sábado, 30 de julho de 2016

Dia 5, dia D nas eleições municipais de Leopoldina

Muito disse me disse,muitos comentários de rua e até charme do Luciano abordando as vésperas das definições dos candidatos a prefeito e vice nas próximas eleições. Em contato com alguns amigos da política é quase certo que duas chapas tão Definidas:
O atual prefeito José Roberto saindo com o seu vice Marcinho Pimentel.
O atual vice prefeito Brênio Colli saindo com seu vice Rodrigo Pimentel.
E uma terceira via que não sei se acontecerá com Iolanda do PT e vice não sei quem poderá ser.
Vendo esse prognóstico faço minhas as palavras de um dos nomes citados acima:  "Essa eleição tem acontecidos fatos que ninguém esperava".
Mas como sempre faço dou meus pitacos:
Primeiro parabéns ao Marcinho, se por ventura abrir mão de ser candidato a prefeito e sair como vice, já disse isso a ele há algum tempo atrás, não é sinal de fraqueza e sim de humildade e consciência do panorama político do momento. O próprio José Newton que já foi candidato várias vezes a prefeito, com apoios diversos, não conseguiu, se tivesse sido vice quem sabe estaria a frente do executivo e isso não é crítica, já disse aqui gostaria de vê lo como prefeito o conheço nos bastidores da política é tem um bom coração, seu erro é acreditar nas pessoas.
Por outro lado o atual vereador Rodrigo Pimentel se for para o lado do Brenio procura atingir uma área diferente do mesmo, uma classe diferenciada.
A minha única dúvida é como fica o grupo dos ex prefeitos Bene Guedes e Márcio Freire?
Enfim é aguardarmos o dia 5 e esperar as definições e q u e vença o melhor. Como estou afastado da política é do dia a dia de Leopoldina e sou carta fora do baralho vou assistir de camarote, ou melhor, sentado na janelinha e observando tu é o
 Por certo deverei assistir algum comício e definir meu voto depois, conheço os cinco citados e desejo sorte a todos, pois acredito que independente de quem vencer espero que Leopoldina melhore e cresça politicamente, financeiramente e principalmente culturalmente e quem sabe um dia poderei dizer de forma positiva: isso é Leopoldina...

sábado, 23 de julho de 2016

Honestidade é questão de carater

Esse teste é bom para vermos que quem tem menos geralmente é mais solidário, pensa no próximo. Quando se tem menos é que se divide mais. 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

SIPAT 2016 encerra com chave de ouro

O último dia da SIPAT 2016 em Leopoldina teve três momentos diversos:
A Psicopedagoga e Pós-graduada em recursos Humanos, Marília Moreira da Silva Aguillar, abordou o tema “Motivação em tempos de Crise” e falou que é nesses momentos que temos que nos superar, frisou que nosso cérebro na parte frontal possui a capacidade de absorver os fatos tristes, decepcionantes do nosso cotidiano e é como uma esponja absorve os maus pensamentos e as tristezas e a parte lateral absorve os momentos felizes e corriqueiros. Que o ser humano por si só muitas vezes se recorda mais dos momentos desagradáveis. Citou uma coisa que sempre falo com as pessoas, você pode trabalhar ou conviver com uma pessoa por anos, décadas e se um dia a pessoa falar mal de você isso te afetará e na maioria das vezes te afastará da pessoa ou até há o rompimento da relação, se esquecendo de que naqueles anos, décadas a pessoa pode ter te dado um carro, te feito algo que comumente ninguém faria. O ser humano tem a capacidade de se esquecer de rapidamente dos momentos felizes, das coisas positivas e absorver a negatividade. Esclareceu que o currículo te dá o emprego e o comportamento te tira o emprego. Porque as pessoas é que se isolam, se atrapalham no convívio do dia a dia, tanto no lado pessoal, como no meio do trabalho. Ao sair de casa temos que tirar aquele pensamento “vou ganhar o meu pão” e pensar “vou para o meu trabalho, o meu crescimento pessoal, profissional”, temos que levantar e pensar positivamente e com alegria, pois se for um líder a motivação reflete na equipe, se for um liderado também, e uma mão de via dupla. Quando chegamos a uma festa e vemos alguém isolado, solitário, baixo astral e outro extrovertido e alegre, qual iremos nos aproximar? Na maioria, se não em todas às vezes no extrovertido. A pessoa motivada geralmente é aquela que tem vários amigos, que consegue aglutinar e espalhar alegria. A motivação é o fator propulsor de nossa vida em todos os setores e que neste momento de crise temos que esquecer o passado e tentar melhorar para o futuro. Deixou claro que a crise afeta a todos, mas o comportamento das pessoas é que dará o rumo a sua vida, a virada, a superação dos obstáculos.
Dando sequência a Professora Raquel da Cruz, Educadora Física, Professora da Ginástica Laboral, professora do Grupo Especial e terceira idade e de Zumba, demonstrou e falou da história da ginástica laboral, como surgiu e os reflexos na vida do trabalhador, na empresa e na visão do proprietário. Deixou claro que a Ginástica é um fator positivo nos setores produtivos, aumentando a produtividade, evitando as dores e doenças causadas pelo stress do cotidiano no seu trabalho, que há um reflexo no afastamento do trabalho, na qualidade de vida do trabalhador. Deu uma aula de exercícios laborais com os presentes.Veja um pequeno momento da Ginástica Laboral na SIPAT.


O encerramento ficou por conta do projeto Musical Violão Encantado da Comunidade dos Palmeiras e comunidades próximas com a apresentação de violão e vozes. O mesmo é composto por crianças e jovens da comunidade rural que nunca tiveram contatos com um instrumento musical e não tem nenhum vinculo com órgãos governamentais, agremiações religiosas e a maioria dos instrumentos são conseguidas com doações de pessoas anônimas e que apoiam ao mesmo. As aulas acontecem com os jovens aos domingos, na igreja local, e os jovens vêm a cavalo, de charrete e a pé. A responsável pelo projeto Guida se emocionou a falar do projeto e agradeceu o convite pelo segundo ano na SIPAT. No encerramento o público presente aplaudiu de pé os jovens do projeto.
Abaixo veja a apresentação do Projeto Musical Violão Encantado


Videos chocantes de acidentes no transito com uso de celulares, sem cinto de segurança, mãe com criança no colo

Se você não gosta de ver cenas chocantes não assista. Mas se você precisa de conscientizar da importância desses detalhes, apesar de ser estrangeiro, vale a pena assistir:
O porque do uso da cadeirinha e o que pode acontecer quando a criança está no colo da mãe no banco traseiro. Independente de ser na cidade ou na rodovia. Assista
O uso do celular com SMS, o carona tira a atenção do motorista e as consequências são graves
Uso de bebida pode causar mortes, atingindo inclusive quem não tem nada haver. Veja o vídeo e analise. Pois um simples copo de cerveja pode afetar sua consciência e o raciocínio pode ser alterado.

Videos chocantes de acidentes no transito com uso de celulares, sem cinto de segurança, mãe com criança no colo

Se você não gosta de ver cenas chocantes não assista. Mas se você precisa de conscientizar da importância desses detalhes, apesar de ser estrangeiro, vale a pena assistir:
O porque do uso da cadeirinha e o que pode acontecer quando a criança está no colo da mãe no banco traseiro. Independente de ser na cidade ou na rodovia. Assista
O uso do celular com SMS, o carona tira a atenção do motorista e as consequências são graves
Uso de bebida pode causar mortes, atingindo inclusive quem não tem nada haver. Veja o vídeo e analise. Pois um simples copo de cerveja pode afetar sua consciência e o raciocínio pode ser alterado.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

XXI SIPAT - palestras interessantes e alguns videos de primeiros socorros que todos deveriam saber como proceder.

Dando sequencia da semana da XXI SIPAT – Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de trabalho na terça feira a psicóloga Terapeuta Cognitiva Comportamental, Thalita Bella, falou sobre Ansiedade que é considerada a doença do século. Durante sua palestra a mesma ressaltou que a ansiedade está há séculos na vida do ser humano, dependendo da época podemos ver que nos primeiro humanos viviam em ansiedade na hora da caça e com medo de ser caçado, hoje o stress do dia a dia faz com que o ser humano viva ansioso, hora porque tem que agradar os patrão, tem que se destacar na sociedade, além da ansiedade pela crise e ninguém sabe o dia de amanha. Os sintomas em casos mais graves podem ser notados fisicamente com suores excessivos nas mãos, axilas, pés, com o transtorno do sono e muito mais. A mesma ressaltou que um acompanhamento com psicólogo e em alguns casos com o psiquiatra é necessário e que há formas de amenizar com atividades físicas, participação em atividades ligadas à religião ou algo que faça com que a pessoa se desligue do problema ou descarregue um pouco do stress. Foi uma palestra muito útil e que deixou claro que a ansiedade muitas vezes leva as pessoas ao seu limite e as empresas, as pessoas tem que prestar atenção, pois podem realmente atrapalhar o dia a dia.
Na quarta feira o tema foi à saúde com duas palestras abordando temas atuais: a primeira apresentada pela equipe da secretaria municipal de saúde, setor de combate a Dengue, que abordou “Dengue, Zica Vírus e Chikungunya: você faz parte da solução”. O coordenador do programa Moisés fez a abertura e Ana Paula abordou os três temas demonstrando a diferença da três doenças e a gravidade das mesmas. Lembrou que o combate é feito por todos e que não se podem deixar os locais que podem acumular água suja, pois o transmissor o ovo mosquito Aedes Aegypti pode ficar adormecido durante um ano e neste período se houver água e calor ele poderá se desenvolver rapidamente de ovo, larva e mosquito adulto.
 Somente a fêmea transmite a doença e que os principais locais que podem armazenar o ovo são: caixas d’água destampadas ou mal tampadas, vasos de plantas, calhas, vasilhas de animais, galões e tonem para armazenamento de água, pneus, vasos sanitários poucos usados, suporte de água de geladeiras e outros e destacou que o governo de Minas lançou o programa 10 minutos por semana você pode ser um agente contra a dengue. Os sintomas das três doenças são parecidos, mas no caso da dengue há a dengue hemorrágica que se não for tratada imediatamente pode levar a morte e imagens chocantes de sangramento nas gengivas, olhos, nariz, poros da pele não são demonstrados na mídia e isso atrapalha, pois as pessoas não observam como é uma doença perigosa.
Dando sequencia a Dra. Hérica Bedim Bonin, ginecologista e obstetra falou sobre: “Prevenção do Câncer e DSTs”. Foi uma palestra muito informativa e esclarecedora também, apesar de ginecologista ela aproveitou a presença de grande número de homens no auditório e falou sobre o câncer de próstata, da importância do exame de toque que é o melhor para detectar a doença em seu inicio, pois os demais como de sangue só aparecem quando a doença já está mais avançada e o machismo deixa os homens com medo desse exame, mas o câncer de próstata pode deixar o homem impotente. Falou sobre o câncer de útero e a importância do preventivo, se não puder ser no consultório particular, deverá ser feito nos postos de saúde e o câncer de mama, que deve ser feito a mamografia pelo menos uma vez por ano em alguns casos, pois é o mais eficaz, mas esse procedimento nem sempre é conseguido nos serviços públicos de saúde. Falou sobre as doenças transmissíveis e falou que uma doença que está preocupando ela, como ginecologista é a sífilis, pois as mulheres não estão se cuidando e há um grande número de bebes nascendo com sífilis e a mesma pode levar a cegueira e outros danos permanentes e na realidade o tratamento é simples e eficaz. Falou de outras doenças a AIDS e deixou claro que a pessoa não pode mais falar que uma ou outra não tem AIDS, apenas com o olhar, pois hoje o tratamento deixa aqueles bombados de academia, aquelas mulheres bonitas com uma aparência saudável e na realidade são portadores do vírus. Há pessoas que possuem o HIV e não desenvolvem a AIDS e o exame para detectar se é ou não portador do HIV deve ser feito após seis meses, pois a pessoa pode possuir o vírus e antes deste período não aparecer no exame. A doutora aproveitou e disse que a melhor proteção contra a AIDS é o uso do preservativo (Camisinha) tanto no sexo oral, vaginal e anal e demonstrou como se deve colocar a mesma, pois se for usada corretamente não há perigo de estourar ou sair, sendo que a pessoa tem que observar o seguinte: ter a camisinha na carteira, no bolso, exposta no calor (como em porta documentos de carros) danificam a estrutura da mesma e pode levar a mesma a não ser eficaz. Apesar do tema muito sério, Dra Érika falou muito bem e acredito ter alcançado o seu objetivo que foi a conscientização dos presentes.
Nesta quinta feira, dia 21 de julho, mais duas palestras interessantes: 
Anderson Rodrigues, engenheiro ambiental na empresa Engenharia e Soluções Ambientais focalizou o tema: “Gestão Ambiental na Teoria e na Prática” e destacou que os projetos ambientais devem ser observados por todos, demonstrou que a cada dia as cobranças dos meios governamentais e dos clientes, mais exigentes, ficam mais presentes e que todos são responsáveis pelo meio ambientes, pois não é só o momento, mas o futuro das nossas gerações que estão em risco se não observarmos esse fato. Falou da parte de aprovação dos projetos ambientais, dos tempos e o que deve ser feito e ressaltou que a população também deve participar, não só as empresas, pois há resíduos como: lâmpadas florescentes, baterias de celular, plásticos e outros elementos que contaminam o solo e como na maioria das cidades não há a coleta seletiva e o tratamento do esgoto, todos somos culpados pelo nosso próprio ambiente e deixou claro que se cada um fizer sua parte já estará ajudando um pouco.
Em seguida o tema foi “suporte básico de Primeiros Socorros” proferido pelo técnico de enfermagem do SAMU, Ricardo Batista de Carvalho. O tema é muito extenso e o mesmo tentou abordar alguns fatos mais do nosso cotidiano e salientou que os socorristas na realidade são as pessoas que estão ao lado de quem necessita do socorro e que o SAMU, Bombeiros e outras entidades precisam muito das informações e da ajuda das pessoas até que eles possam chegar ao local. Ele ressaltou que há uma falta de consciência de alguns passando trotes para esses serviços e que no seu caso um dia ele levou um trote que durou quatro horas, atendendo um chamado da estrada rural (de terra) entre Tebas e Piacatuba, onde no chamado constava que havia uma pessoa passando mal e a unidade do SAMU ficou rodando todas as casas daquele trajeto a procura de quem havia chamado e era trote. Passou alguns vídeos sobre acidentes nas estradas e alguns slides que mostram o impacto dos objetos em uma batida com as velocidades, deixou claro que o importante nos acidentes e não mexer com os acidentados, preservar o local e se possível pedir as pessoas que permaneçam em seus veículos até a chegada do SAMU ou BOMBEIROS e há casos que somente os bombeiros podem atuar, como nos de incêndios e algumas vezes ouve-se criticas ao SAMU dizendo que estavam no local e deixaram as pessoas morrerem carbonizadas, mas na realidade o SAMU só só pode ir até o local do incêndio após os Bombeiros avaliarem e liberarem o local. Em caso de acidentes envolvendo fios elétricos foi destacado o que se fazer. Neste caso veja o vídeo abaixo e observe o que fazer:

Falou que no mês de maio o corpo de bombeiros de Leopoldina sofreu 78 trotes de um mesmo telefone e que trote é crime previsto em lei. Explicou que no caso do SAMU a central que fica em Juiz de Fora tem um painel onde as chamadas são demonstradas e há a exposição do numero que toca e se já houve trote aparece para o atendente e há um contato via GPS localizando a unidade do SAMU mais próxima do local da ocorrência. Ricardo ressaltou que as pessoas às vezes reclamam de tantas perguntas durante a chamada e que esse diagnostico é para detectar qual a necessidade e qual viatura enviar a Suporte Básico ou Avançado e que as pessoas devem ao ligar terem calma para passarem o endereço, o ponto de referência, a cidade, como o paciente está naquele momento, se possuem alguma doença e através dessa conversa os médicos que ficam na central podem ajudar orientando como deverão proceder até a chegada da unidade do SAMU. O enfermeiro passou alguns procedimentos que devem ser feitos em alguns casos e estarei postando aqui abaixo os vídeos de orientação de procedimentos para que as pessoas possam tomar conhecimento em caso de necessidade e tais procedimentos que podem parecer de inicio, bobos podem salvar vidas.

Posição Lateral de Segurança: em caso de desmaios, quedas, epilepsia e outros.
Após abordar e avaliar uma vítima, e caso esta respire, devemos deitá-la de lado. Esta "Posição Lateral de Segurança" garante que a queda da língua não impede a vítima de respirar.
Deve alinhar o corpo da vítima, retirar-lhe óculos e objetos volumosos dos bolsos e desapertar o colarinho. Coloque o braço da vítima que está junto a si dobrado, com a palma da mão virada para cima. 
Dobre o outro braço sobre o tórax e encoste as costas da mão à cara da vítima do seu lado. Com a outra mão segure a perna da vítima do lado oposto ao seu acima do joelho e levante-a, de forma a dobrá-la, rolando o corpo na sua direção. Mantenha uma mão a apoiar a cabeça da vítima enquanto a faz rolar.Verifique regularmente se a vítima respira e aguarde a chegada do socorro.

Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. No caso da pessoa engasgar.

 Em bebê, menos de um ano.




Parada Cardiorrespiratória
No caso de um enfarto, deve-se fazer o procedimento até a chegada do socorro, pois o cérebro morre após 6 minutos aproximadamente e tem que ser feito em 120 por minuto e com força para levar o sangue ao cérebro, fazendo o trabalho do coração, se a pessoa não conseguir revesse com alguém, esse procedimento pode salvar alguém que sofreu um AVC, um Enfarto e outros causadores da parada respiratória.


Ao encerrar essa matéria no dia de hoje gostaria de ressaltar que apesar de estar fazendo a apresentação do evento de forma gratuita, sem nenhuma remuneração, estou satisfeito por ouvir tantas palestras interessantes e aproveitosas, que enriquecem qualquer pessoa. Parabéns aos organizadores, as empresas e aos palestrantes do evento.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Esta acontecendo a SIPAT no seu vigésimo primeiro ano no Cefet

Desde dia 18, segunda feira, acontece a SIPAT - Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho nas dependências do CEFET e participação das seguintes empresas: COPASA, Sol e Neve, Expresso Frios, APA Confecções, Transportadora RM, Mineira Distribuidora e Cerâmica Leal com a parceria com as entidades e empresas: Medclin Work, Faculdades Doctum e CEFET MG.
As palestras acontecem a partir das 14 horas até sexta, no auditório do CEFET. Na segunda dois temas foram abordados: 

Nathalia Bedim abordou o tema doação de vidas e fez um esclarecimento sobre a importância da doação, que um doador pode salvar 4 pessoas, que ao contrário de vários mitos não há risco para quem doa, esclareceu dúvidas e lembrou que a doação dura de 6 a 12 minutos e quem em Leopoldina o posto do Hemominas, localizado no prédio novo da Casa de Caridade, está aberto as quintas e sextas feiras. A mesma afirmou que as pessoas que fazem a doação, caso o sangue apresente algum problema e não possa ser utilizado, no prazo de 07 dias recebe um comunicado e é chamado para uma conversa, em particular, com o médico que demonstrará o que está errado e o tratamento a ser feito. Portanto a população tem esse retorno para sua própria saúde.


Em seguida o Sargento Franco, acompanhado do soldado Sartini, falaram sobre a  prevenção de Incêndios, ambos lotados no 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina. A palestra que foi muito produtiva com a participação dos presentes fazendo perguntas; Foi esclarecido que o primeiro combate é feito pelo usuário quando começa o incêndio, foi explicado a diferença dos extintores e sua utilização e no final foi feita uma demonstração para os presentes de como acabar com uma chama que saiu do botijão de gás de cozinha 13 kg. Na oportunidade o Sargento Franco ressaltou que n .a hora deve-se usar um pano úmido para abafar a saída do gás, mas que no local por não ter fizeram uma demonstração, acompanhada por eles, para os presentes. Veja o vído abaixo com dois exemplos, mas uma vez esclarecemos que o ideal é a pessoa observar para onde o vento sopra e ir do lado oposto e tampar, com um pano úmido, a saída do gás, abaixo da chama. O mesmo procedimento quando uma panela de óleo pega fogo na cozinha, deve-se abafar o fogo e de maneira nenhuma jogar água sobre o fogo, pois espalhará a chama pelo fogão e causará mais fogo e um grave acidente:



Na terça feira dois temas foram abordados>
Ervânio José de Souza, abordou o tema: Inspeção e uso adequado de EPI's, onde o mesmo demonstrou os alguns equipamentos como: auditivos, capacetes, cintos de segurança para altura e tirou algumas dúvidas dos presentes. O objetivo é esclarecer que não basta ter o equipamento, tem que se fazer uma inspeção periódica para analisar se o equipamento está em condições de uso, se previsa de ser substituído; muitos tem aversão ao uso do EPI, mas é uma garantia para os funcionários, visando o seu bem estar e acima de tudo a segurança para evitar problemas com o passar do tempo.
Dando sequência houve uma palestra abordando a ansiedade, o mal do século. 

domingo, 17 de julho de 2016

XXV concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos terá suas inscrições abertas em agosto

Acesse ao link
EDITAL E INFORMAÇOES DO CONCURSO
Gostaria de agradecer a Nilza Cantona pela lembrança do blog como forma de divulgação, pois mesmo após a saída do rádio há anos ela sempre mantém contato para divulgação dos eventos que participa.
Aproveitando a oportunidade gostaria que o túmulo que guarda os restos mortais do Poeta esteja bem cuidado. Pois a família confiou e valorizou a cidade e é o mínimo que podemos fazer em sua homenagem e memória.

Um ano da presença do Corpo de Bombeiros Militar em Leopoldina

Neste dia 17 de julho completa um ano da instalação do Corpo de Bombeiros em Leopoldina,  um sonho antigo e que foi tlrealizado. Será que compensou? Acredito que sim basta olhar o número de atendimentos nas diversas áreas que atuou nesses doze meses. Quantas vidas salvas, desde uma tentativa de suicídio a um grave acidente; quantos incêndios combatidos?
Estou convencido que a atual administração será lembrada por essa conquista, pois na época em conversa com um integrante da corporação o mesmo me falou: foi uma decisão política e Leopoldina teve força para isso, além é claro do ponto estratégico do nosso município.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Comentários diversos ...poltica, feira da paz e outros

Há algum tempo venho postando alguns assuntos relacionados a política de Leopoldina e estamos chegando ao ponto de lançamento de candidaturas visando a chegada a prefeitura Municipal de Leopoldina e gostaria de fazer uns comentários: 
- Quando digo aqui que temos que escolher o menos pior, não estou desmerecendo os possíveis candidatos de Leopoldina, mas a política nacional nos faz ver que é uma verdadeira esculhambação e sinto vergonha de ser brasileiro. Mas acredito que nós temos que votar em alguém, seja A, B ou C, pois ao anularmos os votos estamos ajudando a manter os que não merecem na política, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal e voto nulo e branco é fugir da responsabilidade, ou lavar as mãos por assim dizer. 
- Vejo que há um descontentamento muito grande com a atualidade da cidade, há uma baixa estima já detectada no passado e muitos criticam, como eu, alguns fatos, pena que os governantes levam a crítica para o lado pessoal e muitas vezes ficam com raivas, exceto quando em campanha que viram o seu melhor amigo e a pessoa mais simpática que você eleitor já conheceu, mas nós que estamos fora da política temos uma visão mais neutra e não queremos milagres, apenas que cumpra com as pequenas coisas: manter a cidade limpa, pensar no bem estar do povo em geral, ter uma saúde digna (sei que não será completa mas pelo menos o básico funcionando), ter segurança e acima de tudo o respeito pelo dinheiro público e no mínimo evitar os cabides de emprego e a escolha para cargos comissionados ou de confiança de pessoas competentes e capacitadas, o certo seria se ter o mínimo possível e economizar, mas ai é sonhar demais.
- Vejo que várias pessoas se lançam a candidatos a vereador, acho mais difícil ser para essa cargo do que para prefeito, mas muitos não tem sequer o senso do ridículo pois se olharem no espelho e se auto avaliassem por certo perderiam o próprio voto, se os atuais estão fazendo um bom trabalho (criar leis, fiscalizar o poder executivo e outros itens) devem ser reconduzidos, se não cumpriram com o seu dever devem ser substituídos, quem julga é você eleitor.
- Outro ponto não me venham pregar que a eleição será mais barata por ser menor, deveria ser isso, mas na realidade o dinheiro gasto nas campanhas se foram observados durante os quatro anos de mandato não tem retorno, ou seja, como arrecadar o que gastou? Resposta os meios desonestos e por debaixo do pano. Acredito que esse ano teremos uma eleição cara e de baixo nível, com ataques fora da política e se alguém tentar comprar o seu voto, venda e vote em outro, pois só assim teremos um país melhor. E aos candidatos se dinheiro ganhasse eleição, em alguns casos é claro, não teríamos alguns eleitos sem uma campanha milionária para todos os cargos.

Saiu a programação da Feita da Paz, dentro do previsto, show locais devido a situação financeira do país. Já me expressei no facebook sobre o evento acredito que deveria ocorrer mudanças na barracas típicas por países, para típicas de regiões brasileiras com comidas específicas de cada região: sul, norte, centro oeste, sudeste e nordeste, pois há quantos anos as barracas da feira da paz mantém a mesma coisa: churrasquinho, batata frita, pizza, hamburguer, comida típica mesmo são poucas só no nome. O desfile acabou por ter se tornado repetitivo e cansativo. Já pensaram se as barracas fossem por regiões do brasil, poderíamos ter um desfile com os cangaceiros do nordeste, o sul com suas tradições, sudeste com referencia a São Paulo, Rio, Minas e Espirito Santo e junto a isso os tradicionais artesanatos de cada região. E os shows: jovem compra artesanato? No máximo compram a cervejinha ou a bebida quente, mas se é feira de artesanato deveria ser shows para a família e os possíveis consumidores. Por que será que os artesãos de fora não vêem em grande volume? Enfim acredito que a Feira da Paz chegou a ser uma das mais belas festas da cidade, mas sem renovação, sem pensamento novo caiu na mesmice, nem deveria estar falando isso pois na realidade não sou um consumidor e por certo com a crise que esta ai nem devo ir lá visitar a mesma, mas não posso me calar e ver as coisas acontecerem e ficar sentado na minha janela vendo o tempo passar. Uma observação: se ainda existe a Feira da Paz é porque ainda há pessoas com boas intenções e abnegadas.

Gostaria de encerrar e agradecer a todos que de uma forma ou outra acompanham o meu blog, pois os acessos estão sendo satisfatórios, ainda mais para quem não tem postado muitas coisas e para quem as vezes tem um ar mais crítico do que os normais. Sei que as vezes não agrado a todos e se agradar seria uma minoria, pois chego a conclusão que para se agradar a muitos tem que se ser falso e em alguns casos fazer vista grossa para o errado e como não é meu perfil prefiro ficar na minha humilde insignificância. Como estou parado no tempo e espaço, prefiro ficar isolado em minha casa há perturbar as pessoas com minha presença, exceto pelo blog. Um abraço e quando tiver os nomes dos futuros candidatos estarei postando aqui...

terça-feira, 12 de julho de 2016

Comissão provisória do Partido Solidariedade se reúne nesta terça, dia 12 de julho

A comissão provisória do Sd Solidariedade realizou uma reunião entre seus participantes nesta terça feira, dia 12, visando a sua posição perante as eleições municipais de 2016. A comissão tem como presidente Ademir Tavares (que já foi presidente do partido Verde) e vários políticos que migraram de outros partidos. Dentre eles o PPS como: doutor Márcio Freire, Gladstone,  Ana Várias, Dra Beatriz Freire, Ana Maria Ladeira, Flávio Novais, José Tomaz e Outros.
O PPS que teve uma mudança sendo puxado pelo atual prefeito José Roberto e seus admiradores e apoiadores, com isto é quase provável que o Solidariedade não fará parte do apoio a sua reeleição por serem de grupos opostos.
O certo é que o SD não deverá lançar candidato próprio mas apoiar os pré candidatos como Marcinho Pimentel, Brênio Colli ou Iolanda Cangussú. Não sei o que foi decidido na reunião, mas até o final do mês o partido deverá divulgar sua posição oficial.

XXI SIPAT 2016 acontecerá de 18 a 22 de Julho de 2016 no auditório do Cefet Leopoldina

A partir de segunda, dia 18 de julho, acontecerá a vigésima primeira SIPAT com várias palestras e convidados abordando temas atuais e de interesse da classe trabalhadora. A abertura acontecerá às 13:30 horas da segunda e sempre acontecerá na parte da tarde com o apoio das seguintes empresas e Entidades: Medclin Work Faculdades Doctum, Cefet MG, Copasa, Sol e Neve, APA, Cerâmica Leal, Expresso Frios, Distribuidora Mineira e RM.
A convite da Medclin estarei apresentando o evento e abaixo veja a programação prevista:


domingo, 10 de julho de 2016

Prefeitura Municipal tem que verificar os serviços feitos...

No dia 26 de abril foi inaugurada as reformas na Escola de Abaiba: Escola Municipal Francisco Pinheiro de Lacerda, mas em menos de três meses os problemas apareceram: nas paredes das salas dois pontos demonstram a queda da pintura, deixando as marcas visíveis a olho nu,  outro ponto que chama a atenção é que quando chove a água cai pelas paredes escorrendo pelo corredor, segundo moradores me informaram há ainda vazamentos, um banheiro com o vaso sanitário entupido e ainda com problemas no encanamento que leva água até a caixa d'agua tiveram que quebrar alguns pontos.
Enfim a reforma elogiada pela reforma da quadra deixou a desejar em outros setores. Não sei se foi feito por empreiteira ou por funcionários da prefeitura, mas tem que ter uma fiscalização mais eficiente, pois três meses e os problemas aparecerem realmente mostra ineficiência ou pelo menos falta de qualidade.
Vejam algumas Fotos:






quarta-feira, 6 de julho de 2016

Comentários sobre rádio e política...

Muitas vezes fiz comentários criticando algumas emissoras de rádio da cidade, depois de muito tempo resolvi ouvir alguns programas recentemente, entre eles, o Haroldo em Notícias da 104 fm e o Roda Vida do Arnaldo Spindola. Os dois já fiz comentários sobre os assuntos e acho que cumprem suas missões, sendo que a diferença entre ambos são os apresentadores, Haroldo mais debochado e sua marca registrada é a gargalhada e o Arnaldo mais sério, mas isso acontece devido as áreas que atuam no seu cotidiano.
Nesta quarta feira, dia 06 de julho, resolvi ouvir um pouco mais a emissora AM e liguei mais cedo no programa da parte da manhã, sinceramente para saber as promoções dos supermercados que passam na emissora, já que os folhetos já não são mais lançados em minha casa. E ouvi uma emissora AM mais popular, ou seja, mais dentro daquilo que julgo que uma emissora tem que ter: lembrei dos meus programas, ouvi o Manha HOW com o Marcos Paixão (que antigamente estava utilizando o nome Marcos Vinicius e muitos confundiam comigo o nome, não a voz, a dele é muito mais bonita) e vi uma parte aonde ele e Glorinha do Celcar (que hoje é empresária do ramo de Buffet) dando receitas e dicas as pessoas, lembrei do meu dicas do dia a dia e depois ouvi uma entrevista com uma fisioterapeuta que tirou dúvidas dos ouvintes. Me surpreendi com o programa mesmo, pois o Marcos Paixão que na minha época era Vinícius Vieira melhorou muito e esta mais solto e fazendo um programa mais popular e acredito que atingindo o público que a AM engloba. 
Mas para não dizer que estou puxando o saco da emissora e como não posso deixar de observar alguns pontos que julgo que deveriam melhorar, observei que as notícias da cidade estão sendo reproduzidas como no site da emissora, do jornal o Vigilante, nada contra, pois sei do trabalho sério do jornal on line e já elogiei várias vezes, mas senti falta do jornalismo da emissora, dela está no local e fazendo suas próprias matérias como em outras épocas, na vanguarda no dia a dia. Inclusive observei esse mesmo fato com o Jornal da Cidade do Luiz Carlos Montenári, tendo noticias do O Vigilante e da Rádio Muriaé. 
Na realidade acho que na emissora AM, não posso dizer das outras, falta um jornalismo mais presente no dia a dia, com coberturas ao vivo dos fatos em loco, como nas festas da cidade, nas inaugurações, nos eventos, como era feito no passado por isso minha crítica nesse sentido. Outra observação as vinhetas com a voz dos mesmos locutores da emissora, acho que falta um pouco de brilho, acho que a AM há muito tem vinhetas tipo FM o que a levou a perder um pouco sua identidade nos anos, mas como sou das antigas por isso acredito que não estou antenado com o presente, mas ouço muito o TUPI do Rio e vejo o que falo aqui. 
Outra noticia que fiquei sabendo é que o Arly voltou ao rádio aos sábados de 14 as 18 horas, um bom retorno para quem gosta de fazer rádio, mas só fiquei triste pelo horário, pois com isso tirou de vez o Montenári do final de semana, ocupando parte do horário do Parada permanente do Sucesso, não sei se fosse no meu caso se aceitaria esse horário, mas cada um com sua cabeça e há muito já havia previsto que o Monté seria retirado do ar nos programas de final de semana. Até entendo que há horas que o mesmo tem que maneirar em suas palavras, pois acredito que suas frustfações, decepções e estado de espírito ultrapassam os microfones e deixam transparecer no ar. mas sinceramente ele faz falta para uma emissora que quer ser popular e tem sua audiência no dia a dia e no seus programas policiais e musicais, até não concordo com alguns comentários, opiniões e atitudes dele e ele sabe disso pois desde quando trabalhamos juntos quando eu era subgerente ou quando tinha meu programa terceirizado já o chamava atenção para alguns pontos e não mudei com o tempo. Somos amigos e muitas vezes tivemos discussões sobre esse tema e outros. 
Outro comentário é que fiquei sabendo que alguns programas irão retirar a participação do ouvinte no ar devido o período eleitoral e outros que fazem comentários tem seu espaço mais reduzido e foram alertados para segurarem alguns comentários. Inclusive me perguntaram o por que o José Geraldo Machado (Guê) coincidência ou não sempre retorna a rádio no período eleitoral, respondi que acho que os proprietários nunca mudaram, o que houve foi apenas terceirização da mesma no meu ponto de vista.Enfim aqui fica minha opinião sobre a emissora de rádio.
De acordo com o que ouvi nesta sexta, dia 8 de julho, Montenári estará aos sábados de 17 as 20 horas. Portanto se houve mudanças ou a informação anterior não procedi foi me repassada por uma pessoa que teve contato com o Arlei. Portanto minhas desculpas a emissora e parabéns por manter o Parada permanente de sucesso com o Montenári. 

Alguns amigos que me acompanham no dia a dia via whatsApp ou pelo meu blog estão me perguntando sobre como anda a política e as novidades e respondo, nada de novo no momento, esse ano as campanhas terão inicio mais em agosto e setembro e as convenções pelo que sei poderão ser feitas até 30 de julho e ainda não temos os lançamentos oficiais dos candidatos, mas acredito que teremos quatro nas eleições, sendo os cabeças os seguintes: José Roberto (atual prefeito), Brênio Colli (atual vice prefeito), Marcinho Pimentel (funcionário público) e Iolanda Cangussú (Funcionária estadual), não vejo consenso entre a oposição para unir forças em torno de uma candidatura única, na realidade vejo que com o passar dos anos, independente de quem quer que seja, há uma preocupação com o seu próprio interesse, ou por vaidade pessoal, briga pessoal ou até mesmo por questões financeiras, há os profissionais da política que neste período querem abocanhar um dinheirinho extra, não to falando dos prefeitáveis, mas também dos candidatos a vereadores. Enfim como me disse uma pessoa na inauguração da expoleo, enquanto as pessoas não pensarem em sí própria e verem que o coletivo é o principal, Leopoldina ficará sendo esquecida e ficará para trás. Mas vamos aguardar os próximos capítulos das eleições municipais de 2016 e só para esclarecimento, poucos são os políticos que convivo, pois agora que não estou no meio da imprensa e nem em pontos estratégicos para alguns, nem sequer me cumprimentam no dia a dia, alguns, não só políticos, mas pessoas com quem convivia até o ano passado, simplesmente fingem nem me ver ou sequer me conhecer, é o natural do ser humano como sempre falo: você vale o que tem e se nada tem, nada vale. Já passei por isso outras vezes e sei que a vida é uma roda gigante, hoje estou em baixo, amanha poderia estar em cima.

Nesta terça feira estive participando de uma missa na Igreja de São Benedito e gostaria de parabenizar o padre Eduardo e sua equipe, pois a missa foi longa, mas não cansativa e vi que os frequentadores da mesma participam bem da mesma. Como não sou muito de ir a igrejas e  não sou um frequentador de religiões em geral algumas pessoas ficaram surpresas com minha presença e mostraram satisfação da minha presença. Aproveitei e revi um ex colega de trabalho que passa por alguns momentos de doença, Ercy Angelis, esposo da Eliane que tem sua loja no Bela Vista. Espero que o mesmo melhore e parabéns a paróquia de São Benedito e seus paroquianos. Só para esclarecer, desde que fui dispensado em março, quase não frequento os locais públicos, como eu mesmo digo se não tenho nada a acrescentar, não tenho que perturbar ninguém e como não sou muito religioso, pois tenho minhas criticas há vários fatos de algumas religiões, ou melhor, de algumas pessoas que atuam nas religiões prefiro me ausentar. 
Como num momento disse na missa uma ministra: você colhe o que planta, devo estar colhendo o que plantei, pois cada um tem o que merece..
E ponto final nesse comentário de hoje....

domingo, 3 de julho de 2016

inauguração praça, Expoleo2016, campanha política...

Neste sábado estive na Praça Félix Martins, realmente ficou muito bonita, mas ainda há o que terminar, o beiral do meio fio onde estava o tapume, pois o calçamento tem que ser terminado. Segundo alguns no parque parece que uma escada teria quebrado, portanto tem que ser revisto,as nada que tire o brilho da reforma.
Neste domingo estive na exposição e tive contatos com alguns amigos: Garcia, funcionário da prefeitura aposentado, Dr Guilherme Junqueira, Rogério Godelo, Jaci e Lucília Toledo, Rodrigo e Marcinho Pimentel, Flávio do Som, Sebastião Heitor que comemora 32 anos da revista Hora H, Kalon e Gabriel Meningite e outros. O parque está bem arrumado e acredito que dentro do possível será uma boa exposição,  Servindo França tá esperançoso com o concurso miss exposição e show de Cálculos.
Na política, segundo o Rogério Godelo, as convenções podem ser feitas até 30 de julho é ainda há negociações em andamento. No caso do PC do b ele informa que já se reuniu com Irlanda, José Roberto e Brenio Collins mas nada foi decidido ainda. Ele inclusive disse que novos integrantes do partido pleiteiam serem candidatos a vereador e deverá negociar com companheiros do partido para abrirem mão visando dar espaço e motivar os mais novos.
Já Marcinho Pimentel disse que é a favor de que se faça uma pesquisa e o mais votado saia candidato a prefeito, com apoio dos demais da oposição do atual governo, mas acha difícil um acordo nesse sentido, pois uns não abrem mão de jeito nenhum. Algumas pessoas que participaram do bate papo chegaram a conclusão: quanto mais candidatos, mais fácil para o atual prefeito e já foi a época de se ganhar com dinheiro. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Expoleo 2016 teve sua abertura oficial

Neste dia 03 de julho, no inicio da tarde, aconteceu à abertura oficial da 80ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina com a presença de vários agropecuaristas, autoridades e pessoas da comunidade local. A cerimônia, que teve como responsável pelo cerimonial o radialista Arnaldo Spindola, começou com a composição da mesa localizada em umas tendas colocadas no gramado central do parque de exposição. Primeiro foram convidados os diretores da Cooperativa Leste que se posicionaram do lado direito da mesa e depois a composição da mesa composta por: Marcos Junqueira (Presidente da Cooperativa Leste) e esposa Daniele, João Cruz Reis Filho (Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais), Valter Matos (Secretário de Desenvolvimento Econômico, representando o prefeito Municipal), Ivan Nogueira (Presidente da Câmara de Vereadores), Salviano Junqueira (Presidente do Sindicato Rural de Leopoldina e vice-presidente da Faemg) e Tenente Getulio Rabelo (representando a 6ª Cia Independente da Polícia Militar de MG).
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pelas quatro bandas presentes na solenidade que participariam do encontro de bandas da cidade, entre elas a Princesa de Leopoldina e as bandeiras foram hasteadas da seguinte forma: Bandeira do Brasil, Marcos Junqueira, Bandeira do Município de Leopoldina, Ivan Nogueira e Bandeira do Estado de MG, João da Cruz. Dando continuidade ocorreram os pronunciamentos de alguns integrantes da mesa:
Salviano Junqueira que falou de sua viagem ao exterior onde participou de um evento que falava da inseminação nos gados e que ao ser abordado por participantes disseram que não haveria necessidade de sua participação já que no Brasil há um exper. no assunto o atual secretário da Agricultura do estado, João Cruz e isso foram motivo de orgulho por ser de nossa região.
O Secretário Valter Matos falou da importância da Expo Leo para a cidade e que em todas as vezes que conversa com alguns empresários que querem vir para Leopoldina ele cita a exposição como um orgulho municipal, estadual e nacional e disse que a área agropecuária é muito importante para o município e que o governo municipal sabe disto e não se furta a colaborar, dentro do possível, do evento.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Nogueira, falou em nome dos vereadores presentes: Jacques Vilela, Oldemar Montenári, Rodrigo Pimentel, Leandro e Paturi e que o poder legislativo sabe da importância da área rural para o cenário econômico da cidade e que os vereadores nunca se furtaram de colaborar com o evento. Ressaltou que falava em nome de todos os vereadores.
O Secretário da Agricultura João Cruz, fez um discurso bem descontraído ressaltando que já era frequentador há anos da exposição de Leopoldina, a segunda mais antiga do país, só perdendo para Uberaba e que desde quando estava na barriga de sua mãe, depois como criança, adolescente, adulto e agora como agricultor e secretário. Lembro que ao participar da maior exposição atual do país várias vezes ouviu o nome de Leopoldina sendo citado, devido aos prêmios e a excelência do plantei de gado de nossa cidade, citou um carinho especial à família Junqueira, a qual tem um grande carinho, mencionou o Evandro Guimarães que está levando o nome da cidade, através de seu excelente gado, mencionou ainda, entre outros, Cláudio Moura, Marcos Junqueira no qual citou ser do feijão cru e pela atual cotação do produto no mercado está em grande alta na área agropecuária, o que tirou gargalhadas dos presentes. João Cruz citou que tem vínculos há anos com a cidade, quando um primo seu tinha um adesivo que tinha escrito: eu (um coração) Piacatuba, o maior distrito de Leopoldina e que várias vezes visitou o local. Ressaltou a situação econômica que o país enfrenta e parabenizou os diretores da Coopleste pela coragem e determinação de manter e promover a Expo Leo, enfatizou que é um cooperado da Cooperativa Leste, brincando que não é só por ser, mas porque a mesma oferece insumos há preços menores para os cooperados. Em sua fala ressaltou as ideias levadas a ele por Marcelo Junqueira, por Jaci Toledo e outros visando valorizar a agricultura e a pecuária do estado, mencionou que através de sua interferência conseguiu a renegociação, com maior prazo, para a quitação do empréstimo da cooperativa Lac junto ao BDMG e falou da possível criação de uma escola técnica com as unidades da Epamig no estado.  Parabenizou as cooperativas de Leopoldina citando: Cooperativa Leste, Cooperativa LAC e Cooperativa dos Seringueiros de Leopoldina, ressaltando que a união de pessoas, através dessas citadas, ajuda a superar a crise local, estadual e nacional.
Dando continuidade o Presidente da Coopleste, Marcos Almeida Junqueira Reis que fez uma homenagem à família do senhor Quirino Ribeiro dos Reis, uma pessoa que ajudou e sempre participou das exposições e que muito contribuiu para que a mesma fosse um sucesso até hoje, na oportunidade foi entregue uma placa de agradecimento à família e sua filha agradeceu a homenagem e disse que o céu estaria em festa com essa homenagem. A seguir fez o seu pronunciamento entre outras coisas citou o lema da expo Leo 2016: Sustentabilidade, empreendedorismo e ação, citando que sustentabilidade não se resume apenas pelo lado do meio ambiente, empreendedorismo são o que eles fazem no dia a dia e não basta os dois primeiro se não houver ação. Mencionou que há uma visão nova que não adianta expô se não tem quem veja o que eles produzem por isso a mentalidade hoje é abrir as portas da exposição para que todos possam participar e vivenciar o que existe na nossa cidade, o orgulho de um alto nível nos gados locais e ainda a área agrícola familiar; salientou que aos 43 anos, sendo que há cerca de 35 anos participa ativamente da exposição e que é um orgulho ser responsável pela realização dos 80 anos da exposição, mencionou os ex-presidentes presentes à solenidade: Ronaldo Junqueira Ferraz, Luiz Cláudio Bastos de Moura e Pedro Augusto Junqueira Ferraz, demonstrando que só uma união de pensamentos e de pessoas comprometidas pode manter viva a exposição e o alto nível do plantel de nossa região. Mencionou o faturamento da LAC no ano de 2015, demonstrando a importância da mesma para os cooperados e a economia de Leopoldina e agradeceu os patrocinadores da expo Leo 2016: Sicoob Coopemata, Sol e Neve, LAC e Mouragro. Agradeceu a prefeitura e a câmara de vereadores e disse que em conversa com o atual prefeito, José Roberto, o mesmo disse que sempre foi um chorão, mas que desta vez a situação realmente é crítica e que ajudaria no que fosse possível para o evento, Marcos fez um agradecimento especial ao secretário Ademar e disse que no ano que vem irá chorar novamente junto à prefeitura mais contribuição para a realização da festa maior do município.
Enfim a solenidade foi encerrada e o mestre de cerimônia Arnaldo Spindola convidou a todas as conhecerem no pavilhão ao lado do palco a exposição contando os oitenta anos da exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina. Neste domingo aconteceu o encontro de bandas da região e a noite terá a eleição da miss Exposição, com 21 concorrentes de Leopoldina e durante a semana teremos show de calouros e apresentações locais e regionais e os gados ainda estarão chegando até quarta feira.  Registramos a presença dos órgãos da imprensa local na inauguração: Gabriel Meneghite (Jornal Leopoldinense), Sebastião Heitor (Revista Hora H), Arnaldo Spindola (Rádio Jornal AM), Haroldo Crespo (Haroldo em notícias) e Kalon Morais do setor de imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina e foi registrado ainda no momento o blog do Marcus Vinicius como