segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fiemg Regional ZM apoia a instalação da empresa multinacional

A empresa multinacional Met Trade, que atua na área de recuperação de componentes de baterias automotivas usadas, está iniciando o atendimento às normas ambientais para implantação de uma unidade na cidade de Cataguases, localizada na Zona da Mata mineira. Desde o início dos contatos, em setembro de 2010, quando a empresa manifestou seu interesse em se instalar na região, seus representantes receberam todo o suporte necessário, através do apoio da presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Zona da Mata e do Posto Fiemg Assessoria em Financiamentos, departamento desta entidade.
De acordo com o analista de negócios da Fiemg Regional ZM, Elcio Fonseca, a intenção inicial da empresa era instalar uma unidade no Rio de Janeiro e outra em Belo Horizonte. Mas a entidade realizou um grande trabalho para convencer o grupo de que a implantação da fábrica em Juiz de Fora possibilitaria atender Belo Horizonte, Rio de Janeiro e toda a Zona da Mata. “Além disso, em Juiz de Fora eles não teriam as dificuldades e problemas das grandes metrópoles”, declara Elcio.
Uma vez definido pela empresa que a unidade poderia ser implantada em Juiz de Fora, o Posto de Assessoria em Financiamentos da Fiemg Regional ZM realizou todo o acompanhamento do processo e assessorou a Met Trade na busca da localização ideal. Foi realizada então a visitação a inúmeros terrenos da cidade, mas todos apresentaram algum tipo de restrição, de ordem técnica ou financeira, fatores que impediram a concretização do processo de negociação.
Não sendo possível a realização do projeto em Juiz de Fora, a empresa retomou a ideia de implantar a unidade no Rio de Janeiro, mas os representantes do Posto de Assessoria em Financiamentos da Regional continuaram trabalhando para viabilizar a instalação na Zona da Mata. “Não podíamos deixar a Met Trade sair daqui. Nos propusemos, então, a procurar terrenos disponíveis em cidades vizinhas, como São João Nepomuceno, Rio Pomba e Cataguases. Nesta última, foi encontrado um terreno, cedido pela Prefeitura, que atendeu plenamente às necessidades da empresa”, afirma Elcio Fonseca.
O projeto inicial da Met Trade era a construção de uma unidade de separação e recuperação dos componentes das baterias automotivas (eletrólito, óxidos de chumbo, chumbo metálico e polipropileno), necessitando para isto de um terreno de aproximadamente 20.000 m2 de área útil. Entretanto, a empresa tinha também como objetivo futuro implantar no Brasil uma unidade completa e maior, voltada para a recuperação dos componentes das baterias e para a transformação, por fundição, dos óxidos de chumbo e do chumbo metálico em lingotes de chumbo, reutilizáveis na fabricação de baterias novas. Visitando a cidade de Cataguases, a empresa, que recebeu todo o apoio da Prefeitura Municipal, considerou então que a localização do terreno cedido, as características locais, a infraestrutura da cidade e as condições econômicas ofertadas atenderiam a este novo projeto, maior e mais ousado.
O município foi então aprovado para a instalação da nova unidade, uma vez que está localizado em um eixo importante da região Sudeste, atendido pela Rodovia BR 116, e em meio ao centro de captação formado pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o presidente da Fiemg Regional ZM, Francisco Campolina, tendo como importante insumo a energia elétrica, a instalação da empresa resultará em grande benefício para a cidade de Cataguases, uma vez que a concessionária de energia elétrica que atende a região, Energisa, é uma empresa local. Além disso, instalada em uma área de 65.000 m2, a nova unidade da Met Trade deve gerar cerca de 140 empregos diretos, representando um investimento de 12 milhões de Euros, e obtendo um faturamento anual de cerca de 110 milhões de Euros.
O principal objetivo da Fiemg Regional ZM é fomentar o crescimento da cadeia produtiva e contribuir para a melhoria das condições socioeconômicas da Zona da Mata mineira, por isso busca a viabilização e a atração de novos investimentos para nossa região. “Durante as negociações para a vinda da Met Trade, a participação do Posto de Assessoria em Financiamentos da Fiemg Regional ZM foi fundamental, pois trabalhamos intensamente na procura pelo terreno e também para conseguir incentivos que possibilitasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.