quinta-feira, 30 de maio de 2013

PLANO DE NEGÓCIOS


O segundo entrevistado do programa Plano de Negócios foi o proprietário do Viking Lanches, Cláudio Lúcio Rodrigues, o Dim. Durante a entrevista, Dim fala sobre como adquiriu seu negócio, de onde surgiu a ideia de ambientar o Viking Lanches num vagão de trem, do diferencial de seu negócio, de alimentação saudável e deu dicas para quem deseja colocar um projeto em prática hoje em dia.
Segundo Dim, é preciso estudar muito o mercado e a área em que se pretende atuar. Para se inscrever e participar do Seepmec acesse www.seepmec.com.br.

Alerta de Recall: Leite UHT Integral MuMu - Leite Italac Integral e Semidesnatado - Leite UHT Desnatado Líder

Alerta de Recall: Leite UHT Integral MuMu
 
 A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que a VONPAR ALIMENTOS S/A protocolou Campanha de Chamamento para recolhimento do Leite UHT Integral MuMu.
 De acordo com a empresa, a Campanha abrange 147.332 (cento e quarenta e sete mil, trezentos e trinta e duas) unidades do produto, com numeração de lote 3ARC, 1AJL e 1CPF, fabricadas nos dias 18/01/13, 19/02/2013 e 20/02/13, respectivamente.
 Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de uréia nos leites. A substância contém formaldeído e, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pode oferecer risco à saúde e, portanto, seu consumo deve ser evitado.
 O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
 Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 517 542, ou pelo site www.vonparalimentos.com.br Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br
 
Alerta de Recall: Leite Italac Integral e Semidesnatado
 
 A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que a GOIASMINAS INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para recolhimento do Leite Italac Integral e Desnatado.
 De acordo com a empresa, a Campanha abrange 774.000 (setecentos e setenta e quatro mil) unidades do produto, com numeração de lote compreendida entre os intervalos L 05 KM3 e L 23 KM1, fabricados entre 30 de outubro de 2012 e 09 de novembro de 2012 e válidos até 08 de abril de 2013.
 Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve adulteração nos leites, “cometida pelos transportadores no Rio Grande do Sul, por adição de água e uréia (composta por pequena quantidade de formaldeído) no leite cru antes de ser industrializado”. A substância contém formaldeído e, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pode oferecer risco à saúde e, portanto, seu consumo deve ser evitado.
 O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
 Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 629 988, ou pelo e-mail sac@italac.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br
 
 
Alerta de Recall: Leite UHT Desnatado Líder
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que a LÍDER ALIMENTOS DO BRASIL S/A protocolou Campanha de Chamamento para recolhimento do Leite UHT Desnatado Líder.
 De acordo com a empresa, a Campanha abrange o lote TAP1MB, fabricado em 17 de dezembro de 2012.
 Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de uréia nos leites. A substância contém formaldeído e, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pode oferecer risco à saúde e, portanto, seu consumo deve ser evitado.
 O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
 Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 724 4100, ou pelo e-mail sac@lideralimentos.com.br.  Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br
 
 

PROJETO GERAÇÃO DE SAÚDE


A Secretaria Municipal de Esportes de Leopoldina sob a batuta de Jussara Tomaz, em convênio com a Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude e Secretaria Estadual de Saúde implantou em nosso município o Projeto Geração de Saúde do Governo de Minas Gerais, que garante mais saúde e qualidade de vida para jovens entre 15 e 19 anos de idade que estão com sobrepeso.

FAÇA ATIVIDADE FÍSICA

Nas academias de ginástica, musculação e atividades afins contratadas pelo governo de Minas para atendimento do Projeto Geração de Saúde, você vai praticar um novo estilo de vida com atividades físicas e muito lazer em um local adequado para essa prática, além de acompanhamento médico , nutricional e psicológico.

MAIS SAÚDE E ALEGRIA NA SUA VIDA
Menos riscos de doenças, mais disposição e alegria para as atividades diárias, controle de peso corporal, melhoria da imagem e alto estima e convívio com novos amigos.

UMA GRANDE EQUIPE
O Projeto Geração de Saúde é desenvolvido em municípios atendidos pela EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Com isso, o Governo do Estado e Municípios atuam juntos para incentivar mudanças de hábitos dos seus jovens, o convívio entre os participantes, garantindo mais saúde e qualidade de vida parra essa geração de mineiros.

COMO PARTICIPAR DO GERAÇÃO DE SAÚDE
Procure a equipe de Saúde da Família de sua região, apresente seu atestado médico na academia indicada pela Equipe de Saúde da Família e a autorização de matrícula emitida pela ESF. A academia irá efetivar sua matrícula e agendar sua avaliação física.

FAÇA SUA AVALIAÇÃO FÍSICA E INICIE SUAS ATIVIDADES FÍSICAS.
PRATIQUE SAÚDE E VIVA MAIS E MELHOR.
PROJETO GERAÇÃO DE SAÚDE

domingo, 26 de maio de 2013

Basquete de Leopoldina é campeão do 8º Jogos Universitários de Cataguases

Neste final de semana a equipe adulta de basquete do SESI Leopoldina esteve jogando em Cataguases nos JUCA - Jogos Universitários de Cataguases e ficou em primeiro lugar. A equipe jogou contra as equipes da DOCTUM Cataguases e a UNIPAC de São João Nepomuceno. Os atletas que participaram foram: Jordan, Sanderson, Edmilson, Thalles atletas que passaram para a categoria adulto este ano e ainda os atletas que eram da ABL e se uniram ao SESI Leopoldina desde o ano passado: Maxisiley, Emerson, Paulo, Robson e a participação do Jalber que pertence ao SESI Cataguases.

Basquete de Leopoldina perde em Divinópolis e aguarda resultado de outras chaves

Ontem os atletas do SESI Leopoldina, na fase regional de Basquete Esporte 3 em Divinópolis, tiveram a vitória sobre o time da casa, mas hoje jogando contra o SESI NOVA LIMA o placar foi desfavorável: SESI Nova Lima 58 X SESI Leopoldina 13. Segundo o técnico Edson (BOB) o resultado era o esperado pois a equipe é nova e não havia jogado ainda este ano e mais uma vez a falta de jogos e de experiência demonstra a superioridade de outras equipes. Neste momento a equipe já esta no hotel, irá ao restaurante e retorna dentro de mais ou menos uma hora e meia a Leopoldina. A sua classificação para a próxima fase está condicionada a outra chapa, pois classificam-se o primeiro lugar e o melhor segundo lugar.
A falta de adversários na região é um fator que não está fácil de ser solucionado, já que na região metropolitana e na área de Varginha, de São Sebastião do Paraiso e outras regiões do estado há confrontos rotineiros. A unidade SESI Leopoldina foi convidada para participar de um torneio na região do Rio de Janeiro, Três Rios, Petrópolis e outras cidades, onde o Basquete é mais forte, mas como o SESI só pode apoiar o deslocamento dentro do estado de Minas Gerais, estamos tentando o apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina para o transporte e as questões alimentícias estamos vendo como poderemos resolver, já que a unidade não tem recursos próprios para custear tais eventos. Estes fatos são rotineiros na cidade, pois não adianta se ter atletas, não só no Basquete, como nas demais modalidades esportivas, se não temos estrutura financeira para realizar viagens e competirmos com nossas próprias pernas, inclusive há outro fator que nos preocupa: a falta de condicionamento físico, muitos atletas saem de Leopoldina e chegam lá fora e não tem o rendimento necessário para acompanhar seus companheiros de equipe, não basta ter apenas talento é necessário se ter disciplina e força de vontade e comparecer aos treinos táticos e físicos para se ganhar tais quesitos.
Como a derrota sempre trás um desgaste e críticas por parte de alguns, mais uma vez quero parabenizar ao professor Edson (Bob) pela participação, pois a vitória trás a glória e a alegria, mas a derrota trás experiência e demonstra aos alunos que nem tudo são flores, é necessário lutar, matar um leão por dia para se conseguir seus objetivos e como sempre conversamos nosso objetivo maior no SESI nestes 7 anos de trabalho é formar CIDADÃOS, tanto para o esporte como para a vida. E isso tenho certeza que estamos cumprindo tirando a maioria dos meninos das ruas e do mundo das drogas e crimes e mais do que o SESI, o professor BOB já tem uma longa história no setor esportivo e vejo o carinho e a consideração que seus atuais e ex alunos tem por ele e quantos hoje são homens e mulheres de bem devido ao fator ESPORTE.
Já o Basquete do SESI Leopoldina, adulto, está jogando em Cataguases, num torneio local e não temos os resultados ainda e posteriormente colocaremos as informações.

sábado, 25 de maio de 2013

Basquete do SESI Leopoldina estréia com vitória na fase regional dos II Jogos Atleta do Futuro em Divinópolis.

                
Em pé: Luiz Gabriel, Yan, Wellington, Cleryson e agachados:
Thiago e  Túlio, momentos antes da estréia em Divinópolis.
  A equipe do SESI Leopoldina que saiu nesta manhã de sábado rumo a cidade de Divinópolis para participar da fase regional do II Jogos Atleta do Futuro 2013. A equipe é do Esporte E3, jovens de 15 a 17 anos e alunos que estavam inscritos até o dia 30 de abril de 2013. Os atletas para participarem dos jogos e também de outros eventos oficiais precisam ter a carteira de identidade e nesta fase alguns não possuíam e por isso não puderam ir. Dois atletas que estavam relacionados não puderam ir, um por não ter entregue a autorização dos responsáveis e um outro que passou mal na hora da saída, acreditamos que foi pela expectativa da viagem e ansiedade já que nunca viajou com os demais companheiros. Os atletas chegaram por volta das 13 horas e se instalaram no hotel Picadilly e as 17 horas jogaram contra a equipe de Divinópolis e o placar final ficou em 51 para SESI Leopoldina X 14 para Divinópolis. A equipe volta as quadras amanhã as 9 horas contra o time de Nova Lima. A equipe do SESI Leopoldina é a atual campeã do I Jogos Atleta do Futuro, mas teve a saída de vários atletas que estouraram a idade, completando 18 anos, e passaram para o time adulto do SESI. Foram para Divinópolis os seguintes atletas: Cleryson da Silva Ramos, Luiz Gabriel Barbosa Elias, Thiago Dias Alfredo, Tulio Lazaroni Sacchetto, Wellington Domingues Ramalho e Yan de Souza Severo Silva e o técnico Edson Mateus Inácio (BOB), acompanhando no apoio técnico o Matheus Nogueira, atleta do time adulto.
                 As próxima etapa Regional acontecerá nos dias 14 a 16 de junho em dois locais: Juiz de Fora (Futsal E2 (13 e 14 anos) e E3 (15 a 17 anos)) e Pouso Alegre (Basquete E2 (13 e 14 anos)). Para a fase estadual, se as equipes forem classificadas, os atletas que entraram após o dia 30 de abril poderão participar, mas não sabemos ainda qual a data limite de registro. Todos os atletas do SESI viajam com todas as despesas pagas, deste o transporte, a alimentação e hospedagem e ao jogarem dentro de uma unidade SESI tem um seguro contra acidentes. Vale ressaltar que o objetivo maior das aulas esportivas do SESI é a formação do cidadão, o ensinamento dos valores do Esportes e as vitórias são consequências e não o objetivo maior e se um atleta se destacar nós torcemos que eles consigam alçar maiores vôos passando a compor outras equipes, caso do Atleta Jorge Iglesias (Basquete) que está no Nova Iguaçu do Rio de Janeiro e outros que foram para o Botafogo e Ginástico de Belo Horizonte e só não ficaram por falta de locais para ficarem.
                  Além do Futsal e Basquete a unidade de Leopoldina tem natação, handebol e hidroginástica e as pessoas interessadas devem comparecer com as cópias dos documentos dos pais: CI, CPF e comprovante de residência e do filho a Certidão de Nascimento ou CI, duas fotos 3/4 e o principal o atestado médico autorizando a prática de esportes esportivos. Os preços para modalidades individuais são: R$ 27,00 (Hidro e Natação) e  coletivas R$ 11,00 (Futsal, Basquete e Handebol). Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 32 3449-1284, e-mail: Leopoldina@fiemg.com.br falar com Junior ou Marcus Vinicius.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Alerta de Recall: Tylenol (Paracetamol) 200mg/ml – Gotas

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para recolhimento do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml – apresentação gotas, fabricado entre dezembro de 2011 a novembro de 2012.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 27 de maio de 2013, abrange 3.384.432 (três milhões, trezentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos e trinta e duas) embalagens do produto, com numeração de lote, não seqüencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatada possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento. Nesses casos, há risco de “danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjôos”.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 7286 767 ou pelo site www.tylenol.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.com.br.

EMPRESA LEOPOLDINENSE É BENEFICIADA PELA LEI DO PRODEM



Procurando fortalecer o Parque Industrial de Leopoldina, o prefeito Dr. José Roberto juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Matos, têm feito constantes incursões a diversas cidades mineiras, com objetivo de trazer várias empresas para o município. Entretanto as empresas locais não estão esquecidas e recebem incentivos para o seu crescimento.
     Hoje, dia 22 de maio foi assinada a homologação da doação de terreno para a empresa ECOMAX TECNOLOGIA LTDA, uma empresa genuinamente leopoldinense. A autorização para doação do terreno está de acordo com a Lei do PRODEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico do Município de Leopoldina).
       O objetivo principal da ECOMAX é a fabricação, comercialização de equipamentos para o transporte rodoviário de cargas e logística industrial (carrocerias de madeira e metal), caçambas estacionárias, equipamentos para veículos de carga.
     Para o crescimento da ECOMAX tornou-se imperativo a doação de uma área que pudesse permitir a manobra de carretas e caminhões para entrada no galpão a ser construído.
      O representante da empresa, Luiz Henrique Lopez Vilas, disse que diante do clima de otimismo com o mercado em crescimento, a ECOMAX poderá agora trabalhar na direção do aumento da capacidade de produção, e consequentemente com a geração de novos empregos. Segundo Luiz Henrique, a empresa tem como objetivo alcançar posição de destaque no setor, através da prospecção de novos produtos e abertura de novos canais comerciais.
     A Lei do PRODEM- Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico do Município de Leopoldina foi criada no governo passado do Dr. José Roberto de Oliveira.
     Com a construção de sua sede própria, a ECOMAX recebe, dessa forma, do município de Leopoldina um incentivo fundamental para o seu crescimento e para geração de novos empregos.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

terça-feira, 21 de maio de 2013

Título de Cidadão causa polêmica na internet.


O titulo de Cidadão Leopoldinense dado ao Senador Magno Malta do PR-ES está causando muitos comentários no Jornal Leopoldinense on line. As críticas se justificam, pois o titulo de CIDADÃO LEOPOLDINENSE deveria e deve ser dado a aqueles que ajudaram a cidade, a aqueles que adotaram a cidade e ajudam no seu desenvolvimento econômico, social, enfim a aqueles que de uma forma ou outra acrescentaram algo a Leopoldina, mas infelizmente o que se nota é que se usam esses títulos de maneira errônea e politicamente. A vereadora Kélvia Raquel foi infeliz nesta indicação a meu ver, mas não pode ser crucificada sozinha, pois o TITULO é votado em plenário e na matéria publicada não se fala quantos votos foram a favor ou contra, e acho que o voto é secreto se não me engano. Esse erro momentâneo não pode apagar os lados positivos e não serve de parâmetro para a nova câmara de vereadores, tenho certeza que os novos edis,  juntamente com os mais experientes tem muito a apresentar aos seus eleitores. Acho que chegou a hora de alguns políticos pisarem no freio e alguns até aterrizarem na terra, pois às vezes na empolgação de querer fazer muito, alguns até  aparecerem mais do que deviam, viajam na maionese. Concordo com alguns que dizem que política e religião devem caminhar separadas, inclusive acho até que a religião é uma coisa séria e que deveria se preocupar com o conforto dos seus fieis, no termo religioso e não utilizar, nem todos, a religião como plataforma política. Já se passaram seis meses dos novos governantes e eles agora têm que realmente mostrarem algo de novo, o povo anseia por melhoras na educação, saúde, emprego e ao invés de darem títulos e hora de cobrar atitudes dos poderosos da esfera estadual e nacional e conseguirem melhorias para Leopoldina. O povo não é mais bobo e sabe diferenciar o joio do trigo e a cada dia aprendem a votar e a mudar as coisas. E ao invés de darem Títulos para pessoas de longe, olhem para o seu lado e deem esses para quem merece realmente e as medalhas de honra ao mérito para aqueles leopoldinenses nascidos aqui que ajudam a desenvolver a cidade. Garanto que há quem mereça.
          Aproveito o ensejo para parabenizar ao prefeito José Roberto que faz uma justa homenagem ao radialista e dentista José Américo Barcellos, colocando o seu nome no CEO - Centro Especializado de Odontologia. Além de radialista Zé Américo atuou como dentista em sua vida, inclusive trabalhando durante um período no SESI, quando funcionava na sede do Sindicato Têxtil. Isso é uma demonstração de reconhecimento a tudo que ele fez na sua carreira de professor, dentista e radialista. Ninguém é unanimidade, mas garanto que a homenagem deve ter apoio de grande parte dos leopoldinenses.

domingo, 19 de maio de 2013

A historia da Familia Lisboa ... revivendo o passado para explicar o futuro.

No facebook estamos começando a movimentar um encontro entre os familiares da Família Lisboa. Tudo teve inicio com o nosso primo Luiz Felipe Lisboa Quirino criando a página com o nome da familia. Após isso estamos aos poucos reencontrando virtualmente os integrantes da mesma. Luiz Felipe localizou no site da Cantoni o inicio da familia Amaral Lisboa e a partir dai esta tentando atualizar a arvore genealógica da familia. Eu como tinha algumas fotos da família (albuns da Casa da Grama e da Carmosa) publiquei algumas fotos. Sei que o Eugênio Schettino Cerqueira (filho da Marta S. Ciqueira) também faz esse trabalho. Aos poucos estamos escrevendo o passado e revivendo no presente. Se você faz parte, tem fotos, informações sobre essas pessoas ajude-nos a montar essa árvore. Pois o presente é o reflexo do futuro e não podemos deixar que o tempo apague as lembranças.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mais uma conquista para Leopoldina vem ai a FITEDI.

Confirmada a vinda de mais uma indústria para Leopoldina, a Fitedi de Divinópolis, a noticia foi recebida com muita alegria pelo secretário de Desenvolvimento, Valter Matos, e pelo prefeito Municipal de Leopoldina, José Roberto. A Fitedi irá se instalar nas instalações da antiga Magmar e poderá atingir mais de 100 funcionários. Fitedi – Cia Fiação e Tecelagem Divinópolis conta, hoje, com cerca de 800 funcionários trabalhando em quatro turnos, vinte e quatro horas por dia.
Pelo trabalho sério que a empresa vem desenvolvendo com investimentos contínuos em seu parque fabril e constante treinamento de seus funcionários, vem conseguindo uma grande aceitação no mercado. Com uma área total de 37mil m² e 23mil m² de área construída a empresa é totalmente verticalizada. Sua linha de produção e constituída por fios, malhas, tecidos e enxoval para bebê.
Em 1999 teve início mais uma grande expansão da Fitedi. O prédio de sete andares onde funcionarão a confecção, expedição e escritório, já está praticamente concluído. Na primeira visita a Leopoldina, quando o prefeito, Zé Roberto, o secretário, Valter Matos, o chefe de Gabinete, Luiz Cabral, o Jarbinha da Imprensa oficial e  acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores, Otávio Arantes, de dois representantes da empresa a Leopoldina eles estiveram no SESI Leopoldina para ver a infra estrutura para o treinamento de pessoal para o setor de confecções. Na oportunidade eles disseram que possuíam, além de uma unidade em Divinópolis, uma unidade no estado de São Paulo e que a vinda para Leopoldina facilitaria o escoamento de seus produtos para o Estado do Rio de Janeiro. Em outra visita, também no SESI Leopoldina, eles se reuniram com algumas pessoas que estão treinando e outras que estão fora do mercado de trabalho (confecção) e viram a disponibilidade da mão de obra de Leopoldina. De parabéns a equipe do atual governo que está trazendo mais industrias para a cidade, primeiro o Bahamas, agora a FITEDI e além disso enviaram ou vão enviar a câmara de vereadores um projeto que atende a reinvindicação da SOL & NEVE que estava transferindo grande parte de sua produção para Miracema (RJ) na sua unidade SORVEPLUS, pois há tempos necessitava de um novo local para se expandir em Leopoldina e durante os últimos anos não conseguiu o mesmo. Agora o local que diziam que seria implantado o Corpo de Bombeiros (uma das promessas não cumprida pelo ex governo) deverá sediar um centro de distribuição da SOL & NEVE e há ainda a intenção de colocar ainda um centro de distribuição de uma fábrica de móveis de Ubá e uma ligada ao setor de piscina de Cataguases. Portanto, quando se quer e tem conhecimento e vontade de fazer a cidade melhorar o resultado vem e o que é interessante, divulgam quando as coisas estão concretizadas e não fazem apenas "promessas". O Secretário, Valter Matos, em conversa com a FIEMG REGIONAL por mais de uma vez, na minha presença, solicitou o apoio da mesma para trazer novas empresas para Leopoldina e há uma expectativa que isso poderá ser coroado de êxito. No início do ex governo, em reunião na Regional da FIEMG em Juiz de Fora, o presidente da mesma, Francisco Campolina, mencionou a intenção do Valtinho em trazer um laticínio para Leopoldina no governo anterior do Zé Roberto e elogiou a sua vontade de tentar modificar o perfil da cidade. Hoje ainda o Valter Matos, me solicitou que enviasse um e-mail ao Campolina, solicitando a vinda da Escola Móvel SESI SENAI com três cursos: Panificação, Costura e Eletricista e o pedido foi feito e aguardamos uma resposta positiva ainda este ano, sendo que mais 7 cidades fizeram a solicitação.
 

Empreendedorismo cataguasense em foco

Simpósio que discutirá realidade de pequenos e microempresários ganha destaque e cria programa na web. O Simpósio Empresarial e Estudantil de Pequenas e Microempresas e Cidades (Seepmec) a cada dia que passa ganha mais a identidade do empresariado local, aproximando-se de sua realidade, tomando ciências de suas necessidades e fraquezas, mas também descobrindo uma visão pouco menos conhecida por parte da população cataguasense, o comerciante local acredita na cidade.
A proposta do Seepmec é oferecer minicursos de capacitação que possam auxiliar, em especial, o microempresário na gerência de seu negócio, permitindo a criação de uma rede contatos para futuras trocas de experiências.
Previsto para agosto, a procura por inscrições para o Simpósio vem superando as expectativas e certamente ultrapassará as estimativas iniciais de 200 participantes, revela a coordenação do Seepmec, que trará à cidade nomes importantes ligados à gestão de micro e pequenos negócios. O Simpósio conta com apoio do Sicoob Coopemata, Energisa, FIC – Grupo Unis, Claro, Precisão, Mezzo, Neográfica e CDL.
Percebemos que o comerciante local sentia falta de ter um espaço onde pudesse externar suas necessidades e vivências. Do outro lado, estudantes de cursos superiores também têm a oportunidade de conhecer a realidade do empresriado local, possibilitando essa troca experiências. A adesão e o interesse pelo desenvolvimento da economia cataguasense foram tão significativos que o Seepmec criou um programa para entrevistar empresários de sucesso na cidade para poder disseminar mais a ideia de que é possível ter um negócio bem sucedido em uma cidade de médio porte, afirma Geraldo Filho, coordenador geral do Seepmec.
Programa Plano de Negócios entrevistará cases de sucesso da cidade
Dentro da proposta do Simpósio, a organização do Seepmec criou um programa para a internet, chamado Plano de Negócios, que entrevistará empresários de sucesso em seus segmentos em Cataguases. Nesse ano, serão realizados 10 programas, quinzenais, entrando às segundas-feiras no canal do Seepmec. O primeiro entrevistado do programa Plano de Negócios foi o proprietário da Tecidos C e S, Camilo Cristóvão Vicente. Falando sobre sua trajetória, Camilo relembrou as dificuldades que marcaram seu início, mas creditou à sua persistência e determinação o sucesso atingido pela Tecidos C e S, afirmando ter sido um empreendedor por necessidade. Clique aqui para assistir ao programa.
Para se inscrever e participar do Seepmec acesse www.seepmec.com.br.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vem ai o Primeiro Simpósio Empresarial e Estudantil de Pequenas e Microempresas e Cidades

Vem aí o primeiro Simpósio Empresarial e Estudantil de Pequenas e Microempresas e Cidades. Com o objetivo de levar informação e alternativas gerenciais aos participantes do Simpósio, o tema do Seepmec 2013 será Empreendedorismo com informação e cooperação, permitindo, assim, uma maior interação e troca de experiências entre os envolvidos.

O Seepmec reunirá grandes nomes ligados à gestão de pequenos negócios, ao cooperativismo e empreendedorismo. Conheça alguns deles: Inocêncio Magela, Deputado Federal Reginaldo Lopes e Fernando Dolabela.

Acesse www.seepmec.com.br e faça já a sua inscrição. Seepmec, dias 1, 2 e 3 de agosto. Curta nossa página e fique por dentro de todas as novidades do Simpósio.
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

HOMOLOGAÇÕES DE RESCISÃO DE TRABALHO SERÃO HOMOLOGADAS EM LEOPOLDINA


      Os contadores de Leopoldina solicitaram ao prefeito Dr. José Roberto empenho junto ao Ministério do Trabalho, para que as homologações das rescisões trabalhistas, sem sindicato de representatividade, fossem homologadas em nosso município, uma vez que contador, empregador e empregado necessitavam se deslocarem cerca de 100 quilômetros para que o empregador tivesse a tranqüilidade de ter quitada suas parcelas indenizatórias com recibo da Justiça de Trabalho e que o empregado pudesse receber seus direitos como FGTS e Seguro desemprego. O prefeito sensibilizado com essa justa reivindicação determinou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Matos que fossem tomadas as providências que se fizessem necessárias.

     Nesta segunda feira 06 de maio na sala de reunião do SINE, Valter Matos reuniu-se com os contadores de Leopoldina para comunicar que a partir dessa data todas as homologações seriam realizadas em nosso município com o aval do Ministério do Trabalho. O prefeito Dr. José Roberto disponibilizou espaço para que a advogada Dra. Nely Valverde e o Juiz de Paz de Tebas, Sr. José Galdino César Zampier, que serão responsáveis pelas homologações, pudessem cumprir novas e tão importantes funções que irão facilitar a vida de contadores, empregadores e empregados. As homologações acontecerão na sede do SINE todas as quartas feiras das oito às doze horas. Nesta reunião com os contadores, o secretário Valter Matos enalteceu o empenho dos contadores de nossa cidade e principalmente do Sr. Marcus Marinho do Ministério do Trabalho de Juiz de Fora, que muito ajudou a encontrar solução através da normativa número 15 da Secretaria de Relação do Trabalho.

     Serenidade e sensibilidade perante todas justas reinvidicações da população são características que compõem a administração do prefeito Dr. José Roberto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

sábado, 4 de maio de 2013

Comentários sobre a cidade e o SESI Leopoldina

- Recentemente a cidade de Leopoldina comemorou seus 159 anos e a unidade SESI Leopoldina participou com a Rua de Lazer. Alguns brinquedos como pula, pula, camas elásticas, ping pong e o Touro Mecanico fizeram a festa da garotada, havia a previsão de mais brinquedos mas na última hora houve uma quebra de alguns e não puderam vir a cidade. O empresário Tõe da Sorveteria Sol e Neve colaborou com o transporte colocando o seu motorista da carreta e um ajudante para acompanhar o funcionário do SESI Leopoldina, Silvério Beltrão, até a cidade de Juiz de Fora para buscar os brinquedos e a SOL & NEVE emprestou o seu caminhão baú. O evento ocorreu no período de 9 as 14 horas na Praça João XXIII e não houve custos para a Prefeitura Municipal, exceto o almoço aos seis profissionais do SESI Juiz de Fora que realizaram a rua de Lazer. O evento foi possivel graças a liberação da verba conseguida em Belo Horizonte para o pagamento da mesma. Infelizmente mais uma vez o SESI participa de um evento na cidade e não é citado nas matérias oficiais da prefeitura, mas o importante é que independente do reconhecimento nós nos fazemos presentes há anos na cidade, seja no esportes, seja nas recreações e seja no clube social que atende a vários setores da cidade.
- Neste sábado a equipe de Basquete Adulto do SESI Leopoldina (que incorporou os atletas da ABL - Associação de Basquete de Leopoldina) e elevou seus atletas que completaram ou irão completar 18 anos participa dos Jogos de Minas na cidade de Cataguases. As duas primeiras partidas tiveram os seguintes resultados: 
Além Paraiba 16 X 36 SESI Leopoldina
Viçosa  36 X 35 SESI Leopoldina
Neste momento a equipe esta em quadra definindo quem irá para a próxima etapa, estão jogando Ubá contra SESI Leopoldina.
- No dia 01 de maio a PIF PAF unidade de Leopoldina levou seus funcionários e familiares até a sede do SESI Leopoldina para participarem de uma confraternização aonde foi servido uma feijoada, refrigerantes e picolés aos presentes. O eventos transcorreu em um clima agradável e foi das 9:30 as 15 horas. Vale ressaltar a participação de todos no evento e a educação dos mesmos. Parabéns PIF PAF por promover eventos sociais que aproximam os seus colaboradores e suas famílias.
- Nesta sexta feira recebi o comunicado que está disponivel para vir a Leopoldina o projeto COZINHA BRASIL em setembro, esta semana estarei procurando parceiros para concretizar esta vinda. Será se não me engano a sétima ou oitava vez que a cidade recebe o mesmo.
- Já esta em ampla negociação entre a prefeitura de Leopoldina e alguns empresários a doação de terrenos para ampliação e instalação de empresas na cidade. Extraoficial fiquei sabendo que aonde iria funcionar o Corpo de Bombeiros (as margens da BR 116) deverá ser instalado o Centro de distribuição da SOL E NEVE (uma antiga reivindicação da indústria, um terreno para sua ampliação) e lá deverá gerar de inicio cerca de 40 empregos diretos, no mesmo local dizem que poderemos ter o centro de distribuição de uma fábrica de móveis de ubá e um setor ligado a produtos de piscina (não sei se fabricante ou representante de piscinas de fibra); vale ressaltar que há também uma negociação visando a reabrir o antigo prédio da Magmar com uma empresa de Divinópolis, trata-se da Fited, uma empresa que tem ramificações também no estado de São Paulo. Os proprietários já estiveram por duas vezes na unidade SESI vendo o centro de treinamento de costureiras que funciona numa parceria: prefeitura, Acil e SESI. Na primeira vez os dois citaram que seus clientes são do estado do Rio de Janeiro e a possibilidade de vir para Leopoldina proporcionaria um escoamento melhor da produção. Na primeira visita os mesmo falaram de que tipo de profissionais precisariam e na segunda fizeram uma reunião com cerca de 90 costureiras que estão dispostas a trabalhar na empresa. Vale ressaltar que o prefeito José Roberto esteve por 2 vezes esse ano no SESI, quando a visita dos dois empresários na primeira vez e no dia em que houve o inicio do treinamento de costureiras. Outras informações dão conta que o LOPAS fábrica de móveis, localizada na cidade de Rodeiro, estaria interessada em ampliar suas atividades instalando uma parte em Leopoldina, isso não é confirmado pelas autoridades até o momento, mas familiares do proprietário disseram a mim que o fato é verídico. Já o Bahamas é uma realidade a sua construção já está sendo feita, primeiramente o aterramento do local e há quem diga que com ele teremos uma filial da Ricardo Eletro dentro das suas dependências, ou seja, uma coisa puxa a outra.
- A partir de 2014 a Prefeitura ficará responsável pela manutenção dos postes de iluminação publica da cidade, não somente dos decorativos, mas de todos. É que a taxa de iluminação pública foi considerada inconstitucional e não poderá ser mais cobrada nas contas de luz. O serviço deverá ser tercerizado, já que prefeitura não tem caminhões que possam atender a demanda.
- Apesar do processo lento de recuperação da cidade o prefeito José Roberto tem conseguido conquistas para a cidade e no meu ponto de vista acho até que superou o ex prefeito nos seus 4 anos, nestes 4 meses de governo.
- O vereadores Oldemar Montenári, Paturi e Sávio fizeram, junto com amigos uma manifestação em frente ao antigo forum solicitando que ali seja instalado um centro cultural de Leopoldina no dia 27 de abril. Uma pessoa ligada a ele me avisou e disse: o Oldemar tá fazendo uma manifestação contra a sua vontade, se referindo ao comentário feito por mim que a PM estaria solicitando o prédio para a implantação da sede administrativa da Companhia Independente da PM de Leopoldina. Esclareço que não sou contra a transformação de uma área cultural, a minha preocupação é somente duas: primeiro perdermos a cia independente para a cidade de Cataguases, que já manifestou interesse em doar um espaço para a mesma e o centro cultural se apenas uma forma de desvio de dinheiro, como ocorre em vários setores. Não é dificil de se ver noticias de superfaturamentos, desvios de verbas e outros escandalos envolvendo a cultura. E por falar em cultura os vereadores poderiam tentar resgatar os arquivos da GAZETA DE LEOPOLDINA que infelizmente veio a morrer na circulação e os seus arquivos eu sinceramente não sei aonde estão. Sugiro também que os vereadores lutem para que o espaço do Shopping LAC (sei que é particular) possa ser criado um teatro, já que foi feito com essa intenção e não passou da intenção. Que a cultura precisa de crescer na cidade não há dúvidas e cultura engloba: teatro, bandas de músicas, dança, poesias e muito mais. Acho que o povo precisa de cultura em geral, inclusive mudar a cultura de se querer emprego e não serviço.
- Aconteceu na sede da ACIL uma reunião focalizando o PRONATEC. Na ocasião o representante da UFMG demonstrou que a entidade está apta a dar os cursos. Para quem não sabe o PRONATEC funciona da seguinte forma: o governo federal disponibiliza a verba diretamente a entidade que vai capacitar e ela utiliza para pagar os custos com profissionais, transporte e materiais didáticos. Acho interessante a cidade ter o Pronatec, mas fiquei preocupado com as sugestões dadas para alguns cursos como: pescador, barmam, disck joquei, churrasqueiro, modelista e outros. Será que precisamos dessas profissões imediatamente. Não seria interessante se procurar as indústrias, o comércio e os setores produtivos e verificar qual é a demanda necessária; Bomberáulicos, eletricistas prediais, costureiras para as confecções, pessoas para a área da sol e neve, atendentes melhores para o comércio e outros não são mais úteis. O SENAI pode atender a area industrial e tem o PRONATEC e acho que temos que ver profissoes que façam os atendidos terem uma renda fixa e não aquelas que irão servir de bico, ou seja, não sairão da baixa renda, pois sem registro não deixam o bolsa família. Essa é minha opinião posso estar errado, mas sinceramente o que vejo é um cabide de emprego a ser feito, com indicações para pessoas serem contratadas e nenhum benefício a população. Mas parabéns a quem colaborou com a palestra, pelo menos serviu para mostrar que o PRONATEC existe e é uma ferramenta de desenvolvimento de um povo, só espero que o povo tenha consciência disso, pois no ano passado 8 cursos foram oferecidos ao pessoal do bolsa família no SESI e de 15 alunos, haviam turmas que tiveram 3 a 5 alunos no final, desistiram muitos por medo de perderem o bolsa família e não queriam melhorar de vida.
- Outra informação que fiquei sabendo extra oficial é que a Rádio Jornal agora é 100 % do Roberto Bretas, o ex prefeito teria vendido sua parte. Espero que o mesmo tenha sucesso na empreitada, ele mesmo falou entre amigos no dia da inauguração do Fórum que estava fazendo um teste drive de empresário na rádio, pois agora está dedicando seu maior tempo a emissora. Sucesso Bretas e espero sinceramente que a emissora volte a ser o foco das informações da cidade. Como dizia o Zé Américo no passado: tudo passa pela Jornal. Hoje não vejo mais essa repercursão nas ruas. Não posso comentar mais pois desde que o ex prefeito Bené Guedes me retirou da emissora, não permitindo a renovação de meu contrato para programas aos domingos, não escuto a rádio, ouvi uma ou duas vezes. Mas nós que gostamos de rádio e fazemos por vocação e não por interesse financeiro torcemos que ela cresça e faça sua parte junto a comunidade. Em tempo, neste dia 02, eu fui responsável indireto de um desfalque na equipe o Junior do setor de escritório hoje é funcionário do SESI MINAS e esta trabalhando comigo na Unidade de Leopoldina.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SOLUCIONADO O PROBLEMA DE ÁGUAS PLUVIAIS PRÓXIMO À PRAÇA DA BANDEIRA


      Todas as novas etapas colocam problemas novos e muitas vezes complexos, entretanto a assistência dada à cidade como um todo é um dos caminhos escolhidos pela administração do prefeito Dr. José Roberto.

     Um problema que vinha se arrastando por longos anos, em todos os dias de chuva é um grande entupimento na rede de águas fluviais da Rua Gustavo Barbosa Miranda, Joaquim Murtinho e parte da Getúlio Vargas, próximo a Praça da Bandeira. O maior problema é que a rede é profunda construída com manilhas de 800 mm. muito antiga e sobre ela existem hoje diversas construções residenciais o que, como é lógico, impede sua substituição. Quando chovia a parte de baixo e porões das residências ali localizadas ficavam totalmente alagadas podendo trazer inclusive risco de desabamento.

    A solução encontrada pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura de Leopoldina sob o comando do Engenheiro Dr. Tarcísio foi a contratação de uma firma especializada em limpeza e desentupimento de fossa. A firma trouxe à Leopoldina um caminhão com bomba com hidrojateamento de alta pressão conjugada com bomba vácuo (sucção) de até pedra sólida de dois quilos e meio, sendo cinco mil de água para desentupimento e dez mil para sucção com extensão total de mangueiras de 120 metros, tanto para vácuo e para sucção.

      A determinação do prefeito é para cada problema encontrado uma solução, todavia não existe uma prioridade única e sim o objetivo de transformar nossa cidade num local onde cada morador sinta segurança, prazer de morar e de caminhar pelas ruas e praças.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina