segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Festa de Halloween hoje e as nossa cultura como fica?

Hoje comemora-se o Halloween (dia das bruxas) festa que acontece em vários países, mas principalmente nos Estados Unidos e no Brasil as escolas aderem com força. nos Estados unidos as crianças saem com fantasias diversas e pedem doces nas casas e há a tal travessura se não ganharem o doce.
Mas fico pensando para as escolas de língua é interessante abraçar essa festa sim, pois valorizam a cultura americana e inglesa.
Mas sinceramente cadê a nossa própria cultura: ao abraçarmos a cultura de outros países estamos deixando as nossas morrerem. vejam as festas Juninas que estão cada vez menores e evoluindo e acabando com sua tradição como: roupas caipira, Fogueiras, pau de sebo, doces típicos e brincadeiras diversas. 

Há ainda a festa de Cosme e Damião que acontecia com as crianças pegando balas e outras.
Acho que temos que resgatar, principalmente nas escolas primárias temos que resgatar as lendas do saco, histórias de Monteiro Lobato, as brincadeiras de criança como: piques, esconde esconde, cabra cega, amarelinha, pula cela (ou carniça), passa anel, queimada, morto vivo, batata quente, cabo de guerra e outras brincadeiras, pois com o Internet e a caçada dos pokemons as crianças ficaram individualistas e virtuais.
Ainda há algumas escolas, pais e mães, que ensinam as crianças essas brincadeiras e mostram músicas para as crianças (músicas infantis) e até o carnaval com suas marchas tradicionais quando é estão acabando, perdendo com o tempo. alguns irão dizer mas hoje a criança quer funk, mas quem induziu a isso? 
Será que se as escolas nos meses de fevereiro tocassem manchinhas carnavalescas para as crianças conhecerem não seria uma forma de incentivo e a rádios não poderiam resgatar também. Se cada um fizer seu papel e abraçar um pouco podemos nos tornar formiguinhas da cultura brasileira. Acho que a globalização tem que acontecer mas não podemos deixar nossa história morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.