quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Minha opinião sobre as eleições de 2012

As eleições em Leopoldina.
Depois de 3 meses de campanha e de poucas propostas e mais ataques de todos os lados chegamos ao final de um pleito municipal. Vou aqui comentar alguns fatos, no meu ponto de vista e por certo cada um tem a sua opinião e a democracia é para isso, discutir ideias, trocar opiniões e juntando tudo podemos chegar a algo melhor.
Durante os três meses os candidatos estiveram presentes em vários locais, eu pude ver em dois locais : Doctum e CEFET e aqui vai a minha opinião:
Na Doctum não houve um debate e sim um tempo para que os três candidatos a prefeito falassem dos seus planos de governo.  Foi um verdadeiro desastre para os três: Marcinho falou bem mas viajou na maionese e sonhou alto demais com teleférrico, mirante, estrada de ferro entre os distritos numa parceria pública e privada, e as áreas que a população mais necessita que são: educação e saúde ficaram com a menor parte, o seu vice por outro lado demonstrou não conhecer as coisas de Leopoldina, cobrou cursos de capacitação e isso já existe de forma particular na Doctum com os cursos técnicos e projetos com o SENAI e SESI para a população em geral gratuitamente.
O Bretas ficou nervoso e misturou as coisas e se perdeu em alguns momentos e ficou repetitivo no local. Falou muito que saberia como fazer, mas que a solução estava no diagnóstico do SEBRAE de mais de 10 anos atrás. Ficou abaixo do esperado sua participação.
José Roberto falou sobre sua origem e da área da saúde e não utilizou os 30 minutos que tinha a disposição e o vice Breno Colli deixou transparecer que se o Zé saísse ele teria condições de tocar a prefeitura. A participação foi morna e de pouca expressão no geral. Para quem já foi prefeito por três vezes os presentes queriam mais.
No final acho que todos saíram perdendo, com a decepção dos alunos com esse encontro que na verdade pouco beneficiou a campanha.
Outro momento de encontro dos candidatos foi o debate no CEFET, onde o prefeito eleito hoje, José Roberto , não compareceu. Mas houve uma melhora significativa dos dois outros candidatos Marcinho e Bretas.  Os dois foram mais preparados, por um lado secretários do atual prefeito se reuniram com o Marcinho e lhe deram subsídios para o debate e o Bretas mostrou conhecimento técnico. Houve umas arestas criadas durante o debate e o chumbo foi trocado entre os dois. O debate em si foi melhor que o encontro anterior.
Durante a campanha muitos assuntos foram explorados como: a prestação de contas do ex prefeito José Roberto que não teria sido aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado e pela camara de vereadores, hoje posso falar que o Procurador do Município, José Marcio Fajardo, me falou que o que houve foi um erro técnico e que isso foi sanado e que esta conta já esta regularizada, só que o fato não chegou as ruas.
Outra critica feita ao ex prefeito foi que o Centro de Cardiologia teria sido fechado por falta de pagamento dos médicos que lá trabalhavam, segundo uma pessoa me repassou logo após a eleição ele entrou em contato com a médica que trabalhou lá e ela negou que tivesse ficado com os salários atrasados ou não pago. Essa mesma pessoa me confidenciou que após essa verificação ele resolveu mudar de voto.
Por outro lado nos comícios do Zé Roberto ele respondia a esses ataques falando que tinha as mãos limpas. A campanha nos últimos dias ficou nítida as provocações com músicas de caranguejo que anda para trás, outra música falando que do lado de lá só tinha brigas.  E segundo populares até gestos foram feitos em praça pública no sábado.
Agora vamos ao que interessa, o resultado final:
Bretas, ficou em quarto lugar, perdendo inclusive para os votos nulos. Sua campanha foi marcada por investimentos altos e errados, confiou que alguns apoios seriam importantes para ele e investiu pesado em propaganda, churrascos entre seus amigos e aliados em vários pontos da cidade e o resultado foi um desastre. Até os seus cabos eleitorais e seus companheiros de campanha,alguns, nem todos, votaram no onze. Mas fica aqui uma atitude louvável não renunciou e foi até o fim.  Foi traído por vários candidatos a vereador que pularam para o onze ou então ignoraram a sua candidatura. Volto a frisar o que eu disse na LUZ FM, acho que aquele que trai a sua coligação deveria não ser votado, pois acordo é acordo e quando se abraça uma causa deve-se ir até o fim, pelo menos é o que eu penso. Alguns candidatos do lado do Bretas estiveram e ficaram até o fim com ele. Mas o Bretas  deve ter aprendido a lição, pois para a primeira candidatura ele foi iludido por alguns que se dizem entender e dominar a política. A ia me esquecendo a Marlene Mattos pouco acrescentou, se acrescentou algo, na campanha. Bretas pode ter sido o boi de piranha da campanha, lançaram ele para descarregar os votos de quem não estava satisfeito com o atual governo.
Marcinho Pimentel – fez uma campanha agressiva o tempo todo, provocando o seu maior adversário e afirmando que o mesmo era ficha suja. Nos bastidores houve uma adesão maciça dos atuais secretários do Bené, usando até palanques.  Acredito que se deu bem, apesar de não ter tido a vitória e acho até que se estivesse mostrado mais projetos e fosse menos agressivo poderia ter ganho a eleição.  Ainda tem a esperança de chegar lá com a possível cassação da medida cautelar que o ex prefeito  conseguiu. Ganhou no centro e no bairro Pirineus, o que era de se esperar, pois a classe média e alta por certo ficaram com ele e ainda tinha o apoio dos funcionários da prefeitura e do atual governo, ou grande parte dele e contrariando a sua música que dizia que quem vive de passado é museu e que era para acabar com o continuísmo, muitos que estão no atual governo contavam com a permanência no governo, e olha não eram poucos. Mas a estratégia não vingou.
José Roberto fez uma campanha aonde recebeu tiros de todos os lados, usou a estratégia de tocar em dois pontos que deixaram marcas na população o passe escolar e a área da saúde. Foi muito criticado sobre o registro de uma pesquisa, só que se olharmos o resultado das urnas, podemos falar que a pesquisa poderia estar correta pois o número de indecisos era alto e os votos migraram para os três candidatos. Como já foi prefeito por três vezes era fácil de ser criticado, mas mais uma vez conseguiu falar o linguajar do povão e as classes mais simples e os bairros e distritos o elegeram.  A diferença não foi tão grande, por um lado é até bom, pois o Zé Roberto agora tem que pensar em modificar alguns pontos de seu governo para conseguir levantar seu nome novamente.  Se souber melhorar sua assessoria tem a possibilidade de reconquistar a  população, mas uma coisa é certa a classe média e alta não o apoia, mas para o povão ele faz algo a mais.
No fritar dos ovos essa eleição foi para mostrar que o povo ainda se ilude com falsas  promessas, com mentiras não comprovadas e na área da camara de vereadores fez uma opção de mudanças colocando mais jovens, tanto na idade, como naquela casa. O PT saiu vitorioso com 3 vereadores eleitos. Apenas 4 dos nove que concorreram retornaram ao legislativo e por outro lado foi bom para os candidatos e os políticos verem nas urnas quem tem prestigio ou não, pois  alguns tiveram uma votação tão baixa que demonstraram não terem o carisma e a liderança que se vendia antes das eleições.
Por fim, acho que o Marcinho ainda tem gás para queimar no futuro, acho que o Bretas poderá ter despertado e por certo no futuro irá rever em quem investir e confiar e o Zé Roberto como dizia a sua musica “deixa o homem trabalhar” por certo os mais humildes terão sua vez, pois como ele mesmo demonstrou no passado irá resurgir das cinzas, tipo a Fênix e tem a grande chance de fazer um governo mais progressista e dinâmico, basta querer, convidar pessoas novas e corretas e acima de tudo saber ouvir realmente aqueles que tem algo a falar, e não somente ouvir os seus puxa sacos que o idolatram, por que o verdadeiro amigo é o que fala a verdade nua e crua, pode até deixar magos num primeiro momento, mas geralmente são os que falam a verdade e não vendem ilusão.
 Boa sorte a todos os três e que Leopoldina no final saia ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.