sexta-feira, 25 de abril de 2014

Curso de encanador assistente acontecerá em Leopoldina

                     Nesta quinta feira, dia 24 de abril, esteve em Leopoldina Larissa Martins de Oliveira do Programa SESI ESCOLA MÓVEL para fechar uma parceria de realização do Curso de Encanador Assistente gratuito para a população. Os contatos tiveram inicio no dia 15 de abril quando a mesma ligou para a unidade SESI Leopoldina dizendo que havia conseguido agendar o curso para o município e que deveríamos procurar parceiros para a empreitada. A solicitação dos cursos da unidade móvel foi feita no ano passado junto ao Francisco José Campolina Martins Nogueira, presidente da FIEMG Regional da Zona da Mata em maio de 2013 e ao gerente Regional do SESI, José Eduardo Jardim e surgiu após um contato com o secretário de Desenvolvimento de Leopoldina, Valter Matos, focalizando o assunto.
                    Mas no dia 15 assim que recebi o telefonema e em seguida um e-mail entramos em contato com o secretário Valter Matos e repassamos as condições para a parceria, que incluía as seguintes observações: Parceiro: Deverá fornecer pessoal para fazer as inscrições dos alunos(será dado um treinamento), pessoal para limpeza diária, local para realização do curso, fornecer lanche aos alunos, divulgar nas melhores opções para alcançar o público-alvo: rádios, internet, carro de som, igrejas, associações de bairros, etc... e que aguardávamos uma resposta até o dia 16 para que confirmássemos a realização e também confecção de folders, cartazes e faixa para divulgar o mesmo. Ai começou nossa luta, após não receber uma confirmação por parte do poder público municipal nos itens citados acima, pedi se poderíamos fazer as inscrições nas unidades do CRAS, Biblioteca pública e a resposta foi que deveríamos aguardar uma conversa com o prefeito e um retorno seria dado. Passados alguns dias e com a visita agendada para a data do dia 24 de abril da responsável pelo programa na nossa região, entrei em contato com o Diretor de Esportes da ACIL, Carlos Vinícios e sugeri que as instalações do SESI fossem disponibilizadas em último caso para evitar a perda desta oportunidade. Independente de tudo, continuei tentando outros locais, estive reunido com o empresário Julio Carraro do Fonte para ver se havia algum local disponível, o mesmo manteve contato com o presidente do Ribeiro Junqueira e não poderia ser disponibilizado o campo devido a compromissos já anteriormente assumido. Nesta semana estive junto a secretaria de Assistência Social tentando ver o que poderia ser feito com o pessoal responsável pelos cursos do Pronatec, entrei em contato com a UNIPAC, na pessoa de sua diretora Gleydes e que se colocou a disposição para ajudar na disponibilidade do espaço.
Mas o tempo corria e não saberia como solucionar tal questão e com a visita da Larissa mostrei a unidade SESI Leopoldina e após vermos os espaços disponíveis chegamos a conclusão que o local poderá comportar o curso. Após essa etapa concluída, novamente em contato com o Carlos Vinicios e o Presidente da Acil, Luiz Claudio de Moura, fui autorizado a procurar parceiros para conseguirmos o lanche para os alunos, conforme é solicitado do parceiro, que no nosso caso será o próprio SESI e a ACIL de Leopoldina. Já mantive contatos com uma empresa para tentar a sua colaboração e estarei tentando outros parceiros, pois a unidade SESI não tem em seu orçamento de 2014 a previsão de despesas extras como essa, já que o curso por ser móvel e muito procurado não tem previsão de disponibilidade em meses anteriores.
O relato aqui feito é para demonstrar como está a situação de Leopoldina pois até cursos gratuitos estamos tendo dificuldades, por parte das autoridades, para trazer e o pior a inoperância e a falta de agilidade coloca em risco as poucas coisas que conseguimos. O nosso esforço é não deixar a oportunidade passar, pois além do curso de Encanador Assistente, há outras unidades móveis com cursos de Pedreiro, Panificação, Corte e Costura, mecânico de motos e outros mais, a tenda maior tem a capacidade de trazer 10 cursos e atender mais de 500 pessoas e se um básico de 40 pessoas não realizássemos imagina se haverá possibilidade de outros. Infelizmente acredito eu que a atual administração tem que acordar e ver aonde estão os erros, pois o povo já está desiludido com a morosidade na cidade e reclamações estão aos montes em todos os cantos da cidade e estou dando um voto de confiança ao atual governo e seus assessores, mas a situação já está se tornando insuportável.
Mas voltando ao curso em si as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 29 de abril na unidade SESI Leopoldina, no horário de 8 as 12 e de 14 as 18 horas, de terça a sexta e as pessoas deverão levar copia do RG, CPF e comprovante de residência e podem fazer pessoas com idades a partir de 16 anos e que saibam ler e escrever. Serão duas turmas no período de 20 de maio a 24 de junho, aulas de segunda a sexta, de 8 as 12:15 e de 13:45 as 18 horas. Estou aguardando os folders, cartazes para tentar a divulgação nos sites eletrônicos e nas emissoras de rádio, pois o curso é totalmente gratuito e mais prática. Faça sua inscrição e divulgue para os amigos e conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.