segunda-feira, 27 de outubro de 2014


Atenção
Cataguases vai sediar este encontro então venha participar deste momento ímpar em nossa Cataguases que tem recebido inúmeros elogios e indicações para prêmios pelo que tem feito na área do Lixo e desenvolvimento sustentável.
Somente uma equipe de governo forte e unida pode dar conta das inúmeras demandas sociais e ambientais, pois sabemos que somente  trabalhando para fortalecer os movimentos sociais e populares podemos ter sucesso.
Saudações,
p- Elnatã Loureiro Presidente da ASCARGE CAT
Elizabeth de Almeida Silva - Economia Solidária de Cataguases

CENTENÁRIO DE MORTE DE AUGUSTO DOS ANJOS FOMENTA DIVERSAS ATIVIDADES CULTURAIS

O Museu Espaço dos Anjos administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo está recebendo uma série de atividades culturais. A programação de sexta – 24.10 iniciou com a Oficina de declamação às 14 h. Em um clima aconchegante, no anfiteatro do espaço, os oficineiros, orientados pelas ministrantes da ALLA Begma Tavares e Glaucia Costa apresentaram um belo sarau de poesias. A secretária Jussara de Almeida Thomáz informou que a oficina foi um sucesso e disse que pretende promover mais oficinas do gênero. À noite as homenagens ao poeta Augusto dos Anjos continuaram a todo vapor, a professora Maria José Ladeira Garcia ministrou uma palestra sobre Augusto dos Anjos ressaltando as características e a genialidade do poeta. Após a palestra a poetisa Glória Barroso declamou algumas poesias de Augusto dos Anjos com uma belíssima interpretação. E para fechar com chave de ouro a professora Margareth Cordeiro Franklim lançou seu livro Cutubas: Território de Bambas. Durante o lançamento, a Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo ofereceu um coquetel para os presentes com simplicidade e elegância.

-- 

Wendell Nogueira
Como parte das Homenagens pelo Centenário de Morte de Augusto dos Anjos, o
 Grupo Antique fará uma apresentação especial nesta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2014, às 19 horas, no Espaço Porão Odilon Barbosa, à Rua Barão de Cotegipe nr 410.

As peças escolhidas remetem ao Nordeste (terra de Augusto), à morte (seu tema focal) e a trechos do poema "Os doentes"... Intercalados com declamação de suas poesias.

Contamos com sua presença e pedimos o obséquio de divulgar entre seus amigos e redes sociais.

Atenciosas Saudações,
Academia Leopoldinense de Letras e Artes

www.academialeopoldinense.net

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PREFEITURA RECEBE APARELHOS DAS ACADEMIAS AO AR LIVRE

Os equipamentos visam o incentivo a prática da atividade física, bem como a promoção do bem estar e da saúde
A Prefeitura de Leopoldina entregará as academias para os moradores dos distritos de Abaíba, Providência, Tebas, Piacatuba e Ribeiro Junqueira e também nas comunidades de São Lourenço e São Martinho. Com a instalação, os cidadãos terão mais um ambiente agradável para a prática de exercícios.
O objetivo da academia ao ar livre é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de freqüentar as academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso.

Os aparelhos permitem uma variação de mais de 20 movimentos diferentes e, por serem usados por pessoas adultas de todos os tamanhos e idades, não necessitam de ajuste, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo.
Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias, desde que acima de 16 anos, como recomenda a empresa fabricante dos aparelhos. Idade estipulada por evitar acidentes e prejuízos à saúde de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

-- 

Wendell Nogueira

Campanha de Chamamento para inspeção e eventual substituição do tanque de combustível dos veículos Chevrolet Sonic 2014

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para inspeção e eventual substituição do tanque de combustível dos veículos Chevrolet Sonic 2014, fabricados entre 09 de setembro e 15 de novembro de 2013. 
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 09 de outubro de 2014, abrange 1795 (mil setecentos e noventa e cinco) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre o intervalo ES534865 a ES574923.
 Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou existe a “possibilidade de presença de resíduos (impurezas) nas paredes dos tanques de combustível” e que “esses resíduos, quando presentes nas paredes dos tanques, por não se fundirem adequada e perfeitamente com o corpo do tanque, podem ao longo do tempo se segregar, formando um orifício no local, o que possibilita vazamento de combustível. O vazamento em questão pode permitir um princípio de incêndio em eventual contato do combustível com chama externa, com riscos de danos materiais e queimaduras aos ocupantes e a terceiros”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 702 4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça -http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf

Campanha de Chamamento para substituição do interruptor da luz de freio dos veículos Outlander 2.4 e 3.0 V6

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a MMC AUTOMOTORES DO BRASIL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição do interruptor da luz de freio dos veículos Outlander 2.4 e 3.0 V6, fabricados entre julho de 2007 e agosto de 2009.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 13 de outubro de 2014, abrange 3.365 (três mil trezentos e sessenta e cinco) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre o intervalo 9ZA00101 a 9ZA00811 para os veículos Outlander 2.4 e 8ZA00101 a 9ZA01414 para os veículos Outlander 3.0 V6. 
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa informou que “foi detectada a possibilidade de contaminação interna do interruptor da luz de freio por graxa, ocasionando o isolamento elétrico de seus terminais e como conseqüência, falha no funcionamento da luz de freio”, podendo causar “risco de colisão traseira, danos graves ou fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 702 0404 ou pelo site www.mitsubishimotors.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça -http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf

Campanha de Chamamento para substituição dos cintos de segurança da terceira fileira de bancos dos veículos Chevrolet Trailblazer, modelos 2013, 2014 e 2015

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição dos cintos de segurança da terceira fileira de bancos dos veículos Chevrolet Trailblazer, modelos 2013, 2014 e 2015, fabricados entre 16 de abril de 2012 e 30 de setembro de 2014.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 17 de novembro de 2014, abrange 5.777 (cinco mil, setecentos e setenta e sete) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi compreendida entre os intervalos DC400034 a FC404524.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que “a ausência de cinto deixa os ocupantes do veículo desprotegidos em eventual colisão, aumentando as chances de lesões físicas e graves ou até fatais”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 702 4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça -http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf

TERCEIRA IDADE ELEGE REI E RAINHA

A Secretaria Municipal da Assistência Social juntamente com a Equipe da Terceira Idade de Leopoldina promoveram o desfile para eleger o seu rei e sua rainha. Os idosos arrasaram! Estavam todos muito lindos com muito glamour e simpatia. Os vencedores do desfile foram o senhor José da Silva Porto de 75 anos e a senhora Luzia de Azevedo de 72 anos.
O resgate da autoestima, a valorização das potencialidades dos idosos, o convívio social e o protagonismo são objetivos traçados nos serviços realizados com os idosos assistidos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da terceira idade.

SAÚDE REALIZA TREINAMENTO PARA O HEMOMINAS

A Prefeitura de Leopoldina através da Secretaria Municipal de Saúde estará entregando brevemente, um moderno posto de coleta do Hemominas.
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) é a fundação responsável pela saúde relacionada a hematologia e à hemoterapia em Minas Gerais.
O posto de coleta do Hemominas vai funcionar no prédio anexo à Casa de Caridade Leopoldinense, e contará com sala de recepção, cadastro, triagem clínica, copa, sala de lanche, triagem hematológica, sala de recuperação, banheiros e sala de coleta.
Os funcionários já estão recebendo treinamento na cidade de Juiz de Fora. A primeira etapa foi com o Setor Administrativo e Captação de Doadores que foi realizado no mês de agosto. O segundo já está sendo realizado com os setores de Enfermagem, para Coleta, Atendimento de Intercorrências, Transfusões e Administração de Fator Sanguíneo. O próximo passo será o treinamento com os médicos.

LEOPOLDINA REALIZA, PELA PRIMEIRA VEZ, ELETROENCEFALOGRAMA PELO SUS, NA SEDE DO CISUM

Agora os pacientes com requisições do SUS de eletroencefalograma não vão precisar esperar em filas quilométricas para fazer o exame ou até mesmo ter que se deslocar para outros municípios.
Os exames se iniciaram nesta quarta-feira, 15 de outubro.  O aparelho foi adquirido pela Prefeitura de Leopoldina e cedido ao Consórcio de Saúde – CISUM, que hoje fica na antiga Policlínica do bairro Bela Vista.
A intenção é que todos os exames de eletroencefalograma represados na secretaria de saúde sejam realizados o mais rápido possível.
O prefeito José Roberto de Oliveira destaca o fim da fila de espera por esse exame. “Hoje, através dessa conquista, nós conseguimos otimizar o atendimento e, consequentemente, diagnosticar mais rapidamente e melhorar a qualidade de vida, o que é o nosso objetivo”.

RUAS DO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO RECEBEM OPERAÇÃO TAPA BURACOS

A Secretaria de Obras realizou nas ruas do Bairro São Cristóvão, a operação tapa-buracos, que contemplou trechos que se encontravam com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana. Foram executados serviços nas vias que ainda não tinham recebido reparos.
O objetivo é recuperar todas as ruas asfaltadas pertencentes ao município. Além disso, a prefeitura de Leopoldina está trabalhando na recuperação das estradas rurais do município. A meta da administração municipal é recuperar todas as estradas do nosso município, pois tal ação vai beneficiar a vida dos cidadãos que transitam diariamente pelas vias urbanas e rurais.



PREFEITURA CONSTRÓI MURO DE CONTENÇÃO NO BAIRRO PINGUDA

A Prefeitura de Leopoldina, através da Secretária de Obras, já iniciou a construção de um muro de contenção na Rua Antônio Lima dos Reis subindo para o bairro Pinguda. A ação foi necessária para estabilizar a rua que apresentava risco na sua estrutura. A obra tem objetivo trazer maior segurança a população, e normalizar o acesso dos veículos e moradores.
No local está sendo realizado serviço de terraplanagem com reforço de solo e colocação de concreto ciclópico. A obra está sendo realizada com recursos próprios. “Esta medida trará mais segurança à população que transita diariamente por aquele trecho. Pretendemos solucionar as demandas do município, de maneira estratégica e com qualidade” – assegurou o prefeito José Roberto de Oliveira.

Campanha de Chamamento para recolhimento dos medicamentos Cloridrato de Paroxetina 20 mg e Norfloxacino 400 mg

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que o LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S.A., protocolou Campanha de Chamamento para recolhimento dos medicamentos Cloridrato de Paroxetina 20 mg e Norfloxacino 400 mg, fabricados em novembro de 2013.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 03 de novembro de 2014, abrange 11.500 (onze mil e quinhentos) produtos colocados no mercado de consumo, com numeração de lote 2946049.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatado o acondicionamento de algumas unidades do lote 2946049 de Cloridrato de paroxetina 20 mg em caixas do medicamento Norflorxacino 400 mgSegundo a empresa, O Cloridrato de Paroxetina é um antidepressivo, utilizado no tratamento de depressão e de outros transtornos psiquiátricos. O Norfloxacino é um medicamento com ação bacteriana, utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias. O uso equivocado do produto Paroxetina ao invés do Norfloxacino (medicamento indicado na caixa) causará o aumento dos níveis de serotonina do paciente, neurotransmissor responsável por diversas ações no organismo. Por sua vez, a não utilização do Norfloxacino, influenciará no tratamento da infecção”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 62 1800, ou pelo site www.teuto.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br/recall.

OBRA DO CENTRO DE REABILITAÇÃO ESTÁ EM RITMO ACELERADO

O prefeito municipal José Roberto de Oliveira, vem acompanhando semanalmente a obra do Centro de Reabilitação que já recebeu o contra-piso, selante no teto para receber a pintura e cachonetes nas portas.
A piscina coberta, contará com água térmica e filtragem de cloro, será usada para hidroginástica e hidroterapia – a primeira e única construída no Brasil com recursos do SUS. Será também resgatado o atendimento em RPG, Pilates e o tratamento para osteoporose em equipamento desenvolvido pela NASA. Além disso, o centro de reabilitação vai ser ainda mais incrementado com equipamentos novos e mais modernos, além de realizar atendimentos domiciliares aos pacientes acamados. Vai contar também com um atendimento multidisciplinar, inclusive serviços odontológicos.
Outra novidade será a hidroterapia, com atendimento para as pessoas que estão em tratamento oncológico, com horários especiais, que necessitam da mesma, não sendo mais necessário o deslocamento para outro município. O idoso também terá atenção prioritária nos serviços.
Wendell Nogueira
-- 

PREFEITURA REALIZA LEILÃO DE CARROS E EQUIPAMENTOS

Realizado no dia 23 setembro de 2014 o Leilão Público de veículos, sucatas, equipamentos médico hospitalar e mobiliário de informática teve grande número de participantes.O leilão superou as expectativas com uma renda total de R$ 87.750,00 com 22 lotes arrematados.Os itens que não foram arrematados nesta oportunidade farão parte de um segundo leilão que está sendo preparado para os próximos meses. 
Segundo o Secretário Municipal de Administração, Bruno Flores, o leilão tem como objetivo dar destino aos bens e materiais patrimoniais inutilizados para o município por serem considerados ociosos e irrecuperáveis. “É uma forma de administrar o que é público com seriedade, trazendo economia e mais ferramentas para os setores da Prefeitura”.

Ensaio ao pentapartidarismo

Independentemente de quem vença as eleições desse ano e de como se reunirão as bancadas dos partidos no Congresso Nacional, em nome da “governabilidade”, uma coisa é certa, somente a reforma política será capaz de alterar a situação política-partidária em que vivemos. Uma das principais reclamações das manifestações de junho de 2013 foi quanto à alegada ausência de legítimos representantes do povo nos poderes.
 
            Sabemos que a representação popular no poder, em qualquer Estado Democrático de Direito que se preze, é exercida através de eleições e do voto. Qualquer pessoa, em pleno exercício de seus direitos políticos, pode votar e ser votado. Para tanto, é exigida a filiação partidária. Logo, a existência de partidos é imprescindível e fundamental para a democracia.
 
            Ocorre que, atualmente, no Brasil, funciona o regime do pluripartidarismo. Em linhas gerais, e de forma bastante sintética, podemos afirmar que não há limites para a criação de partidos no país, sendo apenas exigidos alguns requisitos necessários para tanto. Não foi tarde ao perceberem que a criação de partidos se tornou um excelente “negócio”, pois imediatamente ao registro do TSE a nova agremiação ganhava todos os direitos pertinentes a tal (como cota do fundo partidário, tempo de rádio e televisão, etc).
 
            Para piorar a situação e, de quebra, incentivar a criação de novos partidos, políticos com mandatos, que porventura estejam insatisfeitos ou simplesmente queiram mudar de partidos, só podem sair de suas agremiações atuais se forem para partidos novos (respeitar-se-ia, assim, a “fidelidade partidária”). O resultado dessa fórmula mágica: a criação desenfreada de partidos e devaneio de parlamentares para as novas siglas, na maior parte das vezes para melhor se adequarem ao cenário político-partidário de seu estado ou cidade.
 
            Alguns políticos com maior envergadura nacional e capacidade de agregar parlamentares no Congresso (e, automaticamente, aumentar a cota do fundo partidário e o tempo de rádio e televisão) enxergaram essa oportunidade de ouro. Podemos citar aqui Gilberto Kassab e Paulinho da Força que, por exemplo, criaram, recentemente, o PSD e o Solidariedade, respectivamente, aumentando suas “forças” políticas e cacifes eleitorais. A tentativa de Marina Silva, através de sua Rede Sustentabilidade, naufragou no ano passado, mas a tendência é que a agremiação seja legalmente constituída no futuro breve.
 
            O pluripartidarismo no Brasil, consagrado na Constituição Federal de 1988, não serviu à pluralidade de correntes de pensamentos e ideais, como se pretendia, mas virou uma verdadeira banca de negócios. E não apenas para o período eleitoral, onde os partidos necessitam das coligações para maior tempo de rádio e televisão, mas para o período pós-eleitoral, isto é, para garantir a “governabilidade de coalizão” (independente do partido vencedor e do ente federativo).
 
            Com a progressiva fragmentação do Congresso, com parlamentares de diversos partidos, aumenta-se o poder de “negociação” dos pequenos partidos em torno de quem está no poder ou de quem nele pretende chegar a partir das eleições.
 
            Mas, como chegarmos a uma legislação que se adeque ao nosso país e à nossa realidade “pluralizada”?
 
            Propomos, dentro da reforma política necessária à nação, a redução dos partidos políticos para, no máximo, cinco. Daí a denominação pentapartidarismo. Nosso quadro partidário se limitaria a cinco grandes agremiações, visando o retorno dos conteúdos ideológicos e programáticos para o centro das discussões.
 
            Na clássica divisão política, entre esquerda e direita, em uma escala horizontal, poderíamos classificá-los de Esquerda, Centro-Esquerda, Centro, Centro-Direita e Direita. Entre as divisões mais progressistas ou conservadoras, mais intervencionistas ou minimalistas do Estado, chegaríamos a uma fusão dos partidos atuais às essas grandes novas agremiações partidárias.
 
            Com a limitação do quadro partidário a cinco agremiações, conseguiríamos obter o fortalecimento dos partidos, o resgate das convicções ideológicas, a redução das práticas de fisiologismo, a eliminação dos “partidos de aluguel”, dentre outros ganhos para a democracia.
 
            Como se fazer tais alterações? Essa é uma discussão jurídica bastante complexa e que demandaria um artigo específico. Outras questões fundamentais na reforma política são: o voto distrital, do qual concordo, onde se reduziria o espaço geográfico e votar-se-ia apenas em candidatos de determinado “distrito”/região; o financiamento público de campanha (defendo o financiamento misto de campanha, parte pública e parte privada, nesta valendo somente doações de pessoas físicas, vedando-se as doações de pessoas jurídicas, como é permitido na atual legislação); a votação em lista ou não (a princípio sou contra a lista fechada); a redivisão do fundo partidário e do tempo de rádio e televisão; entre outros inúmeros pontos.
 
Rodrigo Junqueira Reis Pimentel é advogado, pós graduado em Direito Civil e Processual Civil, pós graduando em Direito Eleitoral, professor universitário e vereador em Leopoldina.

Campanha de Chamamento para substituição da carcaça do eixo dianteiro em veículos Land Rover modelo Defender 130, ano/modelo 2011

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JAGUAR E LAND ROVER BRASIL IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição da carcaça do eixo dianteiro em veículos Land Rover modelo Defender 130, ano/modelo 2011, fabricados entre setembro de 2010 e julho de 2011.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 20 de outubro de 2014, abrange 62 (sessenta e dois) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos SALLDKVS8BA400013 a SALLDKWS8BA825943.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatado que “o eixo dianteiro poderá apresentar um vazamento de óleo na extremidade de sua carcaça e em casos extremos há a possibilidade da roda se desprender do veículo”, de modo que “este terá sua estabilidade comprometida e nível de controle direcional prejudicado, o que aumentará de maneira significativa o risco de acidente, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e/ou terceiros”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 012 2733 ou pelo site http://www.landrover.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça - http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf.

Campanha de Chamamento para substituição do cilindro de ignição dos veículos Chevrolet Sonic, modelos 2012, 2013 e 2014

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição do cilindro de ignição dos veículos Chevrolet Sonic, modelos 2012, 2013 e 2014, fabricados de 13/07/2011 a 19/03/2014 e Chevrolet Tracker Freeride, modelo 2014, fabricados de 04/06/2013 a 28/01/2014, ambos equipados com transmissão manual.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 17 de outubro de 2014, abrange 7.809 (sete mil, oitocentos e nove) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos CB029819 a ES639996, para os veículos Sonic e EL102596 a EL180182, para os veículos Tracker Freeride.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatada “possibilidade de desgaste do mecanismo interno do cilindro de ignição, o que pode causar a partida involuntária e espontânea de um veículo desligado que esteja com a chave inserida no cilindro”, situação que pode ocasionar “o deslocamento do veículo, para frente ou para trás, seguido de seu desligamento. O deslocamento involuntário pode ocasionar danos materiais e lesões físicas graves a pessoas que eventualmente estejam na frente ou atrás do veículo”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 702 4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça - http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf.

Chamamento para substituição do sensor de pressão, da junta de vedação e reparo no tubo de alimentação de combustível dos veículos da marca Lexus, modelo LS 600 H

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a TOYOTA DO BRASIL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição do sensor de pressão, da junta de vedação e reparo no tubo de alimentação de combustível dos veículos da marca Lexus, modelo LS 600 H, fabricados entre 9 de maio de 2006 e 20 de julho de 2010.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 27 de outubro de 2014, abrange 2 (dois) veículos colocados no mercado de consumo, com numerações JTHDU46F485005899 e JTHDU46F785006545.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatada possibilidade de “contaminação da junta de vedação existente entre o sensor de pressão de combustível, junta esta que pode ser afetada por resíduos do tratamento anti-corrosivo aplicado naquelas peças e, se assim for, causar um vazamento de gasolina”, situação que pode gerar “risco de incêndio no veículo, com prováveis danos materiais ao veículo e danos físicos aos seus ocupantes”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 703 0206 ou pelo site www.toyota.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça - http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf.

Campanha de Chamamento para substituição produto Colgate PerioGard sem Álcool Solução Bucal – 250 ml

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a COLGATE-PALMOLIVE INDUSTRIAL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição produto Colgate PerioGard sem Álcool Solução Bucal – 250 ml, fabricados entre 21 de fevereiro de 2014 a 26 de fevereiro de 2014.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 17 de outubro de 2014, abrange 158.328 (cento e cinqüenta e oito mil, trezentos e vinte e oito) produtos colocados no mercado de consumo, com numeração de lote, não seqüencial, compreendida entre os intervalos 4053BR122C a 4057BR122C.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatado que “alguns lotes desse produto podem apresentar uma não conformidade pela potencial presença bacteriana acima dos limites permitidos”, de modo que “a utilização do produto dentro dos parâmetros e indicações descritas em sua embalagem não apresenta riscos ao consumidor, mas a inalação acidental desse produto pode ser prejudicial para pessoas com sistema imunológico severamente debilitado, que podem estar mais susceptíveis a infecções respiratórias”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 703 9366 ou pelo site http://www.colgate.com.br/contato. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça - http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf.

Chamamento para substituição da porca da chapa de fixação do compartimento da roda de emergência (estepe) do veículo MINI Cooper XM51

 A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que a BMW DO BRASIL LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição da porca da chapa de fixação do compartimento da roda de emergência (estepe) do veículo MINI Cooper XM51, fabricado entre 10 de dezembro de 2013 e 26 de setembro de 2014.
De acordo com a empresa, a Campanha abrange 97 (noventa e sete) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos 2A63253 a T999751.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa informou que “se verificou a possibilidade da porca para a fixação do compartimento da roda de emergência (estepe) na chapa de fixação soltar-se”, o que pode causar a queda do estepe do veículo, com risco de acidentes e danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 707 3578 ou pelo site http://www.bmw.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://www.justica.gov.br/.

Campanha de Chamamento para substituição do ajustador esquerdo da corrente de transmissão das motocicletas Suzuki, modelos GSX-R750, ano/modelo 2013 a 2015, e GSX R1000, ano/modelo 2009 a 2015

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que a J. TOLEDO DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição do ajustador esquerdo da corrente de transmissão das motocicletas Suzuki, modelos GSX-R750, ano/modelo 2013 a 2015, e GSX R1000, ano/modelo 2009 a 2015, fabricadas entre maio de 2013 e junho de 2014 e entre dezembro de 2009 e maio de 2014, respectivamente.
De acordo com a empresa, a Campanha abrange 2.540 (duas mil, quinhentas e quarenta) motocicletas colocadas no mercado de consumo, sendo 546 (quinhentas e quarenta e seis) unidades do modelo GSX-R750 e 1.994 (mil novecentas e noventa e quatro) unidades do modelo GSX-R1000, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos 9CDGR7MAJDM100001 a 9CDGR7MAJDM100546, para motocicletas GSX-R750, e 9CDGT78AJAM104637 a 9CDGT78AJDM100364, para motocicletas GSX-R1000.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa informou que “o ajustador esquerdo da corrente de transmissão foi deformado na área de contato com a cabeça do parafuso e foi movido a frente”, de modo que “a corrente de transmissão fará ruídos devido a folga anormal da mesma. Em caso extremo, a corrente de transmissão pode escapar da cora e pinhão de transmissão durante a pilotagem e a potência do motor não será transferida para a roda traseira, além disso pode ocorrer vazamento de óleo se a carcaça do motor for danificada em impacto com a corrente de transmissão quando esta escapar podendo causar perda de dirigibilidade e acidente”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 707 8020 ou pelo site www.suzukimotos.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://www.justica.gov.br/.

Chamamento para instalação de uma barra de reforço na estrutura traseira dos veículos Jeep Cherokee, Ano/Modelo 2002 a 2007

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a CHRYSLER GROUP DO BRASIL COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para instalação de uma barra de reforço na estrutura traseira dos veículos Jeep Cherokee, Ano/Modelo 2002 a 2007, fabricados de 01/07/2001 a 09/08/2007 e Jeep Grand Cherokee, Ano/Modelo 1993 a 1998, fabricados de 02/01/1992 a 27/10/1998.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 03 de outubro de 2014, abrange 9.958 (nove mil, novecentos e cinqüenta e oito) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi não seqüencial, compreendida entre os intervalos 1J4GL48K02W268544 a 1J4GL48KX7W686231, para veículos Jeep Cherokee e 1J4GZ58S65C530105 a 8B4GZB8Y1W2802930 para veículos Jeep Grand Cherokee.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatada a possibilidade do tanque de combustível do veículo não suportar uma colisão traseira. Com o choque poderá ocorrer fissuras e iniciar o gotejamento de combustível”, que “na presença de uma fonte de ignição, poderá ocasionar o início de combustão na parte inferior da carroceria do veículo, resultando em possíveis danos ao motorista, passageiros e/ou terceiros”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 703 7150. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça - http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

TRIBUNAL DE CONTAS APROVA CONTAS DA PREFEITURA

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aprovou as contas do município de Leopoldina relativas ao exercício de 2013 no dia 26 de agosto de 2014 sem nenhuma ressalva.
A conclusão da Procuradora do Ministério Público/TCE-MG Maria Cecília Borges foi o seguinte: ‘Em face do exposto, considerando que as contas prestadas de acordo com a ótica normativa do Tribunal de Contas, a presunção relativa de veracidade das informações lançadas no SIACE/PCA pelo gestor responsável, e, principalmente, a ausência de informações que configurem o descumprimento do comando legal relativo aos atos de governo, o Ministério Público, nos termos do art. 45, inciso I, da Lei Complementar estadual n. 102/2008, OPINA pela emissão de parecer prévio pela aprovação das contas em analise’. Tendo os conselheiros acatado o parecer da Procuradora do TCE aprovado sem nenhuma ressalva.
Os escopos mais importantes analisados pelo TCE/MG são os seguintes: gastos com pessoal, educação, saúde, FUNDEB, equilíbrio receita/despesa, suplementação.
Como ficou comprovado pelo TCE/MG, o município de Leopoldina gastou com os servidores municipais o percentual de 48,3% portanto abaixo do limite prudencial que é de 51,3% e bem abaixo do limite legal de 54%.
Em relação à educação, o município aplicou em 2013, R$ 11.511.997,88 na manutenção e desenvolvimento do ensino infantil e fundamental, que corresponde a 26,42% do total das receitas resultantes dos impostos e transferências legais. O resultado demonstra que o município ficou acima do mínimo exigido, que é de 25%, conforme fixado pelo artigo 212 da Constituição Federal.
As despesas com a remuneração dos profissionais da Educação Básica (professores, diretores, coordenadores, supervisores) teve um percentual de 73,65% acima do limite mínimo exigido por Lei que é de 60%. Com isso, o município aplicou a maior com os profissionais R$ 1.697.248,84.
Em relação à aplicação em ações e serviços públicos de saúde o município gastou R$ 10.155.628,76, o que representa 23,30%, portanto bem acima do limite mínimo exigido por lei que é de 15%, resultante dos impostos e transferências constitucionais.
Segundo o prefeito municipal José Roberto de Oliveira, a aprovação dos balanços da administração é fruto de um trabalho planejado e, principalmente, representa o compromisso com o dinheiro público. “Conseguimos ter um resultado positivo graças ao esforço de assessores, secretários, principalmente da equipe técnica contábil e administrativa e o conjunto das pessoas que apostam nessa cidade”, ressaltou.
Ele acrescentou ainda que a aprovação dá continuidade as ações feitas pela Prefeitura de Leopoldina. “A aprovação das contas é o reflexo do momento bom que passa a cidade e, principalmente, nossa população. Este documento atesta que estamos fazendo a coisa certa e que estamos no caminho”, completou o prefeito municipal.

PREFEITURA CONSTRÓI NOVA PONTE NA MACAÚBA

A Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, está construindo uma nova ponte na região da Macaúba. Com a construção a estrada vicinal que liga o distrito de Piacatuba e a região de Macaúba fica liberada para o tráfego de veículos e a estrada ganha um novo acesso. As ações atendem ao cronograma determinadas pelo prefeito José Roberto de Oliveira, para a recuperação das vias urbanas da cidade e todas as estradas rurais.
Os investimentos com as obras estão sendo feitos com recursos próprios. “Esse já era um local onde não se tinha mais como trafegar com segurança”, explicou o Secretário de Agricultura e Pecuária Rogério Ladeira ao destacar que nos dias de chuvas e nos dias em que o leito do córrego estava cheio, os usuários da estrada tinham que retornar e buscar caminhos alternativos. “Com as obras que estão sendo realizados nesse local, os problemas estarão solucionados”.
O prefeito José Roberto de Oliveira esteve em visita ao local em companhia do secretário. De acordo com o prefeito o objetivo das obras é o de garantir melhores condições de tráfego, com o intuito de proporcionar mais conforto e segurança no transito entre as comunidades, sobretudo do transporte escolar.
“Os serviços de escavação, aterro, colocação de terra, além da construção de caixas de contenção de água onde necessária e da ponte, é um trabalho que deixará o acesso entre o distrito de Piacatuba e toda a região da Macaúba livre de problemas”, explicou o prefeito, ao destacar que sua administração está investindo nas estradas rurais com recursos próprios, com o objetivo de atender as reivindicações e as necessidades dos produtores rurais. “Através de estudos e das reivindicações dos moradores e produtores rurais elaboramos um cronograma de trabalho. Não tem como fazer todas as obras de uma só vez, mas através desse cronograma vamos solucionar todos os problemas nas estradas rurais”.




LEOPOLDINA VAI RECEBER FEIRA DE LIVRO
Notícia rápida pro pessoal apaixonado por leitura!
Próximo ao relógio central da Praça João XXIII está sendo montada a feira do livro.
Com exemplares que vão a partir de R$ 3 e com os mais diversos assuntos, a feira faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura e a RPC Cultural e permanecerá no local até o dia 30 de outubro, sempre das 8 da manhã às 20 da noite.
É sem sombra de dúvidas uma excelente oportunidade para complementar a biblioteca e criar o hábito da leitura. Por isso aproveitem o preço baixo e os excelentes títulos.

Wendell Nogueira

UAITEC LEOPOLDINA PROMOVE SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Já está acontecendo na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais- UAITEC extensão Leopoldina a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, que neste ano traz o tema ‘ Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’.
Estão sendo realizadas todas às terças e quintas feiras do mês de outubro, no horário das 14 às 17 h, através de cafés científicos virtuais por videoconferência ministradas por professores da UFMG.
O café científico tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.
No dia 07 a Professor Maria Amélia Leitão está ministrando a palestra ‘Ciência e Tecnologia’. No dia 09 a Professora Dra. Maria do Rosário Sampaio – Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego-TEM com a palestra ‘A Questão Social da Mulher: Trabalho, Políticas Públicas e Empoderamento’. No dia 14 o professor Aluir – UFMG com o tema “Descida e Inovação de Fato’. No dia 16 o Dr. José Roberto Branco – SECTES com o tema ‘A Importância das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Social’. Dia 21 o palestrante Oades Andrade-SECTES com o tema ‘Empreendedorismo por Meio da web 2.0 a favor do Desenvolvimento Social’. N o dia 23 o professor Luciano Mendes de Faria Filho – UFMG com a palestra ‘Educação e C&TI na Contemporaneidade’. No dia 28 a professora Rebeca Andrade – UFMG com o tema ‘Agricultura Urbana/Agroecologia’. E para finalizar no dia 30 o professor Guilherme Lage – UFMG com o tema ‘Modulação Cerebral e Desempenho Motor e Cognitivo’.
A UAITEC está localizada à Rua Vinte e Sete de Abril 428 no Bairro Fábrica. O telefone de contato é 3449.4855.

sábado, 4 de outubro de 2014

APAE recebe os alimentos arrecadados na II Etapa do Circuito SESI Zona da Mata

Nesta sexta feira a equipe do SESI Leopoldina entregou a APAE de Leopoldina os alimentos arrecadados na etapa realizada na cidade do Circuito SESI Zona da Mata, com a participação das unidades de Leopoldina, Cataguases e Muriaé.

PREFEITURA INSTALA PARQUINHO ECOLÓGICO NOS DISTRITOS E COMUNIDADES

O Prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira e a Secretária Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura Jussara Thomaz estiveram visitando os distritos de Abaíba e Providência e as comunidades de São Martinho e São Lourenço onde puderam verificar as instalações dos parquinhos ecológicos.
Os parquinhos são feitos de eucalipto tratado com conceito de sustentabilidade com garantia de 10 anos e contêm os seguintes brinquedos: balanço, casa de boneca, ponte/passarela, plataforma de escada, escorregador e escalada. O valor do investimento foi de R$ 31.200,00 provenientes do ICMS Turístico.
O espaço vai proporcionar entretenimento e interação entre as crianças da mesma faixa etária. “É importante estimular a brincadeira que ajuda a construir o conhecimento e incentiva a criatividade das crianças e vamos levar para todas as praças da nossa cidade”, esclareceu Jussara Thomaz.
“São pequenas ações que trazem resultados muito positivos para a nossa comunidade e que temos a satisfação em atender”, ressaltou o prefeito municipal José Roberto de Oliveira.

Wendell Nogueira