domingo, 19 de fevereiro de 2017

Prefeitura Municipal de Cataguases após noticia e cobrança do Site Marcelo Lopes lança nota de esclarecimento

No sábado, dia 18, o site do Marcelo Lopes que é um dos mais atuantes da região divulgou uma notícia de um estupro acontecido na ponte metálica da cidade e questionou a falta de segurança e de iluminação nas imediações do local do ocorrido. No mesmo dia, a noite, a prefeitura em sua página oficial do facebook lançou uma nota de esclarecimento a população, demonstrando está ligada e tendo um relacionamento mais transparente com a comunidade. Veja a nota na integra:

"Sobre a situação ocorrida na madrugada de hoje, assalto e estupro de uma mulher debaixo da ponte metálica, a administração municipal comunica que já se reuniu com a Polícia Militar e a Polícia Civil para discutirem sobre a segurança pública em nossa cidade. Ambas as instituições são de responsabilidade do governo do Estado de Minas Gerais, mas mesmo assim o município colabora com elas fornecendo combustível, materiais de escritório, equipamentos de informática, pneus, etc, para a PM e profissionais para o setor administrativo da Polícia Civil. E, nesse mês, inclusive, já direcionou além do valor estimado pela PM em combustível para que intensifiquem seu trabalho de prevenção e atuação no Carnaval.
Infelizmente, a realidade encontrada pela atual gestão foi de um efetivo em ambas as instituições muito menor do que o necessário para garantir a segurança da nossa população. A administração municipal, infelizmente, não tem o poder de trazer mais policiais para trabalhar aqui, cabendo ao governo do Estado aumentar o efetivo. Em cidades próximas a nós, como Ubá, o número é muito maior do que em Cataguases. Quanto a isso, em conjunto com a Câmara Municipal, encaminharemos pedido oficialmente ao governo estadual para que transfiram mais policiais para Cataguases. Nesse sentido, é necessário que unamos nossas forças e mobilizemos o maior número de lideranças, solicitando esse aumento para nossa cidade, para que o governador se sensibilize com nossa situação.
Outro fato narrado pelos representantes da PM, é que suas viaturas, além de serem poucas, estão em péssimas condições. Não estão recebendo recursos para manutenção, muito menos veículos novos. Sobre isso, também já estamos fechando uma parceria com o major Willian para colaborarmos nos serviços de reparos dos veículos. Porém, é muito importante que o governo do Estado encaminhe mais viaturas, possibilitando melhor atuação da Polícia Militar em nossa cidade. 
Além disso, sabemos da importância da iluminação pública adequada para a segurança e já realizamos várias reuniões com a Energisa Soluções, empresa contratada pelo município para exercer o serviço de manutenção da iluminação pública, para que resolvamos definitivamente a questão, uma vez que, ao assumir, a nova gestão municipal encontrou a cidade com inúmeros casos de lâmpadas queimadas. A partir de agora, realizamos o controle dos atendimentos e notificações encaminhadas a empresa a fim de fiscalizarmos e termos em breve excelência no serviço prestado.
O número de pessoas morando nas ruas em Cataguases aumentou muito nos últimos anos. Relevante mencionar que, de acordo com a secretária de Assistência Social, Mirilane Licazali, está no planejamento da Secretaria o serviço de abordagem social, em parceria com a Polícia Militar, quanto a situação dos moradores de rua e já retiraram três na última semana do município. Ela explica que será realizada uma visita ao local junto com a PM para verificar a situação dos que ali se encontram, se estão cometendo atos ilícitos e o que pode ser feito. 
Necessário explicar que existem tipos diversos de pessoas morando nas ruas: 1- as pessoas em situação de rua, que estão nas ruas por carência material, rompimento de vínculos familiares; 2- os marginalizados, usuários de drogas, que precisam de atuação das instituições de segurança pública e do poder judiciário para serem contidos e serem resolvidas as situações em que se encontram e os atos ilícitos que comentem; e por fim, 3- os migrantes, ou seja, pessoas que passam pelo município, pernoitam no albergue e vão embora no outro dia. Nos casos em que é possível a atuação da administração municipal, ela será intensificada e todas as ações serão tomadas. 
Lamentamos o ocorrido e reafirmamos que tudo o que couber à administração municipal fazer, que for de sua competência, no sentido de garantir maior segurança à nossa população, será feito."
Parabéns a administração de Cataguases por se manifestar imediatamente quando provocada pela imprensa e o Site do Marcelo Lopes faz cobranças de informações da Energisa Soluções que é a responsável pela manutenção e reparos na rede de iluminação pública de Cataguases, segundo a reunião com a Energisa em Leopoldina, o mesmo problema que vive Leopoldina, vive Cataguases, apenas uma equipe foi contratada, ou seja, apenas um veículo e uma equipe faz parte do contrato entre a Prefeitura e a empresa que faz a manutenção e isso dificulta o atendimento numa área grande como são os dois municípios, não sei se essa será a resposta da Energisa Soluções, mas foi uma das respostas dos representantes da empresa aos vereadores de Leopoldina quando questionado. Inclusive em Leopoldina há um agravante, a empresa que faz a prestação de serviços, Quark Engenharia, foi contratada via um consórcio e há uma unica equipe que atende a vários municípios o que é pior do que o caso de Cataguases, segundo foi esclarecido na reunião. 
Parabéns ao Marcelo Lopes pelo trabalho e a cobrança de soluções para a população de Cataguases, pois a imprensa além de ser parceira é uma voz atuante em nome de seus eleitores e muitas vezes é incompreendida por alguns órgãos públicos, pois são considerados inimigos e muitas vezes não recebem as informações oficiais dos mesmos, através de suas assessorias de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.