quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde de Juiz de Fora liberará em três pontos da cidade Mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados

Secretaria de Saúde de Juiz de Fora anuncia que haverá a  liberação de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados durante audiência pública na Câmara Municipal. A reunião teve por objetivo  discutir o combate às doenças transmitidas pelo mosquito.
A secretária Elizabeth Jucá disse: "Uma tecnologia desenvolvida na Inglaterra, este mosquito se reproduz e produz mosquitos geneticamente modificados. Desta forma, eles substituem os mosquitos silvestres, que são os que transmitem a doença, pelos que foram geneticamente modificados e não transmitem. Nós vamos ter uma chamada pública para a contratação da empresa que produz esse mosquito entre o final de março ou início de abril".
A meta é que os mosquitos gerados em laboratório sejam soltos em locais com maior risco, de acordo com o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).  Serão  três áreas inicialmente e com isso a presença do mosquito não significa mais a presença da doença. Ele não transmite a dengue porque é geneticamente modificado.
Neste ano, segundo a Prefeitura, foram notificados 31 casos de dengue. Em 2016, houve epidemia com mais de 28 mil casos e 48 mortes. O mosquito também transmite zika, chikungunya e a febre amarela em áreas urbanas, caso esteja contaminado. "Os nossos números estão muito baixos e não indicam uma possível epidemia, mas se ela vier a acontecer, nós estamos preparados", ressaltou a secretária. 
primeiro Liraa de 2017 em Juiz de Fora ficou em 3,4%.  A Prefeitura destacou que é o risco é médio, mas para o Ministério da Saúde se o índice de infestação estiver entre 1% e 3,9% já considerado situação de alerta. Um novo levantamento será feito em março.
A audiência reuniu os integrantes do Comitê de Enfrentamento da Dengue, 13 dos 19 vereadores.
"Nós não podemos entrar em todas as casas do município. Será feita campanha educativa em massa pedindo as pessoas para tirarem dez minutos para verificar estes focos. Onde tiver denúncia, vamos notificar. Após duas notificações, vamos tomar medidas para entrar nestes locais", explicou Elizabeth Jucá.

Fonte: G1 Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.