domingo, 25 de outubro de 2009

Abertura do dia 25 de outubro - Resumo da semana.

Neste dia 25 de outubro registrei que era o dia do Frei Galvão, Dia dos Profissionais da Construção Civil, da Saúde Dentária, do Cirurgião Dentista, do Sapateiro, da Democracia e da Juventude. Registrei um abraço ao dentista Márcio Faria que é um ouvinte do programa e que poderia estar na escuta. Durante a semana aconteceu um protesto das auto-escolas da região quanto ao processo de aprovação nas provas de rua. O protesto ocorreu de frente à 17ª Delegacia Regional de Segurança Pública de Leopoldina. Registrei que houve neste ano uma auditoria nesta área e algumas pessoas foram afastadas ou transferidas da cidade e isso está dificultando as aprovações. Aconteceu a Primeira Conferência da Cultura no CEFET e na noite de 24 de outubro estava acontecendo o Encontro de Tradições mineiras e eu não poderia expor opinião porque não estive presente, mas na noite de sábado quando estava sendo apresentado o tela Viva, uma projeção de filme eu posso dizer que não ficou bom a exibição por causa da alta iluminação e por volta das 20 horas havia cerca de umas 100 pessoas, e que a qualidade apresentada na Praça Professor Botelho Reis infelizmente não se repetiu devido à forte iluminação que caia sobre a tela na Rua Ribeiro Junqueira.
Mas a grande bomba da semana foi à exoneração de 33 pessoas que ocupavam cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Leopoldina. Foi à portaria 1.646 do dia 20 de outubro de 2009 que afastou as seguintes pessoas: Ana Cristina Rodrigues Oliveira, Aurinéia da Silva, Bruce Junqueira de Moraes, Carlos Maria da Silveira, Cláudio Réche Iennaco, Darlan Rosa Valentim, Décio de Barros, Estefânia Alzira de C. Mourão, Fernanda de Paula Junqueira, Francisco Mendonça Gama, Fracislanda de A. Freitas Soares, Glauquer Brito de Lacerda, Janaina de Almeida Lima, José Cláudio de Campos Carvalho, José de Paula Marinato, Jovânia Donato Vargas, Kelly do Bem Azevedo, Leila Resende Conde, Lidia Ferrari Sandin Faria, Márcio Liz de Miranda Lopes, Marilda Coutinho Junqueira, Nathalia Cunha Barreto, Nestor Couto Resende, Nilene Guerson Rodrigues, Nivaldo Junqueira, Regina Celi Porto Barbosa, Roberta Araújo de Souza, Rogéria do Bem Conte, Ronaldo Dutra Fajardo, Sônia Lacerda Junqueira, Vânia Lúcia Campos Andrade, Vanor Rezende de Carvalho e Vilmar da Rocha. O que é exoneração que é como se a pessoa fosse contratada e foram mandadas embora. Há boatos que isso é uma determinação do Ministério Público, pois alguns cargos teriam sido criados sem terem passados pela câmara de vereadores nos antigos governos e que também é um alerta do Tribunal de Contas do Estado. Há também a informação que a margem tolerável de 95% de utilização com o pessoal estava próxima e que a medida é de contenção de despesas para não deixar de cumprir a lei de responsabilidade fiscal. Existem boatos que poderão ocorrer mais exonerações durante os próximos dias, comentários diversos que no primeiro escalão irão cair algumas pessoas, isso ta cheio nas ruas da cidade. Entre os exonerados tem advogados, pessoas ligadas à assistência social, pessoas ligadas às quadras esportivas. Inclusive semana passada eu elogiei aqui o Carlos Maria Silveira (Careca) pelo serviço prestado no Ginásio Carlota Mendonça Gama e critiquei o Nivaldo Junqueira pela mudança de ponto de ônibus na Avenida Getulio Vargas e os dois estão na lista de exonerados, isso mostra que não tive influência, pois quem eu elogiei e quem eu critiquei caíram. Registrei que com a crise que as grandes prefeituras estão passando muitas não estão criando secretarias e sim diminuindo e aglutinando em uma única pasta, com isso economizando um salário de um secretário e de alguns assessores. Citei o caso de Leopoldina onde a Cultura passou para a pasta da Educação.
Mas como eu sempre digo você que fez parte de uma campanha política tem que estar preparando para os dois lados, ou você pode ser valorizado ou pode ser esquecido. Ou você vai enfrentar momentos como esse em que a justiça obriga a tomar certas decisões, sabemos que o Prefeito Bené Guedes ficou muito chateado e conversou com alguns desses exonerados, alguns deles revoltados não quiseram conversar neste momento com o prefeito. Muita gente ficou insatisfeita. Eu mesmo que já trabalhei em campanhas políticas já tive muita decepção, posso citar as três que eu vesti a camisa literalmente. A primeira foi à campanha para prefeito entre Zé Newton e Márcio Freire na qual eu fui o responsável pelos programas de televisão, levei minha aparelhagem, almoçava, jantava e só ia em casa para tomar banho e dormir e foi uma das mais bonitas campanhas que eu já vi aqui. Na última semana quando o Zé Newton supostamente estava à frente me afastaram para colocar outro apresentador na televisão, eu retirei toda minha aparelhagem e sai da campanha, aí o Zé Newton me procurou e não deixou que isso acontecesse, pois na hora de roer o osso eu estava junto e na hora do filé mignon aparece os amantes do poder. Depois disso os companheiros do Zé Newton, que foram eleitos para vereadores, tiveram a oportunidade de colocar alguém na câmara se esqueceram de mim, e olha que eu estava desempregado e não tinha ganhado nada para fazer a campanha, apenas três ou quatro meses depois um político que me deu um salário e meio pelos serviços prestados por achar que eu merecia. Tive uma decepção com alguns políticos que não se lembraram de mim. Outra campanha que eu abracei foi a de vereador do Nei Ribeiro na qual fiquei mais na parte administrativa e infelizmente o mesmo não ganhou e a última que foi a do Bené Guedes contra o José Roberto de Oliveira, na minha casa eu cheguei a colocar o número 45 bem grande, porque quando eu abraço uma causa eu vou até o fim. Eu não sei ficar em cima do muro como alguns amantes do poder. Há reclamações em geral é que pessoas não participam de campanhas, ou fazem campanha contra, acabam indo para o governo, isso é normal. Eu tenho apenas um político que eu devo um favor e que eu nunca fiz campanha para ele, sempre fui oposição, mas que em um momento em que eu precisava limpar o meu nome por causa de uma sociedade com outros ele me ajudou e pagou a divida do grupo que estava em meu nome que é o Dr. Márcio Freire e eu não me esqueço disso, é uma gratidão que tenho por ele. Vale à pena ressaltar que eu Marcus Vinicius nunca fui a nenhum prefeito pedir algum emprego ou alguma coisa para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.