sábado, 6 de agosto de 2016

O que espero do futuro prefeito?

Sei que governar uma cidade, ainda mais num momento de crise, deve ser uma tarefa muito difícil. Mas como eleitor, leopoldinense adotivo, gostaria de falar o que gostaria que estivesse em um plano de Governo:
- Primeiramente respeito ao povo e comunidade, fazendo gastos dentro da realidade e sem promessas mirabolantes;
- uma campanha de idéias e não de acusações, choradeira e acima de tudo, sem se fazer de vítima pois, todos conhecemos os candidatos e sabemos de suas respectivas vidas, todos têm acertos e erros e ninguém é santo, por mais que tentemos;
- Na área da saúde que o atendimento básico seja feito, valorizando os psfs e os postos de atendimento, pois a prevenção evitar transtornos futuros. Se um médico não pode ficar 8 horas, escalam dois, assim a população não ficará esperando ou sofrendo. Informatizar a saúde, tudo integrado, evitando filas e que a população tenha que madrugar nas filas, com isso pessoas saberão quando consultará ,  se há remédios, especialistas parao atende los. Administrar é gerenciar e boas idéias as vezes não custam muito.
- No social acho que tem que se montar um tripé: social, saúde e educação,  os psfs tem que visitar rotineiramente as casas, façam um questionário sócio econômico, educacional e permanente, aí teremos um diagnóstico real da nossa cidade. Façam um cadastro único entre poder público e sociedade para atendermos realmente quem tem necessidades, pois há casos que pessoas recebem de duas, três, quatro entidades, tá virando profissão ser dependente da ajuda do povo e governo.  Faça uma moralização das subvenções, ou seja, revise as entidades e se estão cumprindo o que exige a lei. Tentei, junto com outros membros do Conselho de assistência social e o resultado foi destituição do i oi II nu conselho. Área social não pode ser política, tem que ser realista.
- Na área urbana cuidar das podas de árvores,  da limpeza das ruas, todos os bairros e os. Implantar a coleta seletiva de lixo, criar o tratamento do lixo e esgoto,  assim a saúde também será beneficiada.
- No esporte, apoiar projetos que atendam as necessidades da classe que não tem como custear suas modalidades. Coisas simples, como implantar em um local professores que possam ensinar vôlei, basquete, natação, futebol, handebol, atletismo, xadrez e outras modalidades. Sei que é possível,  já vivi isso, é o retorno é grande no social, saúde e educação. E tenho em mente que se você faz algo para o filho de alguém, está agradando aos pais e familiares. Veja o exemplo da Praça Félix Martins, quantas crianças aproveitando o parque e o espaço. Não é criar novos espaços, é fazer manutenção e recuperação dos espaços existentes e parcerias visando isso. Os esportes que estão dando certo, de rendimento e que possuem pontuaçao no icms esportivo receberão ajudas também, desde que seja efetivamente feitos. Utilizar os recursos físicos (espaço e transportes) e profissionais existentes, se possível fazendo parceria pública privada.
- Capacitar os profissionais existentes na prefeitura, valorizando os. Sabe as vezes um muito obrigado, um parabéns e o maior reconhecimento para aqueles que gostam do que faz. Se há aqueles que transgridem as regras, processos administrativos e afastamento. Sei que ser servidor público hoje é muito ruim, pelo salário, mas quem escolheu tal setor tem que lembrar de duas coisas: quem paga seus salários é o povo é temos que retribuir e dar retorno. Vejo que há várias placas, alertando que desrespeitar um servidor público é a crime, mas a reciprocidade é a mesma, o povo merece respeito;
- Na educação acho que é necessário se implantar uma matéria voltada para educação, civismo e auto estima. Parceria com o social, saúde e autoridades visando o combate às drogas, a queda da violência e o respeito humano. Sei que vão dizer mas isso é utopia, mas se fizermos a diferença é conseguirmos um pouco de avanço é o primeiro passo.
- Enfim há outros sonhos e sei que sonhar é o princípio da realidade. Sei que se fosse fácil eu estaria lá ou os que passaram por lá teriam feito, mas temos que dar o primeiro passo é o mais importante para os candidatos e saber ouvir, é saber receber críticas, é saber que todos somos passíveis de erros e acertos e finalizando observar os que te rodeiam, pois muitos são puxa sacos e diz um ditado popular: diga com quem ainda, que ti direi quem és.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.