domingo, 8 de janeiro de 2017

Cade a fábrica de sucos gerando empregos na cidade e a transparência na Câmara de vereadores

Em 2010, na primeira semana de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Leopoldina doava para a empresa de sucos POMAR um terreno as margens da BR 116 para produção de polpas e gerar de inicio 10 a 15 empregos diretos e com isso ser uma propulsora da fruticultura em Leopoldina. Na solenidade de doação usaram da palavra os proprietários da empresa, que tinha sua matriz em Cataguases, o prefeito da ocasião Bené Guedes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Heleno e o secretário Darci Resende. Eu estive na cerimônia e até gravei, segundo o áudio abaixo as falas, mas as perdi. Inclusive o Carlos Heleno numa ocasião participou do meu programa falando da importância dessa fábrica para Leopoldina, mas infelizmente os dois áudios se perderam no tempo.
Hoje a cobrança levantada pelo companheiro de imprensa, Carlos Odilon (Calon Morais) é que a empresa não gerou os empregos prometidos e no local parece que só funciona a lanchonete com o nome da POMAR. Realmente durante esses anos que fui gerente do SESI e visitava algumas empresa o máximo de funcionários que a mesma apresentou foi de 03 empregos na empresa, tirando a lanchonete e as polpas geralmente, se não estou enganado, trazidas prontas de Cataguases e apenas embaladas na fábrica de Leopoldina. Hoje até parece que a Lanchonete estaria arrendada para alguém. Mas a pergunta no ar é a seguinte: doa-se um terreno daquele tamanho, a parte da empresa que era gerar empregos não foi cumprida e como fica? Cade a fiscalização não só desse governo, mas do próprio governo que doou e da Câmara de Vereadores. Com a palavra a secretária de Desenvolvimento, que foi a responsável junto com seus conselhos pela doação e principalmente os vereadores que tem por obrigação fiscalizar o poder executivo e a cidade. Nesse sentido aguarda-se uma posição das autoridades. Não sei se o contrato de doação previa se não cumprisse a meta retornaria para o município o terreno, mas algo tem que ser feito, pois essa história de ganhar terrenos, benefícios fiscais e não dar retorno para a cidade é antiga e com isso o povo que paga o pato.
Por falar nisso, ontem alguém me cobrou que estou cobrando muito dos atuais assessores, vereadores e outras autoridades e que era para eu dar um tempo para que os mesmos assumissem suas funções, esclareci que no caso dos assessores já assumiram em 02 de janeiro e já estão recebendo para o serviço e não estou cobrando só agora, se olharem no meu blog verão várias cobranças é claro que eu andei um pouco desanimado e parado, mas se olharem o meu histórico verão que sempre fui assim, dizem até que sou meio radical e mudo de casaca, pois faço até cobrança de quem é amigo, imagina de inimigos. Mas ontem conversei com um dos novos assessores da Cãmara que me disse que a ordem é transparência na Câmara, que bom, estou aguardando a disponibilização de dados de gastos, salários, horários de trabalho, remuneração dos vereadores e tudo que acontece no poder legislativo e espero que realmente a coisa funcione e sei que lá tem excelentes assessores e funcionários de carreira e agora aguardamos os vereadores para dar um novo rumo no que está dando certo e naquilo que precisa melhorar.
Abaixo veja o que eu disse da POMAR no dia 14 de fevereiro de 2010 na abertura de meu programa sobre a vinda da empresa, quando eu falava da cidade e naquela época ainda fazia o perfil da emissora Rádio Jornal...
Audio da Abertura Show Marcus Vinicius - trecho pomar

4 comentários:

  1. Sem fundamentos... Tá virando rede globo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o mal de Leopoldina, quando se cobrá algo dizem que é sem fundamento. Mentira. Me mostrem que a fábrica gerou os 10 a 15 empregos. Não a lanchonete que é outra razão social. Não tenho nada contra a proprietária que sempre me tratou muito bem, mas amigos amigos. Negócios a parte.

      Excluir
  2. Comentar sem dar-se a conhecer não é outra forma de fugir ao diálogo? O autor fez um texto expositivo e, nesse caso, não há razão e obrigatoriedade para se ter argumentos.

    ResponderExcluir
  3. Tá certo em cobrar dos atuais a responsabilidade de cobrar dá empresa os resultados.
    Não tem resultado devolva o terreno.
    Com relação a cobrar dos políticos, vereadores e prefeito uma atitude, está mais que correto, afinal recebem o salário para que???

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.