terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viver agora é diferente de qualquer outro momento. Se vocês forem como a maior parte das pessoas, têm mais perguntas do que respostas, e se questionam sobre o que virá em seguida.
A seguir estão cinco temas fundamentais associados a estar vivo durante 2012. Cada um se aplica a vocês pessoalmente, enquanto também se relaciona com a humanidade como um todo. Estes temas universais causam um impacto nas pessoas em todas as etapas do crescimento espiritual. O efeito pode ser experienciado consciente ou inconscientemente, dependendo de quanto a pessoa está desperta ao que está acontecendo.
À medida que vocês consideram o que vem a seguir, convidem a sua sabedoria interior a lhes falar sobre o que é especialmente relevante para vocês agora. Meditem sobre isto. Tragam as ideias ao seu estado de sono nos próximos dias, convidando uma sabedoria interior em sua vida e sobre os próximos passos ideais.

CINCO TEMAS PARA 2012

1 – TRANSFORMAÇÃO

Este é um momento de transformação radical da consciência humana, afetando pessoas em todo o planeta. A mudança em curso é tão grande que até a pessoa mais avançada terá desafios em permanecer calma e centrada. Se vocês se lembrarem regularmente disto, será mais fácil de lidar.
Vocês podem ser desafiados, mas não enfraquecerem. Sua voz interior os está ajudando a se tornarem mais conscientes de seu papel único na mudança, e enquanto isto ocorre, as suas prioridades mudam.
Vocês sabem que devem tomar medidas para ver as mudanças que querem. Não são meros espectadores, reclamando do caos e comentando sobre como as coisas estão estranhas. Vocês sabem que estão vivos para fazer mais do que isto – assim o seu chamado é diferente.
Isto significa que provavelmente vocês irão experienciar coisas diferentes – afinal, vocês estão na frente, assumindo a responsabilidade pelo que acontece em sua vida e no futuro do planeta.

2 – MUDANÇA

A Transformação significa mudança, e vocês terão muito disto. Isto incluirá as mudanças que vocês querem, mudanças que poderiam não querer, mudanças que vêem chegando e mudanças que os pegam de surpresa.
Para viver agora é necessário que desenvolvam um novo relacionamento com a mudança. Naturalmente, vocês gostam do conforto de saber o que estará acontecendo em seguida e de estarem em território familiar.

Ser hábil em viver agora, entretanto, significa que vocês devem trocar o seu colchão de conforto e descobrirem a coragem de montar no dragão da mudança. Afinal, vocês vivem em 2012 – o ano do dragão! É um ano com o potencial de novos inícios auspiciosos, reviravoltas dramáticas da tendência atual, e catalisadores impetuosos para a mudança em grande escala.

3 - O DESPERTAR

O Despertar da Humanidade em curso há décadas, está ganhando impulso e 2012 será um ano culminante, abrindo o caminho para um despertar ainda maior nos próximos anos.

Algumas pessoas que vocês conhecem – não interessadas ainda em qualquer coisa espiritual ou metafísica – começarão a lhes fazer perguntas durante estes tempos. Eles lhes perguntarão por que a sua própria presença estará transmitindo as novas energias. Eles irão querer saber o que está acontecendo e como isto se relaciona com elas.

4 – TEMPO

O Tempo está começando a significar algo muito diferente para aqueles que vivem agora. Nenhuma geração anterior teve esta experiência.
O que está acontecendo? Algumas das mudanças nas percepções do tempo se originam da aceleração do tempo. A mudança na percepção do tempo se refere também à consciência.

A humanidade está se tornando cada vez mais consciente do seu próprio despertar e sabendo que o tempo é curto para descobrir a infinidade de dilemas. Portanto, a perspectiva do tempo está mudando. As pessoas estão colocando mais esforço em coisas que elas poderiam ter esperado de outra forma. Anteriormente, havia uma tendência em pensar que havia muito tempo para resolver os problemas e para re-configurar o impraticável. Agora há mais urgência. As pessoas, no seu âmago, têm o conhecimento de que elas devem mudar a fim de prosperarem e sobreviverem.

Durante os próximos anos, os principais alinhamentos planetários irão contribuir para a intensidade das coisas – catalisando forças de revolução e de evolução de uma forma grandiosa. As energias serão um poderoso catalisador para as mudanças positivas em todos os aspectos da sociedade, incluindo um retorno ao coração e a um modo de ser centrado no coração. Como parte do processo evolutivo, os humanos podem ser transformados em uma forma mais elevada que inclui o feminino divino e que mantém um equilíbrio entre o masculino e o feminino. A Humanidade então irá incorporar o remédio para a cura das guerras, da mesquinhez e da ganância na Terra.

5 – RELACIONAMENTOS

Os Relacionamentos sempre foram o vínculo e o catalisador para as suas mudanças, o seu crescimento e a sua prosperidade. Naturalmente, vocês aprenderam com eles, ainda que isto levasse um longo tempo – para compreender algumas lições.

No entanto, agora os relacionamentos podem e realmente lhes ensinam de um modo acelerado. Cada um é uma oportunidade preciosa, ajudando-os a desenvolver mais o amor próprio e a entrar em seu verdadeiro poder de criar conscientemente a partir do amor. Realmente, os relacionamentos desta vida é a chave fundamental para a sua ascensão às frequências mais elevadas.

O desafio durante 2012 é apreciar todo e cada relacionamento que vocês têm e cada lição que ele ensina. Trata-se de aprender a respeitar e a valorizar os seus relacionamentos. Vocês estão descobrindo como se relacionar com os outros sem medo, como ajudar de uma forma amorosa e como se conectarem com o seu mundo de uma forma mais ampla.

A chave é recordar a ligação de todos os seres, e vir a partir desta perspectiva em vez de se concentrarem em como vocês são diferentes. Quando vocês fazem isto, acessam uma janela para experimentar mais as sincronicidades que afluem naturalmente das interações humanas.

O QUE VEM EM SEGUIDA

O que vocês estão aprendendo a fazer agora pode parecer uma tarefa monumental às vezes. Saibam, entretanto, que vocês estão codificados a um nível de DNA para estarem na vanguarda agora – aprendendo novas abordagens e recordando coisas de que tinham se esquecido.
Dêem um passo de cada vez, assim como vocês tomam uma respiração de cada vez. Quando tiverem dúvidas, lembrem-se do seu papel de Criadores Divinos das Mudanças. Nem todos estão neste papel ainda, mas vocês estão. Não se preocupem com o fato de que onde outros estejam no caminho – concentrem-se em seus próprios passos.

Como um Criador de Mudanças Divino, vocês estão dominando como viver no presente, como expressarem apropriadamente o poder, e a se tornarem conscientes dos seus sentimentos, pensamentos e ações. Cada nova habilidade que vocês dominam se torna uma semente que é plantada para que outros sigam os seus passos.

Enquanto vocês continuam a jornada da descoberta de sua natureza divina, nós os envolvemos com o nosso amor e bênçãos.

Nós somos O Conselho dos 12.
----.....---==II==----.....>0<.......---==II==----.....----

Direitos Autorais 2011 por Selácia, canalizado para o Conselho dos 12.
www.selacia.com
Você está convidado a compartilhar estas mensagens do Conselho dos 12 com outros, e colocá-los na Internet, na mídia social, em blogs e em sites. Por favor, inclua toda a mensagem, a fonte e o endereço do site. Que possam caminhar em um mundo cheio de amor e de bondade.
Tradução: Regina Drumond

Tromba d água cai sobre a cidade de Leopoldina nesta madrugada do dia 31 de janeiro de 2012

- A defesa civil de Leopoldina, juntamente com outros setores da prefeitura como a secretaria de Assistência Social estão mobilizadas desde a uma hora da manhã atendendo moradores do Bairro Três Cruzes. Segundo as primeiras informações casas foram derrubadas, moradores chegaram a perde vários objetos e em contato com a Polícia Militar eles estão se mobilizando para atender não só o bairro citado mas também os distritos de Abaiba e Providência que segundo informações estão debaixo d água. Segundo as primeiras informações há possibilidades de vitimas mais graves nos distritos. A PM mobiliza seus veículos mais possantes para ir até os distritos já que as estradas também podem está afetadas. Maiores informações durante o dia poderão aparecer.

Segundo informações da Polícia Militar os distritos estão totalmente isolados e não há registro de vítimas fatais na cidade de Leopoldina. Em abaiba por telefone a população informa que barcos estão sendo utilizados para retirar pessoas isoladas na zona rural. O site da Prefeitura de Pirapetinga informa que a situação lá está crítica e várias ruas daquele municipio estão alagadas e eles ainda aguardam aguas que veem do distrito de Abaiba (Leopoldina). A secretaria de assistência Social de Leopoldina que passou a noite no bairro Fortaleza está levando quentinha para os moradores, agua potável. A PM informou que está impossível via terrestre ir a ABAIBA, PROVIDÊNCIA e SÂO MARTINHO. Todo o efetivo da PM estará disponibilizado para dar atendimento a Leopoldina e seus distritos. As informações dão conta que a Tromba d'água caiu pelos lados da Serra dos Netos, mas não há comunicação com aquela localidade. 
Os moradores atingidos estão necessitando de água potável, móveis, alimentos e produtos de higiene pessoal e para limpeza em geral.
Hoje em conversa com um morador ele me explicava algo que achei interessante: com a construção da barragem ou represa no municipio de Recreio houve um aumento maior de chuvas na região, pois a evaporação aumentou e a queda das aguas também. Há anos Leopoldina não era atingida por chuvas fortes, inclusive o Luiz Carlos Montenari em vários anos vem alertando que o pinga pinga era constante na cidade. Hoje com as fortes chuvas Leopoldina não está preparada para grandes volumes de água, inclusive a sede do município que por qualquer chuvinha fica alagada em determinadas regiões. Há previsões de mais chuvas no período noturno, inclusive nos útlimos três dias as chuvas mais fortes caem a partir das 19.30 e 20.00 horas e o volume do córrego Feijão Crú tem um aumento considerável.
De parabéns a Defesa Civil de Leopoldina, secretaria de Assistência Social e outros departamentos da Prefeitura e a Polícia Militar que de imediato foram aos locais atingidos e agora tentam amenizar os danos causados. Se alguém tiver fotos dos locais atingidos podem me enviar que publico e dou crédito aos donos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PARLAMENTO JOVEM ENTRA EM AÇÃO!

O Parlamento Jovem entrou esta semana na fase prática. Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, o Legislativo leopoldinense através de seu Vice-Presidente Waldair Barbosa Costa e da vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz estiveram reunidos com diretores e coordenadores de escolas do município para convidá-los a participarem do programa. Ao todo cinco instituições, apenas aquelas que possuem ensino médio foram convidadas. Entre elas, participaram: Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Escola Estadual Omar Resende Peres, Escola Estadual Sebastião Medeiros, Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, Colégio Imaculada Conceição e a Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG que é parceria do projeto.

As escolas receberam antes da reunião um cronograma e uma apresentação.
Os vereadores irão visitar ainda as outras escolas que possuem ensino médio no município, convidando pessoalmente para participarem do programa. Outra reunião foi agendada para o dia 16 de fevereiro, no Plenário da Câmara de Vereadores. Existe um cronograma a seguir até a data do início dos trabalhos com os alunos, no dia cinco de março.

Educação Cidadã é o tema do Parlamento Jovem Minas 2012
“Educação Cidadã” será o tema da próxima edição do Parlamento Jovem Minas, a ser realizada em 2012. A escolha foi aprovada durante reunião de trabalho na Escola do Legislativo no dia 29 de outubro de 2011, com a participação de 41 representantes de 18 das 19 Câmaras Municipais que irão integrar o projeto no próximo ano.

Além do tema da nova edição, os participantes aprovaram o calendário das atividades comuns. A etapa estadual será realizada no final do primeiro semestre, na semana de 25 a 29 de junho. No início de fevereiro de 2012, a Escola do Legislativo irá oferecer e coordenar o curso a distância de Formação Política dos Monitores da etapa municipal, abordando conteúdos relacionados com a temática escolhida; com a formação política, como democracia, participação e organização do Estado; e com a educação legislativa, como processo legislativo e elaboração legislativa.
Entre os meses de março e maio, as Câmaras vão promover as atividades da etapa municipal, como os cursos de formação política dos estudantes do ensino médio, as oficinas de estudo e trabalho sobre a temática “Educação Cidadã” e a elaboração e votação das propostas.

Quem participa em 2012
As Câmaras Municipais que participarão da edição 2012 do Parlamento Jovem Minas são as de Belo Horizonte, Carandaí, Ouro Preto, Carmo do Cajuru, Nova Serrana, Capelinha, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Iturama, Juiz de Fora, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Viçosa, São Pedro dos Ferros, Leopoldina e Espera Feliz.

Wendell Nogueira – Assessoria de Comunicação



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Jornal Tribuna do povo nas bancas...








Antonio Geraldo "Jarbinhas" enviou uma nota ao blog sobre a agressão sofrida

ADVOGADO GESSY, FURIOSO, AGRIDE FISICAMENTE JORNALISTA

“A violência é a falta de argumento”

Na noite de 24 de janeiro, o advogado Gessy agrediu violentamente o Jornalista do Jornal Livre, Antônio Geraldo – Jarbinhas – com socos, pontapés e mesmo depois de caído o advogado furioso não se conteve e continuou a agressão com diversos chutes.

Não fosse a intervenção da esposa do agressor, maiores conseqüência poderiam ter acontecido nesta atitude de Gessy que classifico como tentativa de homicídio doloso (quando há intenção de matar).

Um ato violento, imprudente e covarde como este só pode levar a uma posição não condizente com a cultura e o saber de um jurídico, de um advogado, pelo menos tão alardeado por ele, com toda sua peculiar brabeza de leão de grande juba e ainda mais de um advogado que já foi presidente da OAB local.

Toda esta fúria do advogado Gessy só veio demonstrar a sua falta de serenidade, de controle emocional e de desconhecimento de leis, inclusive a que rege o Estatuto do Idoso.

Foram atos covardes, de um advogado, com uma hetero-agressividade, com impulsos violentos, desorientados, com rastros neuróticos, obsessivos, compulsivos e até certo ponto paranóicos.

Ainda que ele tivesse duzentas vozes de razão, até para odiar-me, encontrar-se-iam mil motivos mais um, para se absolver a fúria e, nada seria mais justo que descobrir o caminho do Ministério Público, ao invés de fazer “justiça”, na verdade, injustiça com as próprias mãos.

Quando alguém entra pelo caminho tortuoso de uma ação delituosa, de cujo leito não consegue voltar, estará certamente navegando em mares tempestuosos, como um reacionário furibundo e suspeito de legitimidade, ainda mais em si tratando de um advogado, que como disse antes .. iajá foi presidente da OAB de Leopoldina e que representa o prefeito Bené Guedes e vários correligionários seus.

É difícil defender a privacidade de uma personalidade que é Bacharel em Direito, se a dimensão de sua privacidade se dá em momentos que toma atitudes com repercussão na profissão que atua, ainda mais quando esta privacidade se dá a cometer delitos que a Lei condena.

Esta agressão física que sofri não é a primeira. Mas, para aqueles que na sua ignorância e incapacidade dque debater de forma democrática os questionamentos apontados, tentando calar a minha voz com atos violentos, só espero que a imagem do Crucificado, na Sua Palavra Divina, venha desarmar os corações cheios de cólera e vingança, fazendo cair o ódio das mãos furiosas de homens violentos, em nome do pensamento pelo qual Cristo foi crucificado, que cedo ou tarde triunfará em toda a humanidade.

Não vão calar a minha voz, que o saibam também, os que praticam o sujo jogo político ao invés de uma política séria.

Para isso, eu empenho a minha honra.

Antônio Geraldo - Jarbinhas

Jarbinhas é agredido novamente... Blocos fizeram uma contra proposta a prefeitura ... Casas populares dos Bairro Thomé Nogueira e perto da Nova Leopoldina podem sair mais rápido...

- Hoje pela manha recebi um telefonema me informando que o responsável pelo Jornal Livre, Jarbinhas, teria sido agredido na noite de ontem. Após contato com um representante da Polícia Militar fui informado que a notícia era verídica e que o fato ocorreu por volta das 22 horas desta última terça feira. Na hora do almoço encontrei com o Jarbinhas que estava de posse da ocorrência Policial e me contou que em torno das 22 horas passava pela Cotegipe na altura do Banco Itaú quando seu nome foi chamado por um advogado. Ao se virar para ver o que ele queria ele lhe deu um soco no olho causando uma queda imediata ao chão. Segundo relatos de Jarbinha após a queda o advogado começou a chuta-lo e só parou porque a esposa do advogado em questão intercedeu. Uma senhora que passava no local na hora foi testemunha dos fatos, segundo o agredido, e será convocada para depor quando der andamento o caso na esfera judicial. Jarbinha disse que quando ouviu o seu nome pronunciado pelo advogado achou que o mesmo queria conversar, já que eles tem alguns problemas no seu jornal e que jamais imaginaria que a agressão seria física. Jarbas ainda comentou: dou direito de resposta em meu jornal a qualquer um, mas direito de agredir-me isso não e agora tomarei as medidas cabíveis neste caso e me informou que já se pronunciou na Rádio Jornal no Jornal da Cidade do Luiz Carlos Montenari e que enviará uma nota a imprensa escrita e aos blogs que ele tem contato até o final da tarde se manifestando publicamente sobre o fato. Vale ressaltar que esta é a segunda agressão física que o Jarbinhas sofre a primeira foi de um esposo de uma secretária do atual governo que não gostou de materia publicada no Jornal LIVRE. De qualquer forma, na minha opinião, quando se parte para a agressão física se perde totalmente a razão. E fatos como esse apenas aumentam a fúria e a raiva das pesssoas envolvidas. Só tenho a lamentar, afinal vivemos ou não uma democracia e o representante da lei, ou aquele que a conhece sabe o que pode fazer para conter ou provar que as matérias publicadas são ou não verdadeiras. No caso específico partir para agressão física acredito ser falta de argumentação. Jarbinha me informou que esteve na agência do Banco Itaú do meio da Cotegipe para ver se havia circuito de filmagem funcinando e que poderia ter registrado tudo, mas não obteve sucesso. De qualquer forma isso ainda dará pano para manga e se bem conheço o Jarbinha cutucaram novamente a fera com vara curta.
- Na reunião de ontem a noite entre os representantes de blocos e a comissão de carnaval a prefeitura vez uma proposta aos blocos que não aceitaram e houve uma contra proposta que deverá ser analisada pela comissão no dia de hoje. Em conversa com uma pessoa ligada a comissão ela me explicou que o prazo dado as escolas e blocos foi até o dia 13 de janeiro de 2012 para apresentação da Prestação de Contas e que algumas não cumpriram. No caso específico da Unidos do Cabuçu que eu narrei que teria entregue a prestação por volta do dia 6 de janeiro a pessoa me informou que a prestação de contas foi aprovada e inclusive alguns integrantes da comissão ajudaram e orientaram a agremiação neste fechamento e que quanto a não obtenção de verbas neste ano e que a Unidos do Cabuçu não protocolou a tempo a documentação, justamente pela falta da certidão negativa da Receita Federal. Me explicou que para o carnaval foi aprovado na camara de vereadores no orçamento  de 2012 a quantia de R$ 42.000,00 (quarenta e dois mil reais) para o carnaval e isso não significa que a Preifeitura tenha essa verba em caixa é o teto máximo que eles podem gastar. No caso de como será distribuido os recursos eles analisam a quantidade de integrantes no carnaval anterior, o número de fantasias, o investimento no visual e ai decidem quem recebe o que. Eu como já fiz cobertura por 3 anos junto a rádio Jornal já critiquei e o Cândido Ribeiro também na época algumas agremiações que não apresentavam integrantes e nem fantasias e era uma embolação de pessoas diversas que se juntavam a alguns blocos e saiam disfilando. Como ja mencionei acho que a prefeitura deveria repassar as escolas e blocos materiais como couros para instrumentos, instrumentos, panos para confecção de fantasias e adereços e não dinheiro vivo, pois só assim teriamos a certeza do investimento na escola. Dinheiro fica muito vago na minha opinião. Assim que obtiver mais notícias coloco no blog.
- Hoje pela manha aconteceu uma reunião entre empreiteiros, secretários municipais, representante da COPASA e outras pessoas onde se tratou do assunto casas populares. Uma pessoa que esteve presente me disse que chegaram a um acordo com a COPASA que irá construir um reservatório a partir da próxima segunda feira no Bairro Thome Nogueira onde deverão ser entregues 108 casas e o sorteio das mesmas deverá acontecer em alguns dias e no caso do novo bairro, perto da Nova Leopoldina, as pendências com a COPASA foram solucionadas também. Segundo meu informante o secretário interino de obras, Carlos Heleno Torres de Almeida, se manifestou muito bem junto as reivindicações a COPASA e parece que entende do assunto obras. Aproveitando o ensejo um funcionário da prefeitura me falou que o atual secretário está dando andamento em vários projetos e ta agilizando a pasta. Há quem diga que Carlos Heleno se encontrou realmente na secretaria de obras. Não há previsão de quando as casas serão entregues mas há quem acredite que poderá ocorrer no final de março e meados de abril.Quanto ao bairro Caiçaras a licitação já esta sendo realizada para complementação da obra. E segundo minha fonte há ainda a possibilidade de se conseguir mais 380 casas para o munípio e o deficit de casas gira entre 2500 e 3000 casas aproximadamente, extraoficialmente.
- Como sempre digo há algumas coisas boas acontecendo na cidade e no ambito da prefeitura falta é apenas uma interlocução melhor entre a prefeitura e a população, mas que há muita coisa errada não tenho dúvidas também, mas aqui como sempre faço eu olho os dois lados, critico quando precisa e comento o que funciona quando eu sei. Inclusive vi no Jornal Leopoldinense on line algumas perguntas de internautas sobre de onde compraram a retro escavadeira com o dinheiro da câmara e um secretário me informou que os dados estão a disposição de quem se interessar na prefeitura. E houve comentários de compras de veículos também nas ruas e o mesmo secretário disse que vence quem tem a melhor proposta. Já falei se tiverem algum documento tanto no caso da máquina, quanto no caso do carnaval que queiram divulgar meu blog está a disposição. Afinal acho que o espaço aqui é para ambos os lados se manifestarem, pena que muitos so se manifestam anonimamente e eu as vezes fico (mau  ou mal)  visto porque tenho a coragem de dizer ou falar o que os outros não têm. Um abraço e até a breve.
Houve um comentário sobre a matéria e porque eu não coloco nomes das pessoas. Mas vale a pena esclarecer alguns não informo porque senão perco minhas fontes de informação e muitas pessoas tem medo de perseguição e há aquela premissa temos que preservar nossas fontes para evitar problemas para elas. E no caso da agressão ao Jarbinha não citei o nome do advogado porque estive apenas com o agredido e como a cidade é a cidade dos processos evito problemas, pois não tenho condições financeiras para bancar tais despesas. Mas graças a algumas matéria aqui postadas várias pendencias foram solucionadas.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reunião do carnaval será hoje as 19 horas...

- Conforme noticiei aqui a reunião do carnaval será hoje as 19 horas na Secretaria de Cultura do Municipio. Segundo um encontro com o pessoal da Unidos da Cabuçu (Bela Vista) os mesmos estão solicitando um maior prazo para a prestação de contas porque o que ocorreu foi a certidão negativa emitida pela Receita Federal. Os mesmos em conversa informou me falaram que só não entendem por que os blocos da cidade tiveram um controle rigoroso e sem prorrogação e os distritos não tiveram o mesmo tratamento. Segundo eles no dia em que protocolaram a sua prestação de contas o representante do Distrito de Ribeiro Junqueira protocolou logo depois. Segundo um contador há uma possibilidade de se adequar a situação por que a prefeitura tem o prazo até março para fechar o ano anterior e o que houve foi um critério técnico e não político na questão. Vamos aguardar a resolução da reunião de hoje, boatos dizem que a Unidos dos Pirineus levaria cerca de R$ 12.000,00 (doze mil reais) de subvenção, mas tudo é apenas cogitação. Não sei qual o critério usado para a distribuição das verbas. Segundo uma funcionária da área da Fazenda eles cumpriram o que estava determinado no repasse e por isso estão tranquilos quanto as atitudes tomadas. O boato nas ruas dão conta que o Prefeito Bené Guedes se desgastou ao dizer que tem um preferência pelo Unidos dos Pirineus no programa de rádio e algumas escolas dizem que a declaração não deveria ter sido dada porque ele é o representante da cidade de Leopoldina.
- No lado político segundo informações o pré candidado a candidato a prefeito pelo PSDB, Marcos Junqueira Reis  em conversa com algumas pessoas teria dito que só sairá candidato se houver um apoio ao seu nome e suporte financeiro para a campanha. Segundo meu informante ele tem boas propostas e tudo é até agora apenas cogitação e ainda há muita água para rolar debaixo da ponte até a convenção partidária. Geralmente as decisões são tomadas na madrugada do prazo final, na calada da noite, quando se fecham as atas e os acordos políticos.
- O Marcos Marinato (Jornal o Progresso on line) entrou em contato comigo nesta segunda a noite e pediu a autorização para publicar em seu site um comentário político feito por mim no blog. Autorizei e agradeço ao mesmo pela visita e pela valorização do blog.

Vagas no SINE

domingo, 22 de janeiro de 2012

Semáforos serão consertados e mudados... Asfalto colocado em alguns setores

- Ontem após postar a matéria sobre os semáforos encontrei um secretário e comentei com ele se não consertariam os mesmos. Fui informado que a empresa que colocou os semáforos já foi contactada e estavam aguardando o retorno do eletricista Zé Enio que acompanhou a implantação. A mesma fonte me disse que alguns semáforos serão trocados de local e a recuperação será feita. Quanto ao tempo de troca de sinais isso é outra etapa. Espero que as mudanças realmente aconteçam para melhor, pois do jeito que está não dá para aguentar. Os pedestres é que são os grande prejudicados.
- Segundo uma pessoa me informou houve colocação de massa asfaltica nos Pirineus, Pinguda e outros locais, vale a pena lembrar que os dois locais foram asfaltados no governo Márcio Freire e apesar do tempo estavam durando. O que acontecia é que buracos eram feitos e não eram tampados como deveriam. Não estive nos locais e não posso falar nada sobre como ficou o serviço, mas se foram feitos que bom para os moradores das áreas beneficiadas.
- O Prefeito Bené Guedes participou ontem do programa Roda Vida da Rádio Jornal aonde o tema era carnaval. Achei boa a sua participação e quando colocou que veria o que poderia fazer para ajudar aos blocos carnavalescos que tinham dificuldades em sair este ano e receberem a verba do poder público. Ele frizou veremos o que poderá ser feito dentro da lei. Como já disse em outro comentário o ano de fechamento do dinheiro do ano passado se encerrou contabilmente em 31 de dezembro de 2011. O que falta aos integrantes de blocos carnavalescos, como em algumas entidades que recebem dotação orçamentária é conhecimento técnico e acham que tudo pode ser feito nas coxas como em anos anteriores. Na realidade falta profissionalismo e comprometimento com o conhecimento das leis. Hoje com a internet e a fiscalização mais atuante é necessário se atualizar constantemente. O prefeito aproveito para reafirmar que é um dos proprietários da rádio Jornal (33%) e que muita coisa é jogada em sua conta como o grande interventor da emissora. Sei que grande parte ele não teve participação, no meu caso de saida do ar, o ex diretor citou ele como os demais sócios na época e recentemente em uma discussão em um clube a primeira dama da cidade foi categórica: enquanto o Bené for um dos donos o Marcus Vinicius não retorna a rádio Jornal, ele é radical. Portanto se ele não tem culpa há quem tenha nessa história. Mas em tempo, o meu blog está indo muito bem e acho até que tem mais repercursão do que o período de rádio, e hoje não sei se teria condições de bancar um programa de rádio financeiramente falando. Mas uma coisa não podem me acusar, nunca usei o programa para atingir objetivos pessoais e sempre dei oportunidade de todos participarem, inclusive meus inimigos e antes de entrar no ar procurava saber sobre o que iria tocar, me informava, como no caso do carnaval deste ano, pois para se falar de um assunto é necessário conhece-lo e ver todos os lados e não falar apenas com a emoção.
- Por falar em problemas da cidade e as cameras de vigilância: estão funcionando? Já foram corrigidos os defeitos? E apenas para inglês vê? Fica a pergunta no ar. E outra coisa: cade a TV Bandeirantes?
Já se passaram três anos e a televisão de Leopoldina só piorou.
- O funcionário Rosalvo receberá um diploma ou algo parecido de honra ao mérito pela Camara de Vereadores pelos serviços prestados a cidade. Não é a primeira vez que ele é homenageado, segundo ele mesmo, e em breve estará recebendo tal honraria.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Polêmica do carnaval... Moto com som de propaganda rodando... Paisagismo da Rodoviária um belo trabalho...

- Em uma emissora de rádio acontece um debate falando sobre a polêmica de 12 blocos que desfilaram em 2011 e apenas 4 irão desfilar neste ano. A representante do Fajardo e Cia. reclamou que chegou com um atraso de 30 minutos no dia que deveria apresentar a prestação de contas e não foi aceito e disse que em mais de 10 anos nunca teve esse critério e que as vezes nem sequer apresentava prestação de contas e nem por isso deixava de sair. Ela argumentou que há comentários que a situação surgiu por causa do samba de enredo que poderia fazer críticas ao atual governo e aos secretários, que seria a não participação de um integrante e outros comentários nas ruas. Ela fez a pergunta a Rosangela e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Tony o por que de se ter que apresentar a prestação de contas até 31 de dezembro de 2011. Os dois não souberam responder, mas vai aqui a resposta: o ano letivo se encerra em 31 de dezembro contabilmente, ou seja, todos os compromissos despesas, contas a pagar a receber se encerram no ano em curso, ou seja, qualquer contador sabe disso.  Na realidade o atual governo está tentando moralizar o que não funcionava, ou seja, sempre é necessário fazer prestação de contas não só no caso do carnaval como em outras subvenções repassadas as entidades. O caso é que criam uma polêmica mas o carnaval acontece entre fevereiro e março e a prestação é até dezembro, porque demorar tanto para fazer a prestação de contas? Sou um crítico da atual administração em alguns casos, mas neste ponto realmente eles estão corretos. E para moralizar e necessário quebrar alguns erros do passado. De parabéns da presidente da Escola de Samba dos Pirineus, Cida que falou sobre a sua prestação de contas. É necessário que a população veja a verdade e os dois lados da questão. Infelizmente a desinformação de alguns setores da prefeitura é que gera tanta polêmica. O Prefeito Municipal Bené Guedes disse em entrevista que não quer ser o carrasco para a situação, mas ele quer que tudo seja feito legalmente. Na realidade, na minha opinião, há um movimento político neste ano e há aqueles que estão do lado do atual governo e que jogam em ambos os lados, acendem uma vela para o diabo e outro para Deus e o pior é que se dão bem em todos os momentos, passa ano, passa ano e está mamando na teta dos governos. Pobre cidade de Leopoldina, não é atoa que estamos ficando para trás.
- Moto anunciando venda de chocolates em um determinado local roda a cidade, ai fica a pergunta: se propaganda é proibida em carro de som para os leopoldinenses por que alguém de fora pode fazer. A lei não é para todos. Inclusive fica aqui a sugestão: que os vereadores criem uma lei no formato de Juiz de Fora que proibiu os sons em carros particulares em volume alto na cidade. Isso em qualquer horário, ou seja, esses carros de som que ficam em portas de bares, rodando durante a madrugada ou durante o dia foram proibidos e multados em Juiz de Fora. Uma boa idéia que deveria ser copiada.
- Tenho que parabenizar a equipe de jardinagem da Rodoviária pois está fazendo um trabalho bonito e com plantas adequadas esta embelezando a parte externa da rodoviária de Leopoldina, um trabalho que deve ser valorizado e parabelizado e ainda copiado em outros locais da cidade.
- E os semáforos da cidade como ficam: desde o governo passado várias pessoas criticavam a instalação dos mesmos e o funcionamento dos mesmos. Só que já se passaram 3 anos e os semáforos continuam abandonados: na avenida Getulio Vargas o mesmo está quebrado e até faltando um pedaço, no entrosamento da Praça João XXIII e a presidente Carlos Luz onde o semáforo está com o tempo complicado: fica amarelo e automaticamente vermelho para os veículos e abre imediatamente para os pedestres só que os carros continuam passando, há a necessidade de se ter um espaço maior entre o fechamento em vermelho para os carros e a abertura para os pedestres, isso em todos. Quanto a manutenção não seria possível colocar o CEFET na jogada e dar uma melhor manutenção. Fica aqui a idéia.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ao encerrar a semana veja o numero de acessos no blog por paises

Brasil  
472 -
Estados Unidos 
43
Rússia
  15
Alemanha 
11
Portuga  l
5
Espanha  
2
França
     1
Letônia
    1
Paraguai
  1
Uruguai
   1
Esse são numeros da semana ...

Noticias de politica de ultima hora...

- Começa a corrida dos pré candidatos visando um espaço nas próxima eleições municipais. Conforme já havia noticiado em algumas matérias o PT tem como pré Dr. Marco Antonio (Atual presidente da UNIMED) e como vice a ex vereadora Iolanda Cambuçu André. O PC do B tem como pré candidado o Rogério (Godelo). O PP  tem como pré candidato o Márcio Pimentel. O PMDB tem como possível pré candidato o empresário do ramo de farmácia Antonio Augusto (Guto da Farmácia), ainda temos como supostos candidadtos: José Newton Ferreira, Brênio Colli, o atual vice prefeito João Ricardo Monté Fernandes e mais alguns nomes que circulam nas ruas, além é claro do ex prefeito Dr. José Roberto. Mas parece que o atual prefeito Bené Guedes já fechou a sua chapa para as próximas eleições e os pré candidados de seu grupo poderão ser: Marcos Junqueira Reis (PSDB) como candidato a prefeito e como vice o Cabo Lúcio (atual secretário de Meio Ambiente e do Partido Verde). Para quem não conhece os dois podemos citar o seguinte: Marcio Junqueira é advogado, filho do ex vice prefeito dos governos Márcio Freire e José Roberto, dr. Guilherme, atualmente é o presidente da Cooperativa Leste responsável pela Exposição e parece estar animado para ir a batalha. Já o vice é o Cabo Lúcio, já foi vereador por dois mandatos, foi vice na chapa do candidato Marcio Pimentel nas última eleições e é policial militar da reserva . Segundo minha fonte a mobilização é grande no PSDB, tendo como seus principais pré candidatos a vereador o então secretário de Cultura, esporte e Lazer , Gilberto Tony e o atual vereador Antonio Carlos Martins Pimentel (totonho Pimentel) que dizem ter 100% de apoio do atual prefeito Bené Guedes. As definições começam a sair nos próximos meses, pois aguarda-se a votação da ficha limpa e se o ex prefeito José Roberto poderá ou não ser candidato. O certo é que as turbinas começam a esquentar e segundo me informaram o atual juiz eleitoral ou o promotor eleitoral são conhecidos, de onde vieram, comos pessoas firmes em suas decisões e já prometeram que o combate a compra de votos na cidade através de favores e outros benefícios serão duramente combatido. Vamos aguardar e ver o que vem por ai.  Agora se a chapa do atual prefeito vai decolar vai depender muito do que será feito neste final de governo. Como dizem a tática e sempre a mesma deixa a cidade durante 3 anos a deriva e no último ano lança-se obras para garantir a eleição. Mas o povo esta mais esperto e esta observando tudo e a todos e mais uma vez eu digo, se quisserem comprar seu voto, pegue o benefício e vote em outro, pois o voto é a unica arma que você tem para melhorar sua cidade... Não estou incentivando a compra de votos, mas uma rasteira nos espertalhões que acham que a compra de voto é o caminho. Lembre-se se você troca o seu voto por algo, depois não tem a moral para cobrar nada de ninguém...
Quem leu anteriormente ao invés de Marcos Junqueira , escrevi Márcio Junqueira, minha amiga Lucilia que me avisou... obrigado. Por falar em Lucília ela foi convidada pela proprietária da Rádio Jornal Silmara a retornar aos domingos para da nota 10 juntamente com o Cândido Ribeiro, não sei se ela irá aceitar, mas se aceitar boa sorte...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Crises para todos os lados e gostos na cidade...

- A semana foi quente na cidade: empresas demitindo funcionários, empresários esvaziando local e deixando empregados a ver navios, apenas quatro blocos no carnaval de 2012 e Pronto Socorro sendo devolvido para a prefeitura...
- Na semana passada, segundo minhas fontes, vinte funcionários que queriam ser dispensados da APA Confecções foram demitidos. Mas a coisa não parou por ai, a concorrência com os produtos chineses está afetando a área têxtil brasileira, inclusive foi instalado um painel em São Paulo (tipo o que controla a arrecadação de impostos do Governo Brasileiro) que agora irá registrar a entrada de produtos têxteis chineses no Brasil diariamente. Mas voltando a APA Confecções um de seus maiores mercados era o exterior, mas com a concorrência com os produtos chineses as exportações estão sendo prejudicadas e a venda automaticamente cai. Com isso segundo me informou uma funcionária da empresa nesta quinta feira a mesma demitiu cerca de 180 funcionários nesta semana. Sinal que a crise chegou a cidade e os funcionários agora ficam inseguros sobre o que poderá acontecer no futuro próximo.
- Um proprietário de uma lavanderia localizada nas imediações do bairro Bela Vista deixou seus funcionários e clientes a ver navios. O fato é que os funcionários ao chegarem ao local foram surpreendidos e dizem que o proprietário tirou todo o maquinário e foi embora, deixando os salários, parte do 13º salário sem pagar e nenhuma satisfação foi dada. Parece que isso esta se tornando rotina já é a terceira empresa, que eu saiba, que faz isso, fecha as portas e os funcionários têm que procurar seus direitos na justiça. Há informações que uma outra empresa no ramo de confecções está com os salários atrasados e o número de cheques com problemas na cidade é grande. Infelizmente numa cidade que não há perspectiva o que ocorre é a desilusão, não é atoa que o número de suicídios aumenta na cidade, dizem que nos últimos dias foram três.
- Este carnaval não vai ser igual aquele que passou, você mudou, eu também mudei e o numero de blocos a desfilar pelo que sabemos é de quatro. A verdade é que alguns não prestaram contas das despesas com a verba distribuida pela prefeitura no ano passado e não poderão receber novas verbas. Outros estão tendo problemas internos, como é o caso do Clube dos Cutubas, que a diretoria ou o conselho não gostou da escolha do samba de enredo feita fora da sede e gerando benefícios para alguns bares e o clube nem sequer ter uma renda e por isso decidiram não colocar o bloco na rua. Há quem diga que tem o lado político por trás e há a intenção de esvaziar o carnaval de Leopoldina. Na realidade para que o carnaval aconteça acho que temos que ter os 4 blocos e aprimorar o baile popular colocando uma banda de qualidade e ainda em um local mais amplo, tipo a avenida getulio Vargas. A informação que o secretário de cultura, esporte e lazer e alguns integrantes irão em uma emissora de rádio no sábado, mesmo sem ter uma definição do que irá acontecer. Quer dizer se não há definições e decisões o que vai acontecer e mais um desgaste desnecessário para o atual governo, ou seja, falar de coisas que ainda não há decisão antes da hora e deixar beirada para que as críticas aconteçam. Precipitação é uma norma geral desse governo, anuncia coisas antes de conclui-las ou de estar tudo acertado, cuidado o peixe morre pela boca.
- Por falar em Prefeitura a Casa de Caridade mais uma vez devolveu o Pronto Socorro ao municipio. Com isso a administração e o controle passaria totalmente para a secretaria municipal de saúde e os gastos, controle, médicos e tudo seria feito pela mesma. Ai fica uma pergunta no ar: se não estão dando conta do que tem imagina mais uma coisa. Deveria-se se fazer um acordo e deixar o pronto socorro nas mãos do hospital mesmo. Parece que é mais uma arapuca armada para a atual administração. O desgaste é grande mesmo: ruas espuracadas nos bairros bela vista e são cristovão nos altos dos morros, crise de desemprego aumentando, secretariado se desentendendo, psfs um caos com falta de médicos e muito mais. Afinal é o último ano do governo e as coisas ao que parece ainda poderão piorar com a chegada do ano eleitoral.
- Uma fonte me passou que o atual presidente da CAPRILEO - Cooperativa de Cabras de Leopoldina está querendo devolver o terreno que a prefeitura doou para eles e não consegue. Na época que o grupo ganhou o terreno a intenção era centralizar todos os criadores de cabras e fazer uma cooperativa, mas não ocorreu isso e o terreno as margens da estrada que vai para Juiz de Fora ficou praticamente sem utilização. Com isso o atual presidente, Jaci Toledo, viu por bem devolver ao munícípio o mesmo, mas o que ele não sabe a quem recorrer, pois já tentou de todas as formas devolver com a documentação sendo oficializada mas não teve retorno até que me conste. O cidade dificil de se conviver e resolver os problemas mais simples. Depois acham ruim quando eu falo que aqui nada anda.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rádio Jornal é ouvida no Uruguai, por que do sumiço da net.

- Recebi pelo meu e-mail, provavelmente pego por aqui o endereço, um contato de Alvaro que está radicado no Uruguai, veja o conteudo:
Boa tarde.

Meu nome é Álvaro Portella, morei mtos anos em Leopoldina e desde 9 moro no exterior (Uruguay).
Ontem descubri uma maneira de escutar a rádio jornal atraves do celular.
Gostaria de saber se vc conhece algum e-mail do pessoal de lá pra que eu possa entrar em contato. Especialmente e fosse possível com o Candido Ribeiro.
Desde já muito obrigado
Álvaro Portella

Respondi ao mesmo repassando o e-mail da emissora e ele já me respondeu automáticamente:
Obrigado Marcus.

Seu sobrenome me é familiar. Sou neto da Dona Maria Alice Cavalieri e do falecido Aldo Portella!
O contato foi a través do seu blog sim.
Obrigado!
Álvaro Manzino
Este fato demonstra a força do rádio através da internet e que Leopoldinenses e outros ouvintes gostam de ouvir a emissora da sua cidade raíz. Por isso é necessário que as emissoras tenham suas páginas na net e atualizem sempre é mantenham esse contato. Mandei para ele informando que ainda temos mais duas emissoras aqui: Rádio Luz e Rádio 104, infelizmente o site a 104 não encontrei e não pude passar.

- Aproveito a oportunidade para informar que estou deixando de postar algumas coisas por estar sem internet no momento e estou aguardando a colocação da velox ai manterei meus comentários normais. Mas a cidade continua na mesma, sem muitas novidades mas não posso ficar sem fazer alguns comentários:

- Postei anteriormente a comunicação do Prefeito a Câmara sobre a compra da máquina, parte do acordo entre o legislativo e o executivo, retorno de dinheiro não utilizado pelos mesmos. Mas no acordo havia também o repasse para a CASA DE CARIDADE e ainda o ASILO e a CASA LAR, pelo que sei a CASA LAR recebeu parte do dinheiro R$ 10.000,00 e o restante seria repassado posteriormente. As demais instituições eu não sei.
- Hoje estive conversando com o Secretário de Habitação, Pedrinho da Eletro Hidro, que me falou que as casas que estão sendo construídas deverão ter um avanço e em breve poderemos ter novidades e há ainda a previsão de se conseguir até 400 casas a mais. O problema nos Bairro Caiçaras, aquele Perto da Nova Leopoldina e no Thomé Nogueira estão sendo solucionados. O que aconteceu é que os projetos foram aprovados e só depois virão que havia problemas como falta da área verde, falta do escoamento do esgoto e outros. Ai fica a pergunta no ar: a prefeitura pode ter tido falha na elaboração do projeto e a parte da aprovação dos demais orgãos, quem falhou?
- Recentemente estive conversando com uma pessoa ligada a impresa de Leopoldina e no meio politico e ele me falou: na época do governo do José Roberto tudo era divulgado pelo setor de imprensa, inclusive se inaugurasse um banco de praça era feito uma festa. Hoje a prefeitura faz muita coisa e não é divulgada. O Passe escolar que gerou tanta polêmica e foi cortado, o dinheiro foi utilizado para reformas de escolas, compra de materiais para as mesmas, compra de Kombis e ônibus mas o que ficou marcado foi o corte do passe escolar. Outros setores dizem que estão tendo melhorias, mas a divulgação deixa a desejar. Como eu falo nas conversas o próximo prefeito se soltar um pum vai virar festa, vão achar que é festa. É aquele velho ditado o ovo da pata não faz sucesso porque ela não canta quando bota, já a galinha faz um escanda-lo e faz a sua propaganda.

PREFEITO COMUNICA CHEGADA DA MÁQUINA RETRO-ESCAVADEIRA‏

O Prefeito Municipal Benedito Rubens Reno Bené Guedes enviou nesta quarta-feira, 17 de janeiro de 2012, Oficio/GAB/Nº. 0007/2012 comunicando aos vereadores que a máquina retro-escavadeira adquirida com os recursos devolvidos pela Câmara Municipal oriundos do exercício financeiro do ano de 2011 já se encontra no pátio da Prefeitura Municipal.
O valor repassado para os cofres da Prefeitura no final de dezembro de 2011 chegou a R$ 427.700,00 (quatrocentos e vinte e sete mil e setecentos reais).
Um acordo entre o Legislativo e a Prefeitura Municipal foi que o valor de R$ 145.666,00 fosse repassado para saldar um débito da Prefeitura com a Casa de Caridade Leopoldinense para normalizar o atendimento dos serviços de Autorização de Internação Hospitalar. Um valor de R$ 190.000,00 para a compra de uma máquina retro-escavadeira para atender a área rural e também a Secretaria de Obras, um valor de R$ 20.000,00 para quitar um convênio da Prefeitura com o Asilo Santo Antônio e R$ 10.000,00 destinados para a Casa Lar.
Segundo o OFÍCIO/GAB/Nº.0002/2012, datado de 04 de janeiro de 2012, o Prefeito Municipal informa que o restante dos recursos da ordem de R$ 62.034,00 (Sessenta e dois mil e trinta e quatro reais) será investido na futura sede da Unidade do Corpo de Bombeiros.
Wendell Nogueira – Assessoria de Comunicação

LEGISLATIVO PUBLICA EDITAL PARA A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO PAVIMENTO DO PLENÁRIO‏

A Câmara Municipal publicou o Edital da Tomada de Preço nº. 01/2012 que trata da prestação de serviços de engenharia, em regime de execução indireta, empreitada por preço global, para execução de construção do segundo pavimento do plenário anexo à sede da Câmara Municipal, com fornecimento de todos os materiais, ferramentas, equipamentos e mão de obra especializada.
A elaboração da planilha orçamentária dos serviços foi realizada pela empresa C.R.E Engenharia Ltda com base nos preços do mercado local e na tabela do SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, do mês de novembro de 2011, apurando um valor médio estimado para a execução dos serviços de R$ 161.839,27 (Cento e sessenta e um mil, oitocentos e trinta e nove reais e vinte e sete centavos) e aprovada pela Comissão de Licitação.
As empresas interessadas em participar terão a disposição o Edital de Licitação na internet, através do site ou na sede da Câmara Municipal. O Extrato do Edital foi publicado no Minas Gerais na edição de sábado, 14 de janeiro de 2012.
Os envelopes da documentação de habilitação e a proposta comercial deverão ser entregues até as 13 (treze) horas do dia 03 de fevereiro de 2012 na sede da Câmara de Vereadores. A abertura dos envelopes será realizada às 14 (quatorze) horas do dia 03 de fevereiro de 2012 com o critério de julgamento do menor preço global do objeto, desde que observadas as especificações, prazos e outras condições estabelecidas no Edital e na legislação pertinente.
Wendell Nogueira – Assessoria de Comunicação

I Fórum Nacional de pesquisadores em Arte Sequencial

Proposta: O I Fórum Nacional de pesquisadores em Arte Sequencial se propõe a ser espaço aberto para trocas e discussão sobre pesquisas envolvendo a arte sequencial, analisar tendência e possibilidades de interface entre pesquisadores de todo o Brasil. Trata-se de um evento de alcance e divulgação nacional, embora também esteja aberto à participação da comunidade local.

Público-alvo: pesquisadores em arte sequencial (histórias em quadrinhos, cinema, animação e cultura pop em geral), estudantes (doutorandos, mestrandos, graduandos), profissionais da área e interessados em geral.

Formato: conferências e grupos de trabalho (GTs), com apresentação de trabalhos orais.
Formas de participação: comunicação oral e ouvinte.
Inscrições: www.iforumnacionalartesequencial.wordpress.com
Promoção:
Academia Leopoldinense de Letras e Artes – ALLA
Apoio:
Doctum Leopoldina
Laboratório da Cidade e do Contemporâneo – LACC da UFAL
Núcleo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Comunicação da UFPE
Observatório de Histórias em Quadrinhos – ECA/USP
Laboratório de Estudos do Tempo Presente – UFRJ
Casa e Leitura Lya Muller Botelho
Gibiteca da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado
Estúdio A2
Patrocínio:
Hotel Minas Tower
Grupo Energisa
Farmácia de Manipulação Art-Flora

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Encontro de Folia de Reis

CONVITE

Vimos por meio deste, solicitar em nome de nossa consolidada parceria a participação deste renomado órgão de imprensa na realização do II Encontro de Folias em nosso bairro na quadra esportiva coberta, no dia 20 de janeiro de 2012 a partir das 15 horas.
- Será solicitado 1 kg de alimento não perecível para a Campanha Solidária aos desabrigados das cidades vizinhas de nossa região, em parceria com a Polícia Militar de Leopoldina.
Esperamos contar com a participação dos nobres companheiros em busca de dias melhores para nossa comunidade.
Atenciosamente,
Jair Moraes Pires “Murceguynho”
Presidente 2010/2012



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Balanço das chuvas na região

Além Paraíba - três mortos por causa das chuvas
Fonte Portal G1
Três corpos foram encontrados nesta segunda-feira (9) em Além Paraíba, na Zona da Mata de Minas, e as mortes estão relacionadas com a chuva, de acordo com a Polícia Militar. A Defesa Civil diz que, com os novos casos, sobe para 15 o total de mortes desde outubro.
Afluentes do Rio Paraíba do Sul transbordaram chuva durante a madrugada desta segunda-feira (9). A cidade está sem telefone após o temporal e vários bairros foram inundados. Segundo a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina, que atende Além Paraíba, a enchente e deslizamentos causaram as mortes. A companhia informou que os corpos são de um garoto e de um homem. O terceiro é de uma mulher que foi levada pela correnteza e estava desaparecida.
Um helicóptero da PM foi deslocado para ajudar no resgate de moradores isolados pela enchente. O acesso pela BR-116 ficou comprometido, porque o trecho entre o município e a cidade de Leopoldina estava alagado. De acordo com a PRF, a orientação é que o motorista siga para o Rio de Janeiro pela BR-040 até Teresópolis e, em seguida, faça o retorno pela BR-116.
Muriaé promove churrasco da solidariedade
O Lions Club, o Rotary, a Maçonaria, o Clube do Cavalo e o Sindicato Rural realizaram no domingo (8), o churrasco solidário, em benefício às vítimas das enchentes de Muriaé.
No evento, que foi realizado na parte baixa do parque de exposições foram arrecadados quase 2 toneladas de alimentos, entre gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza e água. Todo o material será encaminhado para doação e as entidades continuam buscando mais produtos para ajuda aos atingidos.
Em Leopoldina a Secretaria de Assistência Social recolhe donativos
Havia a previsão de um caminhão passar pelas ruas da cidade para recolha de donativos, mas devido as chuvas que caem a recolha foi cancelada. Segundo a Secretária Valéria Benatti as pessoas podem levar seus donativos até a sede da secretaria a Rua Tiradentes ou então entrar em contato com a mesma através do telefone 3694-4232 e que na medida do possível os funcionários da mesma recolheram os donativos. A recolha nas ruas será feita após a melhoria do tempo. Segundo a Polícia Militar os principais produtos para serem doados são:material de limpeza, material de higiêne pessoal, alimentos e roupas. As doações recolhidas pela Prefeitura de Leopoldina irão para Muriaé.
Polícia Militar recebe doações em seus quartéis
A PM que atende a toda a região da Zona da Mata entrou na campanha de recolha de donativos e os postos, quarteis e destacamentos da instituição estão recebendo donativos que serão encaminhados as cidades necessitadas de acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais. A Campanha conta ainda com as CDL - Câmara de Diretores Lojistas de Cataguases, Muriaé, Ubá e Juiz de Fora. Em Leopoldina a ACIL - Associação Comercial de Leopoldina na semana passada levou colchões e leite para a cidade de Cataguases.

Camara de Vereadores lança mais uma edição de seu jornal Informativo




domingo, 8 de janeiro de 2012

Prefeitura de Cataguases divulga informação em redes sociais e emissoras de rádio... Rio Pomba sobe novamente...

COMUNICADO IMPORTANTE - A Prefeitura informa que devido as fortes chuvas que cairam durante a última noite (7 de janeiro) nas cidades de Santa Bárbara do Tugúrio, Guidoval, Rio Branco e Guiricema, o rio Pomba apresentou na medida desta manhã 4m a cima do nível normal, apresentando possibilidade de cheia. Por este moti...vo, o Prefeito Willian Lobo, junto com a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, acionaram o Plano de Contingência Contra Fortes Chuvas. Durante o dia, pelo facebook e emissoras de rádio, traremos informações sobre a real situação. Pedimos a colaboração de todos no sentido de não divulgarem notícias falsas e espculações de boatos que confundam ou compliquem o trabalho da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os telefones de Defesa Civil são 199 e 3422 1066 ramais 212 e 213.
Se você tem algum conhecido nesta região divulgue urgentemente.

Fotos de uma rua de UBÁ na noite de ontem.


Atualização de dados de cidades em estado de emergência em MINAS

Veja como funciona esses decretos:

Como se reconhece uma situação de emergência ou estado de calamidade pública?

O primeiro passo é a notificação do desastre pela Prefeitura Municipal à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e à Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília. Para reconhecimento de situação de emergência ou decretação de calamidade pública é necessário um relatório sobre a situação dos prejuízos causados ao município, o Avadan (Formulário de Avaliação de Danos), enviado pela prefeitura ao Governo do Estado. São observados os danos humanos, materiais, econômicos, ambientais e sociais, para classificar o desastre como de nível I, II, III ou IV.
  • Como é feito o Avadan?
    O relatório é elaborado por técnicos de defesa civil municipal, como apoio da Defesa Civil estadual, se necessário, e encaminhado à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para avaliação. O prazo de preenchimento é de cinco dias após o desastre. O preenchimento de informações sobre danos é levado em conta para classificação o nível do desastre. O Avadan deve informar sobre:
  • Quem decreta situação de emergência ou calamidade pública?
O decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública é elaborado pelas prefeituras municipais e homologado ou não pelo Governo do Estado, de acordo com a avaliação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Deve vir acompanhado do Avadan e de mapas ou croquis de regiões atingidas.
Os decretos devem informar o tempo de duração da situação e áreas atingidas. Caso haja a homologação, o decreto é encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, para solicitação de recursos a serem aplicados em ações de auxílio à população ou reparo de danos.
A solicitação de reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pelo Governo Federal é feita mediante Ofício do Coordenador Estadual de Defesa Civil (ou correspondente), acompanhado obrigatoriamente dos seguintes documentos: 1 - Decreto(s) de Declaração do(s) Prefeito(s) Municipal(ais);
2 - Decreto de Homologação do Governador;
3 - Cópia da publicação do Decreto do Governador no Diário Oficial do Estado;
4 - Formulário(s) de Avaliação de Danos - AVADAN;
5 - Mapa(s) ou Croqui(s) da(s) área(s) afetada(s) pelo desastre;
6 - Parecer do Órgão de Coordenação do Sistema Nacional de Defesa Civil, em nível estadual, sobre a intensidade do desastre e sobre a coerência dos atos, em relação aos critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil.

Vários municipios decretam estado de emergência para conseguir dispensa de licitações:
"O princípio da impossibilidade jurídica seria aplicável quando o confronto dos interesses em jogo pudesse resultar em ofensa aos princípios fundamentais do regime jurídico administrativo: supremacia do interesse público sobre o privado e indisponibilidade dos interesses públicos."
IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;
Os casos de emergência se caracterizam pela necessidade imediata de resolução de um problema que possa trazer prejuízos à população, comprometendo sua segurança e pondo em risco obras, bens, serviços, etc. Se a Administração Pública não agir, poderá ser considerada omissa, inclusive respondendo no âmbito criminal. Na conceituação de Hely Lopes Meirelles:
"A emergência que dispensa a licitação caracteriza-se pela urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares. Situação de emergência é, pois, toda aquela que põe em perigo ou causa dano à segurança, à saúde ou à incolumidade de pessoas ou bens de uma coletividade, exigindo rápidas providências do Poder Público para debelar ou minorar suas conseqüências lesivas."
Entretanto, o estado de emergência deve caracterizar uma situação imprevisível, que exige um atendimento imediato, e não uma ausência de planejamento e de gestão administrativa. Nas palavras de Jessé Torres Pereira Júnior:
"Então, muitas vezes, a solução de emergência esconde uma imprevidência, uma falta de planejamento, uma improvisação, um defeito de gestão. Não é só uma questão de legalidade, é uma questão também de gestão. Cada vez que um gestor admite quebrar o galho do defeito do serviço com a emergência, está dando asas a permanente improvisação. Nada jamais será feito com planejamento, com antecedência, nada jamais terá o custo levantado oportunamente, terá estudos técnicos prévios de viabilidade, porque tudo se resolve de improviso, argüindo-se que é emergência, e vamos ter sempre um serviço mal gerido, mal prestado, mal gerenciado. E serviços, nessas circunstâncias, provavelmente, estão lesando o Erário, porque vão custar mais caro, é evidente. Tudo em cima da hora fica mais caro e não sai bem feito."

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rua Prof. José Lintz tem novo problema, Maria José Marque foi exonerada da SRE.

- Parte da rua Professor José Lintz, em frente a residência do saudoso José Américo, está a meia pista. O fato é que o barranco está cedendo e corre o risco de cair a qualquer momento. O local é a sequencia da parte da rua onde foi feito o muro de contenção (que muitos chamam de muro da vergonha). Há comentários nas ruas que seria o tal muro que está com problemas, mas não é verdade. Estive no local e o problema está justamente na parte onde não foi feito o muro. Um prédio localizado na rua Sebastìão Pereira Bela corre risco porque caso o barranco cai ele poderá levar transtornos aos moradores do prédio. Um apartamento tenho certeza que tem moradores que é o do Carlos Roberto Schettini (Beto Schettini) os demais não tenho conhecimento. Foi colocada uma faixa amarela de isolamento na metada da rua e as chuvas que continuam a vir e o tráfego de veículos no local poderá agilizar o problema e trazer danos irreparáveis no local.  Além do mais a foto que mostro ai não representa a atualidade, pois o matagual está tampando o muro totalmente. Mas destaquei em vermelho aonde está o problema atualmente.
- Hoje li que a Maria José Marques foi exonerada da SRE - Superintendência Regional de Ensino. A mesma estava ha 9 anos a frente da mesma e a sua substituto será uma diretora de uma escola de Cataguases. Li no Leopoldinense alguns comentários sobre o prestígio político de Cataguases e que a mesma deve ter sido uma indicação do atual prefeito Willian. Na realidade Cataguases já deixou Leopoldina para trás a muito tempo e deve estar olhando para nós pelo retrovisor. Lá temos uma Policlinica que dizem ser de primeira, temos Casas Bahia, Ricardo Eletro, Magazine Luiza, duas lojas do Bahamas e dizem que em breve teremos as Lojas Americanas e há até quem aposte no MCDonald, na realidade do jeito que estamos indo temos que torce para que no futuro sejamos distrito de Cataguases, pois aqui se não acordarem ficaremos a ver navios e a trafegarem no córrego Feijão Crú... E não é pessimismo não é constatação.

Veja as cidades que decretaram situação de emergência em MG

04/01/2012 19h45 - Atualizado em 04/01/2012 19h45

Veja as cidades que decretaram situação de emergência em MG
Relação conta ocorrências a partir outubro de 2011, início das chuvas.
Treze cidades decretaram de emergência nesta quarta-feira (4).

Nota do blog: Leopoldina está na lista porque decretou situação de emergência por causa do vendaval que caiu na cidade em outubro deste ano.
Há informações que o numero pode ter aumentado depois deste dia.

Barragem de Astolfo Dutra está em estado de atenção, segundo Defesa Civil

Técnicos da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros de Ubá, Polícia Militar (PM) e engenheiros visitaram nesta sexta-feira (06) a represa Paraíso, em Astolfo Dutra. Eles avaliaram os riscos de rompimento da barragem. Se isso acontecer, a água atingiria casas próximas ao local e chegaria ao Rio Pomba, provocando alagamentos em Dona Euzébia e Cataguases.
O problema começou na noite de quarta-feira (04), quando um temporal atingiu a região. Com o volume de chuvas, a água da represa, que estava desativada, transbordou. Para evitar uma tragédia as comportas foram liberadas e uma abertura lateral no terreno foi feita para escoar o excesso de água.
Na avaliação feita hoje, foi constatado que há uma infiltração na barragem. Uma obra de contenção será feita no local e um outro ponto de escoamento também terá que ser construído. A empresa dona do terreno foi informada de que será responsável pelos reparos. Cerca de 200 moradores da região próxima à barragem foram levados para casa de parentes ou para abrigos em escolas públicas de Astolfo Dutra.
Fonte: Bom dia Minas (Rede Globo)

Nota do blog: Hoje deverá sair uma matéria no MG TV mostrando a situação do local. A chuva que caiu na ultima quarta feira provocou vários transtornos para a população de Astolfo Dutra e já há desabrigados.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Campanha de solidariedade em prol de Muriaé e outros comentários

A Prefeitura de Leopoldina lançou essa campanha:
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE AOS DESABRIGADOS PELA CHUVA EM MURIAÉ.
A PREFEITURA DE LEOPOLDINA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EM SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS EM MURIAÉ, ESTÁ REALIZANDO UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS: ÁGUA MINERAL, PRODUTOS DE LIMPEZA E DE HIGIENE PESSOAL, GÊNEROS ALIMENTÍCIOS.
DOE O QUE QUISER E O QUE PUDER. NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, UM CAMINHÃO E UMA VIATURA DA POLÍCIA MILITAR ESTARÃO PASSANDO PELA SUA RUA PARA RECOLHER AS DOAÇÕES.
A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TAMBÉM ESTARÁ RECEBENDO AS DOAÇÕES QUE PODERÃO SER ENCAMINHADAS À RUA TIRADENTES, 112.
UM GESTO DE SOLIDARIEDADE PODE SALVAR UMA VIDA. PARTICIPE.
REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA ADMINISTRAÇÃO 2009 / 2012.

Já a cidade de Cataguases, nossa vizinha mais próxima, decretou estado de calamidade pública e a Associação Comercial de Leopoldina doou alguns colchões e caixas de leite para aquele município, a campanha é da ACIL e seus associados. Que as populações da região precisam de ajuda não há menor dúvida e igrejas e outras entidades estão abraçando esta causa.

Hoje mais uma baixa foi registrada na atual administração no segundo escalão, segundo fiquei sabendo o Antonio Carlos Sobrinho (lotado na pasta da Cultura) e que atuava junto ao setor de imprensa da administração entregou sua carta de demissão. Há quem diga que havia problemas de relacionamento entre ele e outros colegas; Antonio Carlos foi o responsável no inicio do governo pelo setor de imprensa e desenvolveu um bom trabalho na ocasião. Dizem que duas diretoras (uma do município e outra de um distrito) também entregaram o cargo. Uma pessoa ligada ao atual governo me disse que no total são três as diretoras que entregaram o cargo.
- As negociações para a troca de secretários que irão sair para concorrer a uma vaga na camara de vereadores continuam. Há quem diga que um secretário já foi escolhido e que o acordo viza a familia dar apoio a um atual vereador. Uma pessoa ligada a um partido me falou que algumas surpresas acontecerão nas próximas candidaturas, ha possiveis candidatos a vereador que poderão não concorrer ao cargo pois há duplas filiações, há desfiliações que foram feitas por presidentes que já haviam deixado o cargo e que estavam com dupla filiação, há aqueles que na listagem que foi entregue a justiça eleitoral em outubro não constavam e que fizeram a filiação nos meses de novembro e dezembro e a lei é clara para ser candidato os possíveis postulantes deverão se filiar um ano antes do pleito ou seja até o dia 5 de outubro aproximadamente. Muita água irá rolar debaixo da ponte até as eleições e os registros das candidaturas.
- Outra informação que tenho é que um ex prefeito foi procurado para ser candidato nas próximas eleições e há quem diga que ele ficou balançado, mas a família não quer que ele se envolva novamente neste cargo. Seria uma opção mas será que ele tem coração para concorrer.
- Segundo me informaram há alguns setores públicos que houve até o desvio de torner para uma cidade vizinha, há quem diga que até pneu em carro particular há com dinheiro público. Segundo me contaram há funcionários em um determinado setor publico que está tirando até 6.500 reais por mês com gratificações, horas extras, participações em alguns movimentos. Isso é comentário de rua e não ha como se confirmar, a realidade é que aonde há fumaça poderá ter fogo. Mas com a proxima eleição a caminho por certo muita coisa virá a tona.
- Alguns funcionários da prefeitura me informaram que o atual secretário de Obras, Carlos Heleno dinamizou a pasta colocando várias obras em execução. Um funcionário do próprio setor me falou isso pessoalmente. Há a previsão de retorno da secretária de obras para o dia 14 de janeiro. Outra secretária que está de férias é a da Educação e interinamente quem responde pela pasta é a Josiane Schettini, segundo me repassaram.
- A Tânia do Cachorro quente da Cotegipe me informou que depois de anos conseguiu a sua tomografia computadorizada do joelho.Mas como dizem que quando a coisa está feia, o urubu que está em baixo acaba jogando m.. no que esta em cima. Após conseguir a tal tomografia para ser feita em Cataguases veio a má notícia, a clinica que ela iria fazer ficou debaixo d´água. Agora é rezar para que a aparelhagem seja recuperada o mais rápido possível e que o tempo de espera seja pequeno e que a validade do pedido de exame seja válido. Tânia torço por você quem esperou mais de 3 anos, pode esperar mais alguns dias.  
- Enquanto estava escrevendo essa matéria recebi o comentário do Luciano Meneghite:
Luciano Baía Meneghite deixou um novo comentário sobre a sua postagem "2012 esta ai e o que muda ou mudará?":

Obrigado pelo comentário Marcus. Não tenho nada de pessoal contra os retratados na charge como alguém pode supor. Alguns sequer são de meu convívio, mas é sim uma dura critica política. Percebo que há entre os membros do atual governo, como também havia do anterior uns dois ou três que tentam mostrar serviço, mas que são tolídos, boicotados pela politicagem. Quem não entendeu a charge, sugiro que leia o livro infantil "A Roupa Nova do Imperador"
Agradeço a visita do Luciano e estive com ele hoje a tarde e descobri quem são os que eu não reconheci. Um abraço.