quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Alguns comentários sobre Câmara de vereadores e Secretaria de Serviços Urbanos e SINSERPU

CÂMARA DE VEREADORES
- Como sempre faço, não sou funcionário público, mas gosto de dar idéias e já falei isso com alguns vereadores inclusive os dois que haviam anunciado a concorrência ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores, por que não se fazer a transmissão on line, sem custos das reuniões da câmara através do facebook e do Youtube. No dia da posse eu mesmo acompanhei todos os lances através de um amigo que transmitia toda a solenidade, via celular, para alguns de seus seguidores e fiquei sabendo de imediato toda a movimentação do processo da eleição e o resultado. 
E o que é mais interessante sem nenhum custo adicional, ou seja, a Câmara só teria que ter câmera para fazer a transmissão e um sistema de controle para focalizar os vereadores quando de sua fala, isso poderia ser feito inclusive com câmeras robotizadas e controladas por computador, como as de segurança, já que hoje a qualidade é muito boa dessas cameras, só teria que ter um operador para a mesma, mas isso o setor de imprensa que é responsável pela divulgação e pelo setor poderia muito bem controlar. Essa sugestão inclusive já falei pessoalmente com o responsável pelo setor Arnaldo Spíndola sobre esse assunto.
Outra ideia que dei ao mesmo é criar no perfil dos vereadores uma página no facebook para que os mesmos possam divulgar seus trabalhos, ai pode ser questionado isso não seria crime de propaganda eleitoral, acredito que não pois os deputados federais possuem vinculados a seus perfis essas páginas e lá colocam suas visitas a comunidades, cidades e seus contatos políticos diariamente, ou seja, se eles podem por ser legislativo federal, por que o legislativo municipal não pode. Inclusive nesse face poderiam colocar fotos e dados das indicações feitas, seria uma forma dos vereadores terem seus trabalhos mais divulgados e não haveria nesse caso ocorrências de pessoas na época da campanha dizerem que vereador nunca fez nada, nunca realizou nada (em tempo eles indicam e sugerem e fiscalizam e aprovam o orçamento, quem faz é o executivo (o prefeito)).
É claro que como seria um perfil colocado vinculado ao site da Câmara Municipal teria que ter o diretor de imprensa responsável pela manutenção do mesmo.
Aproveitando o ensejo gostaria que o portal transparência da Câmara funcionasse, como o da prefeitura, colocando dados como salários de assessores e funcionários, carga horária de trabalho, horário de expediente de cada setor e remuneração dos vereadores, despesas feitas, pois esses dados estão na página mas não disponíveis, antes a desculpa era o período eleitoral, mas já acabou a muito tempo. Acredito que agora com o autor do projeto de transparência dos órgãos públicos fazendo parte da assessoria jurídica, dr. Emanuel Azevedo, por certo logo, logo os dados estarão disponíveis.
É claro que alguns irão dizer que estou me intrometendo no que não me diz respeito e outros podem até dizer que estou inventando serviço para os funcionários, mas na realidade sempre pensei assim e já divulguei por mais de uma vez minhas idéias no blog e como cidadão acredito que tenho esse direito de sugerir mais transparência nos setores públicos e acredito que se os vereadores pensarem bem estou até ajudando-os a mostrarem os seus serviços e quanto a aumentar o serviço acredito que para isso existem os profissionais para o setor na assessoria da câmara.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS
Até hoje não foi nomeado o novo secretário de Serviços Urbanos, não sei qual é a intenção do prefeito nesse setor, mas uma sugestão minha é que se mantenha um dos melhores funcionários em termos de atendimento ao público, não sei se internamente é bem quisto, pois ser chefe as vezes pode gerar desgaste natural do cargo, mas o João Batista (não sei o seu sobre nome) que era o responsável pela manutenção da redes de esgoto e outros setores. Sei que desde os tempos do ex prefeito Bené Guedes, ele como funcionário de carreira esta num cargo de chefia e sempre que é procurado é atencioso com o publico, pelo menos no meu caso e acredito que sua manutenção ou promoção seria de boa valia para valorizar os funcionários de carreira.
Falando em serviços urbanos, hoje, dia 05 de janeiro, depois de um longo e tenebroso tempo funcionários da prefeitura ou empreiteira passaram na rua Professor Joaquim Guedes Machado limpando os matos do meio fio, pois há locais que pareciam uma mata aberta no centro da cidade, fato que acontece em várias ruas da cidade, independente de bairro ou centro.

SINSERPU
Nesta quarta feira eu compartilhei uma propaganda do SINSERPU no facebook que dá conta que breve os seus filiados terão atendimento médico gratuito para os mesmos. Notei que houve muitas curtidas e parece que se o fato se concretizar os funcionários ficarão felizes, já que essa carência de atendimento médico para os funcionários públicos municipais e compartilhada também pela população de Leopoldina em alguns setores. Parabéns ao presidente do SINSERPU e vereador Rosalvo Flauzino por essa luta e possível conquista. 
Em tempo não estou elogiando com segundas intenções e nem contato diário com o mesmo tenho, apenas somos velhos conhecidos e quando tenho que elogiar ou criticar não me furto a faze-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.