sábado, 31 de dezembro de 2016

Ultimo dia do ano, últimos comentários.

Ao final de 2016 qual lição pode tirar:
Primeiro foi um ano de encerramento de um ciclo onde muitas coisas aconteceram no país, no mundo e na cidade e verdades surgiram e muitos ídolos que se achavam inatingíveis ruíram.
O ano para muitos foi de muitas conquistas e para uma boa parte foi apenas dias passados sem nenhum crescimento material, mas somente espiritual. Na realidade a vida é assim um constante aprendizado e através deles superamos o nosso dia a dia.
Para mim esse ano foi um ano especial, ganhei muitos conhecidos, alguns se tornaram amigos e anonimamente me acompanharam no meu blog e no meu face. Na realidade esse ano por causa da política conheci melhor algumas pessoas ligadas a ela e algumas me surpreenderam para o lado positivo e outras apenas confirmaram o que já sabia delas.
É claro que política, sexo e religião não se discutiram, pois cada um tem suas preferências e apenas temos que saber respeitar as opiniões contrárias, as opções de escolhas contrárias e saber que o mundo gira e a cada giro as coisas se modificam e se renovam. Hoje alguns de meus conceitos podem ter se modificado perante o ano que passou, algumas avaliações que havia feito pode ter sido alterada, mas uma coisa que sempre falo, somos todos como um escorpião não alteramos nossa essência.
No ano de 2016 aprendi que ser honesto, correto, cumprir com nossas obrigações que deveria ser uma coisa do cotidiano, do dia a dia, se tornou artigo de luxo, pois são coisas tão ultrapassadas nos conceitos atuais que se tornaram coisas excepcionais.
Reafirmei que nossa caminhada pode se tornar mais branda se for compartilhada com pessoas de bom coração, alto astral e às vezes pessoas com espírito de corvo (só pensam negativamente) podem influenciar nosso dia a dia negativamente, temos que saber filtrar tais energias e há horas que temos que desligar do mundo por uns instantes.
Não sou de desejar feliz ano novo, de na hora de uma perda falar: nossa essa pessoa era tão boa, de elogiar por elogiar, pois acredito que isso faz parte da falsidade humana, dizer o que não sente e fazer tudo porque a sociedade exige e acredita nisso.
Sei que sou mais crítico do que muitos, mas minhas críticas aqui no blog em sua maioria são para alertar, fazer co que as pessoas possam raciocinar ver que nem tudo que se apresenta é a realidade.
Há pessoas que se acham melhores, até mesmo superiores ao ser maior que muitos acreditam existir, há aqueles que vendem a imagem perfeita como um rótulo e embalagem atraente e na realidade o conteúdo é totalmente o inverso do que está no rótulo e na descrição apresentada.
Há pessoas que nos surpreendem, pois às vezes a embalagem é feia, o rótulo colocado é negativo, mas o conteúdo é maravilhoso.
Lembre-se temos que ter autocrítica e acima de tudo, independente de paixão política, religiosa ou qualquer outra categoria, tem que observar os fatos de maneira mais ampla, olhando os dois lados, observando o que falam e o que as pessoas fazem.
Agradeço a todos pelo acompanhamento no meu blog, não sei se em 2017 ele estará ativo, pois alguns me dizem para criar um site para ter patrocínios e me sustentar, mas não sei se essa será a situação, pois ler fatos sem nenhum retorno financeiro é ser independente e acredito que se for criar um site poderei ter problemas, pois se tiver patrocinadores (coisa difícil por causa da crise financeira do país e da cidade) e tiver que criticar alguns deles o fará normalmente, pois acredito que a cidade necessita de um órgão independente, que fale o que o povo precisa saber e precisa ter seu espaço garantido.
Mandei para todos os meus companheiros de face e Whatsapp e coloco aqui para reflexão de todos, mas espero que todos repensem suas vidas, aqueles que infelizmente atingiram alguém são a oportunidade de rever suas posições, pedir desculpas e reconsiderar suas posições.
Eu sinceramente acredito que não tenho que pedir desculpas por nada que fiz ou deixei de fazer, pois se a fiz naquele momento era o que acreditava ser a minha verdade. Não sei qual será o meu destino se ficarei em LEOPOLDINA, se mudarei, se conseguirei um novo emprego ou não, se serei feliz ou não, tudo é uma incógnita, pois o futuro pertence ao destino.
Um abraço e fiquem com a mensagem final do meu blog neste ano de 2016.
Hoje no calendário é o último dia do ano de 2016, para mim somente mais um dia, pois como vivemos a continuidade no dia a dia é apenas uma mudança de data.
Mas muitos criam expectativas, sonhos. Esperanças e acreditam que o amanhã será diferente e nesse clima espero que aproveitem e reflitam sobre o seu dia de hoje e que os erros que por ventura foram cometidos no passado sejam a oportunidade de melhoria no futuro.
Lembre-se sempre ninguém é tão rico que de nada venha precisar e ninguém é tão pobre que nada possa ofertar.
Sempre falo e repito, a vida é uma roda gigante, hora em cima, hora em baixo, a diferença que quando estamos em cima conhecemos as pessoas por inteiro (de poder a alguém é verá quem ela realmente é) e quando estamos em baixo reconhecemos quem são as pessoas (é nas dificuldades que conhecemos os verdadeiros amigos).
Cada pedra, obstáculo, doença, desafio ou coisa que julgamos ser negativa em nossas vidas, é na realidade oportunidade de melhoria pessoal, profissional ou até mesmo de teste de nosso próprio caráter.
Que com 2017, você que alimenta e renova os sonhos, possa ter a oportunidade de ser feliz e principalmente de fazer alguém feliz e possa colocar em prática uma das frases que sempre falei e escrevi:
HOJE É O SEU DIA PARA SER FELIZ! !

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Dia 01, dia de eleição na Câmara de vereadores e posse de prefeito as 10 horas.

Domingo, dia 01, posse dos vereadores e eleição do novo presidente para o Biênio 2017/2018 até o momento candidatos a presidência Kelvia Raquel, Pastor Darci Portella que já se declararam e ainda há possibilidade de novos nomes surgirem.
Após a eleição o novo presidente dará posse ao prefeito José Roberto e seu vice Marcinho Pimentel que aguardam a decisão final do processo no TSE.
A posse acontecerá às 10 horas na Câmara Municipal de Leopoldina na Avenida Getulio Várgas.
Segundo informações extraoficiais aconteceu um encontro na casa do Cabral com a participação dos vereadores da coligação de José Roberto e Marcinho, que estavam presentes e foi fechado o apoio a Kelvia Raquel, contrariando a informação de que Rogério Suíno seria candidato.
Segundo outras informações várias reuniões nas últimas horas foram realizadas visando essa eleição que só terá seu desfecho na hora da posse e a votação é aberta.

Atualizando:
A Coligação Unidos somos muito mais tentou uma liminar para tentar evitar a posse dos candidatos José Roberto e Marcinho, mas o ministro de plantão Gilmar Mendes negou alegando que poderia prejudicar o funcionamento da administração pública e salientou que a definição da situação da continuação ou não do novo mandato está aguardando um parecer do plenário do tse, já que a validação do registro da candidatura está sobre decisão monocraticas do ministro Napoleão.

Cuidado com os celulares... hoje tudo é registrado automaticamente...

Silvio Santos em seus programas de domingo brinca muito com suas colegas de trabalho, alguns acham que ele está caducando, mas na realidade aproveita os seus 86 anos para fazer e falar coisas que muitos não tem coragem e em várias vezes disse que gostaria de sair com Helen Ganzarolli que não há leva ao motel porque senão gravaria um vídeo no celular e para sair com ele tem que lhe entregar o celular. 
Hoje está rodando nas redes sociais, whatsApp um vídeo de um ex deputado federal expulsando as pessoas do almoço beneficente que ele promoveu. Pelo que se vê o almoço foi anunciado na emissora de rádio, mas não especificou que seria para os idosos e muitas famílias foram até o local e o ex deputado começou a discutir e pedir que as pessoas saíssem do local. Erro de comunicação entre a divulgação com a população e num país aonde todos querem levar vantagens e necessário se ter muito cuidado o tiro pode sair errado.
No final quem saiu insatisfeito foi o ex deputado e as pessoas, pelo que parece, retornaram a quadra onde havia a oferta do almoço.
Mais uma vez lembramos hoje com as várias formas de gravação é necessário se ter cuidado com o que se faz e fala em público, pois as câmeras estão em todos os locais e as pessoas ao se exporem podem causar raiva, indignação e revolta em alguns casos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Como fica a prefeitura dia 2 de janeiro

Esse ano foi atípico a mudança de governo municipal deste ano por causa dos processos eleitorais em curso.
Geralmente de outubro a dezembro acontece o processo de transição de governo aonde os novos secretários recebem dados para o novo governo, mas como esse ano havia a dúvida de quem assumiria a prefeitura, o presidente da Câmara ou o prefeito eleito e com decisão provisória monocratica do ministro Napoleão do TSE.
Com isso, segundo informações extraoficiais nesta quinta os secretários entregaram os seus cargos e os celulares corporativos e muitos não sabem se serão mantidos nos seus respectivos cargos e a única que ficou escalada para abrir a prefeitura foi a secretária do prefeito Carla.
Há informações que alguns chefes de setores já limparam suas mesas e saíram de férias.
Na realidade se até domingo não tiver nada de novo os vereadores tomam posse na sede da câmara as 10 horas, em seguida há a eleição em voto aberto do novo presidente para o biênio 2017/2018 e o eleito da posse ao prefeito e vice, em seguida o prefeito deve fazer a nomeação de seu secretariado, há expectativa que alguns serão trocados, mas tudo são suposições e especulações.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Virada do ano será no centro da cidade de Leopoldna

Esse ano o promotor de eventos Iago Xavier estará realizando um réveillon no centro da cidade com shows e queima de fogos. O mesmo conta com o apoio logístico da prefeitura Municipal, que não entrou com dinheiro no evento, já a estrutura financeira está sendo feita pelos bares da zona central da cidade e parceiros.
Segundo Iago a intenção é fazer uma festa popular para que todos possam aproveitar, independentemente da classe social. O evento acontecerá na frente do antigo fórum, hoje centro cultural na Praça Félix Martins e começará as 21 horas do dia 31. 
A Foco X promotora do evento espera que o público compareça e seja o inicio de um ano com pé direito na cidade. Venha participar do Réveillon 2017 em Leopoldina.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Rua Flauzina Chain também teve o lixo recolhido hoje.

Mas um serviço feito, a rua Flauzina Chain depois de dias sem passagem do caminhão de lixo, nesta terça a tarde teve a limpeza feita.

Prefeitura arruma hoje a estrada dos valverdes

Acabo de receber a notícia que hoje a estrada dos Valverde foi arrumada no local que várias publicações no face e aqui no blog.
Fagner Bronzato me comunicou que hoje estiveram lá e arrumaram o local que todos reclamavam. Há quem diga que o vitorioso foi o face Acorda Leopoldina que entrou nas reclamações.
O importante é que foi arrumado.

Moradores do Seminário e do Bandeirantes reclamam da falta de água

Recebi de uma amiga internauta a seguinte mensagem:
Olha marcus aqui no seminario esta uma baixaria o problema de falta de agua no dia 25/12 começou a faltar foram buscar a peça na segunda feira  voltou depois das quatro horas da tarde e hoje terça feira a uma hora da tarde acabou de novo com problema na mesma rua.uma pergunta se pagamos pelo serviço deveriamos nao pagar pelo dia que falta agua pois nao temos o serviço e nenhuma autoridade questiona a copasa o pq de tantos problemas e nem soluçoes para essas situaçoes que ja viraram rotina.se arrumou ontem  nao poderia dar problema hj.
A mesma reclamação é feita pelos moradores do Bandeirantes que nesta terça, dia 27, ficaram sem água.  A reclamação é que o serviço é feito e estoura de novo, além é claro as ruas ficam um caos também em alguns casos.
Prefeitura de Leopoldina tem que ter uma cobrança maior em cima da COPASA.

Moradores da Rua Flauzina Chaim na Praça da Bandeira reclamam da falta de coleta de lixo

Moradores reclamam que há dias a Rua Flauzina Chain que faz um entrocamento com a Rua Emilia L. Rocha (rua das Palmeiras) reclamam que já faz alguns dias que o caminhão de lixo não passa na mesma e com isso o mau cheiro está presente na mesma.
Os moradores aguardam uma intervenção da prefeitura junto a empresa responsável pela Limpeza Urbana.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Estrada dos Valverde pede socorro, buraco na pista...

Foto de Douglas Ronaldo de dentro do veículo postada no face
 Nesta segunda, dia 26 de dezembro, Douglas Ronaldo postou uma foto no face que me chamou a atenção e a qual eu compartilhei e copiei, trata-se de um buraco na estrada dos Valverdes e a foto foi tirada de dentro do veículo.
Após meu compartilhamento Fagner Bronzato atendendo meu pedido ao fazer um comentário me enviou várias fotos do local, demonstrando inclusive que ele mesmo colocou tábuas na estrada para dar uma sobrevida ao local.
Os moradores dos Valverde pedem a atenção urgente da prefeitura, pois as chuvas que caem na região colocam em risco a utilização da estrada citada. Vejam as falas do Fagner no face:
POR FAVOR AJUDEM A COMPARTILHAR!!!!

Eu amo ir pra roça tá difícil POR FAVOR AJUDEM A COMPARTILHAR!!!!

Eu amo ir pra roça tá difícil chegar lá!
Lamentável, chuva fez estragos na estrada Tebas MG , Valverde até no sítio do Shr Ademar , perto da ponte da beira do rio pardo tá difícil de chegar , esse buraco está perto da fazenda Noruega , tá difícil viver na roça pois estamos de mãos atadas .

Ainda coloquei uma das 4 tábuas p passar pois ali tem outro buraco , quando vi já tinha duas tábuas , coloquei mais uma , e agora já são 4.

Vai virar uma ponte ... lá!
Lamentável, chuva fez estragos na estrada Tebas MG , Valverde até no sítio do Shr Ademar , perto da ponte da beira do rio pardo tá difícil de chegar , esse buraco está perto da fazenda Noruega , tá difícil viver na roça pois estamos de mãos atadas .

Ainda coloquei uma das 4 tábuas p passar pois ali tem outro buraco , quando vi já tinha duas tábuas , coloquei mais uma , e agora já são 4.

Vai virar uma ponte ...
Vejam as fotos de Douglas e Fagner Abaixo:



Fagner colocou tábuas à direita para facilitar o tráfego de veículos.
  




DESIGNAÇÃO PROFESSORES PARA OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MG

As escolas polivalentes na circunscrição da SRE Leopoldina estarão recebendo, até o dia 13/01/2017, inscrições para designação de professores para atuarem nos Cursos Técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional.
Na E.E. Marieta Soares Teixeira, no município de Cataguases, as vagas são para os cursos Técnico em Administração, Técnico em Agricultura e Técnico em Logística.
Na E.E. Sebastião Silva Coutinho, no município de Leopoldina, as vagas são para os cursos Técnico em Administração e Técnico em Agente Comunitário de Saúde.
Os interessados devem ter ciência da Resolução SEE nº 3.204 de 16/12/2016, publicada na Imprensa Oficial de Minas Gerais de 17/12/2016 (páginas 110 a 116), disponível no site www.iof.mg.gov.br
Para informações sobre horários de funcionamento das escolas para as inscrições estão disponíveis os telefones:
- E.E. Marieta Soares Teixeira: 3421-3039
- E.E. Sebastião Silva Coutinho: 3441-3905

Sidilúcio Ribeiro Senra
Diretor SER Leopoldina

Nada de novo no inicio dessa semana na política de Leopoldina

Muitos me cobraram que estou publicando poucas matérias, principalmente sobre política, nestes últimos dias, mas como sempre falo não há nada de novo e portanto não há o que acrescentar neste assunto.
O que há nas ruas são muitos comentários sobre a eleição da presidência da Câmara de vereadores, a nova equipe do prefeito que tomará posse em 01 de janeiro, há quem diga de nomes serão substituídos e há o desmembramento da secretária de Esportes e Cultura no próximo ano, mas isso depende de aprovação da Câmara de vereadores também.
Na realidade muitos comentários e nada de oficial, como não tenho contato com o atual governo não posso garantir que os boatos tem fundamento.
Mas como esta é a ultima de semana de dezembro eu gostaria de desejar aos vereadores que encerram suas atividades neste período boa sorte e desejar aos novos que tenham discernimento, maturidade e  responsabilidade na nova legislatura.
Esse ano alguns vereadores deixam suas cadeiras, mas com certeza não deixaram a vida política, são eles: Alfredo Mendes, Carlos Antonio Rocha (Paturi), Diego de Freitas Pereira (Diego Sávio), Edvaldo Franquido Donato do Vale, Leandro de Almeida Machado (Landinho), Oldemar Brazil Montenári, Otávio Arantes Xavier, Paulo Sérgio Celestino de Oliveira e Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, acredito que todos fizeram um bom trabalho nos últimos quatro anos e alguns até poderiam voltar a câmara, mas devidos aos fatores da campanha eleitoral e o esquecimento do povo não obtiveram êxito nesta eleição.
Mais uma vez ressalto que os vereadores novos, independentemente de quem seja o novo presidente e mesa diretora, poderiam pensar em fazer as transmissões via facebook e youtube para a população como acontece com os tribunais e alguns setores legislativos do país. 
Os novos vereadores devem também ter perfis nas redes sociais visando divulgar seus trabalhos, indicações e suas atuações na área política, vale ressaltar que os vereadores não executam nada (não tem poder de fazer) e sim de propor, dar indicações e fiscalizar o prefeito e seus feitos e a população as vezes confunde os poderes, inclusive culpa até dos próprios candidatos que prometem, em muitos casos, coisas que não são de sua área.
Mas vamos aguardar a nova etapa da política leopoldinense a posse se dará no dia 01 de janeiro, na sede da Câmara de vereadores ás 10 horas da manha e a população está toda convidada para se fazer presente, no caso dos vereadores posse definitiva e no caso do prefeito e seu vice, por enquanto é uma posse provisória até a manifestação do TSE que só deverá acontecer em fevereiro de 2017 se o seu caso for a plenário.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Nem tudo que divulgam é o reflexo da realidade na eleição da Câmara de vereadores

Foto: site Rádio Jornal AM 
Nos últimos dias fiz alguns comentários sobre a eleição da Câmara de vereadores no teor da sua presidência e logo depois fui procurado por alguns vereadores e algumas informações me foram passadas para serem divulgadas. 
Mas nem tudo que é divulgado reflete a realidade do momento, vamos aos fatos: 
Em meu comentário inicial disse que a vereadora Kélvia Raquel era a mais forte no momento, com a posse confirmada do prefeito José Roberto e que se tivesse que apostar estaria apostando nela.
Depois disso fui contestado por Rosalvo que disse que o meu texto não condiz com a realidade e que ele não havia definido o seu voto e me salientou que um grupo ligado a ele gostaria que se lançasse a presidente da câmara, em seguida o vereador Rogério Suíno me passou a informação que seu partido havia fechado em torno de seu nome e que já tinha 5 votos de apoio (dois do lado dos adversários e três do seu grupo político). Mas na noite de sexta em conversa com várias pessoas e na qual eu dizia que o que esta acontecendo são boatos implantados com algumas intenções, a meu ver, primeiro para tumultuar e fazer com que grupos baixem a guarda e outro para que as negociações sejam feitas e alguns pedidos, favores sejam negociados nos bastidores e na realidade no caso do Rogério Suíno, um vereador me informou que não iria contestar a notícia mas que não é o reflexo da realidade e afirmou a mim que no seu caso específico já havia se comprometido a dar um voto a uma pessoa e por ser pessoa de palavra não mudaria, exceto se caso ele fosse candidato.  
Na realidade hoje vemos que a eleição será definida nos bastidores e há várias correntes e boatos nas ruas como:
- Totonho Pimentel seria o preferido por um ex prefeito.
- Kélvia Raquel é a preferida do atual prefeito para alguns e para outros não é a sua opção.
- Pastor Darci aposta na sua experiência para se candidatar.
- Jacques Vilela por ser oposição declarada acredita que seria um ponto forte no sentido de equilíbrio dos poderes legislativo e executivo.
- Ivan Nogueira, apesar de negar, dizem que faz articulações nos bastidores e poderá surpreender.
- Waldair Costa corre paralelo a tudo e também acredita no poder de negociação e estaria interessado em se lançar.
- Rosalvo através do seu partido PDT e alguns simpatizantes tentará se lançar como candidato.
Na realidade tudo não passa de especulação nas ruas, a realidade só será conhecida no dia das eleições para presidente da Câmara e o por que de tanto interesse, por dois motivos: a projeção política que o vereador tem e o poder nas mãos, pois o presidente é que controla o que vai ou não ser votado, escolhe os cargos de confiança e fica mais próximo do executivo ou pelo contrário pode ser u um fiscal mais forte do mesmo (caso seja oposição) e o  segundo era um fator que muitos desconheciam, o salário do presidente da Câmara era maior em valores do que os demais vereadores, hoje confirmei não existe mais essa diferenciação.
Não é vergonha para ninguém se querer projeção e ter seu nome registrado nos quadros da câmara como ex presidentes a única observação que faço é os meios e os modos que isso é conseguido, a análise da sua postura antes, durante e após as eleições, a suas ideologias e enfim se o seu perfil divulgado continua o mesmo após ser eleito.
Sei que muitos em campanha eleitorais no país, acendem uma vela para um lado e para o outro, há casos de vereadores em outros municípios que na reta final saem apoiando os adversários visando apenas estar bem com os dois lados, mas um dia essa atitude cairá de uso e as pessoas terão cultura eleitoral para distinguir aquele que realmente é confiável.
Mas vamos aguardar as definições e os novos rumos, hoje é muito boato e comentários nos bastidores e por certo há muita coisa acontecendo nos bastidores que não sabemos mas que no futuro será divulgado, pois não há segredos entre os corredores do poder, há sempre aquele que no final solta as informações por estarem insatisfeitos ou até mesmo por vingança política.

Sabe por que Justiça Eleitoral se divide em Zona, porque literalmente ela é assim...

Foto : Blog Caraubasrn24h
Neste dia 23 de dezembro a Justiça eleitoral apenas comprovou o que todos sabemos a tempos, que é uma Zona, não eleitoral, mas no teor da palavra uma bagunça. Casos como de Ipatinga e outros demonstram que infelizmente a justiça é controvérsia, que cada um faz o que quer na sua interpretação da lei e no final tudo continua como antes. 
Em 2010 por iniciativa popular foi criada a lei da Ficha limpa, na qual políticos que teriam problemas com a justiça não poderiam ser candidatos, até ai tudo bem. Mas neste ano vários casos no país foram julgados na primeira e segunda instância da justiça eleitoral em cima dessa lei e alguns candidatos foram barrados no registro de candidatura.
O caso de Ipatinga o ex prefeito foi barrado por um processo de 2008 e segundo a lei da ficha limpa o afastamento seria de 8 anos, ou seja, o seu tempo para liberação se daria em 2016. Mas precisamente em 05 de outubro de 2016. Até ai tudo bem. 
Durante o processo eleitoral o candidato de Ipatinga teve seu registro eleitoral cassado na primeira instância, confirmado na segunda e foi para o TSE, neste caso a ministra Luciana Lóssio deu uma liminar para que ele fosse empossado, baseada na mudança da súmula 70 para valer até a data da diplomação e no plenário no dia 19 de dezembro a mesma caiu porque quatro ministros deram voto para que a súmula 70 permanecesse valendo até a data da eleição. Neste dia 23 de dezembro o ministro Gilmar Mendes, que está de plantão até o dia 31 de dezembro, deu outra liminar, agora alegando que a lei da ficha limpa não pode retroagir e pegar casos de 2008 e o prefeito eleito de Ipatinga, Sebastião Quintão, tomará posse já que havia sido diplomado em 15 de dezembro por causa da primeira liminar.
Em resumo ficam algumas perguntas no ar:
- Para que a Lei da Ficha Limpa se não tem valor na hora de ser utilizada?
- A alegação da Lei da Ficha Limpa não pode retroagir, mas se a lei do abuso de poder e da liberação do caixa dois, fosse aprovada seria retroativa e liberaria várias pessoas condenadas e envolvidas na Lava Jato, dois pesos, duas medidas.
- Para que ter julgamento em colegiado (plenário) se você que é ministro for derrotado na mesma depois pode tomar uma decisão monocrática e mudar o que foi decidido?
- Outra incoerência na lei, se o candidato que fez a campanha e estava cassado e caso se confirme essa cassação, se não foi crime eleitoral, que na maioria não o é, poderá ser novamente candidato nas novas eleições, então para que anular uma se vamos ter a repetição da história?
- Alguns boatos dão conta que a justiça vende sentenças, os juízes negam, mas fatos como esse não colocam em dúvida a honestidade dessas decisões?
- Se a Lei da Ficha limpa foi feita por projeto popular e não vai ser aplicada para que fazer o povo de bobo.
Essas perguntas realmente ficarão sem resposta o fato é que no dia 23 de dezembro o ministro Gilmar Mendes, aproveitando o recesso e não tendo como ser rebatido por outros, tomou a decisão que todos nem imaginavam que poderia acontecer no final de uma eleição, liberou os prefeitos cassados de Ipatinga, Timóteo e Belo Jardim, pelo que sabemos até agora e o que irá acontecer: nada.
Na realidade ele empurrou com a barriga a decisão final para fevereiro quando retorna os demais ministros, mas até lá a Inês estará morta, como sempre disseram e é a nossa realidade prefeito empossado não é retirado, pois ai vem aqueles artifícios jurídicos e irão empurrar com a barriga e como a justiça anda sob o efeito de tartaruga só em 2021 em diante teremos uma decisão definitiva a meu ver.
Esse caso de Ipatinga é parecido com o de Leopoldina, não no teor das denuncias contra os prefeitos, mas no período e data dos acontecimentos e por certo aqueles que tinham esperanças em que em Leopoldina haveria mudanças devem colocar a barba de molho e esquecerem. 
Não é choro de quem perdeu, mas a constatação da realidade do país e espero sinceramente que o prefeito José Roberto e seu vice Marcinho fiquem atentos a uma única coisa: a metade da cidade não concorda com o seu modo de governar e se juntarmos a abstenção e votos nulos a coisa fica pior e preciso repensar o seu próprio governo. 
É claro alguns irão dizer: José Roberto não precisa se preocupar pois não terá como se reeleger novamente, mas a sua história ficará registrada e acredito eu que todos podemos mudar ou pelo menos tentar mudar e que ele faça um governo para todos, seja realmente o prefeito de Leopoldina e para o povo do município. 
Se haverá mudança ou não só em fevereiro teremos algo de novo, segundo os mais otimistas, eu sinceramente acredito que isso não ocorrerá e o lema 20 até 2020 será efetivado.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Semáforos em Leopoldina, camera de segurança, falta remédios, falar disso é chover no molhado

Não é a primeira vez que toco neste assunto: semáforos da cidade. Primeiro algo moderno e ineficiente, pois quando fecha em uma rua para pedestre fecha todas aos mesmo tempo. Seja no da praça General Osório com Félix Martins, seja no cruzamento da Presidente Carlos Luz, Acácio Serpa e Praça João XVIII ou no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com Bairro de Fatima e 27 de abril.
Na realidade a maioria dos sinais estão com defeitos, alguns apagados para pedestres, outros sem o temporizador e enfim um caos por falta de manutenção e desrespeito aos motoristas e principalmente pedestres.
Aqui como é tudo feito nas coxas e visando alto promoção, não importa a qualidade e se funciona ou não, o importante é colocar e não se ter preocupação se vai funcionar.
E a quem reclamar? Ao papa, pois se até quebra molas sem sinalização não resolvem o que dizer de semáforos.
E antes que digam que falo demais e as câmeras de vigilância estão funcionando?
Mas o importante é fazer, agora aguardo o ponto de ônibus da Pracinha do urubu, custará  R$70.000,00 deve ser top pelo preço, vamos aguardar para ver e o restante da obra                R$ 149.000,00, mas isdo não importa. Outra coisa nso havia uma lei proibindo asfalto por causa do aquecimento da cidade?
E acabou o mandato e os vereadores ficaram sabendo o real valor da reforma da praça Félix Martins?
Em tempo, o primordial também está faltando, medicamentos na farmácia do SUS e aqueles que são vendidos na farmácia popular, inclusive os controlados.
Mas isso tudo é porque sou linguarudo, pois afinal estamos vivendo no paraíso e faltando menos de dez dias para o final do governo liberaram mais R$ 200.000,00 de suplementaçao, sendo que o pedido era de mais de R$ 900.000,00.
E além disso tudo para quer ter semáforo e faixa de pedestre se os motoristas "bem educados" não respeitam ambos.
Isto é Leopoldina... Fala verdade, minha cidade...

Na política tudo paralisado, exceto busca por apoio a candidaturas a presidência da Câmara

Nas últimas horas muitos acordos sendo fechados visando a presidência da Câmara de vereadores no dia primeiro de janeiro.
Oficialmente e declaradamente tínhamos já divulgados, através do rádio,  as chapas encabeçadas por Kelvia Raquel e Pastor Darci e outros pretendentes ns bastidores.
Mas de quarta feira, dia 21 para cá as coisas foram se modificando e novos nomes surgiram.
O partido PR lançou o nome de Rogério Suíno como seu candidato e o mesmo já declarou ter cinco votos, além do dele dois de cada lado; Rosalvo ontem salientou que seu grupo político e partido também pensam em lança lo como presidente e há além desses os nomes de Jacques Vilela e de Waldair Costa nos bastidores.
O certo é que durante esta semana por certo as conversas serão intensificadas e os grupos irão se fortalecer e é claro que há os que tem mais vínculo com o prefeito eleito José Roberto.
Com a possibilidade de novas eleições o presidente da Câmara será o governo provisório, caso isso aconteça.
Na realidade acredito que o voto será aberto,  tenho certeza, e aí teremos realmente a visão em quem é fiel ao grupo do qual foi eleito e em caso de novas eleições em qual desses os candidatos que postulam o cargo de prefeito poderão confiar, bem como a própria população que em sua maioria votou em um projeto global apresentado.
Mas deixo claro que neste caso de eleição há muito em jogo: troca de favores, troca por cargos, influência política no futuro e também a simpatia e antipatia pessoal.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Rogério Suíno me informa seu partido resolveu ele será candidato a presidência da Câmara

Durante a tarde em contatos a mim feitos me deram conta que novos nomes para a presidência da Câmara seriam lançados e inclusive que na noite de quarta uma reunião teria sido feita com esse objetivo. Como não tenho acesso aos vereadores do lado do José Roberto,  porque muitos acreditam que ainda estou em campanha eleitoral e sou do lado adversário, não me manifestei naquele momento.
Mas agora é oficial o vereador Rogério Campos (Rogério Suíno) será candidato a presidência da Câmara, uma reunião do seu partido o PR no Hotel Ritzon na noite de quarta feira definiu que lançará o mesmo e terá o apoio já confirmado do vereador mais votado do partido Elvécio Barbosa. Segundo informações extra oficiais o Rogério já teria 03 votos do lado da coligação do José Roberto e 02 votos da coligação do Breno Coli. Durante a semana será intensificado os esforços para conseguir mais 03 votos para se sagrar vitorioso. Rogério Suíno é vereador no seu primeiro mandato e teve uma expressiva votação e desde quando foi eleito foi um frequentador assíduo da Câmara de vereadores. 
Não sei os nomes dos vereadores que estão apoiando o Rogério e novas informações poderão surgir durante a semana que vem que antecede a posse dos mesmos.

Rosalvo entrou em contato comigo e explica sua posição perante a eleição da câmara

Foto Internet Jornal Leopoldinense
Nesta quinta feira, dia 12 de dezembro, a tarde o vereador Rosalvo Flauzino entrou em contato comigo direto para esclarecer seu posicionamento na questão da eleição da Câmara. Disse ficar espantado com a minha publicação sem ter o consultado antes e que não participa de facebook e redes sociais para evitar atritos com os amigos e que eu seria a última pessoa que ele gostaria de ficar chateado.
Segundo o mesmo a sua neutralidade durante o período eleitoral se deu devido a ser o presidente do Sinserpu e ter uma amizade com os filiados do sindicato e não quis se envolver diretamente com ambos os lados, pois também já foi parceiro e é amigo do vice da chapa do José Roberto.
Segundo Rosalvo ao saber da minha publicação resolveu se manifestar nesse sentido e ainda esclareceu que não tem uma posição definida sobre a eleição da Câmara de Vereadores, pois oficialmente não há ainda nenhum candidato real até o momento da posse.
Rosalvo Flauzino esclareceu que esse contato foi justamente para esclarecer que a sua campanha para vereador não tem nada haver com a eleição do presidente da Câmara de vereadores em 2017 e até lá ouvirá as propostas e analisará o que melhor convier para o andamento do legislativo.
Agradeço o contato do Rosalvo pelo contato e peço desculpas se o ofendi em primeiro momento, sendo que aqui exponho minha opinião pessoal e que não tem haver com o pensamento das pessoas citadas, mas desde já agradeço por ter ligado e esclarecido os fatos e me coloco a disposição para maiores informações e esclarecimentos.
Em tempo:
Quem derá todos fossem igual ao Rosalvo ao tomarem conhecimento dos assuntos viessem  a se posicionar e ele mesmo sabe que sempre fui assim do meu jeito de me expor nas opiniões, desde os velhos tempos de rádio.
Fica ai o esclarecimento.

Posse dos novos vereadores acontece no dia 01 de janeiro e imediatamente é eleito novo presidente da Câmara

No dia 01 de janeiro as 10 horas acontecerá a posse dos novos vereadores eleitos e consequentemente o prefeito José Roberto e seu vice Marcio Pimentel. Na oportunidade será eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores para um mandato de dois anos, ou seja, 2017 e 2018.
Há uma forte mobilização para que a nova presidente seja a vereadora Kélvia Raquel que é apoiadora e apoiada por José Roberto de Oliveira e que tem grandes chances de ser eleita, pois além de ter o apoio provável de seus companheiros de coligação: Elvécio Produções, Rogério Suíno, Totonho Pimentel, Helinho, Didi Piacatuba e José Augusto Cabral ainda poderá ter o apoio de outros vereadores que fizeram parte da coligação adversária.
Sabe-se por exemplo que o Rosalvo fez campanha solo, ou seja, não apoiou o candidato Breno Coli  e é muito ligado ao ex deputado estadual e ex prefeito Bené Guedes que apoiou abertamente a chapa de José Roberto e muitos apostam que mesmo que no passado houve um atrito entre Rosalvo e Kélvia Raquel, tudo será colocado de lado e que o mesmo provavelmente seguirá a orientação de seus "amigos e parceiros". 
Por outro lado não é de se espantar que outros façam o mesmo, pois após as eleições e com a posse do José Roberto, aqueles que por ventura estiveram fazendo campanhas com um grupo e até solo, pedindo as vezes voto para o candidato adversário irão tomar o rumo junto a barca da situação.
Provavelmente na oposição teremos candidatos, e até o momento dizem que há uma rachadura neste sentido tendo 03 possíveis candidatos Pastor Darcy (que já se lançou inclusive em rádio), Jacques Vilela (que não esconde seu desejo em ser presidente) e há boatos de Waldair Costa. Na realidade essa divisão do lado adversário é benéfica para a situação, pois quanto mais fraca a oposição, mais forte fica a candidatura de Kélvia Raquel que já demonstrou nessa legislatura que termina que tem prestígio e apoio do atual prefeito José Roberto, tanto é que constantemente ela divulga fatos e depois os mesmos são confirmados através de atitudes do executivo. 
O certo é que se nada for modificado a eleição da câmara será um divisor de águas, pois segundo alguns, que contam com a saída do prefeito eleito após o retorno do TSE, devido aos fatos acontecidos em algumas cidades, a validação da súmula 70, o presidente da Câmara deverá assumir num eventual afastamento, coisa que eu mesmo não acredito que acontecerá pelo andar dos fatos.
Fato é que mais uma vez teremos a prova que fidelidade partidária ou de grupos e o ego pessoal, troca de favores e tudo mais valem mais que a coerência política, mas isso é normal pois os eleitores desconhecem ou fingem desconhecer tais fatos e aqueles que se mantem fiéis as suas propostas e posturas antes, durante a depois da eleição geralmente são os sacrificados nas urnas.
Vamos aguardar e ver o que vai acontecer, mas hoje se tivesse que apostar no resultado apostaria na Kélvia Raquel que a cada dia se projeta e tenho certeza já deve estar pensando em alçar novos vôos e mais altos daqui a quatro anos, minha opinião pessoal.

Observação:
Após a matéria Rosalvo entreu em contato comigo e disse que ainda não se definiu como votará na eleição para presidente, pois verá na hora o que for melhor para o poder legislativo. Publiquei outra matéria sobre o assunto.

Comunicado de Napoleão chegou na noite de quarta a Comarca de Leopoldina

Conforme havia divulgado anteriormente que Napoleão havia expedido um comunicado ao Tre e a comarca de Leopoldina sobre sua decisão monocrática de referendar (confirmar)  o registro de candidatura de José Roberto nas eleições de 2016 e me falaram extraoficialmente que o documento não havia chegado a Leopoldina, ontem depois das 18 horas tal e-mail chegou conforme o divulgado no site TSE.
veja documento e andamento Processo:



O informativo fala comunicado a Senador Leopoldina, subimos de posto na graduação eleitoral.

O

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

No site do TRE MG e TSE José Roberto está eleito

Conforme vou sabendo, vou atualizando após comunicado do TSE o site do TRE mg já validou os votos de José Roberto considerado o eleitor de Leopoldina, e também as 13:30 do dia 21 o TSE também divulgou a notícia em seu site. conforme o print abaixo.
Alguns me questionando por que estou dando essas informações, vai a resposta: tenho compromisso com meus leitores e com a verdade é sempre frisei independente de resultado iria informar a realidade.

Napoleão não reconsiderou sua posição e confirmou sua decisão ao TRE MG

Apesar de a súmula ter sido validada no plenário o ministro Napoleão, mesmo sem julgar os embargos mandou as 13:55 horas do dia 19 de dezembro um comunicado reafirmando sua decisão de referendar candidatura de José Roberto e Márcio Pimentel.
Os demais ministros como Benjamim, Rosa Weber e Luciana na noite de 19 de dezembro mudaram suas decisões monocraticas e laminares. Só voltei ao assunto porque achei hoje...  Dizem que deverá mudar, mas a realidade é essa...
Deixa eu explicar, quando o Juiz Dr Gustavo marcou a diplomaçao não havia nenhum comunicado oficial, então entendia se que foi uma decisão dele por conta e risco. Mas com esse comunicado oficial a diplomaçao está validada até que o recurso seja analisado, o embargo. Como provavelmente o Napoleão irá mandar para o plenário só depois de fevereiro,  pelo que entendo.
Os demais ministro automaticamente reconsideração suas decisões,  inclusive Luciana que foi derrotada em plenário, mas Napoleão não.
Agora é aguardar se teremos alguma mudança oficial. Sem boatos e mentira.
Atualizando, extraoficialmente o cartório eleitoral não teria recebido tal documento. Apesar de ter sido publicado alguns dizem não ter saído de Brasília,  segue os print do andamento do mesmo no site do TSE é como aparece a tela do TRE MG e do TSE José Roberto aparece como eleito.





terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Momentos da Sessão do TSE dia 19 de dezembro de 2016.. nervos a flor da pele...

A sessão foi enorme mas para mostrar o clima entre os ministros que votaram a favor da manutenção da súmula 70 e os contra segue aqui dois trechos da reunião, quando um ministro reconhece que mudou sua opinião após os argumentos dos embargos e depois a perda de calma do ministro Gilmar Mendes ao ser derrotado a súmula em plenário e logo abaixo o Ministro Napoleão defendendo sua tese porque havia dado decisões monocráticas diferentes da decisão do plenário.

Esses trechos é para ver como os ministros ficaram com os nervos a flor da pele nessa sessão.

Ministro Benjamim justificando sua mudança de voto nos casos monocráticos



Gilmar Mendes perdendo a calma após ser derrotado pelo plenário no caso da súmula 70 e proclamando o resultado do plenário

Napoleão sendo respondido por Benjamim sobre a sua postura de mudar decisão monocrática

Napoleão na sequencia falando da posição de Benjamim e nervoso pela derrota no plenário no caso da sumula 70 e justificando suas decisões

Como sempre minha analise do momento político dia 20 de dezembro...


Foto internet ovigilanteonline
Muitos comentários a cerca de haverá ou não novas eleições, se o candidato diplomado realmente irá cumprir seu mandato nos próximos quatro anos e a dúvida que eu tenho e que muitos têm deve permanecer. Quem tem razão o lado do José Roberto ou do Breno Coli. Na minha simples análise acredito que ambos lutaram até o final para chegarem a uma conquista positiva para seu grupo e faço aqui uma pequena análise, como leigo do que aconteceu ontem.
Desde o início desse embate jurídico o grande tema era a súmula 70, que em seu teor diz que os fatos supervenientes valeriam até o dia da eleição de 2016, neste caso até o dia 02 de outubro.  Segundo pude ver no embargo do STJ e de acordo com alguns comentários que me fizeram durante todo esse período o candidato José Roberto teve uma condenação no TJMG de um processo de 2008 e por isso teve seu registro indeferido, pois a prescrição da sua pena ou do processo se daria em 05 de outubro de 2016, isso pode se notar no trecho do embargo que ele conseguiu a prescrição da pena no STJ em 06 de dezembro de 2016:
“Nos termos do art. 109, V, do CP, prescreve em 4 anos a pretensão punitiva estatal, se o máximo da pena é igual a 1 ano e não excede a 2. Na espécie, transcorrido lapso temporal superior a 4 anos entre a prolatação da sentença condenatória (5/10/2012 fl. 92) e até a presente data e não havendo interposição de recurso pelo Ministério Público, verifica-se a perda da pretensão punitiva estatal.”
Dando a entender para mim que sua pena prescreveu três dias após a eleição, ou seja, fora do prazo estipulado pela súmula 70. O relator do processo no TSE, ministro Napoleão Nunes Maia considerou que os fatos supervenientes foram antes do prazo final até a data da diplomação, dia 18 de dezembro de 2016. Conforme é citado na decisão monocrática os itens 32 e 33 da mesma:
“32 - In casu, as mencionadas decisões supervenientes do STJ - que apreciaram, no HC 367.376/MG, as controvérsias a respeito dos fatos pelos quais o recorrente JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA foi condenado na Justiça Comum - foram proferidas em 8.11.2016 e 6.12.2016. Ou seja, datas anteriores à última fase do processo eleitoral - a diplomação.

33. Pelo exposto, em razão da mudança jurisprudencial operada por esta Corte Superior e considerando a superveniência de fato modificativo do direito do recorrente JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA, com fundamento no § 7o. do art. 36 do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, dá-se provimento ao Recurso Especial, para, afastada a incidência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1o., inciso I, alínea e, item 1 da LC 64/90, deferir-se o pedido de Registro de Candidatura de JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA e, por consequência, da chapa majoritária por ele composta, nas eleições de 2016, a teor do art. 49 da Res.-TSE 23.455/15.
Na última sessão plenária do TSE, dia 19 de dezembro, houve um embate analisando a súmula 70 e por 4 votos a 3 ficou valendo a data de superveniência o dia 02 de outubro e com isso deu a entender que teríamos novas eleições em 2017 para o cargo de prefeito, pois a prescrição do motivo da impugnação do registro de candidatura de José Roberto se deu em 05 de outubro, se eu não estiver enganado e minhas fontes erraram na data, mas desde o inicio tudo foi feito após a eleição visando nesse sentido.
Consultado uma pessoa ligada à área o mesmo me informou que poderemos ter duas situações, pois sempre se ouve falar que após ser diplomado não tem como ser retirado, mas veja o que me foi explicado:
No caso a diplomação foi feita e o Juiz Dr. Gustavo Vargas, tanto no edital de diplomação, no seu despacho e na hora da diplomação ressaltou que era uma diplomação provisória aguardando da decisão de um processo no TSE (ao qual me referi a pouco) e neste caso poderá acontecer duas coisas:
- Se o relator não mudar sua opinião, contrariando a súmula 70 e mantiver seu voto de liberação do registro de José Roberto a decisão monocrática irá para plenário e teremos o voto da corte em data a ser marcada após o dia 02 de janeiro de 2016.
Vale ressaltar que o Ministro Napoleão pode mudar sua opinião devido à decisão da corte de validar a súmula 70 e neste caso não iria nem ao plenário, ontem mesmo o ministro os ministros Antonio Herman de Vasconcellos Benjamim e a ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa já mudaram suas decisões monocráticas após a sessão no inicio da noite em dois processos que eles haviam decidido o mesmo que o ministro Napoleão.
Se por ventura não houve nenhuma alteração da decisão monocrática no dia de hoje, pois poderia ter sido dada ontem à noite e não publicada com certeza o caso irá para o mês de janeiro ai a situação é a seguinte:
- Se o plenário deferir o registro de candidatura de José Roberto (aceitar o registro) o mesmo continua a frente da prefeitura pelos próximos quatro anos.
- Se o plenário indeferir o registro de candidatura de José Roberto (ou seja, confirmar a decisão da primeira e segunda instância) o juiz eleitoral de Leopoldina, Dr. Gustavo Vargas ao receber o comunicado do TSE e TRE o afasta da prefeitura e marca novas eleições no prazo de 90 dias e o presidente da Câmara de vereadores assume até a nova eleição for concluída, o que muitos juízes irão fazer, pois não diplomaram nenhum candidato com recursos no TSE.
Na segunda hipótese se houve novas eleições haverá novas convenções e poderemos ter novos candidatos e ressaltando que o atual José Roberto de Oliveira poderá vir a ser candidato novamente, pois apesar de ter tido seu registro cassado nesta eleição a sua condenação foi prescrita e ele não foi condenado por crime eleitoral e poderá disputar novamente. Ressalta-se que tudo depende do segundo processo de cassação que está em Belo Horizonte, se por ventura ele for condenado na segunda instância ele não poderá ser candidato, se até lá não houver julgamento ou for absorvido ele poderá ser candidato.
Resumindo tudo isso a Justiça Eleitoral só escancarou o que todos nós imaginamos como leigo, é uma bagunça só e as leis brasileiras são contraditórias e confusas e outra coisa muito é feito com a intenção de salvar quem tem problemas na justiça.
A meu ver um contracenso total, se a eleição for cancelada e poderemos ter novas eleições com os mesmos candidatos, para que se terem novas eleições?
Há duas diferenças entre uma e outra, neste caso não teremos as eleições para vereadores e ambos os candidatos poderão ter o apoio de candidatos que estiveram com um ou outro nesta eleição, tanto de vereadores eleitos ou aqueles que não conseguiram se eleger e a campanha toma outro rumo, pois nesse caso a história que não havia nenhum processo que impediria o candidato José Roberto de se eleito cai por terra, caso isso aconteça a meu ver.
Na realidade ainda teremos muito que ouvir, minhas informações são baseadas em fatos e documentos por mim analisados e não sou jurista e temos que aguardar a decisão final do TSE. Mas como sempre fui uma pessoa que expõe minha opinião vou dizer o que ficou evidente neste período eleitoral em itens:
- Primeiro o candidato José Roberto que com seus aliados chegou a dizer que teria 10 mil votos de frente teve um susto com uma diferença de apenas 284 votos apenas no resultado final e isso deve ter mostrado que apesar de seus vários mandatos há a necessidade de se pensar nas possíveis causas dessa diferença tão pequena.
- Segundo o candidato Breno Coli que foi massacrado no seu lado pessoal durante a campanha e lutou com três forças políticas que disputaram eleições nos últimos anos: José Roberto, Marcinho Pimentel e Bené Guedes, demonstrou ter fôlego e conseguiu quase vencer nas urnas os seus adversários.
- Ficou evidente que a eleição foi decidida no dia da eleição mesmo o fato da “suposta briga e agressão” entre José Roberto e Jacques Vilela, na qual se espalhou que José Roberto estava internado no hospital por ter sido agredido gerou comoção local e muitos podem ter mudado de voto por solidariedade ao atual prefeito. Digo suposta agressão, pois os fatos ainda estão sendo investigados e provavelmente há um processo nesse sentido e como houve uma simulação de agressão dentro do quartel que não foi verdade e foi presenciada por policiais, temos que aguardar o que a justiça irá concluir, não posso fazer juízo do caso, um alega que foi agredido fisicamente e o outro alega que houve apenas discussão calorosa entre as partes.
- Outros fatos poderiam ser aqui mencionados sobre as diferenças entre uma eleição e outra, mas agora vou falar uma coisa que provavelmente alguns ficarão com raiva de mim, principalmente aqueles que estiveram ao meu lado na campanha do Breno Coli, mas a diferença entre os dois grupos que apoiaram os dois candidatos, mas é apenas uma constatação de sua maioria de apoiadores:
O Grupo de José Roberto de Oliveira pode ser definido como Fênix, pois durante todo o período eleitoral e pós-eleitoral sempre acreditou na vitória, apesar de tudo parecer perdido em alguns momentos eles vinha à rua com notícias às vezes não tão verdadeiras e comemoravam a todo o momento, seja nas ruas, nas redes sociais e até agora apesar de ter essas controvérsias, acreditam na vitória e lançam a todo o momento comentários, nunca de derrota, sempre de entusiasmo e vitória, induzindo e motivando aqueles que são seus apoiadores e eleitores, resumindo acreditam na vitória custe o que custar. E temos que tirar o chapéu para eles nesse sentido, apesar de muitas vezes negarem algo que estava comprovado nos papeis e tribunais.
O Grupo de Breno Coli pode ser definido como Coruja (para não colocar outra ave mais negativa), pois durante todo o período eleitora e pós-eleitoral sempre acreditava na derrota, principalmente após as eleições. Em todos os momentos em que havia momentos que havia uma informação de possível vitória do seu adversário, mesmo que fosse um boato, o pessoal do Breno alimentava o boato e o pior, além disso, muitas vezes ajudava na sua possível confirmação. Até hoje após tudo que eu narrei há hoje pessoas vendo o que narrei ainda não acreditam no que está acontecendo.
Resumindo: Grupo José Roberto otimista ao extremo e Breno Coli pessimista ao extremo.
É claro que essa opinião é minha pessoal e há exceções em ambos os lados, há aqueles que de ambos os lados inverteram o papel, mas estou analisando o grosso das pessoas com que eu conversei nos últimos dois ou três meses.
Mas ressalto os dois candidatos acreditam José Roberto e Breno nunca desistiram por isso há esse embrulho jurídico até hoje, mas com certeza estão além de cansados pelo desgaste emocional, psicológico da situação, e estão observando principalmente com quem poderão contar numa eventual vitória. Acho até que ambos poderiam fazer um novo estilo de governo, valorizando não os lados políticos, mas sim a competência e a capacidade, fazendo um governo realmente para LEOPOLDINA.

Aguardemos os próximos capítulos, pois até 2017 muitos comentários, boatos e fatos irão ainda acontecer a ELEIÇÂO 2016 não termina aqui...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Agradecimento e um esclarecimento o que pode acontecer de agora em diante

Foto Ovigilante on line
Só estou feliz por uma coisa:
Podem me contestar, me criticar, mas no final das contas até agora só falei a verdade e hoje na diplomação o Juiz Dr. Gustavo Vargas confirmou o que tenho publicado no meu blog e face nas questões políticas. Deixou claro que a diplomação não era definitiva e aguardava uma decisão do TRE e TSE. 
Se é favorável a José Roberto ou Breno não me importa, mas a realidade é que muitos tem que reconhecer fui o único que acompanhou passo a passo esse pós eleição e com dados oficiais e tenho certeza que a promotora Dra. Lúcia Dantas e o Dr. Gustavo Vargas devem reconhecer isso, não publicamente, mas nos bate papos com seus companheiros de trabalho e em alguns casos com os amigos.

O pessoal do José Roberto é claro não ficava satisfeito pois muitas vezes as comemorações eram diluídas com minhas palavras e o pessoal do Breno, muitas vezes quando postava algo a favor do José Roberto achavam que me vendi.
Não nego que durante esse tempo tive alguns advogados, não dos candidatos que nem contato tenho, mas outros me ajudaram a entender, me passaram documentos oficiais que não tinha acesso e mantive contato com Breno e Rodrigo em alguns momentos me informando sobre fatos que não tinha conhecimento.
Quanto ao pessoal do José Roberto, tirando o Marcinho, Iago Xavier que compartilharam e poucas vezes toquei em política me acompanharam e também algumas vezes publicamente a Maria Aparecida (Parê) e Marquinhos Gonrado que algumas vezes mexeu comigo. Sei que fui criticado, chamado de gentinha, baixo nível, mas cumpri meu papel de informar. Opiniões pessoais todos temos de a ou b e nem ligo quando me malham pois sou daquele tipo, falem bem ou mal, mas falem de mim. Não vim aqui para agradar a todos, nem Jesus conseguiu. Mas pelo menos deito com a consciência tranquila e aguardo a definição final que realmente não sei quando sairá e qual será, apenas quando o TSE se manifestar estarei postando aqui conforme sempre fiz. 
Por hoje é só e obrigado a todos que me acompanharam durante esses períodos de dois, quase três meses...


Em tempo só citei algumas pessoas porque curtiram algumas vezes meu face e quanto a decisão o TSE entra em recesso hoje, se vai sair algo não sei, pois só retornam em 02 de janeiro ai a posse já terá acontecido e se o TSE se manifestar como fica?
Na realidade por ser uma diplomação provisória ela fica valendo até a data da decisão final do TSE, ou seja, explicando mais detalhadamente para o meus leitores.
Se no dia 01 de janeiro o José Roberto e Marcinho tomarem posse e o TSE confirmar a decisão monocrática do ministro Napoleão ele continuará seu governo normalmente.
Se no dia 01 de janeiro o José Roberto e Marcinho tomam posse ai neste período até lá o TSE não envia nada para o TRE e a Comarca, ele toma posse e assim que o julgamento for feito no plenário ou até mesmo uma decisão monocrática modificando o seu parecer inicial, entendendo que o que foi decido em outros casos em plenário causou jurisprudência e o comunicado chegar após a posse efetuada o José Roberto e seu vice Marcinho são afastados automaticamente assim que o TRE e a Comarca receber a notificação.
Agora o recesso começa amanhã e o retorno será dia 02 de janeiro, o cartório eleitoral funciona normalmente e nesse meio tempo chega alguma decisão do TSE o Juiz de Plantão tomará as decisões necessárias para o cumprimento do que o TSE determinar, ou seja, durante a ausência do Dr. Gustavo Vargas, titular da pasta eleitoral teremos um juiz substituto.
Portanto a definição pode até não sair hoje ou até mesmo até o retorno do recesso, mas teremos que ter um posicionamento final do TSE, do colegiado ou até mesmo de uma revisão da decisão monocrática se o ministro Napoleão assim entender.
Hoje sei que os advogados da Coligação Unidos Somos muito mais estão no TSE pelo que vi na internet protocolando um requerimento, que não sei do que se trata, e até o encerramento eles aguardam uma posição ou ficará para o retorno do recesso em 02 de janeiro e datas posteriores.
Enfim resumindo apesar de provavelmente termos a posse em 01 de janeiro não significa que a eleição está definida ainda.
Essas informações são extraoficiais, mas acredito serem as mais corretas segundo minhas fontes.

TSE confirma duas cassações de registro de acordo com sumula 70, mesmo caso de Leopoldina

Nesta segunda feira, dia 19 de dezembro, o TSE manteve duas cassaçoes de registros de candidatura que foram indeferidos nas duas primeiras instâncias na cidade de Ipatinga MG e Tiangá CE, baseadas na súmula 70 que é aquela que diz que os fatos supervenientes se encerram no dia da eleição. Os advogados que estiveram conversando comigo dizem que esses fatos confirmam a jurisprudência no caso de Leopoldina, pois a súmula também deverá ser confirmada no caso de Leopoldina, mesmo o prefeito sendo diplomado. No caso de Ipatinga o Sebastião Quintão tinha sido diplomado em 15 de dezembro por medida liminar e mesmo assim não há validade, pois a decisão do TSE supera a decisão da liminar.
Não sou jurista mas na sessão de hoje um dos ministros disse que uma decisão monocrática não pode superar a decisão de um plenário. Os advogados da coligação Unidos Somos muito mais já entraram com um requerimento no TSE do qual não sei o conteúdo, mas acredito seja pedido a anulação da diplomação e a observância no que já foi decidido em plenário.
É claro que os partidários de José Roberto de Oliveira irão contestar tal decisão e deverão tentar postergar a decisão para que no dia 01 de janeiro haja a posse do prefeito, só não sei se o Juiz Eleitoral local Dr. Gustavo Vargas tem o poder de revogar a diplomação baseado nos julgamentos que deram validade a súmula 70, como ele mesmo disse a decisão era provisória aguardando a manifestação do TSE ou se ele terá que aguardar o comunicado oficial do TSE, já que não houve esse comunicado na sua decisão de diplomação, essas questões jurídicas são complicadas e o juiz tem que observar as determinações legais, por mais que nós leigos não entendemos.
Segue abaixo as duas matérias que tem casos parecidos com o caso de Leopoldina.

Veja a notícia de Tiangá no TSE:

Por maioria de votos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro do candidato mais votado nas eleições do município cearense de Tianguá, Luiz Menezes de Lima. A discussão principal foi sobre o tempo de inelegibilidade cumprida pelo candidato. Ele foi condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder nas eleições de 2008. Conforme prevê a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), ele ficou inelegível por oito anos e, portanto, não poderia ter se candidato em 2016.
A tese vencedora foi da divergência aberta pelo ministro Luiz Fux, que foi acompanhado pela ministra Rosa Weber e pelos ministros Henrique Neves e Herman Benjamin. Na sessão de hoje, o ministro Henrique Neves fez referência ao voto do ministro Fux e acrescentou que a inelegibilidade deve ser aplicada tanto para quem concorreu às eleições quanto para quem, mesmo sem ser candidato, participou do abuso. Segundo ele, isso evita que o ocupante do cargo de prefeito que não concorre a novo mandato possa abusar do poder em benefício dos candidatos de sua preferência. Nesse quadro, os candidatos seriam considerados inelegíveis e quem cometeu o ato não responderia por ele. Portanto, a decisão do Plenário responsabiliza também o autor das irregularidades, como foi o caso de Luiz Menezes.
Outro ponto levantado pelo ministro Henrique Neves foi sobre o momento em que se deve analisar a inelegibilidade do candidato para saber até quando ele estaria inelegível. Ele destacou que as condições de elegibilidade são auferidas no momento do pedido de registro, ou seja, quem é inelegível não poderia sequer requerer o registro de candidatura, uma vez que desde o dia da condenação já se sabe até quando vai a punição, ou o cumprimento da sanção penal. Ele destacou que os fatos supervenientes – aqueles que surgem após a condenação – devem ser considerados até o dia da eleição, conforme já decidiu o próprio TSE. “Alterar essa regra na primeira eleição seguinte para considerar que esse prazo poderia ser esticado até a diplomação me parece que seria uma quebra total da segurança jurídica”, disse ele.
Veja a notícia de Ipatinga:
Por maioria dos votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram, nesta segunda-feira (19), o indeferimento da candidatura de Sebastião de Barros Quintão ao cargo de prefeito de Ipatinga (MG).
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) havia negado o registro de candidatura de Sebastião em razão do reconhecimento das causas de inelegibilidade previstas nas alíneas “d” e “j” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades).
No dia 15 de dezembro, data marcada para a diplomação do candidato ao cargo, a relatora do caso, ministra Luciana Lóssio, havia deferido pedido de liminar protocolado por Sebastião para garantir a diplomação dele como prefeito do município.
Na sessão desta segunda-feira, todavia, a relatora foi voto vencido pela maioria dos pares. Ao proferir seu voto, a ministra disse que “a inelegibilidade de oito anos não retroage para alcançar aqueles que possuem condenação eleitoral transitada em julgado por abuso de poder”. Ela reforçou ainda o entendimento de que “o encerramento do prazo de inelegibilidade até a data da diplomação constitui prazo superveniente que afasta a inelegibilidade”. 
Ao abrir a divergência, o ministro Admar Gonzaga afirmou que o caso refere-se a uma inelegibilidade exaurida, pois o abuso aconteceu na eleição de 2008. No entanto, ele disse que a questão da falta de prazo fixo o preocupa e, por isso, entendeu por bem seguir a jurisprudência da Justiça Eleitoral.
“Com relação à diplomação, que seria o marco, não é fixo, porque a resolução fala até dia 19. O que me preocupa com essa sugestão é que isso traria uma possibilidade de casuísmo, de forma que também me incomodam essas mudanças de datas e, além disso, termos uma hora um prazo maior e outra hora um prazo menor. Eu me curvo à jurisprudência da Corte”, disse o ministro.

Alguns dizem; muita calma nessa hora... Diplomação não é o final ainda...

Conforme sempre alertei em minhas postagens hoje haverá a diplomação dos candidatos José Roberto e Marcinho Pimentel, mas é bom salientar que ainda não haverá uma solução definitiva e o ato pode ser revertido, caso o TSE considere a súmula 70 que diz que fatos supervenientes seriam considerados até o dia da eleição de 2016.
Se por ventura o TSE modificar tal súmula e passar até a data da diplomação ai sim a diplomação feita hoje será validade.
O motivo desse alerta é devido a ainda esta correndo no TSE casos idênticos a Leopoldina e ha um Agravo Regimental impetrado pela Coligação Unidos somos muito mais justamente contra a decisão monocrática do ministro Napoleão no caso.
Como o leopoldinense é induzido a acreditar em boatos e mentiras plantadas e não nos fatos reais e oficiais a minha única preocupação é o desgaste do Juiz Eleitoral, Dr. Gustavo Vargas, no sentido de depois que o TSE julgar e caso seja contrário aos diplomados o povo ser levado a crer que há uma perseguição aos candidatos, coisa que é muito comum nessa cidade, aonde as pessoas criam essa história e aonde as pessoas que falam a verdade são criticadas ou pelo menos são tratadas como perseguidores, como eu já fui em alguns casos.
Sei que a decisão monocrática é uma atitude válida, mas quem lida com justiça, principalmente quem tem tantos processos sendo analisados nos últimos anos sabe que essa é a realidade dos tribunais, mas nessa campanha várias vezes mesmo com documentos publicados, internet sendo atualizada a todo momento, várias vezes foram plantadas e inclusive publicadas matérias que não condiziam com a verdade naquele momento. Infelizmente há um grupo que acha que fazer barulho resolve alguma coisa. Até entendo que haja um modo de motivação para seus grupos, mas é necessário cautela e muito respeito ao cidadão, mantendo-o informado com a veracidade dos fatos e por isso a minha manchete: muita calma nessa hora.
É claro que ambos os lados tem direito de comemorar qualquer que seja uma simples vitória no andamento do processo mas é necessário também ver que o acirramento dos ânimos, a implantação do ódio não leva a nada e que a Justiça será a determinante neste caso, independente de quanto se gastou em dinheiro com advogados e outras coisas mais.
Hoje o Jornal O TEMPO traz uma reportagem focalizando tal situação em 87 municípios mineiros com a situação indefinida a matéria diz o seguinte:
Eleitos têm diplomação indefinida

Em 87 cidades do país, eleitos não tiveram a liberação da Justiça Eleitoral para assumir cargos

PUBLICADO EM 19/12/16 - 03h00

Rio de Janeiro e Brasília. O prazo final para a diplomação dos eleitos é esta segunda-feira (19), mas, em 87 municípios no país, a situação está indefinida porque a Justiça Eleitoral não julgou a tempo os recursos dos candidatos indeferidos que venceram a disputa por essas prefeituras. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma força-tarefa na última semana, priorizando esses casos, mas não conseguiu zerar a pauta.

Para assumir o executivo municipal, os postulantes têm que conseguir a liberação no tribunal. O vice-presidente do TSE, Luiz Fux, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), prevê que serão necessários mais dois meses para que todas as situações sejam julgadas na Justiça Eleitoral.

Em 17 das 87 cidades nessa situação, o juiz eleitoral não declarou nenhum eleito e não diplomará ninguém, seguindo uma alteração feita na lei no ano passado. Pelo novo dispositivo, o indeferimento do candidato mais votado obriga nova eleição, independentemente do número de votos que ele tenha obtido.

Como mudança na regra é recente, muitos juízes eleitorais declararam o segundo colocado como vencedor da disputa pelas prefeituras, enquanto o registro do mais votado não é julgado em definitivo. Essa era a norma que costumava ser seguida até o pleito passado.

Segundo o TSE, é preciso aguardar o pronunciamento dos ministros sobre esses casos de candidatos com maior votação que não forem apreciados até nesta segunda-feira (19), última sessão do tribunal este ano. O tribunal informou que, por enquanto, não há como dizer o que acontecerá nessa situação. Mas o esforço é julgar os recursos que envolvem vencedores nas urnas.

Conforme o TSE for julgando os casos, a situação nessas 87 cidades poderá ser alterada, e os diplomados poderão mudar. Caso o candidato indeferido consiga a liberação do TSE, é diplomado e assume normalmente. Mas, se for barrado em definitivo, deverá haver nova eleição.

Fux disse que uma saída será a indicação pela Justiça Eleitoral de um representante até que essa nova eleição seja realizado: “O tribunal indica normalmente o presidente da Câmara, que é um homem da comunidade, que conhece os problemas da cidade”.