sábado, 31 de maio de 2014

Etapa do Campeonato Mineiro de Basquete foi um sucesso em Leopoldina



Neste sábado, dia 31 de maio, depois de mais ou menos vinte anos Leopoldina volta a sediar uma etapa do Campeonato Mineiro de Basquete Regional da Zona da Mata na unidade SESI Leopoldina. Os jogos tiveram início as 14 horas com a partida entre SESI ESPORTE LEOPOLDINA versus Prefeitura Municipal de Montes Claros, na categoria Sub 13. Como já era esperado pelo técnico da equipe leopoldinense, Edson Mateus (Bob), a equipe sofreria com o nervosismo e ainda mais porque foi formada a partir de 30 de abril e a primeira partida do grupo foi justamente a de hoje. 
A equipe de Montes Claro venceu a partida pelo placar de 56 a 9 (placar a ser confirmado e não publicado no site da FMB). Segundo o técnico Edson Mateus a equipe surpreendeu por ter realizado uma partida sem dar trabalho inclusive a arbitragem no quesito comportamento e durante a partida foi tendo algumas atitudes de jogo que era esperada, o técnico da seleção Mineira de Basquete, categoria sub 15, Luiz Carlos (Lú) destacou que a equipe dentro de uns seis meses estará bem preparada para as competições. Os meninos da categoria sub 13, que na realidade tiveram cerca de 15 dias de preparação saíram conscientes de seus erros e do que precisa melhorar e não se abateram com o resultado desfavorável. A seguir aconteceu a partida na categoria sub 15, entre SESI ESPORTE CATAGUASES versus Prefeitura Municipal de Montes Claros, onde a equipe de Cataguases saiu vencedora pelo placar de 55 a 22 e encerrando a rodada de Leopoldina aconteceu o jogo na categoria sub 17, entre SESI ESPORTE LEOPOLDINA versus SESI ESPORTE CATAGUASES, sendo o resultado favorável a equipe da casa pelo placar de 60 a 16.  Os pontos positivos de hoje foram:
- O retorno de uma etapa do Campeonato Mineiro de Basquete a cidade, mesmo com a falta de uma quadra coberta para realização dos jogos, sendo que a Federação Mineira ressaltou que o importante é a valorização da modalidade e que Leopoldina e Juiz de Fora, pela tradição no Basquete tem potencial para receber tais etapas;
- A renovação da equipe com jogos de 11, 12 e 13 anos que fizeram a sua parte e não se abateram com o resultado negativo na estreia e pelo contrário estão animados para as próximas partidas.
- A participação e envolvimento dos familiares na competição, vários os pais, tios, avós e outros graus de parentesco com os alunos estiveram presentes em todas as partidas, vibrando, incentivando e valorizando o esporte.

O resultado foi positivo e acreditamos que a UNIDADE SESI LEOPOLDINA soube realizar a etapa e cumpriu o seu papel perante a Federação Mineira de Basquete e a próxima etapa em Julho de 2014 certamente contará com mais melhorias e mais participações dos familiares e de outras pessoas incentivadoras dos esportes. 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Curso de Encanador Assistente é uma realidade em Leopoldina

Teve inicio nesta terça feira, dia 27 de maio de 2014, o Curso de Encanador Assistente da Escola Móvel SESI SENAI, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Leopoldina e Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Leopoldina.  A vinda desta unidade Móvel foi uma solicitação feita pelo Secretário de Indústria e Comércio, Valter Matos, através do Presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina.
No dia 21 de maio esteve em Leopoldina a Pedagoga Luce Meire de Carvalho da Escola Móvel SESI/SENAI que se reuniu com o Prefeito José Roberto de Oliveira e o Chefe de Gabinete, Luiz Cabral para acertar os últimos detalhes visando ao inicio do curso que hoje se concretizou.
O curso é direcionado a toda a comunidade com idade mínima de 16 anos atenderá também aos inscritos no PRONATEC que tiveram o contato feito pelo Leonardo Garcia da Silva, que foi disponibilizado pela Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Vilas, para ajudar nas inscrições.
As aulas tiveram inicio ás 08:00 horas da manhã e contou com as presenças dos  representantes da Escola Móvel SESI SENAI a pedagoga, Larissa Martins de Oliveira, o Analista de relações empresariais, Jairo Carmo Antunes, o Secretário de Industria e Comércio, Valter Matos, o Chefe do Gabinete da Prefeitura, Luiz Cabral representando o Prefeito José Roberto, o  coordenador do PRONATEC, Leonardo Garcia, a Assistente Social  Samantha Couto de Melo e a Advogada Clarissa Moura Santos, o Gerente da Unidade SESI, Marcus Vinicius e o Assistente Administrativo Antônio Junior do SESI MINAS.
O Curso funcionará no período de mais ou menos 35 dias, atendendo dois horários de 08 as 12 horas e de 13 as 17 horas, de segunda a sexta feira com vinte alunos cada turma e terá como instrutor de Formação Profissional do SENAI, Nilton Roberto Rodrigues da Silva. A intenção da atual administração é solicitar novos cursos da Escola Móvel do SESI-SENAI como: pedreiro, eletricista, mecânico de motos, confecções e outros que visam dar capacitação a população leopoldinense.



quarta-feira, 21 de maio de 2014

LEOPOLDINA E JUIZ DE FORA sediarão o Campeonato Mineiro de Basquete da Zona da Mata

Nesta terça-feira, dia 20 de maio, a Federação Mineira de Basketball emitiu uma nota oficial de numero 39.2014 oficializando a etapa  Regional do CAMPEONATO MINEIRO DE BASQUETE da Zona da Mata, tendo três categorias participantes: sub 13, sub 15 e sub 17. Conforme já foi comentado em matérias anteriores as duas cidades escolhidas para sediar essa etapa foram Juiz de Fora e Leopoldina, sendo que no nosso caso os jogos poderão ocorrer em quadra aberta devido a unidade do SESI Leopoldina não possuir um ginásio Poliesportivo e a quadra que utilizamos, como empréstimo,, o CEFET não está com as novas marcações. As equipes participantes por categoria são as seguintes:
                        Categoria Sub 13:
JF Celtics
PBF/Olímpico
Pref. Montes Claros
Sesi Esporte Juiz de Fora
Sesi Esporte Leopoldina
Categoria Sub 15:
JF Celtics
PBF/Olímpico
Pref. Montes Claros
Sesi Esporte Cataguases 
Sesi Esporte Juiz de Fora
Categoria Sub 17: 
JF Celtics
Sesi Esporte Cataguases 
Sesi Esporte Juiz de Fora
Sesi Esporte Leopoldina

Os jogos programados são os seguintes:

 Para a Unidade SESI Leopoldina é uma honra ser escolhido para sediar uma etapa, pois é um reconhecimento da Federação com o trabalho feito na região. Hoje o esporte que tem mais atletas na unidade é o Basquete com 3 turmas. Vale ressaltar que a equipe sub 13 está em formação e estará participando no período de 23 a 27 de junho, dos 3º Jogos Atleta do Futuro 2014, na cidade de Betim, juntamente com a equipe Esporte 3 de Futsal.
Desde já convidamos a população para dar o apoio ao evento.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Hospital de Astolfo Dutra foi interditado e fechado pela vigilância sanitária do Estado

Reportagem do site http://www.marcelolopes.jor.br/noticia/detalhe/15512
Em 20/05/2014 às 19h08

Vigilância Sanitária interdita e hospital de Astolfo Dutra está fechado por tempo indeterminado





O Hospital Olyntho Almada, em Astolfo Dutra, amanheceu fechado nesta terça-feira, 20 de maio. Determinação neste sentido veio da Vigilância Sanitária de Minas Gerais com respaldo do Ministério Público estadual pelo descumprimento das normas sanitárias vigentes. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde daquela cidade, Luíza Marilac Rodrigues, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes.  Ao lado do prefeito Arcílio Venâncio Ribeiro, ela explicou que o município foi surpreendido no final da tarde de segunda-feira, 19, com a informação de que aquele Hospital estava sendo interditado temporariamente por infringir diversas normas da Vigilância Sanitária de Minas Gerais e não funcionaria a partir desta terça-feira, devendo permanecer fechado até a adoção das normas sanitárias previstas na legislação. Dentre as irregularidades apontadas estariam falta de equipamentos e deficiência do quadro de funcionários

Luiza Marilac explicou que o Hospital Olintho Almada é administrado pela Sociedade São Vicente de Paulo e tem na prefeitura sua maior parceira. "Temos um excelente relacionamento com a direção do hospital e ajudamos em tudo que podemos. Concretamente – continua a Secretária de Saúde - nós repassamos mensalmente cerca de R$60 mil, e como todo hospital de pequeno porte, vem passando por dificuldades financeiras porque não recebe recursos do Estado e vive basicamente com o que vem do SUS, e se a prefeitura não ajuda, ele fecha", afirmou.  Ela disse também que o hospital foi construído graças à união da população que, conforme destacou, "até hoje participa ativamente de campanhas que buscam conseguir melhorias para ele".

Arcílio Ribeiro também falou ter sido surpreendido com a notícia da interdição do hospital e sobre as medidas que está tomando desde as primeiras horas desta terça-feira para não deixar a população sem atendimento médico-hospitalar. "Hoje cedo transferimos os pacientes do nosso hospital para o de Cataguases e montamos um posto emergencial dentro da Policlínica para o atendimento que era prestado pelo Hospital. Paralelamente – completa o prefeito - os nossos postos de saúde estão funcionando normalmente e os casos de emergência encaminhamos também para Cataguases". A outra ação tomada por Arcíliofoi junto à Gerência Regional de Saúde (GRS-Leopoldina) e Governo de Minas. Conforme revelou, "estamos trabalhando para reabrir o hospital a fim de que ele possa fazer as adequações exigidas em funcionamento. Neste sentido contamos com o empenho do Diretor da GRS-Leopoldina, Wilian Lobo de Almeida e do Secretário de Saúde de Minas," explicou.

O prefeito lembrou a importância do Hospital para a região, uma vez que ele atende a uma população estimada em vinte mil pessoas, moradores, basicamente em Astolfo Dutra, Dona Euzébia e adjacências. "Hoje nosso objetivo principal é reabrir o hospital, o mais depressa possível. Aliás, este é o desejo de toda a população e, acredito, esta realidade sensibiliza também os nossos governantes e secretários, porque deixar fechar um hospital é colocar vidas em risco, e isso ninguém quer, afirmou. O prefeito lembra que este tipo de acontecimento vem se tornando comum em cidades de pequeno porte "como já aconteceu em Volta Grande e tá pra fechar o de Laranjal, o de Recreio e o de Palma. E eu acho que isso tem que ser revisto com carinho porque estes hospitais em cidades pequenas eles salvam muita gente. Por isso é muito importante a gente lutar junto ao poder público e mostrar pra eles a importância destes pequenos hospitais para os municípios", acrescentou Arcílio.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Alerta de Recall: veículos Range Rover Vogue 2014

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JAGUAR E LAND ROVER BRASIL IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para atualização do software do módulo eletrônico de acionamento das lanternas dianteiras de indicação de direção (seta) dos veículos Range Rover Vogue, modelo 2014, fabricados de maio de 2013 a outubro de 2013.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 30 de abril de 2014, abrange 92 (noventa e dois) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos SALGA2HF3EA129148 a SALGA2HF8EA134975.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi identificada “falha no software do módulo eletrônico de controle das lanternas dianteiras de indicação de direção (seta)”, de modo que “a lanterna dianteira de indicação pode não funcionar quando a mesma for acionada com o veículo em movimento. (...) Essa situação pode provocar acidentes com possibilidades de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e/ou terceiros”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 012 2733 ou pelo site www.landrover.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

Alerta de Recall: veículos Range Rover Evoque

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JAGUAR E LAND ROVER BRASIL IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para substituição dos parafusos de fixação do braço de ligação da suspensão traseira do lado direito dos veículos Range Rover Evoque, fabricados de novembro de 2013 a janeiro de 2014.
 De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 30 de abril de 2014, abrange 2 (dois) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi não seqüencial SALVA2BG1EH868681 e SALVA2BG6EH869938. Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que “quando ocorre a fratura de uma ou de ambas as fixações do braço de ligação da suspensão, a estabilidade do veículo pode ficar comprometida e o sistema de controle de estabilidade (ESP) pode não ser capaz de controlar o movimento lateral do veículo. (...) Essa situação pode provocar acidentes com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e/ou terceiros”.
 O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 012 2733 ou pelo site www.landrover.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

12º Festival de Viola de Piacatuba recebe inscrições até o dia 30 de junho

         Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o 12º Festival de Viola de Piacatuba, que acontece entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, em Piacatuba, distrito de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas. Famoso por atrair violeiros de todo o país, descobrir novos talentos e fomentar a música de raiz de qualidade, o Festival é disputado em duas etapas- regional e nacional, e o regulamento tem apenas um requisito básico: o candidato deverá apresentar música de raiz ou regional. Desta forma, qualquer tipo de instrumento eletrônico que possa ajudar no acompanhamento musical, como teclado, sanfona ou bateria será proibido durante a apresentação.
    Para concorrer, os candidatos devem se inscrever através do site WWW.festivaldepiacatuba.com.br, onde terão de preencher um formulário e enviar o arquivo da música, obrigatoriamente em MP3. Quem preferir, também poderá se inscrever via correios. Basta preencher a ficha que está disponível no site e enviá-la para Rua José Furtado de Mendonça, 146, Piacatuba-MG, CEP 36.708-000
    Qualquer um pode participar: seja sozinho, em dupla ou até em grupo. Mas de acordo com o regulamento, só poderão concorrer na etapa regional, que acontece dia 31 de julho, moradores com residência comprovada no máximo de 80 km de distância de Leopoldina. Já a etapa nacional, que acontece dia 1º de agosto, é aberta para violeiros de todo o país.
     Com produção e coordenação de Maria Lúcia Braga, o Festival 2014 vai distribuir R$ 23 mil em prêmios, com valores idênticos para as duas etapas. O Melhor Intérprete e melhor violeiro ganham R$ 1,5 mil cada um. Todos os premiados recebem ainda um troféu. E para incentivar a cultura de raiz e facilitar o deslocamento dos candidatos, a coordenação do Festival dará ajuda de custo aos violeiros que residem a mais de 230 km de Leopoldina. Basta entrar em contato com a produção quando selecionado.
     O Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba tem produção e coordenação de Maria Lúcia Braga, com patrocínio da Energisa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do governo de Minas Gerais, Zollern, Boehmia, Prefeitura de Leopoldina, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho


Como chegar
Piacatuba fica a 20 quilômetros da cidade de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, e está ligada por rodovias asfaltadas. O entroncamento rodoviário – trevo que dá acesso a Piacatuba – está localizado à altura do Km 8 da Rodovia Ormeo Junqueira Botelho, antiga Rodovia Leopoldina-Cataguases, nas proximidades da Fazenda da Aurora, onde se localiza a Indústria Aurora Têxtil.


Programação
Dia 30 de julho-quarta feira
20h30 – Violeiro Claudio Lacerda.
22h- artista convidado: Lô Borges.
Dia 31 de julho- quinta-feira
20h-  Festival de viola: Etapa Regional – 10 Violeiros finalistas
21h30 – Violeiro João Ormond 
23h –Violeiro Pereira da Viola 
Dia 01 de agosto sexta-feira
20h – Festival de Viola: Etapa Nacional- 10 violeiros finalistas
.21h30 –Violeiro Fernando Sodré   
23h30- Celma e Célia
Dia 02 de agosto sábado
20h30 –Violeiro Wilson Dias.
22h – Violeiros Ramon e Rozado 
23h30–artista convidado: Oswaldo Montenegro.

Dia 03 de agosto Domingo
9h - Missa Matriz Nossa Senhora da Piedade
14h- Teatro infantil
Mais informações para a imprensa:
Fernanda Espíndola
(32) 8848-2957
www.festivaldepiacatuba.com.br

contato@festivaldepiacatuba.com.br
        

sábado, 10 de maio de 2014

Descaso das autoridades locais com a Empresa PIF PAF

                 Ultimamente estou visitando constantemente a Unidade da PIF PAF, unidade Leopoldina, e posso notar o descaso das autoridades com a mesma no quesito acesso. A entrada para veículos na rodovia MG 120 km 01 está impraticável, o acostamento está cheio de buracos, a área que dá acesso está com o asfalto altíssimo, ou seja, veículos pequenos batem em alguns casos o fundo do mesmo e a área de acesso que não é de asfalto está cheia de buracos, inclusive a área que é utilizada pela empresa de ônibus para fazer a virada. Esperava-se que o atual governo, que foi responsável pela implantação da mesma na cidade melhorasse o acesso, mas até o momento nada foi feito. Se não tem recursos para asfaltar, pelo menos um saibro poderia ser jogado no local para diminuir os buracos e equiparar o asfalto a área. Com a palavra as autoridades, que segundo me informaram já foram contactadas pela empresa de ônibus e por alguns integrantes da indústria. Lembro que a PIF PAF hoje gera mais de 420 empregos e extra oficial é a segunda maior da cidade, pelo que sinto o prefeito José Roberto tem que rever alguns de seus colaboradores, pois o desgaste na cidade está intenso, devido a falta de atitudes do primeiro escalão. Veja algumas fotos do local: