segunda-feira, 21 de julho de 2014

Piacatuba se apronta para o 12º Festival de Viola e Gastronomia

Evento acontecerá do próximo dia 30 a 3 de agosto e deve atrair visitantes de vários estados
    As ruas calçadas com pedras; o casario com exemplares do século XIX; a natureza exuberante formada por montanhas e belas cachoeiras. É nesse cenário que, daqui a nove dias, Piacatuba se prepara para a 12ª edição do Festival de Viola e Gastronomia. De 30 de julho a 3 de agosto, o pequeno distrito de Leopoldina, que fica no coração da Zona da Mata de Minas e a 322km da capital Belo Horizonte, será de novo o porto dos apaixonados pela moda de viola e pelas delícias da cozinha mineira.
    Nesta 12ª edição da festa, a mandioca foi escolhida como tema e promete dar um sabor especial aos pratos e ao estilo de cada chef. “Nosso objetivo é preservar e incentivar a identidade gastronômica do nosso Estado e tornar Piacatuba um roteiro para os amantes da boa cozinha”, garante Maria Lúcia Braga, produtora e coordenadora do Festival, que é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do governo de Minas, tem patrocínio master da Energisa, patrocínio da Bohemia, Zollern, Prefeitura de Leopoldina, apoio da Câmara Municipal de Leopoldina, Lei de Incentivo à Cultura e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
    Além dos oito restaurantes participantes do Festival Gastronômico, que celebra o melhor da cozinha mineira; oficinas de culinária, teatro, música, palestras de sustentabilidade e exposições de artistas e artesãos de vários estados também movimentarão os cinco dias de Festival.
    O Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba vem crescendo ao longo dos últimos dez anos e com esse crescimento veio a necessidade de novos desafios. Nesta edição, a novidade ficará por conta do I Grand Festim Mineirices, um jantar harmonizado, que acontecerá dia 2 de agosto, no Restaurante Quintal Manga Rosa, com menu a cargo do chef juiz-forano Pablo Oazen, que traz a delicadeza de suas influências européias para compor pratos com as delícias regionais, como a Paella Mineira, inspiração espanhola combinada com ingredientes típicos de Minas.
    Já que a intenção é misturar num só local música de qualidade com o melhor sabor mineiro, Lô Borges, um dos maiores cantores e compositores da MPB, é o artista convidado para o show de abertura do Festival, dia 30 de julho. Dia 31, sobem ao palco dois ícones da viola caipira: o mineiro Pereira da Viola, que apresenta um repertório com composições próprias e melodias interpretadas, como o Bolero de Ravel e o Hino Nacional Brasileiro; e o mato-grossense João Ormond, com a mistura da música cabocla e MPB, tocando modas e toadas, ritmos da fronteira do Mato Grosso.
     Na sexta-feira, dia 1º de agosto, o Festival de Piacatuba abre espaço para as releituras modernas de Fernando Sodré, um dos mais importantes representantes da viola caipira instrumental no Brasil. Criador da viola de 14 cordas, Sodré promete uma viagem por regionalismos brasileiros harmonizados em arranjos surpreendentes, no melhor estilo salsa-funk-bossa-rumba-jazz.
Dia 2 de julho, o show de encerramento fica por conta do menestrel Oswaldo Montenegro, com seu novo espetáculo “3x4”, onde apresenta duas canções inéditas e canta sucessos de sua carreira de compositor, misturados a trechos de Villa Lobos, Bach e Waldir Azevedo.
Programação
Dia 30 de julho- quarta feira
20h30 – Violeiro -Claudio Lacerda.
22h- artista convidado- Lô Borges.
Dia 31 de julho- quinta-feira
20h-  Festival de viola -Etapa Regional – 10 Violeiros finalistas
21h30– Violeiro - João Ormond 
23h–Violeiro - Pereira da Viola 
Dia 01 de agosto- sexta-feira
20h– Festival de Viola - Etapa Nacional  - 10 violeiros finalistas
21h30 –Violeiro - Fernando Sodré   
23h30- Celma e Célia
Dia  02 de agosto- sábado
20h30 –Violeiro -  Wilson Dias   .
22h– Violeiros - Ramon e  Rozado 
23h30 –artista convidado- Oswaldo Montenegro .
Dia 03 de agosto- Domingo
9h- Missa Matriz N.S. da Piedade
14h- Teatro infantil
Mais informações para a imprensa:
Fernanda Espíndola
(32) 8848-2957
www.festivaldepiacatuba.com.br
contato@festivaldepiacatuba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.