segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Campanha de Chamamento para reposicionamento da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador nos veículos Jaguar F-TYPE, XF, e XJ, ano/modelo 2015, fabricados entre agosto de 2014 e outubro de 2014.

Alerta de Recall: veículos Jaguar F-Type, XF e XJ

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JAGUAR E LAND ROVER BRASIL IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para reposicionamento da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador nos veículos Jaguar F-TYPE, XF, e XJ, ano/modelo 2015, fabricados entre agosto de 2014 e outubro de 2014.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em com início em 13 de novembro de 2014, abrange 17 (dezessete) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos SAJAA6095F8K17350 a SAJAA66M6FMK17649, para veículos F-Type, SAJAA06U0FPU50387 a SAJAA0799F8U49629, para veículos XF, e SAJAA1695F8V78264 a SAJAA18Y7FMV77063, para veículos XJ. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou “a possibilidade da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida soltar-se da polia guia e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador soltar-se de seu local”. Nessa hipótese, “poderão aparecer luzes de aviso ao motorista, incluindo aviso de bateria no painel de instrumentos, e o veículo perderá a direção assistida, podendo causar dificuldade na direção e aumentando o risco de acidente, com possibilidade de danos físicos e/ou matérias aos ocupantes e terceiros”. Além disso, “caso o cabo da bateria se solte, a mesma poderá gerar um arco elétrico que, por sua vez, poderá originar uma sobrecarga térmica, fusão e/ou combustão do isolamento do capô. Nestas condições, existe um maior risco de incêndio por baixo do capô do veículo, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros”.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 729 1420 ou pelo e-mail cliente@jaguar.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

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