quinta-feira, 21 de julho de 2016

XXI SIPAT - palestras interessantes e alguns videos de primeiros socorros que todos deveriam saber como proceder.

Dando sequencia da semana da XXI SIPAT – Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de trabalho na terça feira a psicóloga Terapeuta Cognitiva Comportamental, Thalita Bella, falou sobre Ansiedade que é considerada a doença do século. Durante sua palestra a mesma ressaltou que a ansiedade está há séculos na vida do ser humano, dependendo da época podemos ver que nos primeiro humanos viviam em ansiedade na hora da caça e com medo de ser caçado, hoje o stress do dia a dia faz com que o ser humano viva ansioso, hora porque tem que agradar os patrão, tem que se destacar na sociedade, além da ansiedade pela crise e ninguém sabe o dia de amanha. Os sintomas em casos mais graves podem ser notados fisicamente com suores excessivos nas mãos, axilas, pés, com o transtorno do sono e muito mais. A mesma ressaltou que um acompanhamento com psicólogo e em alguns casos com o psiquiatra é necessário e que há formas de amenizar com atividades físicas, participação em atividades ligadas à religião ou algo que faça com que a pessoa se desligue do problema ou descarregue um pouco do stress. Foi uma palestra muito útil e que deixou claro que a ansiedade muitas vezes leva as pessoas ao seu limite e as empresas, as pessoas tem que prestar atenção, pois podem realmente atrapalhar o dia a dia.
Na quarta feira o tema foi à saúde com duas palestras abordando temas atuais: a primeira apresentada pela equipe da secretaria municipal de saúde, setor de combate a Dengue, que abordou “Dengue, Zica Vírus e Chikungunya: você faz parte da solução”. O coordenador do programa Moisés fez a abertura e Ana Paula abordou os três temas demonstrando a diferença da três doenças e a gravidade das mesmas. Lembrou que o combate é feito por todos e que não se podem deixar os locais que podem acumular água suja, pois o transmissor o ovo mosquito Aedes Aegypti pode ficar adormecido durante um ano e neste período se houver água e calor ele poderá se desenvolver rapidamente de ovo, larva e mosquito adulto.
 Somente a fêmea transmite a doença e que os principais locais que podem armazenar o ovo são: caixas d’água destampadas ou mal tampadas, vasos de plantas, calhas, vasilhas de animais, galões e tonem para armazenamento de água, pneus, vasos sanitários poucos usados, suporte de água de geladeiras e outros e destacou que o governo de Minas lançou o programa 10 minutos por semana você pode ser um agente contra a dengue. Os sintomas das três doenças são parecidos, mas no caso da dengue há a dengue hemorrágica que se não for tratada imediatamente pode levar a morte e imagens chocantes de sangramento nas gengivas, olhos, nariz, poros da pele não são demonstrados na mídia e isso atrapalha, pois as pessoas não observam como é uma doença perigosa.
Dando sequencia a Dra. Hérica Bedim Bonin, ginecologista e obstetra falou sobre: “Prevenção do Câncer e DSTs”. Foi uma palestra muito informativa e esclarecedora também, apesar de ginecologista ela aproveitou a presença de grande número de homens no auditório e falou sobre o câncer de próstata, da importância do exame de toque que é o melhor para detectar a doença em seu inicio, pois os demais como de sangue só aparecem quando a doença já está mais avançada e o machismo deixa os homens com medo desse exame, mas o câncer de próstata pode deixar o homem impotente. Falou sobre o câncer de útero e a importância do preventivo, se não puder ser no consultório particular, deverá ser feito nos postos de saúde e o câncer de mama, que deve ser feito a mamografia pelo menos uma vez por ano em alguns casos, pois é o mais eficaz, mas esse procedimento nem sempre é conseguido nos serviços públicos de saúde. Falou sobre as doenças transmissíveis e falou que uma doença que está preocupando ela, como ginecologista é a sífilis, pois as mulheres não estão se cuidando e há um grande número de bebes nascendo com sífilis e a mesma pode levar a cegueira e outros danos permanentes e na realidade o tratamento é simples e eficaz. Falou de outras doenças a AIDS e deixou claro que a pessoa não pode mais falar que uma ou outra não tem AIDS, apenas com o olhar, pois hoje o tratamento deixa aqueles bombados de academia, aquelas mulheres bonitas com uma aparência saudável e na realidade são portadores do vírus. Há pessoas que possuem o HIV e não desenvolvem a AIDS e o exame para detectar se é ou não portador do HIV deve ser feito após seis meses, pois a pessoa pode possuir o vírus e antes deste período não aparecer no exame. A doutora aproveitou e disse que a melhor proteção contra a AIDS é o uso do preservativo (Camisinha) tanto no sexo oral, vaginal e anal e demonstrou como se deve colocar a mesma, pois se for usada corretamente não há perigo de estourar ou sair, sendo que a pessoa tem que observar o seguinte: ter a camisinha na carteira, no bolso, exposta no calor (como em porta documentos de carros) danificam a estrutura da mesma e pode levar a mesma a não ser eficaz. Apesar do tema muito sério, Dra Érika falou muito bem e acredito ter alcançado o seu objetivo que foi a conscientização dos presentes.
Nesta quinta feira, dia 21 de julho, mais duas palestras interessantes: 
Anderson Rodrigues, engenheiro ambiental na empresa Engenharia e Soluções Ambientais focalizou o tema: “Gestão Ambiental na Teoria e na Prática” e destacou que os projetos ambientais devem ser observados por todos, demonstrou que a cada dia as cobranças dos meios governamentais e dos clientes, mais exigentes, ficam mais presentes e que todos são responsáveis pelo meio ambientes, pois não é só o momento, mas o futuro das nossas gerações que estão em risco se não observarmos esse fato. Falou da parte de aprovação dos projetos ambientais, dos tempos e o que deve ser feito e ressaltou que a população também deve participar, não só as empresas, pois há resíduos como: lâmpadas florescentes, baterias de celular, plásticos e outros elementos que contaminam o solo e como na maioria das cidades não há a coleta seletiva e o tratamento do esgoto, todos somos culpados pelo nosso próprio ambiente e deixou claro que se cada um fizer sua parte já estará ajudando um pouco.
Em seguida o tema foi “suporte básico de Primeiros Socorros” proferido pelo técnico de enfermagem do SAMU, Ricardo Batista de Carvalho. O tema é muito extenso e o mesmo tentou abordar alguns fatos mais do nosso cotidiano e salientou que os socorristas na realidade são as pessoas que estão ao lado de quem necessita do socorro e que o SAMU, Bombeiros e outras entidades precisam muito das informações e da ajuda das pessoas até que eles possam chegar ao local. Ele ressaltou que há uma falta de consciência de alguns passando trotes para esses serviços e que no seu caso um dia ele levou um trote que durou quatro horas, atendendo um chamado da estrada rural (de terra) entre Tebas e Piacatuba, onde no chamado constava que havia uma pessoa passando mal e a unidade do SAMU ficou rodando todas as casas daquele trajeto a procura de quem havia chamado e era trote. Passou alguns vídeos sobre acidentes nas estradas e alguns slides que mostram o impacto dos objetos em uma batida com as velocidades, deixou claro que o importante nos acidentes e não mexer com os acidentados, preservar o local e se possível pedir as pessoas que permaneçam em seus veículos até a chegada do SAMU ou BOMBEIROS e há casos que somente os bombeiros podem atuar, como nos de incêndios e algumas vezes ouve-se criticas ao SAMU dizendo que estavam no local e deixaram as pessoas morrerem carbonizadas, mas na realidade o SAMU só só pode ir até o local do incêndio após os Bombeiros avaliarem e liberarem o local. Em caso de acidentes envolvendo fios elétricos foi destacado o que se fazer. Neste caso veja o vídeo abaixo e observe o que fazer:

Falou que no mês de maio o corpo de bombeiros de Leopoldina sofreu 78 trotes de um mesmo telefone e que trote é crime previsto em lei. Explicou que no caso do SAMU a central que fica em Juiz de Fora tem um painel onde as chamadas são demonstradas e há a exposição do numero que toca e se já houve trote aparece para o atendente e há um contato via GPS localizando a unidade do SAMU mais próxima do local da ocorrência. Ricardo ressaltou que as pessoas às vezes reclamam de tantas perguntas durante a chamada e que esse diagnostico é para detectar qual a necessidade e qual viatura enviar a Suporte Básico ou Avançado e que as pessoas devem ao ligar terem calma para passarem o endereço, o ponto de referência, a cidade, como o paciente está naquele momento, se possuem alguma doença e através dessa conversa os médicos que ficam na central podem ajudar orientando como deverão proceder até a chegada da unidade do SAMU. O enfermeiro passou alguns procedimentos que devem ser feitos em alguns casos e estarei postando aqui abaixo os vídeos de orientação de procedimentos para que as pessoas possam tomar conhecimento em caso de necessidade e tais procedimentos que podem parecer de inicio, bobos podem salvar vidas.

Posição Lateral de Segurança: em caso de desmaios, quedas, epilepsia e outros.
Após abordar e avaliar uma vítima, e caso esta respire, devemos deitá-la de lado. Esta "Posição Lateral de Segurança" garante que a queda da língua não impede a vítima de respirar.
Deve alinhar o corpo da vítima, retirar-lhe óculos e objetos volumosos dos bolsos e desapertar o colarinho. Coloque o braço da vítima que está junto a si dobrado, com a palma da mão virada para cima. 
Dobre o outro braço sobre o tórax e encoste as costas da mão à cara da vítima do seu lado. Com a outra mão segure a perna da vítima do lado oposto ao seu acima do joelho e levante-a, de forma a dobrá-la, rolando o corpo na sua direção. Mantenha uma mão a apoiar a cabeça da vítima enquanto a faz rolar.Verifique regularmente se a vítima respira e aguarde a chegada do socorro.

Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. No caso da pessoa engasgar.

 Em bebê, menos de um ano.




Parada Cardiorrespiratória
No caso de um enfarto, deve-se fazer o procedimento até a chegada do socorro, pois o cérebro morre após 6 minutos aproximadamente e tem que ser feito em 120 por minuto e com força para levar o sangue ao cérebro, fazendo o trabalho do coração, se a pessoa não conseguir revesse com alguém, esse procedimento pode salvar alguém que sofreu um AVC, um Enfarto e outros causadores da parada respiratória.


Ao encerrar essa matéria no dia de hoje gostaria de ressaltar que apesar de estar fazendo a apresentação do evento de forma gratuita, sem nenhuma remuneração, estou satisfeito por ouvir tantas palestras interessantes e aproveitosas, que enriquecem qualquer pessoa. Parabéns aos organizadores, as empresas e aos palestrantes do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.