protecionismo, sem conservadorismo, sem olhar para o próprio umbigo. 
Sei que estou jogando palavras ao vento, sei que irão me criticar e muito, pois alguns acham que sou da ala conservadora, da direita, mas no passado sempre fui da oposição, já votei muitas vezes no PT, já trabalhei para campanhas políticas do PT, PMDB, PSC, PSDB e nos bastidores vemos coisas que muitos não acreditam. Os políticos estão desgastados sim, mas há bons políticos, há os honestos, há os aproveitadores, os manipuladores, os que são manipulados, mas para isso é que existe a eleição para selecionarmos melhor, se não deu certo muda, mas há a necessidade de novos nomes, de novas lideranças, de novos pensamentos e acima de tudo de pessoas honestas ingressarem na política, pois os bons se ausentam e os maus crescem.
LEOPOLDINA é hora de pensar, raciocinar, melhorar e crescer e você faz parte dessa história. 
Não sou ninguém um pobre coitado que não tem nada mas pelo menos tenho o meu pensamento e a minha coragem de dizer algo que penso, que muitas vezes entra em choque com os outros. Pago caro por isso pois sou considerado: "língudo, complicado, demagogo e até um bobo da corte" mas esse é o preço da liberdade de pensamento que a constituição nos oferece. Boa semana....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.