domingo, 25 de outubro de 2009

Abertura do dia 25 de outubro - Resumo da semana.

Neste dia 25 de outubro registrei que era o dia do Frei Galvão, Dia dos Profissionais da Construção Civil, da Saúde Dentária, do Cirurgião Dentista, do Sapateiro, da Democracia e da Juventude. Registrei um abraço ao dentista Márcio Faria que é um ouvinte do programa e que poderia estar na escuta. Durante a semana aconteceu um protesto das auto-escolas da região quanto ao processo de aprovação nas provas de rua. O protesto ocorreu de frente à 17ª Delegacia Regional de Segurança Pública de Leopoldina. Registrei que houve neste ano uma auditoria nesta área e algumas pessoas foram afastadas ou transferidas da cidade e isso está dificultando as aprovações. Aconteceu a Primeira Conferência da Cultura no CEFET e na noite de 24 de outubro estava acontecendo o Encontro de Tradições mineiras e eu não poderia expor opinião porque não estive presente, mas na noite de sábado quando estava sendo apresentado o tela Viva, uma projeção de filme eu posso dizer que não ficou bom a exibição por causa da alta iluminação e por volta das 20 horas havia cerca de umas 100 pessoas, e que a qualidade apresentada na Praça Professor Botelho Reis infelizmente não se repetiu devido à forte iluminação que caia sobre a tela na Rua Ribeiro Junqueira.
Mas a grande bomba da semana foi à exoneração de 33 pessoas que ocupavam cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Leopoldina. Foi à portaria 1.646 do dia 20 de outubro de 2009 que afastou as seguintes pessoas: Ana Cristina Rodrigues Oliveira, Aurinéia da Silva, Bruce Junqueira de Moraes, Carlos Maria da Silveira, Cláudio Réche Iennaco, Darlan Rosa Valentim, Décio de Barros, Estefânia Alzira de C. Mourão, Fernanda de Paula Junqueira, Francisco Mendonça Gama, Fracislanda de A. Freitas Soares, Glauquer Brito de Lacerda, Janaina de Almeida Lima, José Cláudio de Campos Carvalho, José de Paula Marinato, Jovânia Donato Vargas, Kelly do Bem Azevedo, Leila Resende Conde, Lidia Ferrari Sandin Faria, Márcio Liz de Miranda Lopes, Marilda Coutinho Junqueira, Nathalia Cunha Barreto, Nestor Couto Resende, Nilene Guerson Rodrigues, Nivaldo Junqueira, Regina Celi Porto Barbosa, Roberta Araújo de Souza, Rogéria do Bem Conte, Ronaldo Dutra Fajardo, Sônia Lacerda Junqueira, Vânia Lúcia Campos Andrade, Vanor Rezende de Carvalho e Vilmar da Rocha. O que é exoneração que é como se a pessoa fosse contratada e foram mandadas embora. Há boatos que isso é uma determinação do Ministério Público, pois alguns cargos teriam sido criados sem terem passados pela câmara de vereadores nos antigos governos e que também é um alerta do Tribunal de Contas do Estado. Há também a informação que a margem tolerável de 95% de utilização com o pessoal estava próxima e que a medida é de contenção de despesas para não deixar de cumprir a lei de responsabilidade fiscal. Existem boatos que poderão ocorrer mais exonerações durante os próximos dias, comentários diversos que no primeiro escalão irão cair algumas pessoas, isso ta cheio nas ruas da cidade. Entre os exonerados tem advogados, pessoas ligadas à assistência social, pessoas ligadas às quadras esportivas. Inclusive semana passada eu elogiei aqui o Carlos Maria Silveira (Careca) pelo serviço prestado no Ginásio Carlota Mendonça Gama e critiquei o Nivaldo Junqueira pela mudança de ponto de ônibus na Avenida Getulio Vargas e os dois estão na lista de exonerados, isso mostra que não tive influência, pois quem eu elogiei e quem eu critiquei caíram. Registrei que com a crise que as grandes prefeituras estão passando muitas não estão criando secretarias e sim diminuindo e aglutinando em uma única pasta, com isso economizando um salário de um secretário e de alguns assessores. Citei o caso de Leopoldina onde a Cultura passou para a pasta da Educação.
Mas como eu sempre digo você que fez parte de uma campanha política tem que estar preparando para os dois lados, ou você pode ser valorizado ou pode ser esquecido. Ou você vai enfrentar momentos como esse em que a justiça obriga a tomar certas decisões, sabemos que o Prefeito Bené Guedes ficou muito chateado e conversou com alguns desses exonerados, alguns deles revoltados não quiseram conversar neste momento com o prefeito. Muita gente ficou insatisfeita. Eu mesmo que já trabalhei em campanhas políticas já tive muita decepção, posso citar as três que eu vesti a camisa literalmente. A primeira foi à campanha para prefeito entre Zé Newton e Márcio Freire na qual eu fui o responsável pelos programas de televisão, levei minha aparelhagem, almoçava, jantava e só ia em casa para tomar banho e dormir e foi uma das mais bonitas campanhas que eu já vi aqui. Na última semana quando o Zé Newton supostamente estava à frente me afastaram para colocar outro apresentador na televisão, eu retirei toda minha aparelhagem e sai da campanha, aí o Zé Newton me procurou e não deixou que isso acontecesse, pois na hora de roer o osso eu estava junto e na hora do filé mignon aparece os amantes do poder. Depois disso os companheiros do Zé Newton, que foram eleitos para vereadores, tiveram a oportunidade de colocar alguém na câmara se esqueceram de mim, e olha que eu estava desempregado e não tinha ganhado nada para fazer a campanha, apenas três ou quatro meses depois um político que me deu um salário e meio pelos serviços prestados por achar que eu merecia. Tive uma decepção com alguns políticos que não se lembraram de mim. Outra campanha que eu abracei foi a de vereador do Nei Ribeiro na qual fiquei mais na parte administrativa e infelizmente o mesmo não ganhou e a última que foi a do Bené Guedes contra o José Roberto de Oliveira, na minha casa eu cheguei a colocar o número 45 bem grande, porque quando eu abraço uma causa eu vou até o fim. Eu não sei ficar em cima do muro como alguns amantes do poder. Há reclamações em geral é que pessoas não participam de campanhas, ou fazem campanha contra, acabam indo para o governo, isso é normal. Eu tenho apenas um político que eu devo um favor e que eu nunca fiz campanha para ele, sempre fui oposição, mas que em um momento em que eu precisava limpar o meu nome por causa de uma sociedade com outros ele me ajudou e pagou a divida do grupo que estava em meu nome que é o Dr. Márcio Freire e eu não me esqueço disso, é uma gratidão que tenho por ele. Vale à pena ressaltar que eu Marcus Vinicius nunca fui a nenhum prefeito pedir algum emprego ou alguma coisa para mim.

domingo, 18 de outubro de 2009

Reclamações dos Ouvintes - 18/outubro 2009

Talita - Rua Costa Montes
Reclamou da mudança do ponto de ônibus na Av. Getulio Vargas que foi retirado de um local e passou para frente da entrada da sede da Camara de Vereadores e a Oficina de veículos. Ela reclamou que se a Prefeitura que mudar algo tem que consultar o povo que utiliza o local.

Márcia - Rua Costa Montes
Reclamou da mudança do ponto de ônibus na Av. Getulio Vargas que o ponto novo fica em local muito movimentado, que fica perto de um bar que esta cheio de homens e que isso inibe as mulheres. E que o antigo ponto havia uma árvore para proteger quanto ao sol. E pediu que a Prefeitura revisse o seu posicionamento neste caso.
Com a palavra o pessoal da área de trânsito.

ABERTURA DO PROGRAMA DO DIA 18 DE OUTUBRO


Neste dia abri o programa registrando que nesta semana tivemos a Inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Educação, ocorrida no dia 15 de outubro no casarão ao lado do gabinete do Prefeito Bené Guedes a Rua Lucas Augusto. Citei que fizeram pronunciamentos a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Horta que explicou sobre a compra do casarão por R$ 470.000,00 recursos do Fundeb, da homenagem dada a Izaltina Renó  Guedes na sala de reunião da referida secretaria. Também usou da palavra da Diretoria da Superintendência da Educação, Maria José (Zezé) que ressaltou a importância daquele momento. O vice Prefeito João Ricardo Monté Fernandes usou da palavra elogiando a atual secretária de Educação, que ele admitiu conhecer a pouco tempo mas que admira seu trabalho, disse que nos próximos dias teremos a licitação da empresa que irá reformar cinco escolas municipais da cidade e lembrou a recente reforma acontecida na escola municipal de Abaiba. O Prefeito Municipal Bené Guedes em seu pronunciamento enfatizou os feitos pela administração dizendo que o governo Estadual está investindo aqui no município citando a reforma da Escola Estadual Enéas França, a construção da nova sede do Conservatório, a construção do novo Forum e outras obras que estão trazendo dinheiro e trabalho para os leopoldinenses. Em suas palavras disse que irá lutar para a reforma da Praça de Esportes do Ginásio, aonde se instalaria a equipe de natação Tubarão. Anunciou que esteve com o Secretário de Habitação, Darcy Resende, em Belo Horizonte e que conseguiram 100 casas para a cidade e que a intenção é ingressar no PAC para construção de casas populares. Agradeceu a homenagem a sua mãe a colaboração de todos os seus companheiros de equipe da Prefeitura Municipal de Leopoldina. Logo após a cerimônia de inauguração os professores da rede pública municipal participaram de um evento no Clube do Moinho com música ao vivo .
Eu esclareci que a Secretária Municipal de Assistência Social, Patricia Cossini , saiu de férias nesta semana. Expliquei que ela é funcionária de carreira e está ocupando a secretaria e que por estar com férias vencidas teve que cumprir o periodo de férias e que a funcionária Rosa é que assumiu a secretaria neste intervalo de tempo. E que a prefeiura agora irá fazer cumprir todos os períodos de férias dos seus funcionários para evitar problemas fututos na administração pública.
Informei aos ouvintes que a prefeitura municipal me informou que o caso da escadaria da Rua Fajardo até ao Bairro Santa Cruz, em que a Sebastianinha pediu no programa,  não deverá ter uma solução rápida, pois é um conserto mais demorado e que tem que ser bem estudado que a obra foi executada de maneira errada desde a época do Prefeito Márcio Freire. O caso do buraco na imediações do meio fio perto do Centro Social Urbano já está sendo verificado e em breve será solucionado. Segundo João Batista eles estão seguindo uma ordem de serviço priorizando os mais urgentes, mas que em breve esse buraco será tampado.
Registrei o fato narrado na rádio Jornal sobre a ida do provedor da Casa de Caridade Leopoldinense, Valverde ao secretário Estadual de Saúde, Marcos Pestana ao lado do ex prefeito José Roberto de Oliveira. E que o provedor teria recusado o convite do prefeito Bené Guedes em ir com ele no dia 14 de outubro ao mesmo secretário. A audiência do atual prefeito foi as 11 horas da manhã e a do ex prefeito foi as 16 horas. Comentei que quanto a ir ao secretário tanto faz com o ex ou atual prefeito não era a questão, pois o foco da situação é o hospital, mas achei estranho a escolha do atual provedor Valverde que brigou esses anos todos com o ex prefeito José Roberto, inclusive dizendo que seu afastamento em certa época foi feito pelo ex prefeito e que ele venceu na justiça e retornou a provedoria para mostras que estava certo. Acho estranho apenas que um dia ta de um lado e no outro de outro lado. Disse que o provedor deveria estar ao lado de todos os prefeitos, pois afinal ele está representando uma entidade a Casa de Caridade Leopoldinense (hospital).
Registrei o evento realizado no SESI Leopoldina e registrei a participação dos profissionais da nossa unidade e os alunos que colaboraram gratuitamente, o pessoal da ABL - Associação de Basquete de Leopoldina registrei  o evento I Encontro Esportivo de Futsal do SESI Zona da Mata que  iniciou as 8 horas e terminou as 20 horas com doze horas de duração. Registrei que foram certa de 180 atletas de Cataguases, Muriaé, São João Nepomuceno e Leopoldina. Afirmei que a satisfação nossa do SESI é ver a alegria nos olhos dos alunos que nunca tinham saído de suas cidades ou jogado uma partida com outros sesi. Registrei a partida do Basquete Minas Olímpica SESI Leopoldina Infantil que perdeu para o Basquete Infanto Juvenil pelo placar de 22 a 19. Citei que o CAT que é o nome conhecido em Muriaé e Cataguases e que aqui é o CAT Jair de Oliveira , mas aqui em Leopoldina é conhecido pelo SESI, a marca que nós utilizamos e que o SESI é administrado pela Associação Comercial Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina e que ela é a responsável pelo clube particular. Expliquei que o SESI tem projetos sociais do governo Federal como o Atleta do Futuro e o Mina Olímpica do Governo de Minas Gerais. Registrei que são 150 alunos gratuitos que participam do SESI na área do Esportes. Registrei que na modalidade Futsal foram campeões na categoria  sub 11 o SESI Muriaé, na Categoria Sub 13 o Minas Olímpica SESI Leopoldina e na final do Sub 15 com alguns atletas do sub 17 com as equipes de Leopoldina e Cataguases e que após 5 minutos a chuva atrapalhou a partida e por decisão dos técnicos e dos organizadores nós demos medalhas de ouro para as duas equipes, já que a quadra estava molhada e não colocariamos nossos alunos em risco. Registrei um aluno sofreu um corte no queixo e que foi levado ao Hospital e tomou dois pontos e que torceu o tornozelo. Registrei que o custo de alimentação na cidade é muito alto, que em Barbacena, Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé e outras cidade o preço é R$ 5,00 reais o almoço e aqui gira em torno de R$ 9,00.
Agradeci o apoio da ACIL e do Gilberto Tony da Secretaria Municipal de Esportes por ter cedido o Ginásio Carlota Mendonça Gama. Registrei o torneio que acontece naquele ginásio e parabenizei o Carlinho (Careca) que atua naquele local. A seguir a Lucilia ligou para o programa dando nota 10 e registrando que era o dia dos médicos e sugeriu que cada ouvinte desse uma nota 10 para seus médicos preferidos.
Obs. A foto é da Equipe Minas Olímica SESI Leopldina sub 13 campeã em sua categoria.