sexta-feira, 28 de março de 2014


Correspondência enviada pelo vereador Rodrigo Pimentel ao blog

Venho através deste comunicá-lo que pela terceira vez consecutiva (2012 a 2014), o deputado federal Renzo Braz (PP/MG), atendendo nossos pedidos, conseguiu aprovar emenda individual no Orçamento Geral da União de recursos financeiros (R$ 100 mil) em prol da Casa de Caridade Leopoldinense.

Sabemos que o montante (as três emendas individuais do referido deputado somam a quantia de R$ 300 mil) é insuficiente para as demandas do nosso hospital, porém não deixa de ser um alívio para a CCL.

Gostaria de compartilhar essa conquista com você, ainda que possa parecer singela para muitos.
Vamos lutar por cada vez mais recursos para o nosso hospital.
Um grande abraço,
Rodrigo Pimentel


Elizabeth Almeida enviou o seguinte texto para divulgação

Colegas, Companheiros segue a excelente oportunidade de trabalho e emprego: 
Socializando:

O Diretor Geral do Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, observadas as  disposições da Resolução FNDE/CD N.º 36 de 13 de julho de 2009, Resolução CD/FNDE N.º 54 de 29 de outubro de 2009 e Resolução CD/FNDE N.º 18, de 16 de junho de 2010,  regerá as disposições que integram o presente Edital torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento  de 8 (oito ) vagas de  TUTORES A DISTÂNCIA, para os Cursos técnicos em Alimentos, Logística e Redes de Computadores, na modalidade a distância.
Favor divulgarem o edital, para maiores informações acessar o link: http://cead.riopomba.ifsudestemg.edu.br/?arquivo=noticia.php&codigo=240.

segunda-feira, 24 de março de 2014

JEMG 2014, projeto de cameras em eventos e muito mais...

- Hoje retorno ao blog para falar sobre alguns fatos: primeiro sobre a rede de esgoto que está incomodando os moradores da Rua Professor Joaquim Guedes Machado, mas precisamente na parte de trás do prédio da prefeitura Municipal, segundo informações extraoficiais a rede de esgoto que passa por lá está totalmente obstruída e chegou-se a conclusão que o melhor é refazer a rede novamente, mas pasmem falta o básico cimento. Enquanto isso o povo que tem que aguentar o fedor insuportável que é exalado.
- O vereador Rodrigo Pimentel, que inclusive eu parabenizei no face book, já se manifestou contrário ao projeto de lei da vereadora Kélvia que aborda as festas e eventos no poder público e particular em Leopoldina, não sei o teor completo do projeto, mas uma coisa faz parte à exigência de câmeras de filmagens dos locais de eventos, exceto os de cunho religioso. Segundo informações a vereadora Kélvia retirou o projeto de pauta pelo prazo de 60 dias, para analisar e poderá ou não voltar à pauta no legislativo.  Eu sinceramente fico preocupado com projetos desse tipo, pois há poucos locais e pessoas que promovem o evento e acredito que o que temos que cumprir é as regras da área de segurança, polícia e bombeiros e cumprir com o pagamento dos custos junto aos órgãos públicos. Acredito que há uma necessidade de se parar de misturar política com religião, sinceramente me preocupa muito os rumos que estão sendo tomados no lado religioso, é necessário que se haja realmente a preocupação para que o Brasil não fique igual a alguns países onde a guerra religiosa é presente.

- Nesta segunda feira participei como assistente da abertura dos JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS 2014 no Ginásio Poliesportivo do Bela Vista e faço aqui meus comentários: fiquei preocupado com a falta de civismo dos jovens, quando da execução do Hino Nacional e Hino de Leopoldina vi poucos jovens que estavam nas arquibancadas de pé como forma de respeito, inclusive presenciei uma pessoa ligada à área da educação chamando a atenção dos jovens frisando que se deve ouvir o hino de pé e os jovens riram e não deram confiança.  Neste ponto tenho saudades da época militar pela valorização dos símbolos nacionais e dos americanos que respeitam e valorizam sua bandeira, seus eventos e tudo que valoriza os seu país. Outro ponto ficou assustado quando notei que professores não leem os regulamentos e não entendem sobre tabelas classificatórias, por isso vejo a decadência no esporte local. Vi que a preocupação de alguns para que tudo desse certo, neste ponto destaco aqui a professora Mirtes que ia e vinha tentando colocar tudo a contento. Estive na quadra do ginásio e vi que apesar da reforma feita nada mudou a piscina deixando a desejar no quesito limpeza e manutenção, a quadra com as tabelas de basquete despreparadas e os alunos e professores tiveram que agir para colocar em situação de jogo. Vi que o que há é falta de um processo de melhoria continua nos esportes de Leopoldina, ou seja, a valorização dos esportes, mudar a cultura e a visão dos esportes em si. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

Alerta de Recall: bicicletas Mega Bike, aro 16

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a MANDARINO E ANDRADE LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para troca ou reembolso do valor da bicicleta Mega Bike, aro 16, referência 61, lote 58/092012comercializadas entre maio e julho de 2012.
De acordo com a empresa, a Campanha teve início em 14 de agosto de 2013.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa informou a existência de inconformidades na alavanca de freio, nos estabilizadores e no manual de instruções de uso e manutenção. Ademais, informou que “há necessidade de algumas alterações no torque do produto” e “risco de deslocamento da roda do produto”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 600 7975 ou no site www.megabike.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

Alerta de Recall: veículos Jeep Cherokee

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a CHRYSLER GROUP DO BRASIL COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Jeep Cherokee para efetuar reprogramação do módulo de distribuição de energia, dos veículos ano/modelo 2012, e substituição do módulo do air bag, dos veículos ano/modelo 2011.
De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 18 de março de 2014, abrange 2.190 (dois mil, cento e noventa) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi compreendida entre os intervalos 1C4PJMAKOCW108106 a 1J4PN5GKXBW596751.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que “os encostos de cabeça ativos podem não ser acionados durante uma colisão traseira”, aumentando os“riscos de danos físicos e/ou ferimentos dos ocupantes dos bancos dianteiros em algumas condições de colisão”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 703 7150 ou pelo site www.jeep.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

Marido é preso suspeito de assassinar vereadora de Argirita

Homem foi preso e apresentado na tarde desta quarta-feira. Segundo a Polícia Civil, o casal estava em processo de separação

Publicação: 19/03/2014 19:41 Atualização: 19/03/2014 20:18

Vereadora foi assassinada com um tiro na cabeça (Reprodução Facebook)
Vereadora foi assassinada com um tiro na cabeça
Uma possível relação extraconjugal foi uma das motivações para o assassinato da vereadora Daniela Maria Carmo Paula, morta com tiro na cabeça dentro de um banheiro do Procon em Argirita, na Região da Zona da Mata. O suspeito do crime, Marcelo Evangelista Barbosa, que é marido da vítima, foi preso e apresentado na tarde desta quarta-feira. 

O crime passional aconteceu em 17 de abril. Na manhã do assassinato, Marcelo foi até o Procon, onde a vereadora trabalhava para conversar com ela. Para não chamar a atenção de colegas, a mulher levou o homem para um banheiro onde iniciaram uma discussão, que segundo colegas, eram constantes. Em alguns casos, chegavam até a se agredirem. 

Conforme a Polícia Civil, o homem usou uma pistola 380, possivelmente com um silenciador acoplado, para assassinar Maria. Depois de 15 minutos no banheiro, ele saiu do local pedindo socorro. Testemunhas afirmaram que ele foi visto mexendo no celular da vítima, possivelmente para apagar mensagens trocadas por ela e um amante. 

Após o crime, Marcelo foi para a casa da mãe dele onde tomou banho e lavou as roupas que usava no momento do assassinato. Pessoas ouvidas no inquérito disseram que ele era usuário de cocaína e ficava agressivo quando consumia drogas. O casal estava casado há dois anos, porém viviam um momento delicado na relação, tanto que o homem dormia em quarto separado, segundo a polícia. O suspeito estava inconformado com o processo de separação. 

Marcelo foi preso em um cerco policial montado próximo a Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ele foi encaminhado para o presídio de Leopoldina.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Prefeitura poderá perder a possível utilização do prédio antigo do Fórum por falta de documentação

Segundo uma fonte o Prédio do Fórum localizado na Praça Felix Martins está sendo cobiçado por vários órgãos: Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Conservatório de Música, Polícia Rodoviária Federal, algumas ONGS ou OCIP ligadas à cultura. Algumas noticias davam conta que a Prefeitura já teria conseguido a autorização para a utilização, mas a minha fonte me confidenciou que não é bem assim. Os procedimentos de sessão de espaço do para outros órgãos exige a apresentação de vários documentos e uma vistoria prévia do local para avaliação e para analise com medidas, dados do mesmo para confeccionar o contrato. Com isso a Prefeitura não fez essa vistoria prévia e outros órgãos já estão correndo atrás e aquele que apresentar toda a documentação em menor tempo será a contemplado. Não se entende o porquê de tanta demora nesses casos já que o prédio poderá abrigar alguns órgãos e baratear os custos com aluguéis. Vamos aguardar maiores detalhes e os rumos do processo.

domingo, 16 de março de 2014

Pessoal da rua Professor Joaquim Guedes Machado sofre com mau cheiro do feijão Crú

Há alguns dias o pessoal da Rua Professor Joaquim Guedes Machado, antiga Rua 3 de junho, estão sofrendo com o mau cheiro exalado pelo córrego Feijão Cru devido ao esgoto ali lançado. Segundo informações o problema começa com o esgoto dos novos prédios que são lançados na ponte que leva até a Rua das Flores e é agravado quando chega ao terreno da sede da prefeitura que tem uma manilha obstruída e onde o esgoto fica totalmente parado. 
É necessário que o setor da responsável pela rede esgoto entre em ação imediatamente porque o inicio da noite e a madrugada esta insuportável sofrendo com o mal cheiro exalado pelo corrégo Feijão Crú devido ao esgoto ali lançado. Segundo informações o problema começa com o esgoto dos novos prédios que são lançados na ponte que leva até a rua das Flores e é agravado quando chega no terreno da sede da prefeitura que tem uma manilha obstruída e onde o esgoto fica totalmente parado. 

sábado, 15 de março de 2014

Leopoldina perde mensalmente por falta de documentação 30 mil mensais.

Em conversa informal com uma pessoa ligada a área ambiental fiquei sabendo que as APAs (Àrea de Proteção Ambiental) criadas nos municípios geram mensalmente para os mesmos 15 mil reais e em Leopoldina nós temos duas que poderiam estar recebendo: Horto Florestal e Cachoeira Poeira D'Água (Distrito de Piacatuba); a situação é a seguinte para que a APA seja reconhecida oficialmente  é necessário se cumprir alguns critérios e tem a documentação em dia. A APA do Horto nunca chegou a ser concretizada pois nada foi feito nos últimos anos por todos os governos municipais para adaptar a regra, já a da Cachoeira Poeira d'água, segundo minha fonte, recebia mensalmente o valor e teve sua paralisação por falta de documentos. Segundo me informei os projetos ambientais estão com dificuldade de serem aprovados no estado porque há duas multas da Policia Militar Ambiental por infrações no lixão da cidade, uma do governo Bené Guedes e outra da atual administração, Dr. José Roberto. O valor da multa gira em torno de 70 mil reais e houve um acordo da nova administração para a multa ser paga de duas formas: primeiro gastar cerca de 35 mil na adaptação, melhoria e regularização da APA Horto Florestal e os outros 35 mil na área educativa, ou seja, realizando palestras, passeatas e orientações nas escolas sobre o meio ambiente. Mas mesmo após o acordo isso não foi feito e a cidade continua impedida de aprovar projetos ambientais. O curioso é que se realmente as APAS fossem regularizadas o município receberia cerca de 30 mil reais mensais e em 3 meses o valor da multa seria pago e sobraria recursos e venhamos e convenhamos 15 mil por mês é um bom dinheiro e para manter as APAS seria um grande valor. Se as informações acima forem verídicas é preciso que a prefeitura regularize a situação. 
Várias áreas do município podem receber recursos se tiverem projetos como: esportes, cultura através da preservação de casas, sítios antigos, mas parece que não há uma visão nesse sentido, pois em termos de preservação a cidade não é levada a sério e várias casas da cidade estão sendo modificadas. Depois reclama que a cidade não tem recursos, mas para se ter é necessário correr atrás e trabalhar em várias frentes.
Encontro de Cultura Afro no Quilombo dos Palmares em Sereno de Cataguases
Dia 21 de março de 2014
Sexta Feira:
15h Abertura na Estação de Sereno
Hino Nacional – (língua yorubá)
Hino de Cataguases;
Apresentação do projeto SOM JOSE dos Alunos do Idaic;
Apresentação dos alunos da Escola Municipal Astolpho Resende de Sereno;
Apresentação dos grupos de capoeira do Welinton Blake;
Cirandas na Praça da Economia Solidária;
Oficinas de nós de turbantes com a Rosemary Gonçalves Pereira, presidente do Afoxe niza nganga njungo de Juiz de Fora. Local: sala de oficinas do CRAS de Sereno
Oficina com Jose Otonio Sabino O Negro e a Cidadania;
Apresentação Musical do Ser Jovem de Sereno coordenados pelo professor Leandro Abritta;
Apresentação da coreografia do grupo Perola Negra de Leopoldina;
Apresentação das Cirandas e Mineiro Pau do PRO IDOSO de Cataguases;
Apresentação do Bloco Sucata e Alegria – Dandara;
Oficina de Culinária Quilombo dos Palmares - Professoras: Maria do Carmo, Sandra e Silvana dos empreendimentos da Economia Solidaria de Cataguases; (25 pessoas – Inscrições com 1h de antecedência – destinada ao público em geral)

19h – Associação dos Moradores do Quilombola
- Apresentação dos jovens da APNs do bairro Justino, São Vicente.
- Desfile afro organizado pelo grupo Dandara.
19:30h - Roda de Conversas: tema: “Escravidão Contemporânea”, convidados: Dandara, APNs, Cangazumba, Brasilitude e Jaques Figueiredo de Araujo (fundador do Grupo Afoxé e Presidente da Casa do Candomblé de Juiz de Fora e conselheiro do NEAB da UFJF).
21h - Cantoria Afro Brasileira:
Grupo Caxambu de Recreio
Grupo jongueiros de Miracema.
Diversos Grupos Culturais regionais e locais.

O despejo de esgoto sem tratamento é crime ambiental por Rodrigo Junqueira

Além de estar cobrando um taxa ilegal de “serviço de esgoto”, cuja extinção é alvo de projeto de lei de minha autoria na Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal de Leopoldina continua sem fornecer o tratamento de esgoto das residências dos contribuintes. Ou seja, além de cobrar do cidadão leopoldinense uma taxa absurdamente inconstitucional e abusiva, o Executivo ainda sequer presta o serviço de tratamento de esgoto.

No centro da cidade, mais precisamente na Rua Francisco Andrade Bastos, o descaso e o crime ambiental são flagrantes. O esgoto é despejado a céu aberto no córrego Feijão Cru, deflagrando um odor desagradável e, por vezes, insuportável. A poluição, o mau cheiro, a presença de ratos e de insetos são ameaças constantes à saúde dos cidadãos leopoldinenses.

Em conversa com a vizinhança, a reclamação é geral. Uma dessas chegou à rede social Facebook, em 26 de novembro de 2013, através do advogado Dalmo Pires Bastos Junior, que indagou ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Gorrado, acerca da referida situação: “Caros Leopoldinenses. Existe em nossa cidade uma Secretaria do Meio Ambiente, que não divulga qualquer ação para preservação do Córrego do Feijão-Cru, somente fazem limpezas periódicas. Mesmo tendo denunciado pessoalmente ao Secretário da pasta, nenhuma atitude foi tomada até a presente data sobre a "descarga" de esgoto existente na Av. Getúlio Vargas, ao lado do Minas Towner, como também na Rua  Floresta, antigo nome da Rua Francisco Andrade Bastos. Esgoto esse que vem das galerias pluviais. Com a palavra o Dr. Marcos Toledo Gorrado, nosso Secretário do Meio Ambiente.” Segundo o advogado, o secretário entrou em contato no dia seguinte e daria uma resposta e providência ao caso.

O jornalista Arnaldo Spindola, na mesma rede social, lamentou a ausência de manifestação do secretário, afirmando ser “uma situação absurda bem no centro da cidade. Motivo de indignação e vergonha para a população”. Realmente é motivo de vergonha e revolta para todo leopoldinense.

Na Câmara Municipal também fiz cobranças e requerimento nesse sentido, tendo, inclusive, conversado pessoalmente com o secretário, que ficou de dar uma solução ao problema. Até hoje, muitos meses depois, nada!

Ao que parece, a administração atual do município está adormecida juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente. Não se vê nenhuma ação por parte do Executivo no intuito de resolver tal problema. Já fiz uma reclamação à Vigilância Sanitária e agora cabe levar o caso ao conhecimento do Ministério Público para tomada das medidas judiciais cabíveis, bem como convocar o secretário para esclarecer tal situação. Isso tudo, claro, sem prejuízo da realização de uma audiência pública para tratar do problema do esgoto de uma forma ampla e geral, pois além desse caso citado existem outros diversos problemas ambientais em nosso município que não são tratados, assim como nosso esgoto.


domingo, 9 de março de 2014

O que está acontecendo com Leopoldina? E com o CISUM e a saúde?

Como alguns devem ter notado não tenho postado muito no meu blog por dois motivos: primeiro falta tempo e segundo não estou vivendo o dia a dia da cidade em alguns setores e isso compromete a minha postura de olhar todos os lados das questões. Mas hoje resolvi escrever sobre dois pontos: carnaval e saúde em Leopoldina.
Carnaval – muitos estão reclamando da falta de apoio ao carnaval leopoldinense e que deixou a desejar e tenho a minha opinião já mencionada em rede social: a queda do carnaval não é culpa exclusiva do poder público, ou seja, do prefeito e culpa de todos nós que deixamos chegar ao ponto que está, primeiro os clubes sociais foram aos poucos acabando com seus bailes carnavalescos por vários motivos: falta de recursos e alguns até por terem deixado suas sedes serem alugadas e dando espaço para outros empreendimentos, mas a realidade que tirando o clube do moinho que promove para seus associados algo relativo ao carnaval não há outro incentivo, inclusive eu mesmo no SESI promovi um ano e não promovi mais porque os associados querem é funk e não carnaval e reclamam que não tem e quando fazemos não comparecem. Outro ponto os blocos carnavalescos viraram balcão de comércio, recebem verbas públicas (quando tem), recebem apoio de alguns abnegados e entusiastas do reinado de momo e o dinheiro muitas vezes não chega as classes mais necessitadas que gostam da festa mas não tem como custear suas fantasias e adereços, o que vemos é os blocos produzem ou ganham camisas e revendem aos seus foliões e quem quer sair de fantasia que pague na maioria das vezes seus custos. Ou seja, sou contra o fornecimento de dinheiro público para os blocos, acho que deveriam dar em materiais como: couros para os instrumentos, materiais para confecção de fantasias e outros produtos, com isso as escolas teriam suas fantasias e a bateria que é fundamental, mas tudo repassado em material e não em dinheiro e se os blocos quisessem fariam suas atividades durante o ano para arrecadar fundos monetários. Dai um ponto a ser observado: é necessário que a prefeitura crie um espaço para as promoções de todos os blocos, pois muitos não tem espaço para tais eventos e há a necessidade de um controle para que seja democrático e não um ou outro utilize. Nesse ponto a prefeitura ficaria com a infra-estrutura para o carnaval que seria colocar som, banheiros químicos e enfeitar a cidade com temas alusivos a data, mas é bom lembrar que o próprio comércio que levará vantagens com o festejo ajudem como: supermercados, bares, restaurantes, similares, hotéis e pessoas que funcionam durante o reinado de momo, pois a maioria do comércio fecha suas portas durante os 4 dias de folia, pelo menos esse ano foi assim. A imprensa tem sua culpa, pois quantos programas alusivos ao carnaval foram lançados com coberturas nas quadras, clubes, hospitais, polícia e tocar marchas e sambas enredo antes e durante o carnaval? Sou da época que o rádio vivia o cotidiano da cidade e não ficava apenas nos estúdios e as pessoas tem que ir até lá, hoje a imprensa em geral quer receber suas notícias prontas e não vai atrás das mesmas, com raras exceções e na maioria das vezes só visam o dinheiro, ou seja, se pagar sai a notícia, acho que se o trabalho é feito patrocinadores por certo apareceram. Por outro lado as escolas municipais em algumas tem sons nos intervalos e ao invés de colocar músicas diversas poderia priorizar antes do carnaval o sambas e marchinhas, o mesmo que as rádios deveriam fazer. Acho que todos tem culpa no fato e não é culpa desse ou daquele setor é do conjunto. Acredito que a Prefeitura tem culpa por não pensar no turismo e a história que o dinheiro do carnaval será colocado em outro setor é balela, pois uma pasta é diferente da outra e o orçamento é diferenciado e há como obter recursos no setor de turismo para esses eventos, desde que haja projetos e trabalho, coisa que muitos não querem. Acredito que Leopoldina não aproveita seus potenciais: o turismo seria uma boa, com festas periódicas como Feira da Paz, Exposição, Festival Gastronômico de Piacatuba (que muitos acreditam ser distrito de Cataguases), Festival de Botecos de Tebas, Encontro de Motociclistas, Encontro de carros antigos e muitos outros festejos, além das fazendas antigas, mas sempre lembrando que a prefeitura em parceria com o comércio local e empresas locais. Leopoldina vive a ilusão que o agronegócio, a agropecuária é o forte, mas se fosse assim a Cooperativa não estaria do jeito que está? A cidade não tem como atrais grandes indústrias pois não temos rios, não temos atrativos para isso e nem mão de obra (especializada e com vontade de trabalhar), quem sabe o turismo e o esporte não seria uma opção já que estamos bem localizados?

Saúde – nos governos anteriores do dr. José Roberto haviam falhas mas pelo menos víamos algumas coisas funcionarem na área da saúde e houve alguns avanços modestos na vinda de empreendimentos, vemos a PIF PAF que hoje gera quase 500 empregos diretos, mas nesse governo há uma inércia grande. O que está acontecendo? A cidade está parada, na limpeza pública várias ruas reclamam da falta de limpeza , dos matos que tomam conta do meio fio, o Bahamas que chegou e a sua rua tá um caos generalizado, fecharam um trecho da av. da Acácio Serpa até ele e não calçaram até hoje e o outro lado há um buraco e só poeira, lentidão saúde em si: os PSFs continuam com problemas em alguns setores faltando médicos, pelo menos é o que chega ao meu conhecimento, pois tenho um projeto que dá vagas para alunos de 9 a 17 anos que precisa de atestado médico e as pessoas reclamam que não conseguem, sendo que o projeto é gratuito e há risco de perdermos vagas por falta de alunos, as cirurgias parece que acontecem no tal mutirão anunciado, a Casa de Caridade, segundo um conselheiro continua sem receber os repasses do PRONTO SOCORRO e há de se fazer uma ressalva: parabéns Vera Pires acho que está colocando o hospital no rumo certo, pelo menos os funcionários já reconhecem o seu trabalho junto com sua equipe de colaboradores, mas no mais a saúde está paralisada faltam médicos, exames e presença na cidade. Estou desconhecendo a atual gestão do prefeito e da responsável pela pasta, pois há muita divulgação mas não vejo efetividade nas ações, se tem me desculpe desconheço que o que é divulgado em muitos casos esteja realmente acontecendo. Mas é o tão falado CISUM que veio para Leopoldina em alguns setores deixa a desejar, vide o setor de Exames por imagem (ultrassonografia), pois no último mês fiquei sabendo que uma paciente conseguiu o exame de ultrassonografia e foi a local indicado e simplesmente o médico disse que não gosta de fazer tal exame e não fez e ai? A pessoa procurou a secretaria de saúde municipal, o chefe do PSF, o médico do PSF e ficou por isso mesmo. Mas não é só esse caso, recentemente uma prefeitura da região mandou pessoas, acho que 5 para fazerem exames no mesmo local e o médico simplesmente alegou que estava atendendo em outra cidade e não pode atender e as consultas foram remarcadas e neste sábado um paciente veio para fazer uma biopsia de uma cidade da região e quando chegou recebeu a notícia que faltava agulha esterilizada e que remarcariam o exame. Ai fica a pergunta para se fazer biopsia o paciente tem que tomar remédios 3 dias antes e 3 dias depois e biopsia é coisa séria para mim que sou leigo. Ai fica a pergunta quem vai pagar os custos do transportes, como fica a credibilidade do CISUM e como ficam os pacientes? Afinal quem vai mexer na ferida? Algo tem que ser feito, no caso de Leopoldina há o medo de perseguição mas no caso de outras cidades quem sabe não é o caso de procurar a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e no último caso a promotoria, pois a situação há meu ver é muito séria. Eu precisei de fazer uma colonoscopia e aqui não consegui, nem o médico cardiologista consegui, recorri a ASTOLFO DUTRA acreditem e lá fui consultado pelo cardiologista, pois neste caso tinha que tomar anestesia e fiz a colonoscopia particular pois no meu caso havia urgência, mas os meus inimigos e amigos fiquem tranquilo não deu nada de grave, apenas uma veia estourada que agora terei que correr atrás para ver se pode ser tratada por medicamentos ou por cirurgia. Mas a realidade é que hoje há a necessidade de se ver resultados e o povo não aguenta mais esperar. Que o poder público saia da inercia e que alguns políticos saiam do palanque e venha lutar sim por melhorias para o povo e não pessoais. Tenho dito.