segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Na cidade dos boatos os mesmos não terminam nunca...

- Recentemente publiquei aqui as nomeações na Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores sobre os assessores diretos e de apoio e não é raro circularem pela cidade que fulano vai ser chefe no tal lugar, que ciclano irá para tal setor, oficialmente temos que nos basear com os fatos reais e oficiais.
No caso da Prefeitura Municipal já foram reconduzidos praticamente todos os ex secretários de governo, sendo apenas duas modificações até agora: Alfredo Mendes na Agricultura e Edvaldo Franquido no Esporte, Lazer e Turismo, que antes não tinha nenhum secretário e estava interinamente sendo comandada pela secretária de Cultura. Ha duas secretarias pelo que me lembro que ainda não foram ocupadas que são elas: Habitação e Serviços Urbanos e com certeza serão ocupadas nos próximos dias. O segundo e terceiro escalão ainda não saiu nenhuma publicação nesse sentido, sendo que segundo informações são mais de cem cargos de confiança ou comissionados a serem preenchidos no âmbito da prefeitura. 
Já na Câmara os onze cargos disponíveis para confiança já foram preenchidos e os assessores já estão trabalhando, a primeira reunião ordinária será na primeira semana de fevereiro, mas poderá ter uma reunião extra caso o executivo peça essa convocação visando algum assunto de urgência.
Na realidade não houveram surpresas em ambos os casos e o terrorismo na cidade é espalhar falsas notícias quanto a mudança de chefias de alguns setores da cidade. 
Quanto ao caso do TSE sobre a prefeitura lembro que há uma pendência no sentido do julgamento em plenário da confirmação ou não da sentença monocrática do ministro Napoleão, que deu voto favorável ao registro da candidatura da chapa do prefeito José Roberto e Marcinho, algumas tentativas antes da posse e após a posse pelo grupo adversário, visando inverter a situação foram negadas pelos ministros de plantão em determinados momentos, Gilmar Mendes e Napoleão, e agora a palavra final deverá ficar para o colegiado que é composto por sete ministros no plenário do TSE e não há previsão de entrada em pauta, inclusive alguns advogados acreditam em ambas resultados, ou seja, a manutenção da confirmação do registro e a cassação do registro. Neste caso há duas hipóteses, ou o prefeito e efetivado (confirmado) no cargo ou é afastado e novas eleições acontecerão no prazo de noventa dias a contar da data do afastamento, é um briga jurídica que acredito que ainda terá várias fases com liminares, recursos e com isso na minha concepção não teremos a saída do atual prefeito, pois dificilmente já ouvi falar de prefeitos empossados que são retirados e há as pressões políticas, os argumentos jurídicos que podem ficar anos nesse caso e mais de uma vez o prefeito governou todo o seu período sobre efeito de liminar. Portanto os boatos e as notícias que correm nos bastidores não são embasados em fatos concretos, reais e oficiais. Temos é que torce para que o governo atual, tanto legislativo, quanto executivo façam um bom trabalho pois a população que está em jogo. 

Ontem a cidade ficou horrorizada com a violência no centro da cidade e principalmente o envolvimento de jovens no caso, com dois homicídios e os suspeitos também serem jovens de 16 e 21 anos, mas o fato é que o dia a dia do país mostra que esses casos são mais comuns do que se imagina. Primeiro há uma inversão de valores, há uma projeção de maus exemplos como heróis, há o mundo das drogas, da violência predominando em todos os setores e partes do país. Sempre digo que a culpa é dos pais de hoje que lutaram para tais liberdades, os direitos que foram muitos e os deveres poucos, ontem os pais queriam liberdades e hoje não tem controle sobre os seus filhos. Alguns irão dizer que é a evolução natural, mas respeito as leis, exemplos e acima de tudo valores não se perdem com o tempo, vem de berço e atualmente sentimos que não há mais esses quesitos. Nas escolas os professores não tem mais o respeito dos alunos, há aqueles que até incentivam alguns fatos que denigrem a sociedade, a profissão passa pelos mesmos problemas da sociedade e famílias. O fato de ontem em Leopoldina, tiros em área pública aconteceu de sábado para domingo em Astolfo Dutra também, com tiroteios em uma casa de show muito famosa o Barracão segundo informações extraoficiais, onde acontecei um show de funk. Na realidade o fato é que não vejo a curto e longo prazo uma mudança de cultura, de posição do povo. A inversão de valores, a valorização do errado, a falta de respeito ao próximo, por mais que as religiões, instituições preguem não são refletidas no dia a dia do nosso povo. Como dizem os antigos, como eu, os exemplos vem de cima e não há hoje símbolos e exemplos positivos que poderemos nos espelhar. 

Enfim num país sem valores a tendência é horrores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.