domingo, 22 de abril de 2012

Companheiras Muito se tem falado a respeito dos avanços conquistados pelas mulheres, se por um lado valorizamos cada um desses avanços e afirmamos que não queremos retroceder, pois sabemos que cada um deles é fruto de nossa luta e da luta daquelas que nos antecederam,  de outro sabemos que estamos longe de termos o que comemorar.
A violência contra a mulher persiste como forma de dominação nos espaços públicos e privados, segue acontecendo majoritariamente dentro de casa – por parentes, parceiros ou ex-parceiros. Dados atuais apontam que a cada 24 segundos uma mulher é espancada no Brasil e de 25 a 30% das meninas são abusadas sexualmente antes de completarem 18 anos.
Mesmo mais escolarizadas ganhamos menos pelo mesmo tipo de trabalho ­ – nossos salários, em Minas Gerais, são em média 68,7% do salário de um homem, valor inferior a média nacional - 70%. Estamos submetidas a maior desemprego, a ocupar postos de trabalho mais precários - cerca de 69,2% das jovens mineiras de 16 a 24 anos  realizam trabalho informal, e a suportar jornadas de trabalhos mais extensas devido ao acumulo das 29 horas e 21 minutos de horas despendidas no trabalho domestico e de cuidados com filhos e pessoas doentes (os homens referem 8 horas e 46 minutos).
Mesmo com rendimentos menores, somos as únicas responsáveis pelo sustento de 35,62% das famílias mineiras e partilhamos a responsabilidade em outros 33,31%. Cresce o número de pais que não se responsabilizam de nenhuma forma pelos seus filhos.
Não temos acesso a saúde integral, possibilidade de manejar nossa saúde reprodutiva com autonomia, e seguimos morrendo por motivos evitáveis – agrupados em um índice chamado mortalidade materna. Nossos corpos seguem sendo utilizados na venda de produtos em geral – associados mercadoria, prostituidos e traficados.
Sabemos que essas superações somente acontecerão se agirmos juntas, por isso O Movimento do Graal propõe a participação no projeto de “Capacitação de Conselheiras de Direitos da Mulher no Estado de Minas Gerais”, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher / Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESE. Queremos fundamentalmente aumentar nossa capacidade para esse “agir juntas” - fortalecer a organização social e política das mulheres na busca de efetivação dos seus direitos. Pretende-se capacitar 2490 mulheres (lideranças, representantes, conselheiras, etc) de 250 municípios do Estado de Minas Gerais.

·         OBJETIVOS E ABORDAGEM
O projeto visa contribuir para compreensão de que a organização política e social das mulheres é fundamental na defesa e garantia dos seus direitos em prol de sociedade mais igualitária e justa. Nesse sentido serão promovidas atividades formativas e/ou capacitação na quais as mulheres poderão debater e refletir sobre como organizarem ou fortalecerem seus espaços organizativos (conselhos, associações e grupos) desde uma perspectiva de combate as desigualdades de gênero. Assim também, pretende-se que nessas atividades formativas gerar uma reflexão plural e interdisciplinar que ajude e fortaleça a compreensão da defesa e garantia dos direitos das mulheres como aspectos estratégicos para fomento das políticas públicas das mulheres e sua articulação distintas áreas das políticas sociais.

·         PÚBLICO ALVO: a) Lideranças femininas e/ou comunitárias; b) Conselheiras municipais dos direitos da mulher; c) Representantes do poder público; d) Representantes da sociedade civil organizada.

·         METODOLOGIA

a) Atividade formativa a distancia: teleconferências a serem transmitidas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTS). Essas atividades incluirão: exposições, debates e plenárias. Carga horária: 6 horas/aula (2x 3Horas).

b) Atividades presenciais: seminários a serem realizados nas 10 macroregiões do estado de Minas Gerais. Os seminários envolverão: trabalho de grupos, exposições, debates e plenárias. Carga horária: 6 horas/aula.

·         TEMÁTICA E CRONOGRAMA

TELECONFERÊ NCIAS (3 horas/aula)
DATA/ABRIL
REGIÃO

·         Debate da realidade local/regional
·         Retrato local/estadual das desigualdades femininas: mercado de trabalho, relações sociais de gênero e trabalho doméstico (indicadores sociais).
·         Processo de luta e organização política feminista
23 de Abril
Sul
24 de Abril
Norte
Noroeste
Vale de Jequitinhonha
25 de Abril
Triângulo Mineiro
, Alto Paranaíba
Centro Oeste
Zona da Mata
26 de abril
Central
Vale do Rio Doce
TELECONFERÊNCIAS (3 horas/aula)
DATA/MAIO
REGIÃO
·         Caminhada histórica das mulheres: ondas do feminismo e direitos humanos
·         Desafios atuais: trabalho e/ou usos do tempo, violência de gênero, e esferas pública/privada.

14 de maio
Sul

15 de maio
Norte
Noroeste
Vale de Jequitinhonha
16 de maio

Triângulo Mineiro
Alto Paranaíba
Centro Oeste
Zona da Mata
17 de maio
Central e Vale do Rio Doce
SEMINÁRIOS (6 horas/aula)
DATA/
REGIÃO
·         Retrato dos problemas e desafios das mulheres. Eixos chaves e flexíveis: violência contra a mulher e trabalho (naturalização e usos do tempo)
·         Ferramentas para organização política das mulheres: diagnóstico participativo, planejamento estratégico e organizacional.
·         Criação, incentivo, organização e manutenção dos conselhos municipais de direitos das mulheres,

*Agosto a Novembro de 2012
1-Zona da Mata
2- Sul
 3-Triângulo Mineiro,
4-Alto Paranaíba,
5-Centro Oeste
6-Noroeste
7- Jequitinhonha/Mucuri,
8-Vale do Rio Doce
 9-Norte
10- Central.

*Observações: As datas de realização dos seminários serão informados e as cidades pólos serão informados posteriormente.

Endereços dos CVT: site: www.inclusãodigital.mg.gov.br

Número de Vagas: As vagas são limitadas e  de acordo com a capacidade  de números de participantes dos CVT “consultar o  site : www.inclusãodigital.mg.gov.br

Data de  recebimento  Inscrição: de 20  de março a  13 de      abril de 2012-03-19 As inscrições recebidas fora do prazo serão incluída somente se  houver disponibilidade de vagas  no CVT   de acordo com sua capacidade de participantes

·         INSCRIÇÃO :
As participantes poderão se inscrever gratuitamente  das seguintes maneiras:

a) Nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTS), onde haverá uma ficha/ou cadastro para preenchimento de inscrição;
b) Pelo telefone do Movimento do Graal: telefone: (31) 3225.2224 e correio eletrônico: graalbrasil@graalbrasil.or.br

c) Por meio de ficha eletrônica disponível do site do Mov. do  Graal  no Brasil:
·         CONTATOS
Os/as participantes podem fazer contato pelo telefone do Mov. do Graal (31) 3225.2224 ou (31) 3225-2416

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.