sexta-feira, 18 de abril de 2014

Leopoldina um caso difícil de se resolver?

Há dias não comento nada sobre o município e muitos me cobram o por que?
Na realidade a desilusão com a cidade é muito grande, há pontos positivos e muitos negativos, e tudo que vemos na cidade é o total despreparo ou melhor desprezo pelo bem popular. Recentemente fui ao Hospital (Casa de Caridade Leopoldinense) e andei pelos corredores e fiquei perdido dentro do mesmo, pois só vou ao local quando estou doente ou tenho algum conhecido doente, o RAIO X mudou de local, indo para aonde era o setor de tomografia (que nem sei se está funcionando) com isso as pessoas que querem fazer exames como raio x podem utilizar a entrada da rua Padre Júlio e ficou independente da entrada principal do hospital ou do pronto socorro. Sei que muitos reclamam do atendimento no PS, pois independentemente de ser particular ou pelo SUS a demora é a mesma, mas andando pelos corredores fiquei impressionado com a limpeza e como está bem cuidado, perguntei a um funcionário se era coisa da gestão como provedora da Verinha Pires e ele me disse algumas coisas sim. Gostei do que vi e quero de público parabenizar a Vera Pires, sei que ainda há muito o que modificar, os funcionários por certo devem ter reclamações ou esperam mais, mas com o pouco tempo já da para ver que as coisas estão andando positivamente e pelo menos credibilidade e seriedade a mesma passa para todos nós.
Outro fato que me chamou a atenção foi a palestra do Professor Antonio Dias Pereira, que demonstrou como podemos sair desta situação caótica que estamos em Leopoldina, ou melhor, tentarmos sair. O que me impressionou é que tudo que ele falou eu falo com meus companheiros de trabalho, com alguns colegas de faculdade e como estou no sétimo período de administração, foi uma verdadeira aula de administração, pena que muitos que ali estavam não irão colocar em prática ou por desinteresse ou por desconhecimento e o que me mais chocou foi a falta de pessoas ligadas a política local, exceto o vereador Paulo Celestino. Infelizmente o que vejo na cidade é a falta total de despreparo ou de desinteresse por parte da administração pública, novos nomes surgiram, mas não houve abertura de horizontes, ou seja, nomes novos e o foco atrasado. Vejo que pode até haver uma boa intenção, mas falta visão. Algum candidato ou pré candidato ou algum secretário já visitou outras cidades para ver as inovações, as melhorias? Ficar fechado neste mundinho aqui não acrescentará nada, o Prof. Antonio disse que hoje á a necessidade de crescimento, mas com desenvolvimento e frisou hoje as cidades que desenvolvem tem o foco em tecnologia. Nós temos aqui o CEFET 27 anos de existência e o que foi feito para aproveitar o seu potencial? Nada. Poderíamos ter um centro tecnológico aproveitando o potencial como estagiários e os melhores montariam suas empresas, aproveitar o curso de Robótica, Administração e outros aqui existentes, mas a visão é que o povo quanto mais dependente melhor, pois aí é massa de manobra. O palestrante disse o que estou cansado de dizer: hoje a internet tem tudo e o comércio, os prestadores de serviços se não evoluir irão ficar parados e deixados para trás, hoje compramos via internet com preços melhores e a entrega acontece em dois e três dias. Os futuros administradores do comércio de seus pais devem abrir os olhos e não há crescimento sem investir nas pessoas, crescimento se valorização não gera desenvolvimento. Infelizmente não vejo um futuro promissor para Leopoldina com os nomes que temos, pelo menos na política. Hoje o que vejo é cada um pensando em sí próprio, querendo ganhar o seu dinheiro e colocar no bolso e alguns que nunca desce dos palanques e só fazem críticas, campanhas partidárias. É preciso abrir os olhos e independentemente de siglas partidárias lutar por Leopoldina. Em conversa com um empresário ele me disse eu não entendo de tudo no meu comércio, mas coloco gente que entende e a coisa cresce. Ser prefeito é abrir mão do ego pessoal e pensar num todo, é não proteger esse porque é meu parceiro de campanha, porque tenho vínculos familiares e necessário se colocar pessoas com visão, com potencial e vontade de fazer algo diferente e dar poder. Dinheiro há falta projetos e o que é pior seriedade, pois as vezes sai de Brasília 100 e no final chega 1, pois cada um tira o seu e o povo que se dane.
Sei que estou jogando conversa fora, sei que muitos irão me condenar e criticar, mas infelizmente alguém tem que dizer algo para tentar abrir os olhos dos leopoldinenses e por certo muitos irão dizer: falar é fácil, fazer é o mais difícil, mas temos que começar. Não podemos deixar que só os maus políticos entrem na política, é necessário mudar, ter caras novas, pessoas sem vínculos com a ou B, parar de trocar figurinhas carimbadas, fulano entra na política porque o pai, o tio, o irmão era político, chega de substituição hereditária, por causa disso estamos aonde estamos. É preciso arriscar, se não der certo mudamos, mas é preciso ter um projeto a longo prazo. Prova do que estou falando é o último governo municipal, supostamente tinha experiência, rastro político e eu pergunto o que fez que marcou a sua passagem pela prefeitura?  Eu sinceramente não me lembro de nada. E é preciso neutralizar aqueles que só aparecem na boa, para mamar na teta da vaca e o que é pior, são os derrotados e querem apenas atrapalhar o que funciona por que o sucesso dos outros o incomoda. Não sou político e nem sei se um dia serei, mas espero que surja uma luz no fundo do túnel e que um novo grupo seja criado pois o que vejo no momento me desiludiu e muito. Acorda Leopoldina...

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.