segunda-feira, 27 de abril de 2015

Associação Leopoldinense de Taekwondo Conquista Primeiro Lugar no Campeonato Mineiro de Artes Marciais

Hoje, dia 26 de Abril de 2015 , conquistamos o Primeiro Lugar em EQUIPE no Campeonato Mineiro de Artes Marciais realizado em Muriaé-MG ,o primeiro lugar com 05 (cinco)  medalhas de mro : Larissa Ribeiro , Lurian Tony , Lorran Tony, Maria Eduarda Guimarães,Wesley Montan e 03 (três) medalhas de prata : Thawan Guimarães , Luiz Felipe Fernandes , Dara Moraes . Isso comprova nossa extrema capacidade técnica e força de nossos guerreiros. Hoje a equipe se tornou além da maior equipe de Taekwondo do Campeonato , a mais completa, pois todos nossos atletas são preparados para disputar campeonatos com garra e determinação , sendo grande parte deles medalhistas.
" Minha primeira palavra é de agradecimento aos atletas da Associação Leopoldinense de Taekwondo, que representaram a cidade de Leopoldina , aos pais dos atletas pelo grande apoio e pela confiança, aos organizadores do evento . Tenho certeza que o trabalho foi feito, conseguimos mostrar resultados, mas não podemos parar.. É resultado do trabalho contínuo e do apoio dos pais dos atletas que não mediram esforços para tornar realidade esse título merecido .É muito bom quando os nossos esforços são reconhecidos, mas é ainda mais importante saber que muitas das lições mais importantes são aprendidas depois de uma derrota. Perder é uma oportunidade de crescer, de ser melhor, de planejar melhor as próximas batalhas.Só consegue provar o doce sabor da vitória quem já teve que experimentar o sabor da derrota."
Saber ganhar e saber perder é saber viver com dignidade.
 
ATT.
 
Kiosa Nim Gilberto Tony
Hoje, dia 26 de Abril de 2015 , conquistamos o Primeiro Lugar em EQUIPE no Campeonato Mineiro de Artes Marciais realizado em Muriaé-MG ,o primeiro lugar com 05 (cinco)  medalhas de ouro : Larissa Ribeiro , Lurian Tony , Lorran Tony, Maria Eduarda Guimarães,Wesley Montan e 03 (três) medalhas de prata : Thawan Guimarães , Luiz Felipe Fernandes , Dara Moraes . Isso comprova nossa extrema capacidade técnica e força de nossos guerreiros. Hoje a equipe se tornou além da maior equipe de Taekwondo do Campeonato , a mais completa, pois todos nossos atletas são preparados para disputar campeonatos com garra e determinação , sendo grande parte deles medalhistas.
" Minha primeira palavra é de agradecimento aos atletas da Associação Leopoldinense de Taekwondo, que representaram a cidade de Leopoldina , aos pais dos atletas pelo grande apoio e pela confiança, aos organizadores do evento . Tenho certeza que o trabalho foi feito, conseguimos mostrar resultados, mas não podemos parar.. É resultado do trabalho contínuo e do apoio dos pais dos atletas que não mediram esforços para tornar realidade esse título merecido .É muito bom quando os nossos esforços são reconhecidos, mas é ainda mais importante saber que muitas das lições mais importantes são aprendidas depois de uma derrota. Perder é uma oportunidade de crescer, de ser melhor, de planejar melhor as próximas batalhas.Só consegue provar o doce sabor da vitória quem já teve que experimentar o sabor da derrota."
Saber ganhar e saber perder é saber viver com dignidade.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Para coroar meus comentário sobre o que é oferecido aos jovens hoje...

Aqui não é tão diferente, segundo alguns seguranças aqui também acontece alguns desses fatos relatados em São Paulo, só não sei se há gravidez...

terça-feira, 21 de abril de 2015

Comentário sobre o Rádio AM de Leopoldina

                           
Conforme havia comentado aqui em meu blog e sempre faço comentários alusivos ao meio radiofônico, criticando e elogiando, falando o que eu sinto nesse sentido pois o blog quando foi criado tinha por objetivo reproduzir o que acontecia em meu programa de rádio e dar dicas para a comunidade, depois que fui exotado do meio radiofônico ficou com o um arauto para levar minhas opiniões aos que me seguem.
                      Mas vamos aos comentários de hoje: há poucos dias comentei aqui que a novela RADIO JORNAL chegou a um fim, ou melhor, a um novo recomeço. Ontem aconteceu, segundo informações, a reunião onde os novos proprietários e a nova gerência se apresentou para os funcionários e acredito até que devem ter falado dos seus planos para a emissora.
Como não tenho contato mais com alguns radialistas, pois sou uma persona não grata, pois muitos me julgam radical, complicado, encrenqueiro e acredito que sou sim, pois na questão de profissionalismo sou muito perfeccionista, radical sim no quesito respeito ao ambiente de trabalho e enfim acho que sou muito correto e isso incomoda a alguns.
                            Mas voltando a Rádio Jornal, eu tive um breve contato via face com o novo gerente, desejando a ele   boas vindas e acima de tudo que não desanimem com o desafio e ele me respondeu que está tudo nas mãos de DEUS. E vi que o mesmo passou a me acompanhar pelo face através de um amigo comum entre nós. Mas aqui como sempre falo faço meus comentários sobre o rádio, principalmente o AM e até TV, pois são minhas duas paixões, por ter trabalhado anos em ambos. E como ex radialista tenho algumas observações a fazer sobre a atual situação das rádios AM do interior, no nosso caso, Leopoldina:
                         No meu tempo, anos atrás, a rádio apesar das dificuldades técnicas eram feitas por amor, quantas e quantas noites passavámos arrumando transmissor, mesas, gravações, a rádio Leopoldina (Hoje Jornal) coisa que acho que não deveria ter sido mudada pois LEOPOLDINA indentifica a emissora e a cidade, não tinha as vezes estudios de gravação e houve épocas que gravavamos propagandas após a retirada do ar.  Meu carinho pela emissora é porque comecei como operador na mesma aos 14 anos, depois de um mês virei a voz da vinhetas, e dai para frente fui locutor, responsável pelo escritório, sub gerente e por fim trabalhei por terceirização, porque na época a paixão falava mais que a razão, e meus patrocinadores eram apenas para cobrir a despesa de compra do horário. Mas como estava dizendo, antigamente a emissora era referência na cidade, tudo que acontecia na mesma eramos presentes: eleições, festas da cidade, plantão policial, carnaval, exposições e outras coisa mais, mas presente como repórteres e não apenas para aproveitar a festa e colocar som direto e ficar no local bebendo e aproveitando a festa, acho que por isso não tenho o habito de participar das festas, cresci no outro lado do evento, nos bastidores, fazendo coberturas.
                       Hoje sinto que o rádio local se isolou da cidade, por exemplo, hoje feriado a cidade recebe vários visitantes e a rádio em sua maioria está enlatada, colocam música e não há a interatividade com o público, ou seja, fica morta quando deveria estar mostrando um trabalho diferenciado a comunidade, aos visitantes, hoje os profissionais do rádio pensam apenas no retorno financeiro e em folga. Sei que é necessária a mesma, mas rádio é como um clube, um hospital outros setores que quando a pessoa descansa nos devemos trabalhar.
                         Lembro de quando fazíamos as coberturas de carnaval com flashs durante o dia dos hospitais, plantões policiais, transmissão de rua, inclusive antes da minha retirada do ar ajudei a alguns momentos nessa cobertura, sem receber por isso, hoje não faço mais isso paixão não pode significar submissão ou papel de bobo, pois como sempre digo por vestir a camisa as vezes somos colocados de lado e temos que ouvir frases como essas: “Você não faz o nosso perfil”, “ Quem roubou roubou, quem não roubou não rouba mais”, “ Só falta você carregar o caminhão”, “ não é possivel que não tenha reclamação, deve ter algo errado” e outras coisas mais que ouvi durante anos de trabalho no rádio e em outros locais.
                         Mas sinto falta hoje de um rádio atuante, com coberturas das festas como desta semana do aniversário da cidade, o retorno financeiro viria em forma de patrocínio, não apenas visando o pagamento por parte da prefeitura. Lembro uma vez que quando era sub gerente, responsável pela programação da emissora, anunciei a cobertura do 7 de setembro e meu gerente impediu porque não era do lado do prefeito da ocasião e eu simplesmente entrei no ar e falei que a transmissão foi cancelada pelo gerente e ele ficou bravo, pois a cidade toda o cobrou. Mas quando se anuncia algo tem que ser cumprido, isso se chama palavra. 
                              Relembrando passagens de rádio lembro quando da cobertura das eleições, na época não era urna eletrônica e tínhamos a concorrência com a FM e nossa equipe no clube leopoldina corria atras da noticias dos boletins e estavamos muito a frente da concorrência e o diretor simplismente colocou a TV no ar falando de resultados nacionais para que a outra emissora nos passasse nas informações, tomei a atitude de proibir os colegas de falarem naquele dia na rádio e o meu gerente chamava e ninguém respondia, ai ele chegou na quadra do clube leopoldina e gritou comigo que ele não era palhaço que estava chamando e ninguém respondia, na frente de todos, ai eu simplismente respondi: “viu como é ruim, a gente aqui correndo atrás, desdobrando para conseguir informações, valorizando a nossa equipe e você ouvindo na caixa a gente chamando e fingindo que não ouvia”, ou seja, dei o troco e ele ai reconheceu que estava errado e pediu desculpas.
                             Lembro quando o gerente saiu de férias e como eu era o seu substituto me pediu para chamar a atenção de alguém que era seu amigo e que se me derespeitasse era para demiti-lo, ou seja, na inocência da época fui usado para conseguir seus objetivos e ganhei um inimigo. Pois aconteceu isso ao chamar a atenção o radialista gritou “ Não aceito ordens de um moleque”, pois era bem mais jovem que ele e resultado mandei ele embora.
                          Lembro que nas dificuldades técnicas termos microfones shure era um luxo e quando um funcionários trocou a capsula dele por um pessoal e descobri e foi mandado embora, depois até retornou, mas acredito que temos que zelar pela manutenção do local de trabalho e principalmente dos bens da emissora e por isso hoje há restrições a mim por alguns radialistas.
                       Lembro que o local de trabalho deve ser preservado, não podemos fazer do mesmo uma arruaça, ou até mesmo de motel, pois radialistas antigamente eram como se fossem pessoas não gratas, e quando no inicio sofás eram feitos de camas e outras coisas mais e com a vigilãncia constante, com disciplina e punição a emissora citada melhorou a imagem durante o período que estive nela, por isso hoje tenho minha imagem positiva dentro e fora do rádio.
                      Acho que a rádio tem que ter espaço para todos os tipos de eventos, religiosos, culturais, policiais, mas com responsabilidade. Eu nos meus anos de rádio já enfretei furias de autoridades públicas, de pessoas que as vezes se sentiram incomodadas com meus comentários, mas nunca fui processado e aqueles com quem briguei no passado se tornaram meus amigos depois e reconheceram que na época eu estava certo.
                             No rádio podemos abordar temas polêmicos, o rádio vive de quadros, mesmo que não acreditamos mas há quem goste, de simpátias, dicas caseiras, momentos de reflexão e outras coisas mais, no rádio a nossa obrigação é criar e ajudar a melhorar o mundo a nossa volta, tocando o funk, mas também o clássico, a boa música, pois nessa mescla conseguimos atingir ao publico e dar opções. Não acho o correto a segmentação em um único foco.  A não ser que seja assumido de vez essa roupagem.
                           Acredito que como no passado, a voz em rádio é importante, mas não a impostação de voz, voz bonita é gostoso de ouvir, mas a autenticidade e simplicidade é mais importante no rádio, pois trás credibilidade e retorno. O rádio tem por objetivo criar uma visão, criar um mundo ao seus ouvintes, lembro que quando ouvia um radialista, que depois foi meu colega de profissão e até meu diretor, imaginava ele um cara bonitão e quando o conheci vi que parecia um caroço de manga chupado, ou seja, uma imagem ilusória que foi desfeita, ou seja, rádio vende uma projeção.
                         Hoje, depois de mais de 4 anos afastado do rádio fico feliz quando uma senhora ao passar por mim no supermercado me para e pergunta: espera ai você é aquele que fazia programa na rádio? Reconheci pela voz e diz que sente minha falta, a falta dos meus comentários. Isso é o Rádio.                              Hoje temos o MONTENARI da AM que faz parte da história do rádio e outros mais, mas pessoas como ele, que tem defeitos, é radical em alguns pontos, mas vivem o rádio como ele deve ser vivido e por isso trás audiência, como eu sempre disse aqui e no rádio o Monté é aquele que a pessoa que tem recursos financeiros não admite ouvir, mas na sua casa quando o rádio esta desligado fala para e sua empregada:”Não vai ligar o rádio e ouvir aquele chato do Montenári?”, ou seja, ouvi por tabela, critica-o muitas vezes e não admite ouvi-lo diretamente.

                       Finalizando acho que o radialista deve ter prestigio, mas acima de tudo não pode apenas querer ter o bônus, ou seja, tirar proveito próprio para si utilizando o rádio, mas deve dar o seu retorno a comunidade colaborando para o seu crescimento. Espero que a Rádio JORNAL volte a ser o que já foi. E em tempo aqui expresso meu sentimento, se gostaram ou não, não é problema meu, pois aqui abro meu coração como se estivesse numa rádio fazendo programas e é a forma de expressar e tentar fazer um mundo melhor para todos nós. Tenho dito... Até mais...
Observação complementar
As rádios AMs do país tinham um prazo de um ano para pedir a mudança para FM, o prazo foi até 2014. Segundo informações os ex donos não fizeram esse pedido. Após a aprovação e autorização as emissoras poderão ficar 5 anos em AM e FM período de adaptação e depois o AM será extinto. A justificativa para acabar com as AM são que haviam muitas interferências, baixa qualidade de som.  Rádios como GLOBO, TUPI, JOVEM PAN e outras grandes emissoras já fazem esse trabalho em ambas as faixas e não houve mudança de programação, ou seja, não viraram musicais, apenas mudaram a frequência para poder melhorar a qualidade e pegarem nos novos aparelhos (smartphones e rádios dos novos veículos). Na Noruega em 2017 extingui-se as FM e passaram a ser digitais, com um agravante é que sua limitação de alcance, as ondas são captadads apenas por quem estiver num raio de cerca de 100 quilometros da estação, segundo reportagem da revista isto é dinheiro.

Alguns comentários sobre a programação dos festejos dos 161 anos de Leopoldina e da vida em geral

               Nesta segunda feira estive participando como observador dos festejos do aniversário da cidade de Leopoldina que completará 161 anos no próximo dia 27 e pude observar alguns pontos do evento. Um lado que considero amadorismo muito grande nos eventos da cidade é a preparação na hora programada, a tal passagem de som, se bem que ontem a culpa nem foi dos profissionais envolvidos, pois por volta das 20:30 horas é que foi liberada a energia para o palco, mas deve ter ocorrido algum deslize na contratação da empresa fornecedora de energia, pois isso já deveria ter sido programado, já que na noite anterior houve um evento. Mas uma dica que dou para os artista de Leopoldina, se querem melhorar ou se profissionalizarem façam como os grandes artistas, durante o dia vão ao local do evento, passem o som, deixem tudo pronto para a hora do mesmo, pois o povo gosta de chegar e ver o espetáculo e pontualidade demonstra ponto, acho que se o show esta marcado para 21 horas, no mínimo com 15 minutos de antecedência deve se estar lá, é questão de respeito ao público. Durante alguns minutos observei comentários de alguns que passavam pelo local, nossa ainda estão testando o som, não vou ficar aqui, outros reclamando da falta de conhecimento do evento, outro problema, principalmente dos orgãos públicos, a demora em liberação de cartazes com a programação, isso é coisa burocrata, sei que um setor privado é diferente do publico, por causa dos tramites legais, mas se começar a programar mais cedo com certeza isso não será um problema.
Mas vamos aos pontos positivos:
            Esse ano muitos estão surpresos com o evento, pelo tamanho, atrações todos os dias, atendendo a todos os gostos, com um custo não muito alto e valorizando a cultura local e regional. Parabéns a quem teve essa ideia.
             Outro ponto positivo vi a apresentadora Josie Josilane que tem desenvoltura e saiu da mesmice do dia a dia, acho que tem talento para ser uma apresentadora de palco, pois no seu modo simples, educado sabe interagir com o público, não fica aquela coisa massante de impostação de voz, forçamento de simpatia e brincadeiras sem nenhum propósito, foi simples, eficiente e agradável.

                Show da Janaína Gentil, eu nunca havia acompanhado de perto, só de ouvir dizer ou de passagens rápidas em apresentações da época que integrava o Grupo Nó de madeira, mas achei agradável um repertório satisfatório tocando músicas conhecidas e introduzindo algumas nem tanto assim e inclusive cantando uma composição sua. Tem presença de palco, interatividade, desceu do palco e foi junto ao público. É claro que devo salientar é um show mais para a família, já que é em sua maioria sambas e o público jovem nem sequer conhece esse ritmo, esta acostumado com os lixos impostos pela mídia e que fazem sua cabeça atualmente, por isso o nível cultural de hoje, mas isso falo no final. Parabéns aos músicos e a cantora, acho que quem gosta de boa música ficou satisfeito.
O Grupo Exige o tom eu não posso avaliar pois não fiquei para o mesmo, ai vem aquela questão, quando um show acaba é necessário rapidez na substituição, pois ficar esperando é um verdadeiro saco e eu, acho que pela idade, não tenho paciência e fui embora.

                 Mas vamos a outras questões, durante o show da Janaína alguns jovens me procuraram e me falaram que música é essa, que coisa horrível. Ai vem a questão, durante a espera para os shows eu comentava com uma pessoa olha  o nível de hoje, jovens de todas as classes sociais, roupas variadas, algumas comportadas, outras nem tanto, uma pessoa até sobrou no meu ouvido, parece que estou em meio a um bando de trombadinhas, pois a imagem é essa que se passa atualmente. Mas não quero ser moralista e nem saudosista, mas o nível de hoje da juventude é esse, pois as tvs, rádios, clubes e casas de show oferecem aos jovens um padrão cultural muito baixo, nivelando por baixo, sei que alguns irão achar que estou abusando e sendo preconceituoso, mas se te derem pão todos os dias, quando comer algo diferente não irão gostar, ou seja, hoje com raras exceções vemos é o funk ostentação e o funk mais ousado, com letras que não valorizam, em muitas vezes, e depreciam as mulheres, o valor moral, a cultura, acho que todos tem o direito de se expressarem e há espaços para todos os níveis de músicas, mas é necessário oferecer também algo com conteúdo, valorizar nossas raízes, dando aos jovens opções de conhecerem uma orquestra, uma mpb com músicas e letras bem feitas, mesclar o atual com o antigo, criando a cultura. Como já disse em outros textos o por que o carnaval está acabando, os jovens em sua maioria conhecem as marchinhas de carnaval? Ouço algumas rádios via internet e vejo que 80% ou mais é de musicas internacionais, cade a valorização da Musica Popular Brasileira? E outra coisa se queremos mudança temos que começar por nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, estado e assim por diante. 
                Concordo com o RATINHO quando em seu programa enfatiza que hoje precisamos de exemplos morais, a população precisa de ter uma religião, não importando se é espirita, católica, evangélica ou outra qualquer, o fundamento é o mesmo, apesar de algumas diferenças entre elas o fundamental é acreditar em um ser supremo e valorizar o amor e o respeito. Por isso acho que as emissoras das massas, rádio e televisão, deveriam pensar mais nisso. Não é colocando ou forçando a barra com temas polêmicos, mas abordando os mesmo e também dando exemplos positivos. Hoje na mídia vemos a guerra entre GLOBO, RECORD e SBT nas novelas, a primeira com o modernismo, focando temas como homossexualidade, traição, golpes e tudo mais, mas será que é na proporção apresentada, será que não tem exemplos positivos, alguns dirão é o retrato da vida, mas é mesmo ou estão exagerando, a RECORD levando para o lado bíblico, o que não acho errado, mas é necessário mesclar, pois neste caso visa apenas o retorno para seu próprio proprietário, acho que esta exagerando muito, uma lavagem cerebral, e inclusive não concordo com o  rumo que o país está vivendo, a guerra entre as crenças, somos um país laico, ou seja, somos um país que tem várias religiões e é necessário se respeitar uns aos outros, pois cada ser humano tem suas convicções e acho que estamos caminhando para uma “guerra santa”, ou seja, não podemos deixar que aqui se transforme em um Iraque, Líbia, Israel. O SBT focando totalmente suas novelas para as crianças, mas tendo o lado positivo de valorização da família, precisa ampliar e não ficar com o foco somente nessa faixa, mas é uma boa opção, sou suspeito de avaliar o mesmo pois sou fã de carteirinha do Silvio, apesar de não concordar com algumas atitudes do mesmo em termos de televisão como a ditadura no jornalismo e a falta de persistência e valorização do mesmo em sua rede.
                      Acho que, como disse anteriormente, o objetivo maior é o amor e todas as religiões podem ter seu público e se ajudarem, respeitando uns aos outros e quem sabe fazendo trabalhos em conjunto visando o bem comum da população. Finalizando essa parte quero ressaltar que não sou o dono da verdade, sou um homem cheio de defeitos e com poucas qualidades, mas acredito que temos que ter exemplos positivos para que os jovens possam se espelhar. Em tempo, nunca usei por isso não posso afirmar, mas ontem na praça, na cotegipe e em  alguns lugares que passei observei cheiros não comuns, o que me leva a crer que a droga está solta na cidade. Ai vem a religião, a família, a educação e a cultura, pois os jovens hoje entram no mundo das drogas, bebidas e muitos não sabem o que isso trás de consequência para a vida deles, como já disse estão nivelando por baixo e isso é um perigo. Acho que a crise moral que o país passa é reflexo do que oferecemos hoje muita liberdade sem uma responsabilidade efetiva, ai vem os defensores da liberdade os que defendem a criação de cotas, estatutos, que muitas vezes fazem a defesa do lado de fora da suas casas, mas quando o problema é no seu seio familiar a coisa muda de posição. Acho que realmente precisamos nos unir para tentar mudar o rumo que estamos indo, começando com os políticos, com as leis e acima de tudo com nossa própria vida. Não sou um exemplo, tenho meus deslizes, fraquezas mas uma coisa eu posso falar, falem bem ou mal de mim, mas falem de mim, pois aqui o meu objetivo é causar pensamentos, é despertar a consciencia crítica em cada um de vocês e acima de tudo provocar a reflexão.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

ATLETAS LEOPOLDINENSES DO TAEKWONDO ESTÃO EM RUMO A 1º ETAPA DO CAMPEONATO CARIOCA OPEN 2015

Atletas LEOPOLDINENSE seguem preparação para uma das grandes competições que marcam o calendário da modalidade em 2015, onde será a seletiva para o Campeonato Brasileiro-LNT em São Luiz no Maranhão ! É Leopoldina rumo a garantir sua vaga junto á FITERJ e LEMGTT (Seleção Mineira) para o Brasileiro 2015 ! #VamosDetreino !
Atletas Leopoldinenses seguem sem apoio, em preparação para uma das maiores competições que marcam o calendário da modalidade de 2015. Atletas da Associação Leopoldinense de Taekwondo, preparam-se para a 1ª Etapa do Campeonato Carioca Open 2015, organizado pela Federação Interestilos de Taekwondo do Estado do RJ - FITERJ, evento no qual o município já participa pelo segundo ano consecutivo, formando dezenas de campeões estaduais, além da conquista de títulos por equipes, levando o nome do município para fora do estado, sendo hoje Leopoldina, reconhecida no meio esportivo como berços de grandes atletas. Mas infelizmente nossos atletas contam apenas com o apoio, força de vontade e motivação de seu Professor Gilberto Tony e dos familiares, sendo invisíveis aos olhares do poder público municipal, das empresas locais que poderiam apoiar e da mídia, e atualmente o que mais afeta os atletas é a falta de apoio, patrocínio e motivação para seguir em frente, chegando em sua terra natal e tendo seu suor desvalorizados, movidos assim apenas pelo amor ao esporte, principal fator pela busca de seus sonhos em outras equipes, municípios e estados que apoiam e invistam em seus sonhos. Não podemos mais perder atletas, deixar sonhos de lado, uma vida talvez, devemos valorizar o esporte local, mostrar que podemos e somos berços de campeões e que não precisam sair em busca de apoio, pois o município apoia, quando será possível essa realidade ? Quando os Atletas do Taekwondo de Leopoldina terão o reconhecimento que merecem ?

sábado, 18 de abril de 2015

Rádio Jornal tem novo dono e Polícia Rodoviária Federal lança campanha em parceria com a Prefeitura, dia 20 tem show patrocinado pelo SESI, Prefeitura reforma trevo do CEFET s


No próximo dia 28 no auditório do CEFET haverá o lançamento da campanha da PRF Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Leopoldina. A Campanha é educativa e tem por objetivo as escolas municipais. 


A Prefeitura está acabando de reformar o trevo de acesso ao CEFET, SESI e BAHAMAS, a obra em pleno andamento teve a rotatória diminuída, a reforma de dois canteiros, a construção de faixa de pedestre e construção de passeio. O serviço não deve ficar pronto antes do aniversário da cidade pois há ainda muito o que fazer, mas é uma melhoria no local que esta meio tumultuado pela falta de sinalização.

Nesta segunda feira, as 22 horas, na Praça João XXIII, a pedido da Prefeitura e o atendimento feito pela unidade SESI Leopoldina, unidade parceirizada com a ACIL acontece o show da cantora vencedora do Festival SESI Música 2014, na categoria interprete, JANAINA GENTIL. O show que é patrocinado pela entidade citada teve o apoio das indústrias locais como APA, ARAMIL, AURORA, PÁGIOS, PIF PAF, SOL E NEVE E TRAMA ADESIVOS 


Finalmente a história da RÀDIO JORNAL AM de Leopoldina chegou a um capítulo final nesta sexta-feira, um grupo de empresários da cidade de Juiz de Fora e Belo Horizonte, segundo informações extra oficiais comprou a emissora e já na sexta feira o novo gerente da emissora, Alexandre Ferreira (Rádio Melodia FM de Cataguases) acompanhado do técnico Jadir visitaram a emissora para ver a área técnica. Segundo informações já há uma nova mesa comprada e novos equipamentos serão comprados visando dar maior qualidade a emissora e na próxima segunda feira as 19 horas haverá uma reunião com os integrantes da emissora para o comunicado oficial e informações sobre a nova fase da emissora. Como é de conhecimento de todos nos últimos anos a emissora, após sair do grupo Multisom do Ivan Botelho, passou por fases nada agradáveis com grupos que prometeram e não cumpriram a tão esperada melhora na emissora, pelo contrário, virou uma mera emissora com um estilo de fm, tocando mais músicas, se isolando da cidade no que se diz respeito a coberturas jornalistica, exceto se houvesse matéria paga, com censura política onde só tinham espaço aqueles que comungavam a ideologia ali implantada e o afastamento de pessoas que davam audiência a emissora na forma de terceirização como é o caso de Luiz Otávio Meneghite, Haroldo Crespo. Bruno Farinazzo, Arlei e inclusive eu que estive com meu programa com mais de 4 anos no ar. No meu caso eu não fazia o perfil dos novos proprietários da época Bené Guedes, José Geraldo Machado (Gué) e João Ricardo, que logo depois de deixarem a prefeitura venderam para o Bretas e esposa. Ambos grupos fizeram com que a credibilidade, a audiência, a motivação dos funcionários fossem a zero e o que se via nos últimos tempos era o suspiro de um paciente na UTI, houve comentários diversos como o retorno de alguns canceres para emissora e segundo informações haviam pessoas da cidade interessadas mas a venda só seria feita para pessoas fora de Leopoldina, o que aconteceu com esse novo grupo. Na realidade a esperança se renova com uma visão melhor, espero eu, sobre o que é uma rádio AM. que no meu ponto de vista é mais jornalismo, bate bapo, presença na cidade e nos fatos que a cercam, mais interatividade com os ouvintes e acima de tudo sem vínculo com grupos políticos, ser democrática, atendendo a todos os grupos, crenças religiosas e a população em si. Acredito que um grupo de fora, com uma mente mais aberta saberá que o retorno financeiro vem agrupado a credibilidade e a prestação de serviços que a rádio faz junto a cidade. E que ela pegando bem na cidade e na região é o mais importante economicamente falando, pois na visão de alguns diretores da emissora ela deveria pegar no centro e sussurar para os bairros, inclusive houve até uma época que acreditei na melhora com a compra de um novo transmissor, mas o gerente da época foi lá, segundo comentários e mexeu com a chave de fenda para diminuir a potência, coisas de ditadores e pessoas ligadas ao passado negro. Mas agora já sabemos que uma nova visão vem por ai, se vai dar certo dependerá das peças mexidas, das mudanças na programação, na credibilidade adquirida com o passar dos tempos. Torço para que a Rádio Jornal retorne ao que era há alguns anos, eu bem que disse aos funcionários na época, vocês sentiram saudades do Sistema Multisom. Já há comentários que o novo gerente já esteve sendo procurados por vários radialistas tentando retornar a emissora, se isso é viável financeiramente ou em termos de audiência depende das informações repassadas por pessoas da cidade, espero sinceramente que os antigos proprietários não sejam ouvidos, pois se depender deles a rádio continuará sendo uma mera tocadora de música, pois se não conseguiram mante-la, qual a credibilidade tem para dar aval a alguma mudança. Sejam bem vindos e que o tempo diga se foi viável ou não, se houve melhora ou não, se a Rádio Jornal voltará a fazer parte da história da cidade como nos anos passados.

Observação: Antes que me critiquem pelo texto sobre o rádio, é minha opinião pessoal, sei que se depender de muitos políticos, radialistas, empresários sou apenas um problemático, recalcado e acima de tudo criador de caso, mas tenho a consciência tranquila que fiz e faço minha parte, não agrado a todos mas durmo com a cabeça tranquila quando coloco no travesseiro. Reconheço que se fosse bom estaria no rádio, mas sempre fiz o meu melhor, e como sempre digo vestir a camisa desse ou daquele local de trabalho hoje não é ter reconhecimento nem financeiro e nem pessoal, hoje é uma burrice em alguns casos, pois no país a inversão de valores é que impera, quanto mais pilantra, desonesto for mais vantagens leva, infelizmente. E esclareço não conheço os novos donos, o novo gerente, apenas enviei meus votos de sucesso para nova etapa, como fiz das outras vezes no meu blog e pessoalmente, espero sinceramente que não sejam votos jogados ao vento e em alguns casos no lixo como as duas últimas gestões da emissora. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Leopoldina não tem direito a ICMS Esportivo referente a 2014

Foi publicado a lista de municípios que tem direito ao ICMS Esportivo referente a 2014 e Leopoldina não terá porque o seu CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES não comprovou seu funcionamento, o que é uma realidade.
Na realidade o esporte esta acabando na cidade, pois tudo está sendo feito de ultima hora, sem um planejamento adequado e parece que o município não tem interesse em arrecadar verbas nesse sentido, inclusive há a necessidade dos vereadores também se fazerem presentes nesse sentido, pois os Jogos Escolares já deveria se ter uma lei incluindo no orçamento da Prefeitura e outros eventos. O que eu sinto na realidade em Leopoldina é o interesse próprio em alguns setores, com verbas direcionadas a esse ou  aquele setor, de acordo com o lado político. O secretário em exercício no período de férias da titular da secretaria, Wendel Nogueira, inclusive reativou o Conselho e fez algumas modificações para ver se em 2015 o município volte a ter direito a ICMS Esportivo. Inclusive eu que fiz parte de alguns conselhos no passado e fui afastado pelo ex governo de vários por estar tentando moralizar alguns setores e prejudicava aos seus aliados políticos. Isso é uma vergonha para a cidade, mas isso é LEOPOLDINA, pessoas recebem benefícios públicos e ainda cobram por coisas gratuitas que recebem e ninguém fala nada..
Veja o Texto e o link para consulta:
A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) publicou no dia 13/04/2015  a Relação dos Municípios Habilitados para participarem do ICMS Esportivo Ano Base 2014. Estão presentes na Relação os Municípios que comprovaram o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes no ano de 2014, nos termos da Lei nº 18.030/09 e da Resolução SEEJ nº13/2013, atualizada pela Resolução SETES nº52/2014.
São 378 Municípios habilitados em relação ao ano base 2014. Foram acrescidos na Relação, os Municípios que comprovaram o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes no ano de 2014 a partir do procedimento de Interposição de Recurso, conforme a Resolução SEEJ nº13/2013, atualizada pela Resolução SETES nº52/2014.
O procedimento de Interposição de Recurso esteve disponível no Sistema de Informação ICMS Esportivo no período entre 20/03/2015 (Divulgação da Primeira Listagem de Municípios Habilitados), até o dia 05/04/2015, conforme determinado pela Resolução SEEJ nº13/2013, atualizada pela Resolução SETES nº52/2014, ou seja, quinze dias corridos após a divulgação da listagem. No entanto, como o dia 05/04/2015 foi domingo, foram aceitos documentos enviados até o primeiro dia útil subsequente, qual seja dia 06/04/2015, segunda-feira.
Foram analisados os recursos apresentados tempestivamente por meio do Formulário de Interposição de Recurso, disponibilizado no Sistema de Informação ICMS Esportivo (icms.esportes.mg.gov.br), devidamente assinados pelo Gestor Esportivo Municipal e pelo Prefeito ou Secretário responsável pela área de Esportes do Município.
O ICMS Esportivo é um dos critérios utilizados pela Lei nº 18.030/2009 para distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios. Por este critério, os municípios pontuam e recebem recursos de acordo com as atividades esportivas que realizaram desde que possuam Conselho Municipal de Esportes em pleno funcionamento. Trata-se de um mecanismo que busca fomentar a realização de eventos e programas esportivos e a organização da política esportiva em Minas Gerais.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Leopoldina comemora mais uma aniversário esse mês, trevo do CEFET, novo assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores e Escola Luiz Salgado procura patrociníos

Mês de abril é marcado pelo aniversário de emancipação política e administrativa de Leopoldina e durante o mês teremos alguns eventos fazendo parte da comemoração. Neste intuito teremos uma atividades:
Por solicitação do então secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Wendel Nogueira, a unidade SESI Leopoldina, unidade parceirizada com a Associação Comercial Industrial de Leopoldina, conseguiu programar um show com JANAINA DE SOUZA, ganhadora do FESTIVAL DE MUSICA SESI 2014, categoria Interprete, o show que tem o apoio do Setor de Cultura do SESI MINAS deverá acontecer no dia 20 de abril, segunda feira, véspera de feriado. As negociações foram realizada e a data definida pela prefeitura e tivemos o apoio do Gerente de Esportes e Lazer do SESI, João Paulo Torchetti Nogueira Resende e o Gerente Regional do SESI, Marcelo Leal e das indústrias locais será custeado totalmente pelo SESI e a prefeitura ficará responsável pela infraestrutura palco, som e iluminação que já tem licitado para eventos do município.

Nos dias 22 a 24 acontece um evento da ALLA - Academia Leopoldinense de letras e Artes
Dias  24 a 26 teremos o Encontro de Motociclistas e outros eventos deverão ainda ser anunciados durante o mês.

- O Secretário de Desenvolvimento, Valter Matos, comunicou ao SESI Leopoldina que em breve as máquinas de propriedade da prefeitura para o setor de costura deverão ser retiradas e a secretaria estará criando um centro de formação de profissionais para a área de costura. O local e a data ainda não foi anunciado, mas há informações que a prefeitura deverá contratar uma profissional para realização do curso. Neste ano tivemos a parceria entre SENAI e a Prefeitura para a realização, pelo PRONATEC, do curso de costura e outro de eletricista que deverá se estender até maio de 2015, ambos aconteceram na unidade SESI de Leopoldina.

- O funcionário Kalon Moraes que chegou a mandar um comunicado para meu blog informando o seu desligamento da prefeitura para assumir a área de comunicação da câmara de vereadores, segundo informações extra oficiais não concretizou o fato e permanece na prefeitura e há possibilidade de assumir uma superintendência na mesma. Outra informação que tomei conhecimento é que o radialista e professor, Arnaldo Spíndola, deverá assumir a área de comunicação da Câmara de Vereadores, cargo que já ocupou no passado, o convite foi feito pelo presidente da casa, Ivan Nogueira.

- A prefeitura começou a refazer o trevo de frente ao CEFET-SESI e acredita~se que desta vez a obra terá seu término com a construção de faixas de pedestres e outras melhorias, pois hoje a rotatória ali criada se tornou um caos com carros de todos os lados e os pedestres tem que ter um verdadeiro jogo de cintura para atravessar, pois o movimento é grande e a falta de sinalização causa um problema. Vamos aguardar e ver como ficará.

- A Escola Estadual Luiz Salgado Lima se classificou para a fase estadual do JEMG que acontecerá em Além Paraíba com duas equipes de basquete, feminino e masculino, mas enfrenta um problema a falta de um uniforme para o evento. O Professor Felipe Senra está emitindo uma correspondência a alguns setores da cidade oferecendo o patrocínio das camisas, onde os patrocinadores poderão colocar a propaganda na parte dianteira, 24 camisas a R$ 240,00  ou traseira 24 camisas a R$ 200,00 da mesma. Se você empresário tem visão de marketing e gosta de incentivar o esportes e puder ajudar faça contato pelos telefones: 3449-6528 ou 9119-7316.  Aproveito para parabenizar ao Professor e os Alunos da escola e fico triste por essa situação, acho que a secretaria municipal de esportes poderia ajudar neste caso, afinal a escola estará representando a cidade na etapa regional. No ano passado o SESI Leopoldina, através do Professor Edson Mateus, patrocinou a camisa para o Ginásio, mas esse ano a logomarca não pode ser utilizada por mudanças na regras e nem sequer podemos emprestar nossos uniformes.

- Ha mais de um ano atrás publiquei aqui que o trevo que dá acesso a PIF PAF está um desastre, cheia de buracos e para carros adentrarem a empresa é caótica. Passou se um ano e nada foi feito, ou melhor, a coisa piorou e estive essa semana na empresa e os buracos aumentaram. Acredito que a prefeitura deveria rever seu posicionamento, pois a empresa esta gerando mais de 400 empregos diretos. E se não é de conhecimento das autoridades o conceito da empresa junto ao GRUPO PIF PAF está muito bom e haverá investimentos e possíveis ampliação. Acho que é um descaso e lembro mais uma vez a PIF PAF só está em Leopoldina graças ao atual prefeito José Roberto.

Vereador Rodrigo Pimentel faz um balanço de sua atuação mais uma vez

Vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel – Partido Progressista – Prestação de contas à população leopoldinense – Ano de 2014 – Projetos, requerimentos, moções, resoluções, indicações e atuação do vereador:

·                     Andamentos dos Projetos de Lei:

- Autor do projeto de lei n. 24/2014 que isentaria pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no pagamento de tarifas nas linhas de ônibus em Leopoldina, como já ocorre em várias cidades brasileiras. A Comissão de Constituição, Legislação e Redação proferiu parecer pela inconstitucionalidade do projeto. Levado a votação o parecer foi aprovado pela maioria da Câmara, tendo sido um dos votos vencidos o do vereador Rodrigo Pimentel.
- Autor do projeto de lei n. 91/2013 que extinguiria a cobrança das taxas de conservação de vias, esgoto e limpeza urbana. As cobranças, além de indevidas, são inconstitucionais (inclusive com decisão do STF) e muitas das vezes os serviços sequer são prestados ao contribuinte. A Comissão de Constituição, Legislação e Redação proferiu parecer pela inconstitucionalidade do projeto. Levado a votação o parecer foi aprovado pela maioria da Câmara, tendo sido um dos votos vencidos o do vereador Rodrigo Pimentel.
- Autor do projeto de lei n. 54/2013 que previa a vedação do nepotismo no âmbito da Prefeitura e da Câmara Municipal de Leopoldina. O projeto de lei pretendia coibir a prática de nepotismo em todos os níveis da Administração Municipal, seja no âmbito do Poder Executivo, seja no do Legislativo, e encerrar a discussão jurídica (SV 13/STF) sobre a possibilidade ou não de contratação de parentes como agentes políticos no Município de Leopoldina. A Comissão de Constituição, Legislação e Redação proferiu parecer pela inconstitucionalidade do projeto. O parecer foi rejeitado por 7 votos a 6. Posteriormente, o PL foi levado à discussão e votação. O projeto foi derrotado e arquivado, tendo sido um dos votos vencidos o do vereador Rodrigo Pimentel.
- Autor do projeto de lei n. 84/2013 que institui a meia-entrada para os professores da rede pública municipal. O projeto retornou da Assessoria Jurídica com parecer de que o mesmo pode ser apreciado pela Casa e foi encaminhado para as demais comissões competentes. No presente momento encontra-se na Assessoria Jurídica para proferir parecer acerca das emendas apresentadas.

·                     Alguns dos Requerimentos de 2014:

- Ao Chefe do Poder Executivo Municipal com cópia para o Secretário de Meio Ambiente e para o Chefe da Vigilância Sanitária, para que informem quais medidas cabíveis estão sendo tomadas para solução do despejo de esgoto sem tratamento nos córregos Feijão Cru e Jacarecanga. Insta destacar que vários pontos da cidade, como, por exemplo, nas ruas Francisco Andrade Bastos e Joaquim Guedes Machado, o odor chega a ser insuportável. Não é demais lembrar que a poluição, o mau cheiro, a presença de ratos e de insetos são ameaças constantes à saúde dos leopoldinenses. Além disso, sabe-se que o despejo de esgoto sem tratamento em córrego configura crime ambiental (o vereador escreveu artigo nesse sentido, o qual foi publicado em vários órgãos de imprensa da cidade);
- Ao Presidente da Câmara Municipal e ao plenário da Casa, requerimento para realização de uma Audiência Pública, objetivando debater a Lei Federal 11.738 de 16 de julho de 2.008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere, convidando, entre outros, a Secretária Municipal de Educação. Após a realização da audiência pública o Município contratou uma empresa especializada para analisar e elaborar anteprojeto de lei visando a adequação da legislação municipal vigente do magistério à lei do piso.
- Ao Prefeito e ao Secretário de Meio Ambiente para que prestem esclarecimentos sobre a derrubada e poda das árvores realizada no início da escadaria que dá acesso à Catedral de São Sebastião (Praça Pio XII), mais precisamente no início da Rua João Gualberto, bem como para que envie toda a documentação técnica que deu ensejo à realização de tal ato, para esta Casa Legislativa;
- Ao Prefeito, requerimento reiterando esclarecimentos acerca de quando foi assinado o PAC entre o Governo Federal e o Municipio de Leopoldina para saneamento e tratamento de esgoto, bem como os valores do referido convênio. Requereu, ainda, informações sobre quais obras serão feitas com relação ao PAC e a evolução das mesmas.
- Ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que o mesmo informe a esta Casa Legislativa, no prazo da Lei, o número de passes (escolares e outros afins) atualmente fornecidos pela Municipalidade; quais valores gastos com esses passes? Quais as empresas receberam valores referentes aos passes e quais as quantias? Qual o valor global dispendido pela municipalidade a título de passe? Requer, ainda, que sejam informados, através de planilha, os gastos com passes referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014 (até a presente data).

·                     Algumas das indicações para o Executivo (período Agosto a Dezembro de 2014):

- Colocação de um outro redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Professor Gustavo Monteiro de Castro, nas proximidades do Bar do Cal, haja vista a necessidade.
- Revitalização da Praça Mário Malaquias, com o erguimento do cruzeiro, bem como a instalação de iluminação pública no local;
- Reforma das quadras poliesportivas localizadas na Rua José Pires, Pirineus e na Rua Maria Guimarães França, Cohab Velha;
- A construção de uma escada no Beco entre a Rua Roberto Vizane Young (altura do nº 233) e a Rua João Teixeira, Bairro Bela Vista;
- Instalação de braços com iluminação nos postes da Rua Lourenço Iennaco (em toda a sua extensão), Bairro João Paulo II, sendo uma reivindicação dos moradores da localidade, que pagam em suas contas a contribuição de iluminação pública;
- Ampliação da ponte localizada na Rua Francisco Andrade Bastos, no sentido de melhorar o tráfego de veículos, bem como garantir a segurança dos pedestres;
- Paralisação das obras de construção da Unidade Básica de Saúde –UBS na Praça Washington Andries, Bairro Bela Vista, tendo em vista que boa parte da população do referido bairro não está de acordo com o local onde está sendo construída a Unidade Básica de Saúde- UBS.
Algumas das indicações que foram atendidas no período 2013/2014:
- Reparo no calçamento da rua Padre Júlio, na altura do Edifício Rotary, bem como no entroncamento com a rua Santa Filomena;
- Instalação de uma placa de sinalização de PARE no final da Rua Coronel Marco Aurélio, mais precisamente 05 metros antes do cruzamento da referida rua com a Praça Pio XII (morro do escadão da Catedral), visando evitar colisões entre veículos na referida localidade;
- Reforma no asfalto da Rua Edmundo Dias da Costa, Bairro Bela Vista, haja vista o estado deplorável da pavimentação da referida via;
- Retirada da carga e descarga na Rua José Peres na altura do Posto V8 e o prédio Secol ou regulamentar o horário de carga e descarga, haja vista o intenso tráfego naquele trecho da via que liga ao microcentro da cidade;
- Calçamento da Rua Maria do Carmo Aparecida Salles (Rua do Bahamas);
- Reparos no calçamento da Rua J no Bairro Vale do Sol;
- Poda de árvores e limpeza urbana em vários bairros da cidade, como Pirineus, Eldorado, etc (ainda que tenha deixado muito a desejar);
- Proibição de estacionamento na Rua Acácio Serpa, apenas no estreito trecho da via entre a Rua Coronel Olivier Fajardo e a Rua Ribeiro Junqueira;
- Conserto do Mamógrafo no Centro de Atenção à Mulher, haja vista a premente necessidade, uma vez que o aparelho existente no local estava com defeito.

·                     Breve resumo da atuação parlamentar no ano de 2014:

- Votou contra o Projeto de Resolução n. 143/2014, que revogava a Resolução 54/2010, para aprovar as contas do Município do ano de 2001. Segundo o vereador Rodrigo Pimentel a Lei Complementar 141/12 (art. 4º, inc. V) estipulou que não constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde aqueles decorrentes de saneamento básico. Dessa forma, o cerne da questão seria a possibilidade ou não de se incluir nas contas de 2001 despesas de saneamento como ações e serviços públicos de saúde, sobretudo, considerando que na presente data (dezembro/2014) está em plena vigência a LC 141/12. Disse, ainda, que se fosse cogitada a possibilidade de aplicação de gastos com saneamento como ações e serviços públicos de saúde, estaria se admitindo que despesas como milho para animal, ferro, areia, brita, pneu, entre outros juntados com a defesa, fossem considerados ações e serviços públicos de saúde. Salientou, ainda, que além da questão da falta de aplicação do percentual mínimo nas ações e serviços de saúde, também restaram apontadas demais irregularidades na análise dos atos de gestão econômico financeiro da Administração Municipal. Dessa forma, após analisar a defesa, o parecer do TCE e, sobretudo, a discussão acerca da possibilidade de se aplicar despesas de saneamento como ações e serviços de saúde pública (estando vigendo a LC 141/12, que veda tal prática), votou pela rejeição do projeto de resolução 143/2014, acompanhando o parecer prévio do TCE/MG que concluiu pela rejeição das contas e, portanto, pela manutenção da Resolução 54/2010 que havia rejeitado as contas do exercício 2001. O projeto de resolução foi aprovado pela maioria da Câmara para revogar a Resolução 54/2010 (que havia rejeitado as contas de 2001) e para aprovar as contas do exercício 2001, tendo sido um dos votos contrários o do vereador Rodrigo Pimentel.
- Parabenizou a Prefeitura pela aquisição de Sprinter’s (modelo de van), que serão utilizadas no transporte público escolar, argumentando que é favorável a esse tipo de postura, para que se reduza o valor despendido pelo Município a título de passes escolares para empresas privadas do setor. Segundo o vereador os valores com passes escolares aumentaram substancialmente e, no seu modo de entender, seria muito mais interessante para o Município, com o dinheiro gasto, comprar os veículos e ela própria fornecer o transporte escolar, o que, certamente, geraria economia para o erário público;
- Votou pela autorização da participação do Município no Consórcio Municipal de Saúde Cisdeste (Rede de Urgência e Emergência - SAMU), bem como no CISUM, que foram implementados em Leopoldina no decorrer de 2014, sendo mais um benefício para os leopoldinenses;
- Representação no Ministério Público em razão do descumprimento da Lei Federal n. 11.738/08 (Lei do Piso), uma vez que não estava sendo cumprido o piso salarial dos professores, nem tampouco a jornada extraclasse. Foi instaurado inquérito civil pelo MP/MG (0384.14.000039-7), visando a total adequação do Município à referida lei. Também foi aberto inquérito civil no MP/MG visando apurar a contratação do escritório Oliveira Filho Advogados pelo Município de Leopoldina, matéria essa objeto de requerimento do vereador Rodrigo Pimentel em 2013.

Gastos extras com diárias de viagens/alimentação/deslocamento: R$ 0,00 (todas as viagens, deslocamentos, bem como despesas de qualquer natureza foram realizadas com seus próprios recursos).