sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bahamas vem ou não para Leopoldlina? Cursos para Bolsa Família devem acontecer...

- Nesta sexta pela manhã uma equipe da REDE BAHAMAS esteve em Leopoldina sobrevoando e olhando terrenos aonde eles poderão se instalar. Alguns dão conta que a REDE teria comprado 11 mil metros do prédio da APA, mas a noticia não é confirmada por um dos funcionários ligados a Luiz APA. Outros terrenos como o antigo cotonifício (localizado na Coréia), o terreno do DENIT na Getulio Vargas, o campo do RJ são comentários constantes na cidade, mas de concreto nada mesmo. Dizem que a vinda da rede para Leopoldina é certa, mas no local ainda é incerta.
- Nesta quinta feira, estive participando da reunião do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE LEOPOLDINA, o motivo é uma suplementação de verbas da área social aonde alguns cursos (8 na realidade) estarão sendo oferecidos aos beneficiários do Bolsa Familia. Na reunião estiveram presentes os conselheiros como Andrei (Presidente), Marcinho Pimentel, Amauri da Silva, Carlos Heleno Torres de Almeida, José Gabriel (ONG Felicidade), Ricardo Ávila, Pedro Augusto (SEMAR Contabilidade) e ainda presentes Adriano de Souza, Valéria Benatti, Emerson de Paula e eu, Marcus Vinicius. Na oportunidade eu e a equipe da Assistencia Social explicamos a intensão de se implantar 8 cursos na unidade SESI. Hoje os cursos oferecidos pela prefeitura, através do SINE, são do SENAI de Cataguases e há verbas disponíveis para novos cursos na área social e a empresa APRIMORE e o SENAC de Juiz de Fora ofereceram cursos e a Secretária Valéria Benatti procurou-me e perguntou se o SESI Leopoldina, que é administrado pela ACIL, não poderia oferecer alguns cursos. Depois de três meses de negociação e com a oferta mais barata nos custos dos mesmos o SESI e a Prefeitura de Leopoldina poderão oferecer nos próximos dias cursos nas seguintes áreas: Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem, Auxiliar Administrativo I e II, Secretáriado, Artesanato de Biscuit, Corte Industrial e o Organização doméstica voltado para as empregadas domésticas. Após as explicações o conselho aprovou o pedido de suplementação orçamentária, ou seja, a transferência de alguns valores para algumas contas e a utilização de valores que estão no Orçamento do Municipio. O Projeto deu entrada nesta sexta feira na Câmara de Vereadores para ser votado em regime de urgência na segunda feira. Vale ressaltar que o pedido se justifica, no caso dos cursos, porque o de corte industrial durará cerca de 7 meses, o de cabeleireiro cerca de 6 meses e o prazo é muito corrido até o final de ano. Nesta sexta enviei uma correspondência para os vereadores explicando que pela primeira vez uma instituição de Leopoldina poderá capacitar leopoldinenses, evitando a saida do dinheiro da cidade para Cataguases ou Juiz de Fora e detalhando os cursos para os vereadores. Os cursos serão certificados pelo SESI através da parceria com a ACIL. Aguardaremos a votação da camara de vereadores e voltaremos ao assunto na próxima semana. Mas por ter certeza da capacidade dos vereadores em ver o cunho social a possibilidade de aprovação é muito grande. Vale ressaltar que no debate do CONSELHO que foi grande não pelo projeto, mas pela forma que o projeto via, teve a participação ativa de alguns conselheiros como Andrei, Carlos Heleno, Pedro Augusto,Amauri, Marcinho e Ricardo Ávila.
- O SESI Leopoldina estará recebendo um médico para dar atestado a cerca de 150 alunos da escola de esportes (Projeto Atleta do Futuro), nos dias 17, 18 e 19, dias 24, 25 e 26 atendendo 20 alunos diários. O comunicado da secretária Rosa Maria foi enviado hoje a unidade SESI e atende uma solicitação feita há alguns dias. Com isso os alunos que muitas vezes tinham dificuldades de conseguir um atestado médico nos PSFs e postos serão atendidos. Com isso evita que para se conseguir um atestado tenham que retirar a vez de uma consulta. Quero agradecer de público a Secretária de Saúde, na pessoa de sua secretária Rosa Maria por essa atitude.
- Na quinta feira na porta da prefeitura o secretário Carlos Heleno brincou muito com a minha  presença naquele local e dizia: tomem cuidado tem blogueiro na área e ex radialista e o secretário de Governo, Sérgio Lupattini frizou " ex radialista com meu voto de protesto, pois sempre fui a favor da permanência do mesmo no rádio". Mas durante as conversas fiquei sabendo que a secretaria de obras irá notificar os donos de terrenos para limparem e colocarem muros nos terrenos que não tem construção, uma velha reindicação de alguns leopoldinenses.
- Também fiquei sabendo nas ruas que o CURUMIM, que hoje está abrigando uma creche enquanto a mesma é reformada poderá ser utilizado para a sede da APIL - Associação das Pioneira de Leopoldina. O mesmo é do estado de Minas e pode ser repassado o direito de uso para a associação. O CURUMIM já acrigou o CREAS (que terá sua construção realizada em breve). A APIL faz os trabalhos sociais em áreas diversas, mas se bem me recordo, quando fazia parte do conselho da Assistência Social, nós conselheiros pedimos que fosse revisto o seu estatuto se adequando a normas do novo código civil e que catalogassem seus feitos e que fossem registrados para que a entidade podesse receber subvenções do municipio. Na época reconheciamos que a APIL tinha alguns trabalhos, mas o registro não era feito como se exige a lei, no papel. Não sei se os problemas foram solucionados, pois não faço parte do conselho de assistência social. Mas que se não foram solucionados que os atuais conselheiros reinterem o pedido e façam cumprir as normas da lei.
- Segundo informações o CENTRO SOCIAL URBANO irá ser murado e a limpeza, se já não aconteceu irá acontecer em todo local. A intenção de se reformar o mesmo.
Por hoje é só e como dizem as pessoas o blogueiro tá de olho... rsrs....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.