segunda-feira, 30 de abril de 2012

Morre, aos 63 anos, o ator e produtor Luiz Carlos Buruca

São Paulo - Morreu na tarde deste domingo o ator e produtor Luiz Carlos Buruca, aos 63 anos, no Hospital Rio Laranjeiras, na zona sul do Rio.Luiz Carlos Pulchério de Medeiros, seu nome de nascimento, não resistiu a uma parada cardíaca que, de acordo com o hospital, foi a causa de sua morte.
Buruca trabalhou em peças brasileiras, como Memórias de um Sargento de Milícias, Vestido de Noiva, Deus lhe Pague, Apenas Bons Amigos, A Estrela Dalva e em adaptações brasileiras de obras estrangeiras como Charity, Meu Amor, O Tempo e os Conways, Bent e o supermusical A Chorus Line, de 1983.
Na televisão, participou de diversas novelas, entre elas A Moreninha, Estúpido Cupido, Kananga do Japão (onde viveu o cantor Vicente Celestino), O Clone, Alma Gêmea.
Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília, foi diretor artístico do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ). O local do enterro ainda não foi informado.

José Roberto está confiante que sairá candidato a prefeito nas próximas eleições

Nesta segunda feira, dia 30, uma pessoa ligada ao prefeiro atual, Bené Guedes, me informou que na próxima quinta feira teremos uma movimentação no processo do ex prefeito Zé Roberto em Belo Horizonte e me informou que o pré candidato está animado com o resultado. Há meses atrás publiquei que ocorreu um erro jurídico no processo e os advogados do citado aguardaram a votação da Ficha Limpa para verem o que faria. Segundo eu fui informado, inclusive por outros advogados que não são aliados do ex prefeito, realmente existe esse erro e é sujeito a revisão. Não sei se é isso, mas extraoficialmente, o ex prefeito e o ex vereador Emanuel Azevedo, foram condenados a 6 meses e a condenação segundo se ve é de 4 anos. Com isso os advogados tentaram cancelar o julgamento na segunda estância em Belo Horizonte e o ex prefeito poderá concorrer a prefeito. O próprio pre candidato em duas ocasiões me reafirmou que sairá a prefeito e está entusiasmado com a possibilidade. Segundo esse assessor do atual prefeito se ele for candidato não haverá chance para ninguém, pois ele é imbativel atualmente. Vamos aguardar e veremos o que teremos, eu por mais de uma vez, apesar das críticas ao ex prefeito na ocasião em que ocupava o cargo, senti saudades do seu governo e disse isso a ele pessoalmente. Agora se ele voltar a prefeitura poderá ficar não 4, mas até 8 anos se fizer um bom governo.

domingo, 29 de abril de 2012

Basquete perde mais uma no Jogos Minas 2012

O Basquete de Leopoldina voltou as quadras novamente neste sábado e perdeu para Viçosa 50 x 29 Leopoldina. 1º Quarto Viçosa 19 x 07 Leopoldina, 2º Quarto Vi,çosa 06 x 05 Leopoldina,3º Quarto  Viçosa 13 x 11 Leopoldina e 4º Quarto Viçosa 12 x 06 Leopoldina. Com esse resultado o basquete está eliminado. O Basquete de Leopoldina disputou todos os anos no JIMI e agora no Jogos Minas 2012. O time anteriormente era da ABL - Associação do Basquete de Leopoldina e esse ano foi representado pelo  SESI Leopoldina.

sábado, 28 de abril de 2012

Se você quiser saber alguns dados de Leopoldina na parte financeira acesse...

Em uma matéria recém publicada informei que não há a tão esperada transparência no municipio com a divulgação dos gastos e receitas da atual admnistração. Se você quiser saber alguns dados acesse:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/index.asp que serve para ver os gastos por áreas nos anos anteriores até 2010.
Agora se você quiser saber o que veio para Leopoldina acesse:
http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/ConveniosListaMunicipios.asp?UF=MG&Estado=MINAS+GERAIS&CodOrgao=&Orgao=undefined&TipoConsulta=0&Periodo
onde você tem todos os municipios mineiros e as verbas que vieram de 01/01/1996 a 24/04/2012, lá tem quando e o valor liberado para a cidade nos convênios com o Governo Federal. É muito interessante... acesse e veja você mesmo.

Basquete de Leopoldina perde a primeira partida em Cataguases nos JOGOS MINAS 2012.

Neste sábado a equipe do Basquete de Leopoldina que foi integrada ao SESI Leopoldina jogou pela primeira vez nos Jogos Minas 2012 e perdeu pelo placar de Ubá 59 x 36 Leopoldina (SESI Esportes), dividido da seguinte forma:1º Quarto Ubá 16 a 03 Leopoldina, 2º Quarto Ubá 26 a 13 Leopoldina, 3º Quarto Ubá 11 a 14 Leopoldina e no 4º Quarto Ubá 20 a 13 Leopoldina. Segundo informações do Técnico da Equipe e coordenador do SESI Leopoldina, Edson Mateus (Bob) tudo ocorreu dentro do esperado e neste ano a equipe adulta que disputava o JIMI até 2011 (houve a troca do nome da competição está com 03 atletas (Thales, Orlando, Sanderson) da equipe sub-17 do SESI Leopoldina e eles chegaram a entrar na equipes após a ida dos Denis de Souza para o Botafogo F.R e do Johnatam Peeres para o um clube do Rio de Janeiro após ter pedido o desligamento do SESI Leopoldina através de sua mãe e não sabemos para qual clube ele foi , pois nenhum dirrigente do clube fez contato com a Gerência do SESI - Leopoldina. A proxima partida será neste domingo, as 10:30 horas, no Ginásio Max Baer, contra a equipe de Viçosa.
Outra profissional do SESI Leopoldina que está acompanhando uma equipe é a Fabiana Esteves que acompanha a cidade de Manhuaçu na modalidade Handebol. O secretário municipal de Manhuaçu e gerente da Unidade SESI de Manhuaçu, Saulo Delano Durães Garcia, após ter tido problemas com a vinda do profissional da cidade para o evento, na quinta feira solicitou a ajuda do SESI Leopoldina na intermediação e liberação da profissional para acompanhar sua delegação nos 5 dias de evento. A professora Fabiana Esteves foi contratada para participar do evento.
Em tempo a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Leopoldina, Rosangela , passou mal e teve que ser levada a Casa de Caridade Leopoldinense para ser atendida. Recentemente a mesma teve problemas de saúde e ficou internada. Não temos noticias atualizadas sobre seu estado de saúde no momento.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Internauta faz questionamento sobre entrega de casas... quem pode responder...

Oi boa noite Marcus gostaria de pedir informações se puder me dar sobre as casas do condominio José Nelson Reis Junqueira "nova Leopoldina " . Será que vão mesmo entregar esse Ano. O que falta arrumar ? Fizeram licitação , foi aceita? Ligo  pras secretarias de habitação, obras e assistência social , eles dizem que é em junho depois julho e depois que nao sabem . Se você souber os motivos reais por favor me informe . Meu muito obrigado . Sorte sempre ! Bianca

Resposta da Secretária de Assistência Social - Valéria Bennatti.
Sra Bianca. A Secretaria Municipal de Assistência Social não tem informações sobre obras do Programa Minha Casa Minha Vida. O que compete à Prefeitura neste Programa do Governo Federal é seleção da"demanda" ou seja, incrições dentro dos critérios, sorteio, "dossiê" e também orientação quanto a documentação.Portanto, não temos conhecimento de prazo para entrega das casas mas, pode ter certeza que tudo que pudermos estaremos fazendo para que estas casas sejam entregues o mais rápido possível. É assim que o Prefeito orienta os secretários envolvidos neste Programa. Abraços e sempre ao seu dispor para quaisquer esclarecimento. Valéria Equi Benatti Bartoli - Secretária Municipal de Assistência Social

Leopoldina 158 anos é hora de refletir e reagir...

Hoje 27 de abril de 2012 Leopoldina comemora 158 anos e é hora de refletirmos um pouco sobre o nosso momento.  Leopoldina como eu já falei vive um momento de estagnação política e financeira. E de quem é a culpa? Sinceramente de todos nós, de todos os setores, geralmente jogamos a culpa apenas no poder executivo (na prefeitura), mas cada um tem a sua parcela de culpa e responsabilidade. O executivo, o legislativo, o industriário, os comerciantes e a população. Olhando no passado vemos que a cidade foi o centro de atenção em outras gerações, mas o conservadorismo parou a cidade. Apesar de estarmos no século XXI ainda vivemos na cidade como nos tempos dos coronéis. Aqui a cidade durante os últimos anos na hora da eleição é dividida em grupos: grupo a, grupo b, grupo c e como no passado poucos há mais de 25 anos se alternam no poder, ou direta ou indiretamente. Infelizmente não vemos uma união realmente dos grupos para o bem de Leopoldina. Falta uma concentração de forças para levar Leopoldina para frente.  Os jovens e a população desiludida muitas vezes pensa em anular o seu voto ou votar em branco como forma de protesto, mas isso não resolve o problema. É preciso que você note que tudo depende direta ou indiretamente  do poder executivo, pois as verbas federais e estaduais passam por ali. E a única arma que nós temos para tentar modificar a situação é com o voto consciente e pensar mais no coletivo do que no individual. Leopoldina vive os momentos políticos como forma de muitos ganharem dinheiro, são os tradicionais cabos eleitorais. Começo histórias que um mesmo cabo eleitoral trabalhava para um, dois e três políticos e de manhã leva numa casa um candidato, a tarde outro e a noite um terceiro, e o pior é que recebia benefícios ou um pagamento dos três. Há os profissionais do voto, aqueles que vivem de dois em dois anos com os seus serviços a disposição dos políticos. 
Leopoldina está órfão de apoios estaduais e federais, essa é a verdade. Há sim alguns políticos que mandam ou melhor, reivindicam algumas verbas ou melhorias para a cidade, mas são poucas se compararmos com a cidade de Muriaé, Cataguases e Ubá. Acredito que os três últimos prefeitos: Márcio Freire, José Roberto e Bené Guedes tiveram erros e acertos e sinceramente pensaram que estavam indo bem e se não acertaram em alguns pontos por certo a culpa são dos aspones “assessores de p. nenhuma”, que são na maioria aqueles que passam anos e anos e ficam agarrados no poder, muda-se os anéis mas continuam os dedos. Acredito que o grande problema hoje na cidade são os acordos pré eleitorais para se chegar a vitória, pois após a eleição a cobrança vem até os eleitos e  eles ficam presos a um partido, a um deputado ou até mesmo a uma situação indesejável. Hoje aos 158 anos, lembro que a baixa estima que existia na cidade ao invés de cair aumentou. O atual governo teve vários erros e alguns acertos, faltou acho que mais dinâmica na divulgação dos resultados.  Por exemplo o tão falado passe escolar, era necessário mudanças e houve, podem ter ocorrida uma ou outra injustiça, mas venhamos e convenhamos quantas escolas foram reformadas, quantos móveis foram comprados, quantos veículos foram adquiridos? As ruas esburacadas é uma realidade, mas pude ir em alguns locais e vi que agora no apagar das luzes estão reformando algumas ruas.  A geração de emprego ficou a desejar, quantas novas empresas foram abertas na cidade ? Se colocarmos na balança acredito que fecharam mais que abriram.
Acho que o governo deixou a desejar na área da saúde, pois sei das dificuldades encontradas, mas verbas vem se são as ideais não sei, mas acho que faltou gerenciamento melhor na área. Só como exemplos: fecharam o centro cardiológico, o centro de fisioterapia, o oftalmológico e os PSFs não estão cumprindo o seu objetivo. Pelo que sei PSF é para prevenir e as equipes deveriam visitar rotineiramente as residências e fazer o acompanhamento familiar, não sei se todos tem problemas mas o que atende a minha residência deve ter de 2 a 3 anos que nenhum atendente ou colaborador visita minha casa e nem a dos vizinhos. E antigamente a visita era realizada.  Acho que a educação deixou a desejar no quesito melhoria do ensino, vejo que os jovens estão saindo das escolas sem saberem o básico, uma pessoa me contou que há jovens que nem sequer sabem escrever o próprio nome direito. A culpa é do sistema, pode ser, mas deveríamos olhar nossas escolas e ver o que poderia melhorar, sei que a lei tirou o poder dos professores e a culpa de chegarmos aonde estamos na maioria das vezes são dos pais que nem sequer acompanham seus filhos e muitas vezes passam a mão na cabeça dos mesmos e acham que os filhos são os santos. O esporte houveram algumas realizações, mas se olharmos para trás caiu e muito. O governo bateu cabeça entre si mesmo, não é raro ouvirmos que o secretário tal ficou isolado, que fulano atrapalhou o outro, não houve união na maioria das vezes entre eles próprios, ouve sim a guerra do ego acima do cargo.  Acho que o governo tem boa oratória e falha na execução. Uma cobrança que eu ouvia no passado era que não havia transparência nos governos, hoje a mais de três anos no poder cadê as demonstrações das contas públicas em outdoor como acontece em algumas cidades da região? Criticavam os governos anteriores de deixarem tudo para o último ano para tentar ganhar a eleição e isso mudou? Dos nomes colocados até agora nas ruas qual deles é o menos comprometido com esse ou aquele grupo? Qual deles é o mais capacitado? Qual deles terá o objetivo maior de melhorar LEOPOLDINA e quem sabe fazer um governo de colisão unindo os três grupos políticos que de enfrentam para fazer uma cidade melhor? Qual é aquele que vai vencer nos projetos e não no dinheiro? Na realidade o povo tem que pensar bem e votar consciente e não trocar o seu voto por favores ou benefícios pessoais, pois se você recebeu antes da eleição não pode cobrar depois. As vezes sou considerado radical, são considerado fofoqueiro, o meu blog é chamado de o blog da fofocas, mas muitas coisas que escrevi aqui, que falei no rádio quando tinha programa falei com os políticos que aqui cito. O atual governo no seu primeiro ano alertei ele de alguns erros e tenho testemunhas pois foi numa festa e um ex prefeito até me parabenizou e disse gostaria que alguém tivesse a coragem de ter falado isso comigo na minha época. Sei que estou jogando muitas palavras ao vento mas acho que chegou a hora desses pré candidatos deixarem de lado os aspones e colocar gente que não apenas venham até eles para elogiar e iludir, mas acima de tudo venham até eles demonstrarem os acertos e erros, que tenham a coragem de falar a verdade e não só bajularem. Ao encerrar o meu comentário gostaria de saber se alguém sabe me informar algumas coisas: quantos funcionários a prefeitura tem hoje efetivos? Dizem que gira em torno de 1.400 , é verdade? Quantos cargos de confiança há na prefeitura  e os respectivos salários? Isso incluindo o primeiro até o último escalão.  Afinal para uma prefeitura que tem tantos funcionários, por que é necessário se contratar tantos estagiários, quantos são?  Falta pedreiro, calceteiro, encanador, maquinista e afinal o que foi feito para qualificar e melhorar o atendimento ao público? E no caso dos vereadores eles sabem que a função deles é fiscalizar e criar leis? Acho que falta sair do mundinho de Leopoldina visitar outros municípios, criar incentivos fiscais para aumentar os empregos, mas para isso é necessário economizar e equilibrar o número de funcionários. A prefeitura tem que ser mais parecida com algumas empresas privadas, mas ai tem que cortar a própria pele e não vejo coragem para isso. Mas a culpa toda é da prefeitura?
Não, quantas empresas atuam com responsabilidade social na cidade? Quantas empresas pagam um salário mais justo? Quantas empresas visam o lucro, mas visam a melhoria em geral de seus funcionários, da sua área de atuação e da cidade? Parabéns Leopoldina pelos 158 anos, mas com minha resalvas. E espero que a placa aqui jaz Leopoldina fique bem longe pois do jeito que estamos indo esse será o fim do município.
Em tempo não sou o dono da razão, mas pelo menos tenho a coragem de questionar. E é por essas e outras que não passo de um simples cidadão leopoldinense, muitas vezes perseguido e não valorizado por ter a idenpendência para falar sem se preocupar com quem está atrás ou do lado ouvindo. O Blog é um espaço aberto e nunca tirei proveito dele para benefícios pessoais.

Show de abertura das comemorações do aniversário da cidade foi um fracasso de público

- Nesta sexta feira, dia 26, aconteceram dois shows como forma de abertura das comemorações do aniversário de Leopoldina, mas o que se viu foi o reflexo do momento que vivemos na cidade: fracasspo total.  Ao iniciar por volta das 21 horas aconteceu a composição das autoridades no palco na Praça João XXIII onde o prefeito Municipal Bené Guedes fez o seu pronunciamento. Na oportunidade  tomei conhecimento que o Kalon Moraes agora é agora integrante da impresa oficial da prefeitura, sendo chamado ao palco. Neste evento tivemos a presença do deputado estadual Braúlio Braz. Esse momento foi feito para "meia dúzia de pessoas" presentes. Por volta das 23 horas eu estive na praça e achei o público pequeno para o primeiro show musical, mas acreditava que melhoraria no passar do tempo. Por volta das 01:30 horas deste dia 27 com o show do The Brothers, que é um conjunto reconhecido, o público era também insatisfatório. Alguns comentavam que o Bar do Telo e a danceteria do Mar Center deveria ter mais gente que a festa na Praça. Já nesta sexta feira, dia 27, a Banda passou nas ruas fazendo a alvorada musical e as 8:30 horas teve inicio dos pronunciamentos e hasteamento de bandeiras. Não estive presente mas fiquei sabendo que o público também era pequeno e alguém me ligou e disse: o CAIC vai fazer homenagens a algumas instituições da cidade em seu desfile, inclusive 4 alunos do CEFET desfilaram e alguns representantes da área esportiva também estavam presentes e um comentário foi feito: " O SESI não foi convidado?" e a mesma pessoa respondeu a pergunta: "Há esqueci SESI é dos pobres e por isso não tem valor. Só serve para quebrar o galho e ajudar nos momentos de atendimento social." Respondi que essa é a realidade da cidade. A festa do dia 26 mostra que a cidade vive dois momentos: falta de movimento financeiro e estagnação total em todos os setores e por outro lado muitos "os que podem e tem condições financeiras" aproveitaram o feriado prolongado para ir viajar. Na realidade vou fazer um comentário aqui que muitos irão me criticar, mas como não ligo para a opinião de alguns não posso me calar. A festa do MOTOCICLISTAS é interessante para quem?  Acredito que os bares, restaurantes e hotéis, pois esses lucram com os visitantes, mas o comércio será que tem benefícios? Não posso afirmar mas o que vejo são barracas de fora vendendo produtos alusivos a festa e levando o dinheiro para fora, pois pagam um alvará provavelmente simbólico e lucram com a venda de seus produtos. Não sou contra a festa mas acho que se colocarmos na balança o custo benefício não vale a pena. Acharia mais interessante que o evento tivesse mais apoio dos comércios citados. Mas enfim essa é Leopoldina, cidade que se não despertar irá ficar parada na história como aqui já foi isso, já foi aquilo...
- E ao completar mais um aniversário e termos o ano eleitoral aproximando e com os fogos soltos em grande volume aguardaremos algumas interrogações feitas pelo Ministério Público e até os vereadores com referências a pagamentos efetuados há algumas pessoas neste governo. digo assessoria de turismo e gastos com festas populares.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Morre o cantor Dicró

Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Dicró (Mesquita, 14 de fevereiro de 1946Magé, 25 de abril de 2012), foi um cantor e compositor brasileiro de sambas satíricos. Ao lado de Moreira da Silva, Osmar do Breque, Germano Mathias e Bezerra da Silva, é considerado um dos principais sambistas da linha humorística. Entre suas letras bem-humoradas, destacam-se aquelas em que ele falava mal da própria sogra.







quarta-feira, 25 de abril de 2012

SESI Leopoldina conquista 10 medalhas no Festival de Esportes de Além Paraiba

Neste dia 21 de abril a Unidade SESI Leopoldina, bem como as unidades de Pirapetinga e Muriaé estiveram participando do FESTIVAL DE ESPORTES DO SESI ALÉM PARAIBA. A partir das 08 horas as delegações foram recepcionadas com um café da manhã para as delegações e a seguir as 09 horas começaram as apresentações das categorias de natação a partir de 3 anos de idade para os presentes, paralelamente ocorreu a partida de voleibol feminino entre um Colégio de Além Paraiba e o SESI Pirapetinga. Ocorreram 20 provas de natação ao todo nas modalidades crawl, peito, costas e borboleta e também uma partida entre o SESI Além Paraiba e SESI Pirapetinga no futsal alunos de 09 e 10 anos. A Equipe de Leopoldina que tinha a previsão de levar 32 atletas foi com 22 alunos, pois alguns os pais não deixaram ir ou os alunos tinham outros compromissos. Foi a primeira competição nos últimos anos que nossa equipe participa e os alunos se sairam bem: 4 atletas já haviam participado em anos anteriores de competições sendo os mesmos: Scarlatet, Juan Pablo, Ian e Ester e os demais eram a primeira viagem na modalidade natação. As medalhas de Leopoldina foram nas seguintes provas:
Rebeca - Larissa - Scarlate
Crawl Pré Mirim Feminino
1º Lugar - Rebeca Oliveira - 21'56" (Além Paraiba)
2º Lugar - Scarlate da Silva - 21'60" (Leopoldina)
3º Lugar - Larissa Ramalho - 22'83" (Além Paraíba)







Heitor - Thulio - Thiago
 Crawl Pré Mirim Masculino:
1º Lugar - Heitor Scalla - 20'51" (Muriaé)
2º Lugar - Thulio Scalla - 20'57" (Muriaé)
3º Lugar - Thiago Lourenzo Carvalho - 21'07" (Leopoldina)







Ester - Emiliane - Bruna
Crawl Mirim Feminino:
1º Lugar - Ester Pacífico - 17'30" (Leopoldina)
2º Lugar - Emiliane Vitória - 20'35 (Muriaé)
3º Lugar - Bruna Gonçalves - 20'50 (Leopoldina)








Yan - Renato - Eleomar
Crawl Mirim Masculino:
1º Lugar - Yan Garbeline - 17'03" (Muriaé)
2º Lugar - Renato Gonçalves - 17'74" (Leopoldina)
3º Lugar - Eleomar Gonçalves - 18'03" (Além Paraíba)



 


 

Ester - Munique - Laís

Costas Petiz Feminino:
1º Lugar - Ester Pacífico - 22'94" (Leopoldina)
2º Lugar - Munique Vardieiro - 25'94" (Muriaé)
3º Lugar - Laís Fernandes - 28'68" (Além Paraíba)







Peito Petiz Feminino:
1º Lugar - Gabriele de Oliveira - 35'65" (Além Paraíba)
2º Lugar - Ester Pacífico - 27'89" (Leopoldina) - neste caso houve uma punição técnica da comissão organizadora.





Lucas - Caio - Juan Pablo
Peito Petiz Masculino:
1º Lugar - Lucas Oliveira - 21'28" (Além Paraíba)
2º Lugar - Caio Gonçalves - 22'69" (Leopoldina)
3º Lugar - Juan Pablo Miguel - 25'62" (Leopoldina)







Cassiano - Walysson - Samuel
Peito Infantil Masculino:
1º Lugar - Cassiano Pereira - 21'82" (Além Paraíba)
2º Lugar - Walysson Silva - 22'66" (Além Paraíba)
3º Lugar - Samuel Chagas - 29'07" (Leopoldina)







Edson (Bob)- Benedita - Marcus - Jorge
- Letícia - Fabiana
 O Festival foi realizado com o apoio do SESI MINAS e da Associação Comercial de Além Paraíba e o presidente da entidade Fernando Junqueira esteve presente durante todo o evento. A gerente do SESI Além Paraíba, Benedita Souza, ressaltou que o encontro marca um novo conceito de valorizar as unidades SESI da região que tem as mesmas dificuldades e desafios a serem enfrentados e que espera que novos encontros em Leopoldina e Muriaé possam acontecer fortalecendo o projeto Atleta do Futuro. Após as provas foi oferecido um almoço aos atletas e dirigentes e a premiação da modalidade natação. Todos os atletas que participaram receberam uma medalha de participação do evento. Gostaria de parabenizar ao SESI Além Paraíba, a Associação Comercial de Além Paraíba, o Professor e coordenador de esportes do SESI daquele município, Jorge e os alunos da faculdade de Educação Física que realizaram um evento que agradou a todos. E parabenizar aos alunos do SESI Leopoldina que se saíram bem em todas as provas e tiveram um comportamento excelente acima de tudo, pois nossa preocupação maior é com a formação do cidadão.

terça-feira, 24 de abril de 2012

José Roberto se não for candidato pode não da apoio a ninguém...

- Segundo um pré candidato a prefeito nas próximas eleições municipais recentemente o ex prefeito José Roberto de Oliveira teria dito em um local que caso ele não seja candidato poderá não apoio nenhum outro candidato. Segundo informações a disputa para conseguir seu apoio está entre : Brenio Colli (pré candidato a prefeito) e José Newton de Oliveira (pré candidato a prefeito). Há informações que o Brenio poderá compor tendo como vice Antonio Augusto Neto, Guto da Farmácia (pré candidato do PMDB). O pré candidato Zé Newton disse que caso não seja o cabeça de chave, ou seja, o candidato a prefeito ele não sairá a nenhum outro cargo e não dará apoio a ninguém. Há a previsão de no próximo dia 30, o grupo do ex prefeito já ter definido como ficará a situação e qual será o candidato do grupo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

LEOPOLDINA COMEMORA 158 ANOS COM 4 DIAS DE FESTA


A programação de aniversário dos 158 anos de Leopoldina está recheada de atividades e promete mais dias de festividades neste ano, começando na quinta-feira à noite, estendendo até domingo.
            Neste ano, para aumentar as celebrações, o aniversário terá dentro da programação de festividades o 9° Encontro Nacional de Motociclistas de Leopoldina, promovido pela AMOL – Associação de Motociclistas de Leopoldina – e patrocinada pela Prefeitura de Leopoldina.
            Na quinta, dia 26, acontecerão dois shows na praça General Osório com as bandas Ratazzanaz, prata da casa, e The Brothers e também será comemorado o 1° Aniversário da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Leopoldina, no Clube do Moinho, com entrega de premiações e confraternização.
No dia 27, a partir das 6 da manhã, começam as atividades oficiais com a tradicional alvorada pelas ruas centrais da cidade das Bandas Lira 1° de Maio e Princesa Leopoldina. Em seguida, o desfile remetendo às passagens mais notáveis de Leopoldina: no ensino, na economia, na Cultura, nos esportes e na política, apresentado pelas Escolas Municipais, Conservatório de Música Lia Salgado, Equipes Esportivas, Folias de Reis, Blocos Carnavalescos, Grupos de Dança, entre outros, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Rosângela Lima, e também presidente do Conselho de Patrimônio, declara que a parceria com as conselheiras Filomena Gonrado, Natânia Nogueira e Josiani Schettini, com o Superintendente de Cultura, Geraldo Filho e a Pedagoga Josiani Teixeira, para fazer um desfile remetendo o município à sua história é um resgate memorialístico e que faz parte do projeto EDUCAR, de educação patrimonial do IEPHA-MG, cujo objetivo é dar notoriedade e crescimento às pessoas e fatos que contribuíram para o progresso de nossa “Mineira gostosa”, “Athenas da Zona da Mata”, “Pequena Leopoldina” que tentam traduzir a grandeza de Leopoldina.
 Encerrando as atividades da manhã, o grupo Violão Enluarado do CEM Lia Salgado fará uma apresentação para os leopoldinenses e turistas. Na parte da tarde, o ápice da festa deste ano: quando serão sorteados os números e a entrega simbólica das chaves das casas para os moradores do Condomínio Verônio Barbosa Resende, no bairro Tomé Nogueira, e a inauguração do PSF Maria do Carmo Teodoro Santiago (Dona Carminha), do Bairro Alto dos Pirineus.
            Já o Prefeito Bené Guedes espera que, com a feliz coincidência das datas, Leopoldina possa receber bem seus filhos ausentes e turistas para festejarem nossa cidade.

domingo, 22 de abril de 2012

Companheiras Muito se tem falado a respeito dos avanços conquistados pelas mulheres, se por um lado valorizamos cada um desses avanços e afirmamos que não queremos retroceder, pois sabemos que cada um deles é fruto de nossa luta e da luta daquelas que nos antecederam,  de outro sabemos que estamos longe de termos o que comemorar.
A violência contra a mulher persiste como forma de dominação nos espaços públicos e privados, segue acontecendo majoritariamente dentro de casa – por parentes, parceiros ou ex-parceiros. Dados atuais apontam que a cada 24 segundos uma mulher é espancada no Brasil e de 25 a 30% das meninas são abusadas sexualmente antes de completarem 18 anos.
Mesmo mais escolarizadas ganhamos menos pelo mesmo tipo de trabalho ­ – nossos salários, em Minas Gerais, são em média 68,7% do salário de um homem, valor inferior a média nacional - 70%. Estamos submetidas a maior desemprego, a ocupar postos de trabalho mais precários - cerca de 69,2% das jovens mineiras de 16 a 24 anos  realizam trabalho informal, e a suportar jornadas de trabalhos mais extensas devido ao acumulo das 29 horas e 21 minutos de horas despendidas no trabalho domestico e de cuidados com filhos e pessoas doentes (os homens referem 8 horas e 46 minutos).
Mesmo com rendimentos menores, somos as únicas responsáveis pelo sustento de 35,62% das famílias mineiras e partilhamos a responsabilidade em outros 33,31%. Cresce o número de pais que não se responsabilizam de nenhuma forma pelos seus filhos.
Não temos acesso a saúde integral, possibilidade de manejar nossa saúde reprodutiva com autonomia, e seguimos morrendo por motivos evitáveis – agrupados em um índice chamado mortalidade materna. Nossos corpos seguem sendo utilizados na venda de produtos em geral – associados mercadoria, prostituidos e traficados.
Sabemos que essas superações somente acontecerão se agirmos juntas, por isso O Movimento do Graal propõe a participação no projeto de “Capacitação de Conselheiras de Direitos da Mulher no Estado de Minas Gerais”, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher / Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESE. Queremos fundamentalmente aumentar nossa capacidade para esse “agir juntas” - fortalecer a organização social e política das mulheres na busca de efetivação dos seus direitos. Pretende-se capacitar 2490 mulheres (lideranças, representantes, conselheiras, etc) de 250 municípios do Estado de Minas Gerais.

·         OBJETIVOS E ABORDAGEM
O projeto visa contribuir para compreensão de que a organização política e social das mulheres é fundamental na defesa e garantia dos seus direitos em prol de sociedade mais igualitária e justa. Nesse sentido serão promovidas atividades formativas e/ou capacitação na quais as mulheres poderão debater e refletir sobre como organizarem ou fortalecerem seus espaços organizativos (conselhos, associações e grupos) desde uma perspectiva de combate as desigualdades de gênero. Assim também, pretende-se que nessas atividades formativas gerar uma reflexão plural e interdisciplinar que ajude e fortaleça a compreensão da defesa e garantia dos direitos das mulheres como aspectos estratégicos para fomento das políticas públicas das mulheres e sua articulação distintas áreas das políticas sociais.

·         PÚBLICO ALVO: a) Lideranças femininas e/ou comunitárias; b) Conselheiras municipais dos direitos da mulher; c) Representantes do poder público; d) Representantes da sociedade civil organizada.

·         METODOLOGIA

a) Atividade formativa a distancia: teleconferências a serem transmitidas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTS). Essas atividades incluirão: exposições, debates e plenárias. Carga horária: 6 horas/aula (2x 3Horas).

b) Atividades presenciais: seminários a serem realizados nas 10 macroregiões do estado de Minas Gerais. Os seminários envolverão: trabalho de grupos, exposições, debates e plenárias. Carga horária: 6 horas/aula.

·         TEMÁTICA E CRONOGRAMA

TELECONFERÊ NCIAS (3 horas/aula)
DATA/ABRIL
REGIÃO

·         Debate da realidade local/regional
·         Retrato local/estadual das desigualdades femininas: mercado de trabalho, relações sociais de gênero e trabalho doméstico (indicadores sociais).
·         Processo de luta e organização política feminista
23 de Abril
Sul
24 de Abril
Norte
Noroeste
Vale de Jequitinhonha
25 de Abril
Triângulo Mineiro
, Alto Paranaíba
Centro Oeste
Zona da Mata
26 de abril
Central
Vale do Rio Doce
TELECONFERÊNCIAS (3 horas/aula)
DATA/MAIO
REGIÃO
·         Caminhada histórica das mulheres: ondas do feminismo e direitos humanos
·         Desafios atuais: trabalho e/ou usos do tempo, violência de gênero, e esferas pública/privada.

14 de maio
Sul

15 de maio
Norte
Noroeste
Vale de Jequitinhonha
16 de maio

Triângulo Mineiro
Alto Paranaíba
Centro Oeste
Zona da Mata
17 de maio
Central e Vale do Rio Doce
SEMINÁRIOS (6 horas/aula)
DATA/
REGIÃO
·         Retrato dos problemas e desafios das mulheres. Eixos chaves e flexíveis: violência contra a mulher e trabalho (naturalização e usos do tempo)
·         Ferramentas para organização política das mulheres: diagnóstico participativo, planejamento estratégico e organizacional.
·         Criação, incentivo, organização e manutenção dos conselhos municipais de direitos das mulheres,

*Agosto a Novembro de 2012
1-Zona da Mata
2- Sul
 3-Triângulo Mineiro,
4-Alto Paranaíba,
5-Centro Oeste
6-Noroeste
7- Jequitinhonha/Mucuri,
8-Vale do Rio Doce
 9-Norte
10- Central.

*Observações: As datas de realização dos seminários serão informados e as cidades pólos serão informados posteriormente.

Endereços dos CVT: site: www.inclusãodigital.mg.gov.br

Número de Vagas: As vagas são limitadas e  de acordo com a capacidade  de números de participantes dos CVT “consultar o  site : www.inclusãodigital.mg.gov.br

Data de  recebimento  Inscrição: de 20  de março a  13 de      abril de 2012-03-19 As inscrições recebidas fora do prazo serão incluída somente se  houver disponibilidade de vagas  no CVT   de acordo com sua capacidade de participantes

·         INSCRIÇÃO :
As participantes poderão se inscrever gratuitamente  das seguintes maneiras:

a) Nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTS), onde haverá uma ficha/ou cadastro para preenchimento de inscrição;
b) Pelo telefone do Movimento do Graal: telefone: (31) 3225.2224 e correio eletrônico: graalbrasil@graalbrasil.or.br

c) Por meio de ficha eletrônica disponível do site do Mov. do  Graal  no Brasil:
·         CONTATOS
Os/as participantes podem fazer contato pelo telefone do Mov. do Graal (31) 3225.2224 ou (31) 3225-2416

sábado, 21 de abril de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Lendo a última edição do Jornal Leopoldinense, de nº 203, despertou-me atenção e interesse, a entrevista com os pré – candidatos a prefeito de Leopoldina.

Parabenizo o Ilustre Diretor – editor, Senhor Luiz Otávio Meneghite, pela iniciativa, como também aos pré-candidatos  que explanaram suas propostas de trabalho.

Entretanto não poderia me acovardar deixando de esclarecer a desinformação de um dos entrevistados.

Quando o jornalista pergunta, se eleito for, quais serão suas primeiras medidas, o candidato  relata que o governo recusou a construção de uma creche no bairro Bela Vista!

Pergunto: Como um pré – candidato a administrar um município pode desconhecer a realidade dos fatos. Quantas vezes foi divulgado nas mídias que, se encontra à disposição de qualquer cidadão, na Secretaria Municipal de Educação, o processo nº 23400.003841/2010, referente à construção da tão falada creche, que foi devolvido pelo MEC, alegando declividade muito grande no terreno e próximo de córrego, sendo sujeito a inundações, sugerindo a troca de terreno proposto.

Deveria também ser do seu conhecimento que já se encontra em Brasília, novo processo para aquisição da mesma, com um terreno no bairro Imperador, aguardando aprovação.

Na pergunta sobre a avaliação da atual administração, o mesmo responde que o passe escolar foi cortado sem critérios.

Gostaria de esclarecê-lo que mais uma vez lhe faltou informação correta. Temos 13 (treze) bairros contemplados com o transporte escolar. Doze veículos foram adquiridos para melhorar a frota, além de 15 (quinze) linhas terceirizadas e o  passe escolar. Portanto não há como dizer que houve falta de critério.

Complementando, esclareço que alunos do Ensino Médio, que residem nos distritos, são contemplados com o transporte gratuito, mesmo não sendo ele competência da Prefeitura, tendo em vista que distritos não são considerados zona rural.

Finalizando, gostaria de deixar bem claro, que não tenho nada contra o candidato e muito menos contra a sua candidatura. Só não consigo me calar diante de INVERDADES.


Lucia Lopes Horta

Secretária Municipal de Educação