quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Veja a entrevista ao Jornal Leopoldinense, Focus e Espaço 021 com os dois candidatos ao mesmo tempo

Fiz uma edição caseira mas colocando a mesma pergunta e a resposta de ambos os candidatos a prefeito, matéria do Jornal Leopoldinense em parceria com Focus e Espaço 021. 
A minha intenção é que você veja as respostas de ambos os candidatos e tirem suas conclusões.
Não vote em Branco ou anule seu voto, a democracia depende de todos nós.


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Compacto do Debate do Equipe, participação dos candidatos Breno e Rodrigo

Como o debate demorou cerca de 1 hora e 45 minutos fiz um compacto só com a participação do candidato Breno Coli, prefeito e seu vice Rodrigo Pimentel. Alguns comentários escritos nos pontos que sinalizei como importantes, no meu ponto de vista, já que neste blog sempre expus minhas opiniões e não há de outras pessoas. Portanto o compacto é de minha inteira responsabilidade, não expressando o pensamento dos envolvidos.

domingo, 18 de setembro de 2016

Debate no Equipe dia 15 de setembro com prefeitos

Para evitar os comentários de que fulano venceu o debate. Que outro perdeu a postura, que alguém abaixou o nível do debate.
Para que você possa tirar suas conclusões e observar quem respondeu às perguntas, quem fugiu nas respostas, quem se saiu melhor assista na íntegra sem cortes o mesmo, é longo mas vale a pena.

sábado, 17 de setembro de 2016

Justiça da direito de resposta a Coligação Unidos somos muito mais

Nesta sexta feira a Justiça Eleitoral deu direito de resposta a coligação de Breno e Rodrigo, devido a divulgação da Nota de Esclarecimento veiculada no horário do TRE e nas redes sociais. Leia o direito de Resposta: 
DIREITO DE RESPOSTA
Direito de resposta concedido pelo sr. Juiz Gustavo Várias de Mendonça por conta da ofensa veiculada pela Coligação Juntos pela Paz, Unidão e Progresso injustamente praticada contra a Coligação Unidos Somos Muito Mais. 
A Coligação do candidato Zé Roberto, de forma distorcida e irresponsável, divulgou uma "NOTA de ESCLARECIMENTO", afirmando, em muito, a Coligação Unidos Somos Muito Mais e, sobretudo, a própria Justiça Eleitoral, ao qualifica-la como "tapetão" e "jogo sujo".
Em sua infeliz e falacioasa nota de esclarecimento, a Coligação do candidato a prefeito José Roberto de Oliveira afirma que "Mais uma vez os adversários apelam para o jogo sujo", porém não esclarecendo em nada o teor da impugnação.
Pois bem, assim o faremos.
A Coligação Unidos Somos Muito Mais conhecedora de causa de inelegibilidade do candidato Zé Roberto, decorrente de condenação criminal em Belo Horizonte e Brasília, ajuizou no dia 23/08/2016 o pedido de impugnação. 
O senhor José Roberto de Oliveira devidamente citado na ação, apresentou sua defesa e o Ministério Público emitiu o parecer contrário ao pedido da Coligação.
Posteriormente, em sede de alegações finais, sobreveio outra decisão do STJ, confirmando condenação do prefeito José Roberto de Oliveira por improbridade administrativa, causa essa que sequer foi analisada na sentença.
Sobreveio, então, a sentença do DOUTO Juízo Eleitoral, publicada no dia 10 de setembro, que julgou procedente a impugnação ofertada para indeferir o registro da candidatura de José Roberto de Oliveira por ser inelegível, nos termos da Lei da Ficha Limpa e, consequentemente, indeferindo também o registro de candidatura de Márcio Henrique Alvarenga Pimentel.
Cabe apenas lamentar a postura irresponsável e insensata de uma Coligação que pretende governar o nosso município pelos próximos 4 anos, demonstrando total desprezo e afronta às normas jurídicas. Talvez tal desespero seja proveniente da derrota certa nas urnas e na justiça.
Ainda, quando a Coligação afirma que "mais uma vez os adversários apelam para o jogo sujo", a Coligação Unidos Somos Muito Mais esclarece ainda aos leopoldinenses que foi a primeira vez que a mesma interpôs uma medida na justiça contra o candidato Zé Roberto. Se alguém, no passado, recorreu a justiça contra o atual prefeito, esses foram o seu atual candidato a vice Marcinho Pimentel (na eleição de 2012) e Bené Guedes (na eleição de 2004), também atual apoiador de sua campanha, o que, no mínimo, causa até estranheza e tamanha contradição da incoerente Nota.
Com isso, a Coligação Unidos Somos Muito Mais demonstra respeito à Justiça Eleitoral e à população leopoldinense, que merece ser realmente esclarecida do caso, confiante, sobretudo, que, ao contrário do que a coligação ofensora alegou em sua nota, sairemos vitoriosos porque o povo quer mudança e está com quem fala a verdade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Agradecimento aos leitores e amigos

Nesses últimos dias todos sabem que abracei uma campanha eleitoral e quando o faço é porque acredito nos propósitos, nas idéias e nunca fiquei em cima de muro. Nos últimos 11 anos não participava ativamente de nenhuma campanha em respeito a entidade que eu gerenciava ACIL/ SESI Leopoldina e agora que não tenho vínculo com nenhuma empresa posso retornar a militância política. Fui procurado por ambas as coligações, uma uns dias antes das convenções, onde um representante me convidou para ser um dos coordenadores da mesma, recusei por não querer me envolver diretamente e deixei claro que era uma decisão de momento e poderia mudar, depois fui procurado por uma pessoa ligada ao candidato a reeleição de Cataguases, Cesinha, para participar da campanha na área financeira, recusei por achar que por ser candidato do PC do B e coligados, não me sentiria bem, já que fiz e faço algumas críticas ao partido de base da ex presidente Dilma.
Neste intervalo, após o inicio da campanha fui procurado por uma outra coligação e depois de conversar com o vice prefeito da chapa e de ser convidado a ajuda lo nos programas de rádio, área que atuei durante anos, aceitei e passei a ser um colaborador da área, mas não sendo o locutor, apresentador ou algo parecido, apenas observando os tempos, monitorando as entregas de material as emissoras. Ai passei a conhecer melhor o Breno Coli, ao qual tinha um conhecimento superficial em contatos rápidos nas suas passagens pela câmara, bem como em comícios que assisti no passado e confesso que me surpreendi com o mesmo, no lado positivo. Rodrigo nem preciso falar, pois apesar de ser jovem na política, desde quando estudei na Doctum, nos encontrávamos nos corredores e conversávamos sobre política, antes de sua eleição e depois de se tornar vereador, algumas vezes através das redes sociais.
Mas nessas caminhadas pelas ruas fico emocionado com a receptividade dos leopoldinenses aos candidatos e comigo em especial, há dias duas pessoas me perguntaram: você é candidato? Respondi que não e as mesmas falaram, porque se fosse teria meu voto.
Outra pessoa na qual a família há anos anula os votos mandou me avisar que votará nos candidatos que apoio porque sabem que se estou apoiando é coisa séria.
E ontem no Pedro Brito tive mais uma surpresa, um senhor que se identificou comigo, me parou e me falou fiz um comentário no seu blog hoje, coloquei anônimo para evitar possíveis perseguições, veja o comentário e em qual matéria:

E QUEM É LOUCO PRA COMENTAR? O PODER É DELES;MAIS O VOTO É NOSSO(vc e a urna) em Não deixe a paixão te mover na política, ontem amigos, hoje inimigos e amanhã amigos de infância.
Fiquei realmente bem emocionado, um senhor me abordando depois de tantos anos afastado do rádio, cerca de 5 anos e as pessoas me reconhecem e me abraçam e comentam, sinal que deixei minha marca. E sinceramente concordo com ele, pois só um louco como eu comenta sobre política numa cidade tão complicada e que não tem ninguém que persegue ninguém, ninguém que muda da água para o vinho, não tem artistas e muito mais. 
Depois desse senhor estou lá e vejo um ex colega de trabalho e pergunto a ele está com o 55 e nisso chega o nosso candidato Breno para pedir seu apoio e ele responde: vou votar no 55 por causa do Papão e o Breno comenta algo com ele que sinceramente não entendi e ele reafirma, voto porque o Marcus Papão está com o senhor. 
Isso realmente é de mostrar que na vida nada é para por acaso e os exemplos permanecem. Como sempre disse não tenho nada contra os quatro candidatos que disputam a campanha eleitoral, mas quando visto a camisa é para suar com ela. Apenas não julgo as pessoas, mas a atitudes. Mas decidi que no meu face não irei mais emitir opiniões, já as deixei claro nas minhas postagens e não quero que confundam o Marcus Vinicius (pessoa) com o Marcus Vinicius (Campanha), pois minhas opiniões são minhas e não o pensamento da campanha, se acho certo falo, se acho errado falo, acho que realmente sou Gadernal (nada contra quem toma, mas uma vez ressalto, só porque no passado me mandaram tomar gadernal e até acho que devo estar tomando gadernal vencido). Mas aqui no meu blog irei manter a informação em dia, se o candidato Zé Roberto conseguir seu contento a aprovação da sua chapa informarei, se for concorrer sub judice, informarei, porque aqui eu tento mostrar a realidade para as pessoas, independente da paixão ou do envolvimento com a política. Um abraço a todos e obrigado aos que me acompanham no blog...

Chapa 20 recorre da decisão de impugnação em Leopoldina

Conforme mencionei anteriormente a coligação do Prefeito Zé Roberto e Marcinho está impugnada no momento e o mesmo entrou com um pedido de reconsideração no TRE e teremos um posicionamento nos próximos 3 dias. Mas diante disso, comprovando o que havia dito, os candidatos podem continuar suas respectivas campanhas. A Coligação emitiu a seguinte nota no horário eleitoral Gratuito e nas redes sociais, versão oficial:
NOTA DE ESCLARECIMENTO :
MAIS UMA VEZ OS ADVERSÁRIOS APELAM PARA O JOGO SUJO.
A coligação adversária, pressentindo a derrota nas urnas, entrou com um pedido de impugnação em relação ao registro da candidatura a Prefeito do Dr. José Roberto e Marcinho Pimentel, O MINISTÉRIO PÚBLICO DEU PARECER CONTRÁRIO À IMPUGNAÇÃO, OPINANDO FAVORAVELMENTE AO REGISTRO DA CANDIDATURA DO DR. JOSÉ ROBERTO E MARCINHO PIMENTEL SEM QUALQUER RESSALVA.
No dia 10 de setembro, o Juiz Eleitoral publicou sentença, em que, contrariando o parecer do Ministério Público, não aceitou o registro da candidatura do Dr. José Roberto e Marcinho Pimentel.
Contra essa decisão, está sendo interposto recurso a ser apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral, o que permite Dr. José Roberto e seu companheiro de chapa continuar realizando a sua campanha, na forma autorizada pela lei eleitoral, esperando ser consagrado nas urnas pelo voto popular.
Destaque-se que mais uma vez os adversários do Prefeito foram para o “tapetão”, sabendo que não conseguirão ser vitoriosos nas urnas porque o povo leopoldinense está com o 20 – Dr. Zé Roberto e Marcinho.
Vamos em frente! Vamos apoiar quem já fez, faz e continuará fazendo!
Assim, nossa campanha continua com a perseverança e coerência de sempre, na certeza de que no final a Justiça será alcançada como das vezes anteriores! Juntos pela Paz, União e Progresso!
Ontem a noite o andamento do processo foi atualizado no TRE MG com o seguinte despacho

Despacho
Despacho em 13/09/2016 - RCAND Nº 51342 Exmo. GUSTAVO VARGAS DE MENDONÇA
Publicado em 13/09/2016 no Publicado no Mural
Vistos, etc



Recurso interposto às fls. 331/342.

Juízo de admissibilidade a cargo do TRE.

Notifique-se o recorrido, através do Mural Eletrônico, para apresentar contrarrazões no prazo de 03 dias, nos termos do art. 54 da Resolução TSE nº 23.455/2015. Em seguida, venham-me conclusos para eventual juízo de retratação, nos termos do §7º do art. 267 do Código Eleitoral.

Leopoldina, 13 de setembro de 2016.



Gustavo Vargas de Mendonça

Juiz Eleitoral da 161ª ZE/MG

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Algumas informações sobre como está a campanha eleitoral em Leopoldina

Conforme já publiquei no último dia 10 de setembro o Juiz Eleitoral da Comarca de Leopoldina, Dr.Gustavo Vargas de Mendonça emitiu uma sentença de número 4388 impugnando o registro da chapa composta por Zé Roberto e Marcinho Pimentel conforme abaixo:

Pelo exposto, JULGO PROCEDENTE A IMPUGNAÇÃO ofertada, para INDEFERIR o registro de candidatura de JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA, por ser inelegível, nos termos do art. 1º, inciso I, alínea "e" , 1, da Lei Complementar 64/90. 

JULGO EXTINTA A NOTÍCIA DE INELEGIBILIDADE ofertada por Marco Antônio de Oliveira Lacerda, sem resolução de mérito, nos termos do art. 485, VI, do CPC.

Deixo de apreciar a notícia quanto às outras causas de inelegibilidade, diante da sua alegação nos autos somente em sede de alegações finais, o que não permitiria o julgamento do feito até o dia 12/09/2016, pela imperiosa necessidade de prazo para a defesa do impugnado (sete dias), o que ocasionaria a nulidade desta decisão por inteiro. Caberá ao impugnante se valer das outras ações eleitorais para a sua efetiva análise ao seu tempo e modo.

Quanto ao pedido de registro de candidatura de MÁRCIO HENRIQUE ALVARENGA PIMENTEL, verifico que estão presentes os requisitos objetivos e subjetivos, mas, como se trata de chapa majoritária com o ora impugnado, acabo por INDEFERIR também seu pedido (art. 49 da Resolução do TSE nº 23.455/2015). Junte-se cópia da presente sentença no pedido de registro apenso de Márcio Henrique Alvarenga Pimentel.

Intime-se a Coligação do impugnado para substituir o candidato ao cargo de Prefeito com registro indeferido, ou se for o caso, apresentar recurso contra a presente sentença no prazo legal.
Publique-se. Registre-se. Intime-se por mural eletrônico os candidatos e a coligação respectiva.

Notifique-se o comunicante da Notícia de Inelegibilidade.

Cientifique-se o Ministério Público Eleitoral.

Proceda-se à devida anotação do teor dessa decisão no sistema próprio e, após s prazos legais, caso não tenha havido a interposição de recurso, com o trânsito em julgado da decisão, arquivem-se os autos com as cautelas de estilo.

Leopoldina, 10 de setembro de 2016

Gustavo Vargas de Mendonça

Juiz Eleitoral da 161ª ZE



Agora muitos estão em dúvida por que dessa sentença e por que a campanha continua da Chapa impugnada. Aqui vão algumas resposta, pelo que sei:

A impugnação ocorreu por ter sido condenado em um julgamento há dois anos atrás conforme o site:
http://tj-mg.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/115738297/apelacao-criminal-apr-10384090770379001-mg/inteiro-teor-115738348

O caso acima aconteceu em 2008 e nas eleições seguintes o candidato José Roberto concorreu sub Judice (quando não há uma decisão final do caso) mas como ele foi julgado há dois anos atrás e foi condenado há pedido do Ministério Público, entende se que ele não poderá ser candidato. Sabendo disso houve o questionamento a Justiça eleitoral e o Dr. Gustavo Vargas de Mendonça entendeu que realmente há base para isso.
Conforme a sentença expedida no último sábado, dia 10, a chapa concorrente e impugnada tem o prazo de 03 dias para recorrer, argumentar ou justificar o por que poderá ser liberado ou a troca dos candidatos na chapa. Neste caso pela lei o escolhido teria prioridade o partido do prefeito na chapa PSC e se abrir mão a coligação e de acordo com a convenção registrada. 
Enquanto ha o prazo para recorrer da decisão o candidato poderá continuar sua campanha eleitoral e após esse dia, se não conseguir reverter ai terá que parar a campanha, depende apenas se conseguirá um novo pedido de Sub Judice ou se comprovará que tal condenação não o impede de ser candidato.
Portanto a campanha esta nas ruas e o prazo de 03 dias, pelo que entendo, se encerra nesta terça feira por volta das 19 horas.
É comum haver boatos,falas dizendo que tudo isso é coisa de adversário, que há uma baixaria na campanha a ou b, mas os fatos são esses e a Justiça eleitoral deverá dar seu parecer nas próximas horas e a decisão mostrará se a campanha poderá continuar com a Chapa Zé Roberto e Marcinho ou terá que ter troca de candidatos. 
Na atualidade o site do TSE e TRE MG só consta a chapa do Breno Colli e Rodrigo Pimentel como candidatos a prefeito de Leopoldina.
Como nos anos anteriores, os candidatos Bené Guedes e Marcinho Pimentel, na época concorrentes a prefeito pediram que fossem impugnadas o registro de Zé Roberto, quando disputou com Bené Guedes e na última quando disputou com Marcinho, agora a história é apenas a conclusão do processo iniciado em 2008, pelo Ministério Público, que pediu informações e não houve resposta do então prefeito da época.
Veja como está a tela neste momento nos sites do TSE e TRE no APP Candidaturas 




domingo, 11 de setembro de 2016

Candidatura da Chapa de José Roberto de Oliveira está cassada no atual momento

Conforme já havia mencionado alguns dias atrás corria um processo na Justiça Eleitoral solicitando a impugnação do registro de Candidatura de José Roberto de Oliveira, devido ao mesmo ter o candidato condenação por órgão colegiado, por crime contra a Administração Pública, consoante decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justica de Minas Gerais, autos originários nº 0284.09.077037-9, pela prática, duas vezes, do crime previsto no artigo 10 da Lei nº 7.347/85.
Diante da condenação por órgão colegiado e por crime  contra a Administração Pública o mesmo seria inelegível. Após o Juiz Eleitoral ouvir as partes determinou neste dia 10 de setembro a Impugnação do registro de candidatura e deu um prazo para que o mesmo recorra ou substitua o candidato ao cargo de Prefeito, no caso José Roberto, até o dia 12 de setembro, próxima segunda feira. 
Em outras eleições o mesmo concorria sub Judice (que designa alguma coisa que ainda está sobe a apreciação judicial, sem sentença final) e conseguiu reverter e tomou posse nas eleições passadas. 
Com a decisão do Juiz da Comarca de Leopoldina, Dr. Gustavo Vargas de Mendonça, hoje o candidato Zé Roberto está com sua candidatura impugnada e a coligação foi intimada para substituir o candidato ao cargo de Prefeito com registro indeferido, ou se for o caso, apresentar recurso contra a presente sentença no prazo legal.
O artigo que o mesmo foi condenado é o seguinte:
Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico (VETADO) e dá outras providências.


Art. 10. Constitui crime, punido com pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, mais multa de 10 (dez) a 1.000 (mil) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - ORTN, a recusa, o retardamento ou a omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura da ação civil, quando requisitados pelo Ministério Público.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Folha de São Paulo divulga o ranking de eficiência dos Municípios no Brasil

A reportagem da Folha fala o seguinte:
FERNANDO CANZIAN
DE SÃO PAULO
Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.
No topo do ranking está Cachoeira da Prata (MG), com 3.727 habitantes e heranças deixadas pelo passado industrial forte. Na rabeira estão cidades do Norte, Centro-Oeste e o Rio Grande do Sul.
O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 0,30, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. A população aumentou 12% no período.
Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.
Na nossa cidade veja algumas cidades e sua classificação no painel, 
  5º lugar - Cataguases
31º lugar - Descoberto
82º lugar - Muriaé
89º lugar - Mar de Espanha
100º lugar - Bicas
127º lugar - Miraí
184º lugar - São João Nepomuceno
201º lugar - Leopoldina
202º lugar - Maripá de Minas
221º lugar - Volta Grande
466º lugar - Recreio
1.331º lugar - Argirita

Da nossa Comarca podemos citar o seguinte:
ARGIRITA - ALGUMA EFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO 0,626
Crianças de 0 a 3 anos na escola 32%
Crianças de 4 e 5 anos na escola 83%

SAÚDE 0,548
Cobertura por equipes de atenção básica (2013) 100%
Médicos por 1.000 habitantes (2014) 0,7

SANEAMENTO 0,758
Atendimento de água 80%
Coleta de lixo domiciliar 80%
Cobertura de esgoto 68%

FINANÇAS (2013) 0,245
Receita total per capita R$ 3.803

LEOPOLDINA - 0,566 EFICIENTE

EDUCAÇÃO 0,604
Crianças de 0 a 3 anos na escola 24%
Crianças de 4 e 5 anos na escola 89%

SAÚDE 0,471
Cobertura por equipes de atenção básica (2013) 90%
Médicos por 1.000 habitantes (2014) 0,3

SANEAMENTO 0,876

Atendimento de água 88%
Coleta de lixo domiciliar 91%
Cobertura de esgoto 84%

FINANÇAS (2013) 0,070
Receita total per capita R$ 1.399

RECREIO  0,541 - EFICIENTE
EDUCAÇÃO 0,554
Crianças de 0 a 3 anos na escola 21%
Crianças de 4 e 5 anos na escola 84%

SAÚDE 0,507
Cobertura por equipes de atenção básica (2013) 95%
Médicos por 1.000 habitantes (2014) 0,5

SANEAMENTO 0,855

Atendimento de água 88%
Coleta de lixo domiciliar 89%
Cobertura de esgoto 80%

FINANÇAS (2013) 0,102
Receita total per capita R$ 1.841

http://www1.folha.uol.com.br/remf/



Campanha eleitoral continua amena e registros ainda aguardam aprovação

Conforme as pessoas podem notar a campanha eleitoral em Leopoldina começou e alguns perguntam o por que tão lenta. Na realidade essa eleição 2016 é diferente, pois os recursos são mais escassos, o prazo também e acredito que a campanha será mais no corpo a corpo. Quero parabenizar a ambos os lados pela campanha na imprensa falada da cidade, nos dez primeiros dias, a Rádio 104 FM Leopoldina é a geradora do programa de prefeitos, depois será a vez da Rádio Jornal e Rádio Luz. O prazo das coligações, devido ao tamanho dos partidos que apoiam seus respectivos candidatos, ficou assim dividido: Breno e Rodrigo, 55, tem 6 minutos e 4 segundos diários e Zé Roberto e Marcinho, 20, tem 3 minutos e 56 segundos. Os programas eleitorais são diários de segunda a sábado e os vereadores tem chamadas espalhadas na programação das emissoras de rádio, num acordo entre as emissoras e os respectivos coordenadores de programas de rádio, as chamadas tanto para prefeito, como para vereador, ficaram em 1 minuto para cada coligação. As redes sociais estão bombando com propagandas e apoios para ambos os lados. Nas ruas as visitas corpo a corpo continuam e ao que parece nesse final de semana começará a ser mais intensificado. Mas o que chama a atenção nos programas de rádio são que ambos os lados falam de suas ações, de um lado Breno e Rodrigo, 55, falam de seus projetos quando forem eleitos e do lado do Zé Roberto e Marcinho o foco maior é no que foi feito, mas ao que parece sem agressões de ambos os lados.
Mas a mesma coisa não se pode falar nas campanhas corpo a corpo, um dos lados pelo que tomei conhecimento ao abordar o possível eleitor do outro lado começa a atacar o lado pessoal do candidato o acusando não na parte administrativa ou política, mas tentando denegrir a imagem pessoal. Isso é um fato que chama a atenção, pois se olharmos bem, todos os lados possuem candidatos que podem ter algum problema pessoal, seja de personalidade, seja de posicionamento ou de opinião, dada e trocada, mas o que temos que levar em conta não é os erros do ser humano, mas sim o que poderemos contar para o futuro de Leopoldina, é hora de vermos os projetos e no âmbito administrativo e político. Espero que a campanha cresça em idéias e propostas e que o clima ameno do rádio seja também marcado nos bastidores e no corpo a corpo.


Em tempo, numa matéria há dias atras, disse sobre o questionamento e uma possibilidade de cassação de uma chapa para prefeito em Leopoldina. Segundo fiquei sabendo ontem, foi o prazo para a tal coligação se manifestar e um posicionamento do Juiz Eleitoral de Leopoldina se será impugnada ou confirmada a chapa para as eleições do dia 02 de outubro; não tenho maiores detalhes e provavelmente, como em anos anteriores os bastidores políticos sempre chamam a atenção, mas na prática a campanha eleitoral corre normalmente. O importante é que isso é a consolidação da democracia. Vamos aguardar se surgir algo de novo nesse sentido estarei informando. 
Ao encerrar só peço as leopoldinenses que pensem bem antes de votar, e escolha um nome e numero, foto em branco ou nulo, apenas é uma falta de posicionamento e só prejudica a nossa cidade.